Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Todos sabemos as vantagens de uma VMC de duplo Fluxo.
    Mas há algo que faz confusão e que ainda não entendo bem.
    Como é que se comporta uma VMC quando a moradia está equipada com exaustor e/ou recuperador.

    Imaginemos uma VMC com um caudal máximo de 400 m³/h a funcionar simultaneamente com um exaustor cujo caudal pode muito bem superar os 1000 m³/h . Onde está a recuperação desse calor?

    Agora imaginemos uma cozinha que tenha esse exaustor ou um até mais potente e que exija uma admissão de ar exterior. Essa admissão deverá ser independente do circuito de AVAC? Ou deverá ser usado uma das admissões do VMC? Faz sentido colocar uma saída de extração de 125 na cozinha com o exaustor a extrair numa saída de 200?

    A ver se algum entendido me esclarece estes assuntos.
    •  
      aacc
    • 13 maio 2016

     # 2

    nada melhor do que perguntar ao patrâo
      passive.jpg
  2.  # 3

    Nenhum entendido que me explique isto?
  3.  # 4

    Solução ideal: Não mete recuperador e utiliza um exaustor de recirculação sem ligação ao exterior.

    Alternativa: uma coisa destas activada manualmente ou automaticamente quando liga o exaustor:
    http://www.berbel.de/int/the-products/accessories/wall-box-frame.html
  4.  # 5

    Ou fazer como deve ser e não inventar.
  5.  # 6

    Colocado por: jorgealvesOu fazer como deve ser e não inventar.


    Ensine-nos lá mestre, estamos cá para aprender.
  6.  # 7

    Colocado por: alexpSolução ideal: Não mete recuperador e utiliza um exaustor de recirculação sem ligação ao exterior.
    solução optima: recuperador de calor com entrada de ar exterior para a combustão(teoricamente todos deveriam ser assim), o exaustor ter uma entrada de ar localizada na cozinha.
    Concordam com este comentário: pc ferreira, VCAC
  7.  # 8

    Colocado por: jorgealvesrecuperador de calor com entrada de ar exterior para a combustão(teoricamente todos deveriam ser assim)

    Pois é mas não são todos assim. E os que tem entrada de ar exterior não garantem a estanquidade de ar.


    Colocado por: jorgealveso exaustor ter uma entrada de ar localizada na cozinha.

    lol isto é trabalhar bem???? Que brilhante ideia. Nunca vi uma cozinha com uma entrada de ar.

    enfim ..... o que interessa é vender.
  8.  # 9

    Colocado por: alexplol isto é trabalhar bem?
    é assim que se garante a exaustão dos vapores dos cozinhados, o resto é paleio e invenção.
  9.  # 10

    Colocado por: alexpE os que tem entrada de ar exterior não garantem a estanquidade de ar.
    fala com conhecimento de causa? Não me parece.
  10.  # 11

    Colocado por: jorgealvessolução optima: recuperador de calor com entrada de ar exterior para a combustão(teoricamente todos deveriam ser assim), o exaustor ter uma entrada de ar localizada na cozinha.


    Pensei que isso fosse prática corrente e não uma solução.

    Contudo, penso que o ponto para a VMC que se situará na cozinha vai "sugar" o ar que entra por essa entrada prevista para o exaustor e não o ar que supostamente será insuflado noutras áreas da casa (como por exemplo na sala) uma vez que este é o percurso mais curto.
    E isto leva-me a uma série de questões:
    Deverá essa entrada de ar para o exaustor passar pela VMC?
    Deverá essa entrada de ar ter um mecanismo de que só deverá abrir em caso de subpressão provocado pelo exaustor?
    Deverá esse ponto para a VMC da cozinha estar num local específico a uma certa distância da entrada de ar destinada ao exaustor?

