Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: JotaPDe todos os pontos que foram referidos só um poderá ir contra o meu gosto pessoal - de facto gosto de enormes vidros, pelo menos na sala

    Eu também, e por isso vou ter. O facto de ter procurado ser muito racional em muitas outras coisas permitiu-me ter margem para poder ser mais "mãos-largas" nesse aspecto em particular :)
    Convém lembrar que investir em grandes vãos não se limita a uma questão de gosto. Para além de melhorar a vivência da casa, aspecto que só por si na minha ótica já justifica muitos investimentos, é um investimento com retorno, quanto mais não seja pelo melhor aproveitamento solar no inverno, o que ajudará a poupar em aquecimento.
    •  
      Mk Pt
    • 4 agosto 2016 editado

     # 82

    Colocado por: JotaPUma outra questão a respeito de custos.

    Se os cálculos forem feitos para r/c e 1º ponderando todas as paredes interiores em pladur, existe poupança sequer? Imagino que o peso a suportar seja inferior ao da utilização de tijolo e cimento.

    Peso a questão do custo e a facilidade de alterações que o pladur/gesso cartonado permite.

    A diferença de peso das paredes interiores em tijolo em ou em 'pladur' é pouco significativo para o calculo da estrutura.
    Tem é a vantagem de facilidade de alterações, embora para habitação seja algo menos comum ser 'aproveitado' - para serviços/comércio é vantagem mais facilmente aproveitada.

    Faz muito mais diferença ter elementos de grande dimensão em consola/sem apoio de pilares, é mais exigente em termos de estrutura.
    É o caso não só de ter elementos bastante 'salientes' das paredes exteriores, em particular se for para espaço habitável ['por cima'] como também, por exemplo, ter uma sala já grandita, sem pilares pelo meio e ter abertura já generosa na laje do tecto da sala para umas escadas e/ou deixar parte em pé direito duplo - isto implica que a laje de tecto do r/c seja reforçada.

    E, claro, os grandes vãos* [distância] entre pilares, que convém não passar os 6 metros.
    7 metros, 7 metros e tal e mesmo mais também se fazem, mas depois começa a ser mais exigente, com vigas mais altas e/ou lajes com espessuras maiores.



    Também é preciso ver que algumas coisas em consola, desde que nada exagerado e alguns poucos vãos entre pilares de maior dimensão [desde que nada exagerado também]por si só no custo da obra é algo que pode ser pouco significativo.
    Também é questão de escolhas.

    Ou seja, também não é por ter algumas soluções arquitectónicas/de estrutura que não sejam o mais básico, simples e racional em termos de custos que o custo da casa 'dispara'.
    Desde que as soluções adoptadas não sejam 'exóticas'/exageradas, não é por aí que se o custo da obra subirá muito.

    Caso contrário, a habitação fica um caixote a obedecer a estrutura de 5x5m, corredor ao meio e escada central - uma casa 'risca ao meio', que é a melhor forma de poupar área de circulação e ter estrutura mais simples.
    .............

    * nota sobre vãos
    Vãos em arquitectura = portas e janelas
    Vãos em 'estrutura'/engenharia = distância entre pilares
  2.  # 83

    As questões vão surgindo.... Numa casa destas há necessidade de usar laje de betão armado em deterimento das "antigas" vigas de cimento já feitas, com tijoleira?
    •  
      Mk Pt
    • 4 agosto 2016 editado

     # 84

    'Numa casa destas' ?! Qual?

    Actualmente o mais comum, com estrutura de betão armado, é a laje de pavimento do piso térreo da habitação [não havendo cave] ser aligeirada, com vigotas pré-esforçadas e abobadilhas/'tijoleira'. Depois a laje de tecto do piso térreo e a de cobertura/tecto do segundo piso [sendo casa com 2 pisos] ser de betão armado.


    Mas com questões destas já está a colocar um bocado a carroça à frente dos bois.

    Estas questões deve ser vistas/pensadas pelos técnicos que lhe fizerem os projectos.
    Desde que os técnicos sejam competentes, e se lhes indicar que é aquele orçamento e não mais, que pretende custos controlados, eles logo pensam quais as melhores soluções para não haver gastos desnecessários sem comprometer a qualidade de construção.
  3.  # 85

    "destas" casas em alvenaria.

    Bom, parece-me ser possível então sonhar com algo capaz e sem grandes custos... Menos mal :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enf.magalhaes
 
0.0187 seg. NEW