Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Numa discussão aqui do forum tentei discutir esta questão, mas ninguém se interessou por isso, assim decidi criar este tópico para discutir esta questão.
    Vou pegar no exemplo do tópico referido. O dono de obra tinha o orçamento de X€ para a mão de obra e Y€ para os materiais.
    Um dono de obra decide comprar os materiais porque acha que consegue comprá-los por um valor inferior a X€.
    As minhas questões são essencialmente para os donos de obra que utilizaram esta solução para construírem.
    Quem descarrega os materiais e os transporta para o local onde serão aplicados?
    Se faltarem 30 tijolos, e o empreiteiro tiver que os ir buscar, quanto paga o dono de obra por isso? (numa obra existem n deslocações para ir buscar pequenas quantidades de materiais)
    Quem calcula as quantidades a encomendar?
    Se for o empreiteiro a encomendar, e encomendar 40% a mais, como se resolve?
    Quem fica com os restos?
    Se os desperdícios forem superiores ao previsto, quem paga?
    Como se garante que o empreiteiro não leva materiais para outras obra?
    A madeira para a cofragem está incluída nos materiais?
    E a restante cofragem?
    E os equipamentos, (grua, placa compactadora, martelo elétrico...) quem paga?
    Se o pessoal ficar parado por falta de material, quem paga? (a encomenda até pode ter sido feita a tempo, mas o fornecedor teve uma avaria na carrinha!!)
    ...
    ...
    ...
    No preço dos materiais o empreiteiro tem uma margem que lhe permite custear as descargas dos materiais e colocação no local de aplicação, custear todos os imprevistos atrás referidos e para prestar garantias no caso do defeito de algum material, no caso de ser o dono de obra a comprar os materiais o preço da mão de obra (Y€) tem que ser revisto?
    Concordam com este comentário: zedasilva, rui coutinho, jorgealves, C.Silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  2.  # 2

    Muito bom eu ando a tentar apanhar um trabalho assim só não me aparece nada j´fiz 3 cazas de raiz mas com nao tenho as autorizaçois (alvara etc) faço por partes.. tipo ....
    asentamento de tejolos ,rebocos , canalizaçois, electricidade , asentamento de ceramica pintura ..piscina se for cazo... muros... etc
    todo menos a estrutura( e preciza de muito material e ter onde armazenalo depois quando nao preciza e eu ainda nao tenho um aramazem tao grande ) mas todo resto consigo fazer ao mais alto nivel tenho mutas feramentas para fazer esse trabalhos todos.....muito bom topico... interesante ponto de vista..
  3.  # 3

    Penso que á casos e casos, eu pessoalmente não tendo experiência na área tenho que entregar a alguém que perceba do assunto, penso que para o mercado ser mais livre deveria ser possível ao dono da obra escolher quem quer a fazer o que... Quem paga 200 300 ou mais uns quantos mil euros escolhia quem que o que...

    Pe existe alguém muito bom em caixilharia contratava esse, existe alguém muito bom em capoto, contratava esse. Existe alguém muito bom em carpintaria contratava esse, etc...
    Provavelmente ao contratar um empreiteiro ele seria bom em alguma coisa mas não em tudo...

    Ps: futuro dono de obra que não percebe muito do assunto, obviamente respeito quem entrega tudo a mesma pessoa e tem que confiar tudo cegamente, pois o fiscal da uma ajuda mas é preciso ter muita sorte é no global...
  4.  # 4

    Colocado por: Paulo Porto deveria ser possível ao dono da obra escolher quem quer a fazer o que
    mas pode-o fazer desde que seja sob a alçada de um empreiteiro geral, a maioria dos trabalhos que faço são assim.
    Concordam com este comentário: tiyxu, 21papaleguas
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesmas pode-o fazer desde que seja sob a alçada de um empreiteiro geral, a maioria dos trabalhos que faço são assim.


