Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 9 junho 2017

     # 41

    Colocado por: fernandoFerreiraBoas! necessito instalar sistema de alarme numa fracção de escritorio. tem uma sala ampla e uma sala de reuniões.
    não quero contratos com custos mensais.
    a minha ideia era comprar um KIT, montar e configurar, se nao for dificil. de preferencia DIY
    que aconselham ?

    Se o alarme não dispuser de sirene (audível exteriormente) e se não estiver a prever chamar a Polícia apenas baseado no sinal do alarme, pode fazê-lo. No entanto, se dispuser de sirene ou, mesmo se não dispuser, mas se levar à ativação da Polícia apenas baseado no alarme, este apenas pode ser instalado por empresa legalmente habilitada a instalar alarmes.
  1.  # 42

    ou seja se for um DIY não pode ter sirene que se ouça na rua?
    • RCF
    • 9 junho 2017 editado

     # 43

    Colocado por: fernandoFerreiraou seja se for um DIY não pode ter sirene que se ouça na rua?

    Em bom rigor, um alarme de intrusão tem sempre de ser instalado por alguém legalmente habilitado - é o que prevê a Lei de Segurança Privada, que acrescenta, ainda que, se tiver sirene exterior ou equipamento de comunicação suscetível de desencadear uma chamada para o número nacional de emergência ou das forças de segurança está sujeita a comunicação e registo na autoridade policial da área, no prazo de cinco dias úteis posteriores à sua montagem.
    Ora, se não tiver sirene exterior, não tem de ser comunicado à Polícia e se não desencadear uma chamada à Polícia, esta não saberá da sua existência...
    A intenção da Lei foi profissionalizar (eventualmente, também, proteger e potenciar o mercado) e evitar alarmes falsos, pois um sistema instalado por uma pessoa qualquer, terá maior probabilidade de não ser tão eficiente.
  2.  # 44

    Penso que não pode ter qualquer sirene, se tiver tem de ser comunicado à policia no prazo de 5 dias como alguém disse.

    O alarme deve ter associado um sistema de gravação de vídeo que exiba o local coberto e mostre imediatamente à pessoa que recebe o aviso de possível intrusão o que se passa, o que levou (ou pode ter levado) o sensor a ser accionado. Dessa forma despista perto de 99% dos falsos alarmes e se for verdadeiro pode indicar a quem quer que vá ajudar a terminar a situação que tipo de intruso é e por aí em diante. Idealmente deve ter acesso em directo para o caso das imagens não serem suficientemente explícitas para determinar o que se passa.
  3.  # 45

    Pode ter sirene interior e se meter exterior tem que declarar no posto da policia. Ja mais o alarme comunica direto para a policia, tem que passar sempre por alguem...
    Nao é obrigatorio ter registo de video.
    • AC1976
    • 6 setembro 2017 editado

     # 46

    Boa tarde, estou a pedir orcamentos p/ colocacao de um sistema de CCTV e anti-intrusao na moradia que estou a construir.

    Gostaria de pedir o favor aos forenses as vossas opinioes/experiencias de sistemas fiáveis e com boa relacao qualidade preco.
    Até agora só obtive dum fornecedor orcamento CROW e dá-me a entender que cobram muito mais do dobro que o custo do material pela instalacao (na internet tendo as refs dos materiais consegue-se +- perceber o custo dos materiais...), deram-me os seguintes pcs

    SAIR (sistema de seguranca anti-intrusao e roubo)
    1 Unidade de Controlo c/ teclado, tipo RUNNER4 /8 Bateria Recarregável, tipo 12V7AH
    3 Infravermelho, tipo SWAN
    1 Sirene Exterior, tipo LD97F
    1 Sirene Interior, tipo VEGA
    495 euros + IVA
    11 sensores magneticos de porta/janela 270 euros + IVA

    sistema CCTV
    2 Câmaras Minidome, HAC1100
    Fonte de Alimentação, ACAD20
    1 Vídeo Gravador 4 canais WebServer, HCVR4104
    1 Disco Rigido 1 TB, HDD1000
    498 euros + IVA
    total fica em 1263 euros + IVA
    É caro?
    Recomendam o sistema?
    Tenho gatos, tenho algum receio que activem os sensores...

