Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Sabem-me dizer se é possível instalar um sistema termossifão numa cobertura de um anexo que fica numa cota inferior ao da casa onde vai ser consumida a água quente?

    Se sim, como é possível?
  2.  # 2

    amanha vou a Norquente tirar algumas duvidas e como tambem estou nesse caso em que o sistema ira ficar por cima de uma garagem que fica mais baixa que o meu primeiro andar, irei por essa questao e depois posto aqui a resposta ou solução
  3.  # 3

    A questão técnica principal do termosifão tem a ver com o posicionamento do tanque relativamente ao painel colector, em que efectivamente o tanque tem que ficar ligeiramente acima do painel.

    Relativamente ao consumo julgo que não haverá problemas. O tanque é pressurizado pela água fria de rede que entra, e a saída de água quente vai directa ao consumo. Não vejo problema pelo facto do tanque estar a uma cota inferior aos pontos de consumo... mas isto sou eu (meio leigo) a falar...
  4.  # 4

    tambem penso que a pressao da rede é suficiente para enviar a agua a uma cota superior mas nada como os entendidos para me tirar as duvidas
  5.  # 5

    Claro.
    Ficámos a aguardar um feedback.
  6.  # 6

    Colocado por: 2970713Bom dia.

    Sabem-me dizer se é possível instalar um sistema termossifão numa cobertura de um anexo que fica numa cota inferior ao da casa onde vai ser consumida a água quente?

    Se sim, como é possível?


    Deixa-me adivinhar não gostas de ver o "trambolho" em cima do teu telhado :) ?

    Eu andei, andei, andei e decidi-me a meter somente os paines solares com um termo acumulador na lavandaria, fica um pouco mais caro, mas creio que o sistema seja melhor e não irei ter aquele matacão lá em cima.

    um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com
    • zeus
    • 1 maio 2009 editado

     # 7

    por um lado pesa a questão estetica, por outro o valor acima pedido e o facto de ter que gastar sempre energia para a circulaçao da agua.... tambem nao sei o que optar
    • zeus
    • 1 maio 2009 editado

     # 8

    eu ainda nao aprofundei os meus conhecimentos nessa area, mas vamos supor, nao seria possivel colocar o deposito logo abaixo do telhado no sotão? ficava escondido e talvez evita-se a circulaçao forçada? estou a dizer algum disparate? :)
  7.  # 9

    Colocado por: 2970713Bom dia.

    Sabem-me dizer se é possível instalar um sistema termossifão numa cobertura de um anexo que fica numa cota inferior ao da casa onde vai ser consumida a água quente?

    Se sim, como é possível?


    Da SOLAHART.. pode, é um sistema que trabalha a alta pressão. não tem problema.
    Estive uma vez com um instalador, que me confirmou a instalação de um TS a uma cota inferior ao do corpo principal da casa de habitação, cerca de 3 metros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeus
  8.  # 10

    Colocado por: afsantos
    Deixa-me adivinhar não gostas de ver o "trambolho" em cima do teu telhado :) ?

    Eu andei, andei, andei e decidi-me a meter somente os paines solares com um termo acumulador na lavandaria, fica um pouco mais caro, mas creio que o sistema seja melhor e não irei ter aquele matacão lá em cima.

    um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com


    Não Filipe, esta questão é para a casa dos meus pais.
    Pois a estrutura da cobertura é em madeira e não sei até que ponto será compatível com a instalação de um termossifão.

    Em relação à minha casa, nunca tive duvidas.
    Sai um CF300 para a mesa do canto.
  9.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasDa SOLAHART.. pode, é um sistema que trabalha a alta pressão.não tem problema.
    Estive uma vez com um instalador, que me confirmou a instalação de um TS a uma cota inferior ao do corpo principal da casa de habitação, cerca de 3 metros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeus

    só fico na duvida entao porque nao adoptam este sistema em relação aos outros? será pelo preço?
  10.  # 12

    nao há duvida que os paineis solares estão na moda e tambem nao há duvida que sao de facto uma energia para o futuro.
    acontece que a maior parte dos clientes apenas se preocupa com dois pontos da questao, 1º colocar ums paineis solares e 2º o dinheiro que vao gastar.
    uma instalação de paineis solares termicos é muito mais que isso, tem a ver com a autonomia, tem a ver com a estetica, tem a ver com a longevidade, e entao agora sim tem a ver com preço
    autonomia = consegue-se quase autonomia total, num minimo de 10 meses sem uso de qualquer apoio, com contrato escrito
    estetica = obvio que quem constroi uma casa quer tambem que ela tenha apresentaçao, ve-se cada mamarracho em cimo dos telhados...
    longevidade= sem manutenção nao hà longevidade possivel, esclareçam por escrito o plano de manutenção e incluam no preço
    preço = obviamente que è muito importante mas não é o mais importante com toda a certeza
    nota final, procurem sempre empresas credenciadas pela DGE
  11.  # 13

    Amigo fsrm00, os planos de manutenção estão abrangidos pelo Plano Solar 2009. Certo?
  12.  # 14

    e as empresas do sector apresentam junto com o orçamento alguma garantia de rendimento ou autonomia??
    cada caso é um caso e os rendimentos nao sao os mesmos em todo o lado.
    depois de ler todos os comentarios deste assunto acho que devo explicar o seguinte:
    quanto ao sistema de termossifao, è o sistema mais pratico e mais facil de montar mas tambem é o sistema que menos garantias dá ao cliente e passo a explicar o porquê.
    o sistema termossifao é um sistema composto por um ou dois paineis e que leva um deposito acomulador aplicado na parte superior, este sistema tem inumeras desvantagens tais como o facto de o deposito estar aplicado no exterior e de noite perde muito mais temperatura do que se istive-se aplicado no interior, uma outra razao è o facto de que os depositos no exterior estarem na posição horisontal e nao se dar nas perfeitas condiçoes o efeito de estratificação, essim ao haver consumo de agua, quando a agua fria entra espalha-se logo por uma muito maior area do deposito dando assim um muito pior rendimento.
    O sistema de auxilio mais usado nos termosifao é a eletricidade, mas atenção`hà casos confirmados que o cliente nem se apercebe que apenas consome agua em que a unica fonte de aquecimento é a eletricidade
    Todos os sistemas devem ter um apoio com contador de consumo para assim confirmar com exatidao o que aproveitamos do sol
    Em minha opiniao, salvo rarissimas exepçoes nunca optaria por um sistema de termosifao.
 
0.0172 seg. NEW