    Uma questão: o jorgealves costuma facturar ao dono de obra ou ao empreiteiro?

    No meu caso nunca aceitei fazer um trabalho só de mão de obra, mas imagino que não será fácil de gerir a situação.
  6.  # 6

    Colocado por: ghost12No meu caso nunca aceitei fazer um trabalho só de mão de obra

    Eu também não, daí a minha curiosidade neste assunto.
  7.  # 7

    Isto faz-me lembrar quando antigamente alguém fazia uma casa pagando a mão de obra ao dia. Juntava meia dúzia de pessoas em cada sábado a coisa lá ia andando. Posso garantir que as casa anda lá estão hoje mas na altura sinceramente acho que há 20 anos atrás ou mais não havia 1/4 da burocracia que há hoje
    Concordam com este comentário: tiyxu
  8.  # 8

    Colocado por: ghost12Uma questão: o jorgealves costuma facturar ao dono de obra ou ao empreiteiro?
    por vezes directamente ao dono de obra e noutros ao empreiteiro.

    Colocado por: ghost12nunca aceitei fazer um trabalho só de mão de obra
    já fiz alguns no passado mas eram coisas grandes, actualmente só aplico maquinas que vendo.
  9.  # 9

    Colocado por: jorgferrIsto faz-me lembrar quando antigamente alguém fazia uma casa pagando a mão de obra ao dia. Juntava meia dúzia de pessoas em cada sábado a coisa lá ia andando.

    Mas aí o dono de obra também lá andava a trabalhar,....no fundo ele era o empreiteiro da sua casa.
    Concordam com este comentário: tiyxu, jorgferr
  10.  # 10

    Colocado por: ghost12No meu caso nunca aceitei fazer um trabalho só de mão de obra

    Nem eu!
    Mais ainda!
    O tempo previsto para a colocação assentamento de certos materiais difere, dos de 1ª para o de refugo!
    Mas existe um pormenor que talvez não liguem, mas que é importante... E a garantia?
    Vou garantir um trabalho, com materiais escolhidos pelo DO normalmente (porque desconhecem???)de qualidade duvidosa?
    Concordam com este comentário: tiyxu
    • box
    • 25 maio 2016

     # 11

    interessante o tópico mas, do meu ponto de vista e até onde sei, as questões mais sensíveis nem sequer as referiu. as questões que colocou são, na sua maioria, falsas questões. tipo:

    Colocado por: PicaretaQuem descarrega os materiais
    pode ser incluído na mão de obra contratada


    Colocado por: Picaretatransporta para o local onde serão aplicados
    a empresa que os vende por exemplo.


    Colocado por: PicaretaQuem calcula as quantidades a encomendar?
    o gabinete de projeto não pode fazer isso? mapa de quantidades...


    Colocado por: PicaretaQuem fica com os restos?
    a própria casa que os vende se assim for acordado digo eu


    Colocado por: PicaretaComo se garante que o empreiteiro não leva materiais para outras obra?
    não garante isto como também não garante mil e uma irregularidades se o empreiteiro for mau caráter... mas caramba, também há bons empreiteiros!


    Colocado por: PicaretaE os equipamentos, (grua, placa compactadora, martelo elétrico...) quem paga?
    tudo isto pode ser previsto no contrato inicial...

    as questões para mim são mais do tipo:
    consegue prever todas as necessidades e acordá-las previamente?
    ou fica sujeito a necessidades imprevistas às quais terá de fazer frente com uma capacidade negocial inferior?
    tem conhecimento técnico suficiente para coordenar as diversas especialidades em obra?
    tem disponibilidade para estar constantemente a responder às dúvidas e problemas que forem surgindo?
    consegue garantir a "legalidade do processo" e reponder adequadamente em caso de acidente?
    nem sei se estas questões estão corretamente formuladas. mas o que me deixa mais desconfortável neste processo são as imprevisibilidades...
    Concordam com este comentário: J.Ventura
    • box
    • 25 maio 2016

     # 12

    Colocado por: jorgealvesmas pode-o fazer desde que seja sob a alçada de um empreiteiro geral

    em que moldes e sob que condições? pode explicar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André Barros
  11.  # 13

    Cuidado que o gabinete de projecto calcula as quantidades em m2 de parede de alvenaria ou até m3 de betão acabado. O que o Picareta quer saber é quilos de aço, m2 de cofragem e m3 de betão. E paletes de tijolo, por exemplo.

