Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: Jpires76

    A cave é suposto ser uma zona de divertimento e para as festas das crianças. Por experiência própria as caves dos nossos amigos têm bastante uso quando é necessário despachar a canalha ou juntar um grupo maior.

    Em relação ao primeiro andar poderia eventualmente reduzir a área, mas precisando de um escritório, o que restaria seriam os quartos. Poderia retirar 1-2 m2 a cada quarto e se calhar 3-4 m2 à suite. No final falamos de 5-6 m2. Não sei se faria tanta diferença assim no valor final de construção.


    Não julgo o que cada um precisa ou não. Para mim o que é preciso é analisar bem a vivência de uma família e perceber as necessidades.
    Eu também gosto dos quartos com 16m2. No Piso 1 a suite passava a terraço e transformava o escritório em suite? Talvez.
    Mas isso depende de cada um...
  2.  # 102

    Colocado por: tozepalma

    Não julgo o que cada um precisa ou não. Para mim o que é preciso é analisar bem a vivência de uma família e perceber as necessidades.
    Eu também gosto dos quartos com 16m2. No Piso 1 a suite passava a terraço e transformava o escritório em suite? Talvez.
    Mas isso depende de cada um...


    toze, obrigado pelo seu comentário. Percebo perfeitamente o seu ponto de vista mas eu não abdico do escritório e a patroa do quarto grande :). Se reparar já há uma varanda para a parte de trás do terreno no 1º andar. O facto de ela ser pequena tem mais que tudo a ver com o facto de já termos vivido numa vivenda com varanda e raramente a termos utilizado. Aliás tendo o espaço atrás, prefiro estar em cima da "terra".
  3.  # 103

    deixem-se de minhoquices cada um constrói o que quer, que direito alguém tem de "criticar" o facto do homem querer construir uma casa de 350m2. Que nem é nada de especial, faço "n" por ano com mais área... falem e aconselhem sobre a arquitetura no seu contexto e não sobre um facto que ja todos entendemos que é ter "dor de cotovelo" por não puder construir uma casa de 300 mil euros, quando secalhar para o pires esses 300 mil euros nem moça fazem!!!
    Concordam com este comentário: jorgferr, Picareta
  4.  # 104

    O pinto já apanhou o vírus do adias !!!!!
  5.  # 105

    Colocado por: PicaretaO pinto já apanhou o vírus do adias !!!!!


    picareta, a verdade é que agradeço todos os comentários que recebi. Cada um aporta a sua experiência de vida e as suas perspectivas e acho que é isso que nos enriquece aqui neste fórum (bem, se calhar o conhecimento técnico nesta área também ajuda).

    Em relação à casa em si, ainda há muito pela frente e como já tinha dito o orçamento está pensado e partilhado com o nosos arquitecto. Penso que a coisa se faz desde que saibamos o que podemos gastar, o que queremos gastar e como o deveremos gastar. Ser moderadamente conservador também ajuda pelo meio...

    Agradeço todos os vossos comentários e se alguém tiver mais alguma sugestão em relação à arquitectura faça favor de partilhar :)
  6.  # 106

    Que parede é que vai fazer no encosto com o lote do lado?
  7.  # 107

    Colocado por: PicaretaQue parede é que vai fazer no encosto com o lote do lado?


    Ainda não discutimos isso, mas tanto eu como o vizinho gostaríamos que a coisa ficasse devidamente isolada em termos acústicos.
  8.  # 108

    Colocado por: riscosdeixem-se de minhoquices cada um constrói o que quer, que direito alguém tem de "criticar" o facto do homem querer construir uma casa de 350m2. Que nem é nada de especial, faço "n" por ano com mais área... falem e aconselhem sobre a arquitetura no seu contexto e não sobre um facto que ja todos entendemos que é ter "dor de cotovelo" por não puder construir uma casa de 300 mil euros, quando secalhar para o pires esses 300 mil euros nem moça fazem!!!
    Concordam com este comentário:jorgferr,Picareta


    Pessoalmente acho que uma casa é mais que uma arquitectura. É um investimento e o sítio onde se vai viver.
    Assim sendo "o tamanho" importa, tal como a sua disposição. Não sou arquitecto e tento ver a minha família a viver na casa em questão.
    Mantenho a minha opinião, que acho que esteja longe de dor de cotovelo. Forum da casa e não da arquitectura...
  9.  # 109

    Colocado por: PicaretaQue parede é que vai fazer no encosto com o lote do lado?


    picareta, esqueça lá que só agora é que acordei para a vida e li a sua pergunta como deve de ser. A parede do lado esquerdo. As casas geminam completamente ao longo do seu comprimento e altura. Nas plantas é perceptível.
  10.  # 110

    Colocado por: Jpires76picareta, esqueça lá que só agora é que acordei para a vida e li a sua pergunta como deve de ser.