    E muitas mais haveria aqui a colocar...
  11.  # 12

    Colocado por: jfsmoreirapenso que o ponto para a VMC que se situará na cozinha vai "sugar" o ar que entra por essa entrada prevista para o exaustor e não o ar que supostamente será insuflado noutras áreas da casa (como por exemplo na sala) uma vez que este é o percurso mais curto.
    tal não irá acontecer porque se for uma VMC com recuperação de calor vai ter 2 ventiladores iguais um de insuflação e outro de extracção, portanto os caudais estam perfeitamente equilibrados

    Colocado por: jfsmoreiraDeverá essa entrada de ar para o exaustor passar pela VMC?
    não, porque é de somente uso esporadico e como tal não deve desequilibrar a instalação em permanencia

    Colocado por: jfsmoreiraDeverá essa entrada de ar ter um mecanismo de que só deverá abrir em caso de subpressão provocado pelo exaustor?
    é dispensavél.

    Colocado por: jfsmoreiraDeverá esse ponto para a VMC da cozinha estar num local específico a uma certa distância da entrada de ar destinada ao exaustor?
    a localização dessa entrada de ar deve ser localizada de forma a permitir varrer todo o espaço da cozinha.
    Concordam com este comentário: MNeo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira, jfsmoreira
  12.  # 13

    Na minha opinião a extração de ar pelo exaustor da cozinha deverá ser compensada por uma abertura de ar na cozinha, que permita a entrada do mesmo caudal extraido.

    A VMC deverá estar em equilibrio tal como referiu o Jorge Alves.

    Para uma habitação funcionar como Passive House, o exaustor da cozinha deverá funcionar com recirculação de ar, com filtro de carvão. A cozinha não pode funcionar com gás!

    A partir do momento que abrir orificio para o exaustor da cozinha perde a estanquidade da casa, deixa de funcionar como Passive House. O conceito Passive House obrigado a um nível de estanquidade bastante elevado.

    As entradas e saidas de ar da VMC deverão estar localizadas por forma a permitir um varrimento total do ar dentro da casa.
  13.  # 14

    Uma VMC é completamente estanque?
  14.  # 15

    Consegue que toda a tubagem e as ligações fiquem estanques numa VMC. A abertura de ligação na parede para a tubagem estração de ar e de insuflação de ar para o exterior, numa Passive House deverá ser estanque...
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  15.  # 16

    Colocado por: jfsmoreiraUma VMC é completamente estanque?
    na pratica sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
  16.  # 17

    Após dar uma vista de olhos neste tópico fiquei com várias dúvidas:
    1) recuperadores
    Quando eu tenho um recuperador ou até lareira aberta sem entrada de ar exterior, como acontece na maioria das casas, o volume de ar que é extraído pela chaminé é reintroduzido a frio pelas janelas e demais frinchas, certo? É sempre este o problema.
    Mas se eu tiver uma VMC instalada, a questão é diferente pois o ar que entra já vem um pouco mais quente.
    Logo, para eu ter uma entrada de ar realmente eficaz num recuperador, eu teria de usar ou uma VMC dedicada ou usar geotermia (fazendo passar o ar por tubagem metálica enterrada no chão) ou algo do género. Mas isto é caro.
    Qual o problema de usar uma VMc e um recuperador sem entrada dedicada?
    2) Cozinha
    Qual a razão de se considerar a cozinha como uma zona mais problemática (e de extração) quando as cozinhas têm quase todas um exaustor que é accionado justamente quando há produção de vapor e cheiros?
    AO instalarmos a extração na cozinha não iremos ter ar com gordura a "conspurcar# a tubagem da VMC e logo problemas de fungos?
  17.  # 18

    Desculpem reavivar o tópico (creio que ainda não caio no grave digger) mas tenho andado em estudo sobre este tema de recuperador de calor na sala e exaustão na cozinha.

    Mais feedbacks sobre o tema?
  18.  # 19

    Colocado por: powerPTDesculpem reavivar o tópico (creio que ainda não caio no grave digger) mas tenho andado em estudo sobre este tema de recuperador de calor na sala e exaustão na cozinha.

    Mais feedbacks sobre o tema?


    Tb estou interessado nesta questão ( sai mais um greve digger) eu ainda tenho uma VMC nesse pacote.
    • SrR
    • 19 dezembro 2022

     # 20

    Colocado por: powerPTDesculpem reavivar o tópico (creio que ainda não caio no grave digger) mas tenho andado em estudo sobre este tema de recuperador de calor na sala e exaustão na cozinha.

    Mais feedbacks sobre o tema?
    recuperador com admissão de ar dedicada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: powerPT, Troino
 
0.0221 seg. NEW