    Quem tenha experiencia / refs pff enviem por MP.

    Agradecida!
    • josexy
    • 7 setembro 2017 editado

     # 47

    == ALARME ==
    O alarme parece estar com um preço normal.

    Sim, os gatos podem activar os sensores, mesmo os que dizem ser apropriados para animais.
    Mas não é garantido que o façam, é uma questão de tentar posicionar os sensores em locais onde seja pouco provável que os gatos saltem à frente dos infravermelhos... porque se andarem no chão geralmente nenhum para animais dispara porque simplesmente o sensor "cega" essa zona abaixo de determinada altura... outros mais "inteligentes" dividem o chão por áreas e desde que não ocupe mais do que um determinado número de sectores o sensor não dispara... mas nisto há muitos modelos e tecnologias e não sei exactamente como os da Crown funcionam.

    Também podem colocar os sensores em divisões onde os animais não podem circular, ou onde pelo menos não podem saltar para cima de coisas.
    Uma vez que existe o risco de desligar os sensores de movimento caso os animais provoquem o seu disparo deveria ponderar sensores de quebra de vidro, porque muita gente parte os vidros para entrar nas moradias.
    Outro truque é quando saírem deixarem os gatos numa divisão sem sensores de movimento ou mesmo no exterior (se tal for opção)... ou até mesmo numa divisão com uma pequena entrada na parede para os gatos passarem para o exterior e terem assim alguma liberdade de movimento. Idealmente a porta interior de acesso ao interior do resto da casa nessa divisão deve ser tão resistente como as exteriores e deve ter um sensor a cobrir essa área da porta caso alguém consiga entrar por essa divisão.

    == CCTV ==

    Em termos de preço parece dentro do normal.

    O CCTV fico preocupado com o gravador Dahua HCVR4104, porque não são seguros para ligar à Internet, infelizmente é equipamento chinoca, e acho que as empresas lá não podem produzir equipamentos realmente seguros porque o governo de lá quer entrar nos equipamentos todos. Se não acredita, é só visitar: http://www.insecam.org para ver muitas das câmaras acessíveis, e não são todas porque eles filtram o que é exibido. É verdade que eles corrigiram alguns problemas, mas a segurança continua a ser ridiculamente baixa... e não é só verem em directo, podem voltar atrás, podem alterar os registos, desligar a gravação, desconfigurar para não se aceder à distância, mudar a data e hora, etc.
    Se não ligar o gravador à Internet então parece um equipamento razoável. Por outro lado, se o alarme disparar como é que vai saber se é um alarme falso ou verdadeiro se não puder consultar à distância? Também não conheço equipamento alternativo que considere seguro, mas talvez outros conheçam.

    Mas fico preocupado, onde é que está a caixa de protecção para proteger o video-gravador de ser levado pela gatonagem?
    E onde é que está a UPS? Unidade de Energia Auxiliar, que funciona com baterias em caso de falha eléctrica, falha normal ou falha provocada pela gatonagem.
    As UPS's tem de ser mudadas a cada 1 a 3 anos conforme a qualidade das mesmas porque as baterias morrem passado mais ou menos esse tempo... algumas é possível mudar só a bateria, na maioria dos casos tem de mudar o aparelho UPS todo. A melhor marca é a APC, mas eles também cobram bem a qualidade... outras alternativas poderão valer a pena, não terão a mesma qualidade, mas poderá ser suficiente desde que as mude a cada 1 a 2 anos. Os modelos "online" são os melhores, e quantos mais "VA" tiverem mais tempo o gravador continuará a funcionar após o corte eléctrico... uma de 10.000 VA irá durar muito mais que uma de 1.000 VA.
    Idealmente a UPS deve ser "online" e produzir uma onda de saída "Sinusoidal pura", para reduzir os riscos de problemas com alguns aparelhos mais sensíveis. Se tal for o caso, os fabricantes fazem questão de indicar na embalagem, porque não é assim tão comum como isso (exemplo da Phasak com um equipamento "online" e com "Sinusoidal pura": http://www.phasak.com/pt/producto/ups-phasak-gate-lcd-on-line-6000-va )... na maior parte dos casos são "Onda pseudo-sinusoidal" que é menos bom para os equipamentos.
    Convém lembrar, se ligar à Internet o modem e todo o restante equipamento necessário para que a Internet funcione, tem de estar também ligado a uma UPS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AC1976, hesskhe
  4.  # 48