    A sua primeira resposta é que me parece a correcta. Eu quero saber as características dessa parede. Vai construir em simultâneo com o seu vizinho? e se o seu vizinho nunca construir? vai colocar isolamento térmico?
  11.  # 111

    Colocado por: Picareta
    A sua primeira resposta é que me parece a correcta. Eu quero saber as características dessa parede. Vai construir em simultâneo com o seu vizinho? e se o seu vizinho nunca construir? vai colocar isolamento térmico?


    Eu e o meu vizinho vamos construir em simultâneo e partilhamos o mesmo arquitecto. A ver que benesses surgirão daqui ao nível de custos e sinergias...
  12.  # 112

    Ou estou a perder sentido crítico, ou é da idade, ou a qualidade dos projectos está a melhorar. :-)

    Ainda só falei na posição da piscina (certifique-se que não fica à sombra) porque as utilizo com muita frequência e... porque gostei bastante do resto.
    E olhem que para eu dizer isto...(!)

    Até gostei da (/achei piada à) casa de banho no patim do meio da escada (mesmo que tenha um pé direito de uns 2,10)!

    Só umas coisas que eu evitaria:
    - ter o espaço aberto entre o r/ch e o 1.º (aquecimento do espaço; ruído da sala + ruído e cheiros da cozinha para a zona dos quartos; etc.).
    - a propósito: (também) devia haver uma porta na escada de acesso à cave.
    - os dois lavatórios na mesma bancada (se já usou e funcionou, tudo bem. Na minha experiência é que só muito raramente se utilizam os dois em simultâneo).

    Percebi, desde o início, que a arquitectura e dimensão da casa do Jpires76 está condicionada à do vizinho, uma vez que são casas geminadas, e tencionam construir em simultâneo.
    O facto de contruirem em simultâneo e com o MESMO construtor, devia permitir-lhes POUPAR uns 5 a 10% . Se alguns materiais e o tipo de acabamentos for o mesmo (sobretudo serralharias, carpintarias, cantarias...), ainda melhor! (haja outros que se pronunciem sobre isto, porque acredito que o Jpires ficará muito agradecido)

    Quanto à opção da área de construção - já referi que está condicionado pelo vizinho - está só um bocadinho acima do que eu faria para mim.
    Como ainda por cima o Jpires considera a localização "ideal" (o que deve prevalecer é, em primeiro lugar a localização, em segundo lugar a localização e em terceiro lugar a localização), este projecto tem tudo para se tornar um sucesso.

    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: PapoilaVerde
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jpires76
  13.  # 113

    Colocado por: Luis K. W.Ou estou a perder sentido crítico, ou é da idade, ou a qualidade dos projectos está a melhorar. :-)

    Só umas coisas que eu evitaria:
    - ter o espaço aberto entre o r/ch e o 1.º (aquecimento do espaço; ruído da sala + ruído e cheiros da cozinha para a zona dos quartos; etc.).
    - a propósito: (também) devia haver uma porta na escada de acesso à cave.
    - os dois lavatórios na mesma bancada (se já usou e funcionou, tudo bem. Na minha experiência é que só muito raramente se utilizam os dois em simultâneo).

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jpires76


    Caro Luis, obrigado pelo valioso contributo. Os dois lavatórios ficaram na planta mas temos planificado apenas um lavatório por bancada. Em relação aos espaço aberto entre R/C e 1º andar e a porta de acesso à cave parecem-me boas ideias que tratarei de partilhar com o arquitecto. Obrigado!
  14.  # 114

    Façam lá o favor de ler as coisas com calma por uma vez, pode ser?

    Colocado por: RCFMas, 16 m2 é bem melhor!

    E eu por acaso disse o contrário?
    Por acaso acham que vou ter quartos de 6 ou 9 m2 na minha casa?
    A única coisa que pretendi com o meu comentário foi, muito simplesmente, rebater o uso da palavra "precisa". Eu não preciso em absoluto da casa que vou fazer, até porque já tenho uma, mas quero fazê-la e quero que tenha umas áreas simpáticas. A diferença parece-me óbvia.

