Iniciar sessão ou registar-se
    • cpplrc
    • 11 abril 2016 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a comprar um apartamento, com cerca de 180m2, em Paço de Arcos, com quase 40 anos, que precisa ser totalmente remodelado:
    - Cozinha e WCs novos;
    - Canalização e eletricidade novos;
    - Janelas novas em toda a casa;
    - Demolição de algumas paredes interiores;
    - Afagamento e envernizamento de chão de madeira;
    - Tetos falsos;
    - Lacagem de portas e roupeiros;
    - Rodapés novos;...
    ... e acho que é tudo.

    Como preciso de saber exatamente de que montante estamos a falar, gostaria de convidar 2 ou 3 empreiteiros a visitar o apartamento para explicar o que pretendo para que me possa fazer uma proposta de orçamento rigorosa.
    Pretendo alguém sério, que se responsabilize pelos vários trabalhos a executar na obra, pelo cumprimento de prazos e orçamento.

    Eu sei que isto é sempre ingrato porque implica tempo, deslocações e trabalho, mas eu também não posso adjudicar a obra com base num único orçamento. A honestidade e a transparência serão sempre a base da relação de quem quiser trabalhar comigo.

    Assim, se houver interessados aqui no fórum, agradeço que entrem em contacto comigo para o meu email (abaixo) o mais brevemente possível. Quero fazer a visita ao apartamento na 6ª feira desta semana (15/04/16).

    Muito obrigado desde já.
    [email protected]
  1.  # 2

    MP
  2.  # 3

    Penso que o que deveria fazer, era antes de mais contratar uma empresa especializada, para lhe fazer um caderno de encargos e, após a conclusão deste, solicitar orçamentos a vários empreiteiros.
    Concordam com este comentário: tiyxu, Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cpplrc
  3.  # 4

    Colocado por: pc ferreiraPenso que o que deveria fazer, era antes de mais contratar uma empresa especializada, para lhe fazer um caderno de encargos e, após a conclusão deste, solicitar orçamentos a vários empreiteiros.
    Concordam com este comentário:Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cpplrc


    Obrigada pela sua sugestão pc ferreira. Veja lá a minha ignorância que eu pensava que era o empreiteiro contratado que fazia o caderno de encargos... Então e peço isso a quem?
  4.  # 5

    Colocado por: cpplrceu pensava que era o empreiteiro contratado que fazia o caderno de encargos...

    E pensou bem, o caderno de encargos serve para encher os bolsos a quem nada faz!

    Colocado por: pc ferreiracontratar uma empresa especializada, para lhe fazer um caderno de encargos

    Sabe o quer isto dizer CPPLRC?? Mais umas centenas deitadas a rua!
    Grande ajuda lhe estão a dar!!
    Concordam com este comentário: joaosantos, tiyxu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cpplrc
  5.  # 6

    Normalmente, em obras de restauro é o cliente juntamente com o empreiteiro que de comum acordo, (fazem) esse caderno de encargos!
    CPPLRC informe-se sobre uma qualquer empresa para lhe fazer esse caderno de encargos e depois, diga aqui, o que lhe vão exigir!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cpplrc
  6.  # 7

    Colocado por: cpplrc Então e peço isso a quem?
    Carla Cordeiro,
    Qualquer arquitecto ou engenheiro civil lhe poderá fazer esse caderno de encargos (ou, simplesmente, uma listagem completa dos trabalhos a executar, com a definição dos materiais a aplicar).

    Colocado por: C.SilvaNormalmente, emobras de restauroé o cliente juntamente com o empreiteiro que de comum acordo, (fazem) esse caderno de encargos!
    C. Silva,
    Em princípio, DISCORDO! De acordo com a sua "normalidade", se o Dono de Obra contactar 10 empreiteiros, terá 10 cadernos de encargos diferentes , e as correspondentes 10 propostas de orçamento diferentes.

    Mais vale gastar uns trocos e ter um caderno de encargos bem feito, para que todos os empreiteiros orçamentem O MESMO trabalho.

    O caderno de encargos definirá soluções técnicas que evitarão que a Dona de Obra seja induzida a comprar o que mais convém ao empreiteiro. Um exemplo: "Janelas novas". As opções são TANTAS que dava para escrever uma enciclopédia
    Concordam com este comentário: Picareta, tiagot
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cpplrc
  7.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.Mais vale gastar uns trocos

    Que é para o Luís, uns trocos?

