Iniciar sessão ou registar-se
    • JVP
    • 16 abril 2016 editado

     # 1

    Boa noite a todos os foristas.

    Venho pedir a vossa ajuda.
    Estou a ponderar colocar um vidro de isolamento térmico, reforçado, em vez do vidro duplo normal.

    O que estava previsto era vidro duplo, 4/18/5, com gás Argon. (eu já li que com gás Argon, a partir de 14-16mm não há qualquer vantagem em aumentar a caixa de ar, mas penso que essa caixa de ar é para facilitar o remate com a caixilharia.
    O que me foi proposto foi a aplicação de Guardian Sun, mantendo as mesmas medidas e também com Gás Argon. Eu achava que um vidro apenas baixo emissivo seria melhor, uma vez que todos os vãos, com excepção de 1, estão protegidos com palas e estores brisas solares. Mas o vidraceiro diz que fico melhor servido com um vidro tipo "4 Estações", e que a diferença para um baixo emissivo não é muita. Mas à frente, que o meu problema não é bem esse.

    A minha grande dúvida é na diferença de preço do Guardian Sun que me foi apresentada. É exorbitante, várias dezenas de euros por metro quadrado!!

    Sei que cada caso é um caso, mas tipicamente, qual será o diferencial médio de preços por metro quadrado entre um vidro Guardian Sun (ou outro vidro ITR equivalente, Climalit Plus, etc) e um vidro duplo com as mesmas dimensões, espessuras e caixas de ar?

    Pedia aos foristas que já se depararam com esta situação, ou aos profissionais, se podem opinar sobre este diferencial de preços.

    Precisava de decidir rapidamente (se não, lá vem o empreiteiro dizer outra vez que os meses de atraso que leva a obra são por causa dos dias que demoro a ponderar decisões...)

    Muito obrigado a todos.
    JVP.
    • JVP
    • 17 abril 2016

     # 2

    Então, estão todos os foristas em modo fim de semana? :)
  1.  # 3

    Falta de informações causa preguicite neurologica.
    Anexe orçamentos para termos algo concreto que analisar.
    • JVP
    • 26 abril 2016 editado

     # 4

    Segue então uma descrição mais detalhada do que me foi proposto.

    1) Previsto no caderno de encargos, caixilharia com Vidro Duplo :
    - Alumínio ruptura térmica, Vidro Duplo 5/18/4 com Gás Argon

    2) Adicional: solução com vidro baixo emissivo:
    - Vidro Duplo 5/18/4 Guardian Sun com Gás Argon

    O ponto 1) é o que está previsto de base no caderno de encargos da moradia.
    A ponto 2) é um extra, que solicitei agora, e que implicará pagar mais cerca de 30€/m2 + IVA!
    A casa tem cerca de 100m2 de caixilharias, com vários vãos com 4metros e 5 metros de largura, e 2,5m de altura.

    A moradia tem uma percentagem grande de envidraçados, e por aqui os Invernos são frios, e os Verões quentes
    Pelo que li, os vidros com capas ITR são muito aconselhados.
    Mas a diferença a pagar é considerável. No imediato, queria aferir se o valor adicional que o fornecedor/empreiteiro pede está dentro do que é normal no mercado...
    Quem conseguir indicar diferenças de preços do vidro normal para vidros ITR de outras marcas, como da SGG/ClimalitPlus ou ISOLAR, por favor opine também.
    Obrigado a todos.
  2.  # 5

    Colocado por: JVPA moradia tem uma percentagem grande de envidraçados, e por aqui os Invernos são frios, e os Verões quentes


    tem aqui a sua resposta.
    se tem muita área de vidro, faz todo o sentido melhorar termicamente o vidro.
    se não o fizer pode até condicionar o cumprimento da Legislação, em termos de Térmica. já falou com o Projetista? ou a casa não tem estudo térmico?
    • JVP
    • 26 abril 2016 editado

     # 6

    Bom dia,

    Sim, a dedução que eu também faço é essa. Apesar de aqui no fórum já ter visto comentário interessantes (https://forumdacasa.com/discussion/4995/portasjanelas-extrusal/#Comment_46139 ou https://forumdacasa.com/discussion/4995/portasjanelas-extrusal/#Comment_46513 ) que minimizam assim tanto o impacto que um vidro de alta performance possa ter... As minhas janelas algumas são de correr, outras de abrir/batente, e uma oscilo corredora.

    - Por exemplo, será que nas janelas de correr o efeito do vidro "perde-se" por causa do menor isolamento da janela?