    As questões do Picareta são pertinentes, mas resolvem-se. Conheço um DO que anda a construir a sua própria casa neste modelo e anda lá todos os dias a par com os pedreiros e os próprios pedreiros também têm menores riscos associados à obra: se há material trabalham, se falta material sentam-se, mas no fim do dia isso é problema do DO e eles ganham o mesmo.

    Parece-me pertinente a questão das sobras e desperdícios, porque há coisas que têm que ser encomendadas em quantidades consideráveis.
    Concordam com este comentário: tiyxu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  12.  # 14

    O que trás à baila de novo a questão da administração directa: afinal existe alguma forma legal de um dono de obra contratar os sub-empreiteiros?

    Num outro tópico, um user afirmou que era legal e até me chamou ignorante indirectamente por não saber disso, mas acabou por não explicar nada...
  13.  # 15

    Colocado por: boxpode ser incluído na mão de obra contratada

    Pois pode, mas se o dono de obra pediu orçamento para o fornecimento dos materiais e mão de obra, esse custo está nos materiais, logo se o dono de obra quer apenas contratar a mão de obra, o orçamento tem que ser revisto.

    Colocado por: boxa empresa que os vende por exemplo.

    Todas as empresas de materiais que eu conheço fazem apenas o transporte. A descarga é da responsabilidade de quem compra. Podem eventualmente ter uma grua no camião que apoia a descarga.

    Colocado por: boxo gabinete de projeto não pode fazer isso? mapa de quantidades...

    O mapa de quantidades tem 100m2 de tijolo e não o nº de tijolos, areia e cimento necessários. Tem 10m3 de betão e não os kg de ferro necessários.
    Mas de facto o dono de obra poderia contratar esse trabalho ao projectista, mas lá está, tem que pagar a alguém para o fazer, e o projectista não me parece ser a pessoa mais indicada.

    Colocado por: boxa própria casa que os vende se assim for acordado digo eu

    Nem todas aceitam os restos, e a devolução dos restos também tem um custo que alguém tem que pagar.

    Colocado por: boxnão garante isto como também não garante mil e uma irregularidades se o empreiteiro for mau caráter... mas caramba, também há bons empreiteiros!

    Pois há, mas temos visto neste forum inúmeros casos de problemas com empreiteiros. Podemos até conhecer um empreiteiro de confiança, mas a maioria das pessoas não conhece nenhum empreiteiro, nem dos bons nem dos maus.

    Colocado por: boxconsegue prever todas as necessidades e acordá-las previamente?

    Consegue prever a quase totalidade dos materiais necessários, mas há sempre imprevistos, desperdícios não considerados, pode faltar apenas 1 tijolo, que já implica uma viagem a loja de materiais.

    Colocado por: boxtem conhecimento técnico suficiente para coordenar as diversas especialidades em obra?

    O Director de obra ou o empreiteiro

    Colocado por: boxtem disponibilidade para estar constantemente a responder às dúvidas e problemas que forem surgindo?

    Depende da dúvida e do problema.

    Colocado por: boxconsegue garantir a "legalidade do processo" e reponder adequadamente em caso de acidente?

    Não percebi bem esta questão, mas acho que nenhuma lei impede que seja o dono a comprar os materiais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  14.  # 16

    Colocado por: Paulo PortoPe existe alguém muito bom em caixilharia contratava esse, existe alguém muito bom em capoto, contratava esse. Existe alguém muito bom em carpintaria contratava esse, etc...