    Colocado por: Luis K. W.ter um caderno de encargos bem feito

    Ao gosto e preferencia do Arquiteto e do Engenheiro?


    Colocado por: Luis K. W.Dona de Obra seja induzida a comprar o que mais convém ao empreiteiro

    Isso era á 20 anos!
    Hoje com a internet, que facultam as fichas técnicas dos produtos e, onde se pode (tal como neste Fórum) tirar duvidas e escolhas de materiais, não vejo
    necessidade de recorrer aos meninos de secretaria e gastar os euros que farão (para alguns) falta para as obras!
    Se me disser que numa obra nova de raiz...Concordo com o caderno de encargos mas, para uma remodelação???
  8.  # 9

    Colocado por: C.SilvaQue é para o Luís, uns trocos?
    5% do valor da obra.

    Ao gosto e preferencia do Arquiteto e do Engenheiro?
    O Arquitecto ou Engenheiro têm obrigação de aconselhar o Dono de Obra. Não de escolher por ele.
    Os técnicos têm o dever de explicar as vantagens e inconvenientes das janelas de correr quando comparadas com as de abrir. O Dono de Obra poderá, mesmo assim, preferir janelas de correr. Mas não poderá dizer que foi enganado pelo empreiteiro.

    Isso era á 20 anos!
    HÁ.
    E HÁ coisas que nunca mudam.

    Se me disser que numa obra nova de raiz...Concordo com o caderno de encargos mas, para uma remodelação
    Uma boa parte das remodelações que fiz foi mais complicada que as obras de raiz (e olhe que fiz vários prédios com mais de 10.000m2, e até moro num deles, com 27 pisos).
    A minha empresa já fez "remodelações" de centenas de milhar de euros, e faz todos os anos remodelações de dezenas de milhares de euros.
    FELIZMENTE, a maioria foi com projecto de arquitectura e com caderno de encargos (mandados fazer e pagos pelo Dono de Obra)!

    A Dona de Obra pretende demolir paredes. Isto pode implicar alterações nos tectos, nos pavimentos, nos rodapés, nas tomadas, nos interruptores, nos pontos de luz e, se calhar, até nas canalizações de águas e esgoto. Pretender orçamentar este tipo de trabalho sem uma relação clara dos trabalhos que a DO pretende, sem plantas de "antes" e "depois", e sem a definição dos materiais (marcas, referências, etc.) a utilizar, é correr o risco de fazer como o Cristovão Colombo: partiu para uma viagem em direcção à Índia e, quando "lá" chegou, nem percebeu que afinal estava na América.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cpplrc
  9.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.5% do valor da obra.

    Isso não é preço de amigo??
    Mesmo assim dá para comprar (por alto) o azulejo todo e as torneiras!

    Colocado por: Luis K. W.e sem a definição dos materiais (marcas, referências, etc.)

    Mas os empreiteiros não é isso que lançam no orçamento? Eu até envio as fichas técnicas aos Clientes para não existirem duvidas!
  10.  # 11

    Colocado por: cpplrcEstou a comprar um apartamento, com cerca de 180m2, em Paço de Arcos, com quase 40 anos, que precisa ser totalmente remodelado:
    - Cozinha e WCs novos;
    - Canalização e eletricidade novos;
    - Janelas novas em toda a casa;
    - Demolição de algumas paredes interiores;
    - Afagamento e envernizamento de chão de madeira;
    - Tetos falsos;
    - Lacagem de portas e roupeiros;
    - Rodapés novos;...
    ... e acho que é tudo.


    acho que este tipo de remodelações, ou o cliente já sabe muito bem aquilo que pretende, tanto funcionalmente quer esteticamente, ou nada melhor que um projeto do interior em que o layout é bem pensado, a estereotomia dos materiais de revestimento bem pensada de acordo com o layout, etc...penso que por muito bom que seja o empreiteiro, não me parece que esta parte seja o seu forte. é claro que para resultados correntes, para não lhes chamar outra coisa, serve. Penso no entanto que quem se dispõe a gastar uns milhares numa remodelação não devia deixar o "desenho" assim tão ao sabor de....da execução.
    Concordam com este comentário: CMartin
  11.  # 12

    Colocado por: C.SilvaIsso não é preço de amigo??
    É capaz. :-)
    Mas se a obra passar dos 20.000 euros, estamos a falar de 1.000...