    - E são mais de 3000€+iva para todas as caixilharias. Se for pelo racional económico, dá para muita energia. Há que juntar também o racional conforto, com um vidro melhor, não vai haver tanto o efeito de sensação de frio por irradiação quando se está junto da janela.

    O projecto de térmica penso que é obrigatório para ter a licença de construção ter, por isso deverá ter.
    Mas eu comprei a casa "chave na mão", por isso há muitas coisas que infelizmente me passam ao lado, nomeadamente o contacto com o Projectista. O que estava previsto era o vidro Duplo "normal" 5/18/4 com Gás Argon.

    Este vidro duplo "normal" com Argon é o que o empreiteiro tem colocado em todas as casas recentes (nomeadamente em várias que me mostrou antes de fazermos negócio, e que obtiveram classificação energética entre A e B ), e que os clientes estão satisfeitos com as caixilharias/vidros. Para ele, os técnicos podem ter outra opinião, mas na opinião dele, de utilizador, de construtor e pelo feedback dos clientes, ele pessoalmente não gastava esse dinheiro a mais nos vidros.
    Mas lá está, é a opinião de cada um, e mesmo a de alguns "entendidos", nem sempre é a mais certa.

    - Os 30€/m2+IVA é que me parecem algo exagerados Já ouvi falar de valores entre os 20€ e os 30€, e em sites espanhóis, ouvi um comentário que o GuardianSun estava a ser fabricado em larga escala, com preços de venda abaixo dos 20€/m2...

    Apesar do aparente desinteresse do empreiteiro nos Vidros ITR, ele sabe que eu tenho muito interesse nesse extra, e não quero estar a pagar mais do que o valor justo de mercado.

    Obrigado a todos.
    • Skinkx
    • 26 abril 2016 editado

     # 7

    Os 30 €/m2 para mais-valias técnicas decorrentes do vidro duplo de baixa emissividade parecem-me ajustados, pois normalmente os vãos com estes vidros são mais 15 a 20% mais caros que com vidros normais. Para um vão envidraçado que custe na ordem dos 200 €/m2, 15% de mais-valias dá os tais 230 €/m2, ou 30 € de mais-valias. No entanto, há outros foristas mais competentes que eu na área comercial e talvez possam ajudar mais.

    Uma casa com essa área de envidraçados "pede" vidro duplo baixo emissivo (pelo menos) ou até vidro duplo de baixa emissividade e controlo solar, com câmara de árgon no meio. E como dizia um fabricante de caixilharias este fim-de-semana, em conversa informal, valia mais fazerem menos 2 ou 3 janelas e o que se poupava dava para ter caixilharia de qualidade com vidro de qualidade e ficavam muito mais bem servidos, mas os clientes preferem ter muito vidro para mostrar e depois não conseguem suportar os custos que essas soluções normalmente implicam (ou deviam implicar). Esta crítica, claro, é genérica, não leve para o lado pessoal.

    Já agora, eu não conheço de cabeça a tabela da Guardian, mas não sei se esse vidro não é de baixa emissividade + controlo solar. E se for, talvez não seja necessário colocar esse vidro em todas as janelas, podendo colocar baixa emissividade em todos e baixa emissividade+controlo solar apenas nos vãos a sul ou sem estores/sem palas.

    Uma coisa é certa: se tem uma casa com 100 m2 de vidro, esses 3000 € poderão ser dos melhores investimentos que você pode fazer na casa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1, jorgferr, fernandoFerreira, JVP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JVP
  3.  # 8

    Quanto lhe estão a pedir por cada janela de 5x2.5m ?
    • JVP
    • 7 junho 2016

     # 9

    Colocado por: rjmpiresQuanto lhe estão a pedir por cada janela de 5x2.5m ?

    Não me deram o preço individualmente, sõ o "bolo" completo...
  4.  # 10

    Colocado por: JVP
    Não me deram o preço individualmente, sõ o "bolo" completo...

    Então já tem orçamentos para isso? e que tal, vai ter de vender um rim?
  5.  # 11

    Colocado por: rjmpires
    Então já tem orçamentos para isso? e que tal, vai ter de vender um rim?


    Não me diga que o meu amigo tem uma vidraria?
  6.  # 12

    Colocado por: Dos Santos
    1. Não me diga que o meu amigo tem uma vidraria?