    O meu ponto principal é só um e volto a repeti-lo: ainda nada do discurso do Jpires me deu a entender que tem grande folga orçamental para fazer face ao investimento que está a querer fazer. O que mais há neste fórum é DO que, antes de iniciar o processo, estavam com a ideia que iam conseguir gastar só X e depois se vieram a aperceber que iriam ter de gastar bem mais que isso, seja quando começaram a pedir orçamentos seja já em obra (quem foi já aquele que teve problemas com a estabilidade do terreno e teve de gastar mais 30 ou 40k em fundações? E aquele que viu material ser-lhe roubado?). Por muito superior que eu me considere ao comum dos mortais (acalmem-se é só piada), não sou arrogante ao ponto de achar que consigo prever tudo em absoluto num projeto desta complexidade e evitar todos os azares. Assim sendo, a única opção saudável parece-me ser a de partir de um projeto que apenas envolva 80-90% do orçamento total disponível e deixar o resto de "almofada" de segurança. Quem quiser arriscar e fazer de outra forma, pois faça favor, mas que esteja consciente de que está a correr riscos , nada desprezáveis.

    O pior é quando vejo sinais de que o orçamento já está esticado ainda antes de a obra começar somados ao uso de argumentos de "auto-convencimento" de que se "precisa" de coisas que nada têm de essencial. Parece-me uma mistura explosiva.

    Vou dar um exemplo muito claro: estimando um preço "muito amigo" de 250-300€/m2 já com IVA para a cave e dando de barato que precisa de 30 m2 para arrecadação/lavandaria/etc, já reparou que vai gastar 25-30 000€ (o mais certo é ser mais que isso) num espaço que vai usar literalmente uma vez por festa? A menos que me diga que vai fazer festas na cave todos os fds, mesmo no verão, e já não pensando que os filhos daqui a uns anos já deverão querer outra coisa que festas na cave do papá, parece um bocado exagerado, não?
    Brincando um pouco: por esse dinheiro aluga salões de festas com insufláveis e pessoal de apoio até ao fim dos seus dias... Melhor ainda, compra um salão de festas algures por perto e arrenda-o quando não precisa (com jeitinho ainda fica com retorno do investimento) ;)

    Mas, se o Jpires, que será maior e estará na posse das suas plenas faculdades, quer mesmo fazer uma casa com estas características pois que avance, quem sou eu para lhe dizer que não o pode fazer. A planta parece-me bastante bem conseguida.
    Que me parece que não devia, parece. Mas deixemos agora o tempo fazer o seu trabalho.
  15.  # 115

    Boa tarde a todos.

    Dois meses depois aqui deixo uma actualização ao projecto... Como comentado inicialmente, o processo está a decorrer em conjunto com o meu vizinho, tendo tudo corrido muito bem neste processo a dois (!). Entretanto o processo avançou, estando o estudo prévio de arquitectura já mesmo nos finalmentes e tendo enretando adjudicado as especialidades e o projecto de execução. Pelo meio, tivemos uma reunião na câmara para responder a algumas dúvidas e acabámos por sair de lá com a ideia que aquilo que devia ser preto ou branco afinal pode ser cinzento... De qualquer forma, iremos avançar com a entrada do projecto de arquitectura muito rapidamente.

    Estamos muito contentes com o estudo prévio, estando agora pendentes de algumas potenciais decisões a tomar na fase do projecto de execução dado o orçamento.

    Envio em anexo os detalhes do estudo prévio. Recordo que a moradia irá geminar com a casa do meu vizinho (que omiti por razões de privacidade). Não sendo simétricas a nível de alçados (devido a terem de acomodar diferentes situações/necessidades familiares), a verdade é que a coisa acabou por ficar bastante a nosso gosto.

    Agradeço desde já todos os comentários e criticas constructivas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos
      alcado frontal.JPG
  16.  # 116

    Alçado Lateral
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos
      alcado lateral.JPG
  17.  # 117

    Alçado Posterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos
      alçado posterior.JPG
  18.  # 118

    R/C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos
      RC.JPG
  19.  # 119

    Exterior/Traseiras
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos
      exterior traseiras.JPG
  20.  # 120

    Cave
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos
      cave.JPG
 
0.0388 seg. NEW