    Mas os empreiteiros não é isso que lançam no orçamento? Eu até envio as fichas técnicas aos Clientes para não existirem duvidas!
    Você mete Cinca e eu meto Porcelanosa, e o cliente que escolha qual de nós tem o melhor orçamento.
    Agora imagine se forem 10 propostas, cada um a propor um material diferente, entre o Rolls-Royce e o Trabant...
    Haver alguém que faça previamente um caderno de encargos é bom para a Dona de Obra (porque irá comparar orçamentos que respondem à MESMA lista de trabalhos) e, sobretudo, ÓPTIMO para os empreiteiros (porque não têm de se armar em Decoradores e Arquitectos, a escolher materiais que a Dona de Obra poderá, ou não, gostar).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin, jorgealves
    • nunsan
    • 14 abril 2016 editado

     # 13

    Bem, que saudades eu tinha deste forum. Foram os comentários do C.Silva que me fizeram regressar à força toda, porque de facto é um estereótipo do "cliente português" onde é bem mais saudável pagar 3000€ por uma banheira e uns metros quadrados de azulejo, do que pagar o mesmo valor por um profissional que ajuda a POUPAR na empreitada total em dezenas de milhares de euros. Um clássico. Serviços são sumidouros de dinheiro, mas a banheirinha de hidromassagem num barraco cheio de infiltrações, desconfortável e disfuncional, já são "investimento"

    De resto, cara cpplrc, o meu conselho vai exactamente na mesma linha da lógica do Luís K W. Um profissional (preferencialmente arquitecto) vai ajudá-la a tomar as decisões correctas e a tirar o medo ao abstracto de um espaço imaginado. Para além disso, um Caderno de Encargos e um concurso de empreitada (ou seja, as mesmas folhas com as medições e desenhos) permitem poupar uma pipa de massa e (uma mais valia, se os empreiteiros a concurso forem porreiros), melhorar as soluções e tornar a obra ainda mais barata.

    Cumprimentos e boa sorte para essa aventura.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cpplrc
  12.  # 14

    Colocado por: nunsanBem, que saudades eu tinha deste forum. Foram os comentários do C.Silva que me fizeram regressar à força toda, porque de facto é um estereótipo do "cliente português" onde é bem mais saudável pagar 3000€ por uma banheira e uns metros quadrados de azulejo, do que pagar o mesmo valor por um profissional que ajuda a POUPAR na empreitada total em dezenas de milhares de euros. Um clássico. Serviços são sumidouros de dinheiro, mas a banheirinha de hidromassagem num barraco cheio de infiltrações, desconfortável e disfuncional, já são "investimento"

    De resto, cara cpplrc, o meu conselho vai exactamente na mesma linha da lógica do Luís K W. Um profissional (preferencialmente arquitecto) vai ajudá-la a tomar as decisões correctas e a tirar o medo ao abstracto de um espaço imaginado. Para além disso, um Caderno de Encargos e um concurso de empreitada (ou seja, as mesmas folhas com as medições e desenhos) permitem poupar uma pipa de massa e (uma mais valia, se os empreiteiros a concurso forem porreiros), melhorar as soluções e tornar a obra ainda mais barata.