    Pelo preço que me pediram num dos orçamentos, quase que dava para me fazer sócio numa! Eheh
    Apenas estou curioso, pois também estou a aguardar novos orçamentos para uns envidraçados de dimensões idênticas.
  7.  # 13

    Boa tarde,

    ja passou algum tempo desde esta discussao...no entanto tambem eu vou instalar caixilhos + vidros numa vivenda que estou a fazer e confesso que estou um pouco perdida ...o projecto teve dispensa de termica...e ouvi varias opinioes do que instalar..

    A casa tem duas frentes:
    A sudeste - vaos de correr de 6 m x 2.6m + vaos fixos e basculante de 2.3m x 2.1 m - 2 opcoes:
    1) SGG Coolite SKN 154 ou 174 com 6 mm + cx 16 + 6 mm gas argon 90%
    2) Planitherm XN temperado para os vaos de correr que sao maiores e para os outros 4S
    (terei estores excepto nos vaos de correr para os quais ainda nao decidi solucao de sombreamento mas provavelmente terei blackouts)
    Também me falaram em Guardian sun mas ainda nao recebi nenhum orcamento...

    A noroeste - 5 vaos pequenos de 1100x1700 (sem estores)
    Planitherm 4S 6mm+cx16+6mm ...

    Se optar por SGG Coolite SKN incrementa o orcamento em cerca de 1200 euros ...mas pelo que entendo é mais eficaz quer ao nivel termico, quer ao nivel de sombreamento pelo que poderá valer a pena...questiono, sera que vai impedir que entre calor no inverno, sobretudo na fachada a noroeste?
    O orcamento faz-me suar, cerca de 9k euros + IVA para cerca de 40m2 de vidro, com instalacao incluida! Iaics! Sao valores normais?

    Outra questao, no vao de correr tenho a opcao de ser elevatorio ou nao, sendo a primeira opcao cerca de 700 euros mais caro, entendo que garante melhor estanquecidade... vale a pena o investimento em relacao a este ganho ou a diferenca neste parametro nao e substancial?

    Obrigada
  8.  # 14

    faltou-me mencionar algo fundamental...os caixilhos, estou a ver as series Extrusal (B.95 e A.175) e Anicolor (CW e AJI)...nao vale a pena investir em vidro, se depois o involucro nao tem qualidade!
  9.  # 15

    Colocado por: JVPSegue então uma descrição mais detalhada do que me foi proposto.

    1)Previsto no caderno de encargos, caixilharia com Vidro Duplo :
    - Alumínio ruptura térmica, Vidro Duplo 5/18/4 com Gás Argon

    2)Adicional: solução com vidro baixo emissivo:
    - Vidro Duplo 5/18/4 Guardian Sun com Gás Argon

    O ponto 1) é o que está previsto de base no caderno de encargos da moradia.
    A ponto 2) é um extra, que solicitei agora, e que implicará pagar mais cerca de 30€/m2 + IVA!
    A casa tem cerca de 100m2 de caixilharias, com vários vãos com 4metros e 5 metros de largura, e 2,5m de altura.

    A moradia tem uma percentagem grande de envidraçados, e por aqui os Invernos são frios, e os Verões quentes
    Pelo que li, os vidros com capas ITR são muito aconselhados.
    Mas a diferença a pagar é considerável. No imediato, queria aferir se o valor adicional que o fornecedor/empreiteiro pede está dentro do que é normal no mercado...
    Quem conseguir indicar diferenças de preços do vidro normal para vidros ITR de outras marcas, como da SGG/ClimalitPlus ou ISOLAR, por favor opine também.
    Obrigado a todos.


    Não estou a entender como tem vãos grandes e o vidro a colocar é um 5+18+4 este tipo de vidros é para vão de pequena dimensão, portanto o seu problema começa por aí.

    Depois pode sempre tirar o argon da caixa pois consegue melhores prestação com o vidro térmico de que com o argon, basta ver os valores térmicos das 2 soluções.

    Mas a sua prioridade neste momento será ver as espessuras que lhe vão colocar pois segundo disse tem vidros com muitos m2 e o que vai colocar para além de ser um perigo será uma solução termicamente fraca.
  10.  # 16

    Colocado por: Alexandra CoimbraBoa tarde,

    ja passou algum tempo desde esta discussao...no entanto tambem eu vou instalar caixilhos + vidros numa vivenda que estou a fazer e confesso que estou um pouco perdida ...o projecto teve dispensa de termica...e ouvi varias opinioes do que instalar..