    E quem conhece esses profissionais, melhor que um empreiteiro?
    • box
    • 25 maio 2016

     # 17

    Colocado por: PicaretaNão percebi bem esta questão, mas acho que nenhuma lei impede que seja o dono a comprar os materiais

    estava a referir me a isto

    Colocado por: ghost12afinal existe alguma forma legal de um dono de obra contratar os sub-empreiteiros?

    e isto

    reponder adequadamente em caso de acidente?

    relativamente aos seguros de acidente / responsabilidade imputadas ao DO e questões relacionadas com a ACT...
  15.  # 18

    Colocado por: boxem que moldes e sob que condições? pode explicar?

    contratado pelo empreiteiro e sob a sua direcção, muitas das vezes o DO sabe exactamente os valores da sub-empreitada, reservando o empreiteiro geral uma percentagem para custos administrativos e gestão,
    Concordam com este comentário: Picareta, ghost12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  16.  # 19

    Colocado por: ghost12O que trás à baila de novo a questão da administração directa: afinal existe alguma forma legal de um dono de obra contratar os sub-empreiteiros?


    Colocado por: boxrelativamente aos seguros de acidente / responsabilidade imputadas ao DO e questões relacionadas com a ACT...


    Subempreiteiro é por definição alguém contratado pelo empreiteiro (DL273/2003, artº 3, n). O dono de obra contrata empreiteiros e os empreiteiros contratam subempreiteiros.

    As Câmaras Municipais só emitem os alvarás de construção, se for entregue um alvará de uma empresa de construção, uma apólice de seguro de acidentes de trabalho e um termo de responsabilidade de um Director de Obra, que trabalha para o empreiteiro. Óbvio que o director de obra assume a responsabilidade por toda a obra, se fizer apenas a estrutura e for embora como é que pode assumir essa responsabilidade. O seguro de acidentes de trabalho, é para garantir que em caso de acidente o trabalhador tenha um seguro, no caso dos subempreiteiros o empreiteiro é obrigado a exigir a respectiva apólice de seguro de acidentes de trabalho. Se o empreiteiro não estiver na obra para que é que serve a apólice que foi entregue na Câmara?
    Depois existem as classes dos alvarás. Numa obra de 200.000€, para que é que a câmara exige um alvará da classe 2, se o empreiteiro faz apenas a estrutura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  17.  # 20

    1. É giro é quando falta UM azulejozinho de, por exemplo, 5cmx10cm.
    Temos de encomendar uma caixa inteira (com uns 100 azulejos) e dizem-nos que o prazo de entrega é de 5 "semaninhas".

    2. Não há nada que impeça ser o DO a tratar da aquisição dos materiais.
    Tem graça quando é o Empreiteiro a adquirir os materiais que o DO escolheu, da fábrica e na LOJA que o DO recomendou, por menor valor do que o que a Loja iria cobrar ao DO e, depois, (o D.O.) TER A LATA de responsabilizar o Empreiteiro pelos atrasos do fornecedor! :-)
    (juro que já me aconteceu, e por várias vezes!)

    3. A mim não me incomoda que o DO adjudique parte da obra (tradicionalmente, os armários da cozinha e / ou a caixilharia) a outra empresa. Desde que isso seja claro desde o início do processo, e seja eu (o empreiteiro-geral) a coordenar.
    E quanto aos materiais, por acaso, NÃO tenho tido problemas quando são adquiridos pelo DO.
    (excepto... daquela vez em que apareceu misteriosamente uma pequena mossa numa base de chuveiro, por azar, na mesma altura em que o DO tinha andado a carregar um armário para dentro da Casa de Banho. Não foi grave, mas fez uma pequena mossa...) :-)
    Concordam com este comentário: tiyxu, Picareta, jorgealves, C.Silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
 
0.0241 seg. NEW