    Cumprimentos e boa sorte para essa aventura.
    neste momento estou a reparar a porcacria feito por algum maestre e esparo que nao seja alguem de aqui do forum por que quem me contratou foi com ajuda do forum ...só a minha opiniao os aquitectos tem o seu rolo mas a maioria exagera em onorarios. eu repito se magoar a quem nao concoradar numa remodelaçao quanto mais trabalho teorico (projetos e cadernos de encargos mais cara e demorada fica a remodelaçao isto na minha opiniao só tem jeito para uma obra nova) numa remodelaçao e muito tempo perdido com coias puro teoricas .os trabalhos de remodelaçao sao sempre uma desconhecida nao se pode dar um orçamento serto pois pode aparcer complicaçois e se fazer um orçamete onde voce vai ter de fazer e mexer em tudo e o engeniro( quem vai fazer o caderno de encargos) nao sabe o que e onde pasa cada coisa cada tubo o que esta dentro de peredes ... por isso e muito facil em exagerar com preços assi e facil de dizer ...ah ista ta tudo mal vamos fazer de novo todo e asim preço de uma remodelaçao acaba por chegar a numeros de uma construçao nova quando a mioria que querem remodelaçois quer o ais barato e mais rapido .. .na inha opiniao quanto mais equipas e eng .arqu estiver envolvidos numa remodeçao mais comolicado fica e mais demorado... o dono já sabe que quer mais ideas acaba por baralhar de cabeça e ai começa as dores de cabeça e derapgens de orçaomento eu vejo isto todos anos em quase todos trablhos que fiz depois de la ter pasado os outras equipas...
  13.  # 15

    Colocado por: nunsanBem, que saudades eu tinha deste forum.
    Long time no see, nunsan!
    Colocado por: tiyxu ...numa remodelaçao quanto mais trabalho teorico (projetos e cadernos de encargos mais cara e demorada fica a remodelaçao isto na minha opiniao só tem jeito para uma obra nova) numa remodelaçao e muito tempo perdido com coias puro teoricas .os trabalhos de remodelaçao sao sempre uma desconhecida nao se pode dar um orçamento serto pois pode aparcer complicaçois e se fazer um orçamete onde voce vai ter de fazer e mexer em tudo e o engeniro( quem vai fazer o caderno de encargos) nao sabe o que e onde pasa cada coisa cada tubo o que esta dentro de peredes ... por isso e muito facil em exagerar com preços assi e facil de dizer ...ah ista ta tudo mal vamos fazer de novo todo e asim preço de uma remodelaçao acaba por chegar a numeros de uma construçao nova quando a mioria que querem remodelaçois quer o ais barato e mais rapido .. .na inha opiniao quanto mais equipas e eng .arqu estiver envolvidos numa remodeçao mais comolicado fica e mais demorado... o dono já sabe que quer mais ideas acaba por baralhar de cabeça e ai começa as dores de cabeça e derapgens de orçaomento eu vejo isto todos anos em quase todos trablhos que fiz depois de la ter pasado os outras equipas...
    Vi, há muitos anos, uma factura de um dos empreiteiros da construção do real convento e palácio de Mafra, nos anos 1730's.
    No meio de parcelas de fornecimento de vários materiais (pedras talhadas, transportadas em juntas de bois; etc.), havia uma parcela absolutamente genial: "TRABALHO DE PENSAR".
    Pois eu penso que é exactamente ao contrário, caro tiyxu: quanto mais tempo se perder no "trabalho de pensar", mais BARATA fica e mais RÁPIDA se torna a execução da obra (por diminuir a indefinição).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin, pc ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Extravagancia
  14.  # 16

    Bom Dia Carla,
    Contacte o marco1 e fale com ele, é arquitecto. Vai ficar satisfeita.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cpplrc
  15.  # 17

    Colocado por: CMartinBom Dia Carla,
    Contacte o marco1 e fale com ele, é arquitecto. Vai ficar satisfeita.
    Cumprimentos.


    Ou o Pedro Barradas.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cpplrc
  16.  # 18

    Colocado por: pc ferreira

    Ou o Pedro Barradas.
    ou os dois
    Concordam com este comentário: CMartin
  17.  # 19

    Olà,

    Os dois com certeza que sim!

    Disse marco1 também dado o local neste caso.

    No entanto, podem corrijir-me em relação ao local do PedroBarradas

    Aliàs a meu ver era bom e útil saber concretamente os locais trabalhados por ambos.

    Não tenho qualquer impedimento em referenciar com segurança quer um quer o outro.

    Cumprimentos.
  18.  # 20

    Colocado por: CMartinOs dois com certeza que sim!

    Depois não se esqueçam da parte para a CMartin, sim, que a publicidade, paga-se ;)))

    Colocado por: CMartin
    Não tenho qualquer impedimento em referenciar com segurança quer um quer o outro.

    Já lhe prestaram algum serviço? Ou é só por amizade?
 
0.0242 seg. NEW