    A casa tem duas frentes:
    A sudeste - vaos de correr de 6 m x 2.6m + vaos fixos e basculante de 2.3m x 2.1 m - 2 opcoes:
    1) SGG Coolite SKN 154 ou 174 com 6 mm + cx 16 + 6 mm gas argon 90%
    2) Planitherm XN temperado para os vaos de correr que sao maiores e para os outros 4S
    (terei estores excepto nos vaos de correr para os quais ainda nao decidi solucao de sombreamento mas provavelmente terei blackouts)
    Também me falaram em Guardian sun mas ainda nao recebi nenhum orcamento...

    A noroeste - 5 vaos pequenos de 1100x1700 (sem estores)
    Planitherm 4S 6mm+cx16+6mm ...

    Se optar por SGG Coolite SKN incrementa o orcamento em cerca de 1200 euros ...mas pelo que entendo é mais eficaz quer ao nivel termico, quer ao nivel de sombreamento pelo que poderá valer a pena...questiono, sera que vai impedir que entre calor no inverno, sobretudo na fachada a noroeste?
    O orcamento faz-me suar, cerca de 9k euros + IVA para cerca de 40m2 de vidro, com instalacao incluida! Iaics! Sao valores normais?

    Outra questao, no vao de correr tenho a opcao de ser elevatorio ou nao, sendo a primeira opcao cerca de 700 euros mais caro, entendo que garante melhor estanquecidade... vale a pena o investimento em relacao a este ganho ou a diferenca neste parametro nao e substancial?

    Obrigada


    Não estou a entender 1 coisa, vai ter vãos de 6 metros por 2600 de altura com janelas de correr de 2 folhas?

    Se sim o vidro não serve a nível de espessuras e nenhum vidraceiro Compete lhe vai fazer esses vidros com essas espessuras.

    Mas o problema é mesmo esse desenharam para a sua casa portas com 6000 de largo com 2600 de alto e isso fica caro, se as suas janelas forem de 2 folhas de correr vai ter vidros de 3000 por 2500 que são vidros com 7,5 M2 na minha opinião teriam k ser vidros 8 + caixa + 4.4.1 no mínimo, mas aí passa a ter outro problema as séries que disse que ia colocar já não aguentam com esse peso e teria que colocar as séries elevatórias normais pois as que tem orçamentadas são séries elevatórias economias.

    Mas coloque as medidas de todos o vãos e as séries orçamentadas se quiser uma opinião mais detalhada.

    Mas vá ao site da extrusal e da anicolor e vai repara que existem séries elevatórias que aguentam com mais peso que as que lhe estão a propor.

    Se tiver um vidraceiro na sua zona perca tempo e pergunte que tipo de vidros é que lhe aconselha para as medidas de vãos que tem.

    E pergunte ao seu serralheiro se o que lhe está a colocar vai ter garantia.

    Eu presumi que o vao de 6 por 2.6 seria uma janela de correr de 2 folhas se não for o caso muda de figura é quase tudo que escrevi foi uma perda de tempo kkkkk
  11.  # 17

    lol peco desculpa rsvaluminio. O vao de 6m x2.6 contempla 3 portas de correr (de 2m cad), tri-carril...
  12.  # 18

    Colocado por: Alexandra Coimbralol peco desculpa rsvaluminio. O vao de 6m x2.6 contempla 3 portas de correr (de 2m cad), tri-carril...


    Tal como lhe disse assim já é minimamente executável mas na minha opinião deveria colocar um vidro térmico pelo exterior e um vidro laminado pelo interior.
  13.  # 19

    ok obrigada, e os precos sao os de mercado? tenho ideia de ter lido numa outra discussao com vaos semelhantes que o preco ronda os 30/40 eur por m2....devo ter lido mal porque no meu caso rondam os 200 eur / m2!!
  14.  # 20

    Quando fala em 9k + IVA é vidro e alumínio certo?

    A onde chegou aos 200€ M2?

    Em relação ao SKN e o Guardian sun peça as fichas técnicas e vai ver k a diferença do valor U/G e pouca.

    Meta as quantidades e os vários valores k tem se quiser, que assim poderei lhe dar uma opinião mais correcta, se vem k já reparei k apesar de ter poucos orçamentos já tem muita confusão.

    O ideal para comparar preços e definir uma serie a cor é o tipo de vidro e só pedir orçamentos com essas características pois só assim é k sabe se está com bom preço.

    É o mesmo k comparar carros diferentes não estamos a comparar realmente preço, nem sabemos se estamos a comparar barato ou caro, eu quando compro um carro escolho o modelo é peço preço em vários stands e acredite que existem diferenças interessantes.
 
0.0222 seg. NEW