    Os preços estao adequados para o material.
    Os gravadores dahua sao tao inseguros como todos os outros, 99% dos acessos indeviduos é porque nem a porcaria da password mudam.
    É de onde?
  5.  # 49

    Os Duhua e outros chinocas vêm com utilizadores e por vezes com passwords pré-gravadas que não podem ser mudadas, a maioria deixa (ou deixava, se já tiverem corrigido) entrar directamente sem necessidade sequer de qualquer utilizador & senha; vêm com telnet disponível e muitas vezes sem sequer ser necessário qualquer código; os servidores web do gravador normalmente são antigos e com imensas vulnerabilidades que permitem ver os vídeos em directo sem necessidade de qualquer utilizador & senha, outras vezes permitem ver tudo e por vezes até alterar tudo no interface web incluindo criar utilizadores novos.

    Gostava de dizer que em modelos fabricados pelas marcas europeias são melhores, mas muitas são apenas autocolantes colados a caixas de fabricantes chinocas, e outros são realmente fabricadas de propósito mas têm o mesmo tipo de vulnerabilidades e o acesso aos mesmos remotos são tão inseguras, ou quase tão inseguras como o dos modelos chinocas.

    A única webcam que vi que é considerada minimamente segura é uma chamada SmartFrog (fonte: https://www.iot-tests.org/2017/03/first-certified-ip-camera-smartfrog/ ) e mesmo essa ainda não está à venda, e aparentemente só é segura do acesso indiscriminado de qualquer um na Internet, porque aparentemente a empresa que o fabrica deverá ter acesso na mesma, já que deverá estar ligado à conta online da empresa para funcionar... ou seja, é mais interessante, mas a privacidade continua em causa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AC1976
  6.  # 50

    No mundo da internet nada é seguro, realmente por exemplo os dahua vinham com utilizadores (888888 e o 666666) que nao davam para alterar, mas eram utilizadores com acesso local unicamente.
    Desligar o p2p, abrir portas e nao colocar o equipamento no DMZ, criar um link ddns por exemplo no dyndns São politicas que deviam ser obrigatorias, vejo tecnicos ditos especializados a fazer coisas que nem é bom....
  7.  # 51

    Mas o servidor de acesso às cameras está onde? No Gravador? Se sim o risco é diminuto, se fizerem o que o helderdls indica. Bloquear as portas, não usar DMZ, fazer port forwarding interno à rede, para não se utilizarem as portas comuns, e um DDNS ... Fica bem mais dificil aceder ...

    Agora se o servidor fôr como em alguns sistemas, uma ligação a um servidor centralizado de uma empresa ... então ... a coisa já fica mais dificil!
  8.  # 52

    eu uso cameras da netatmo e estou muito satisfeito com elas apesar do preço elevado
  9.  # 53

    Colocado por: Slavikeu uso cameras da netatmo e estou muito satisfeito com elas apesar do preço elevado


    Como interliga as cameras, com a sirene, etc... Pode dar uma descrição do seu sistema.
    O problema dessas cameras é que não são PoE, não dá para fazer a gravação centralizada, e funcionam um mpouco autonomamente ... pelo menos é o que me parece.
  10.  # 54

    Não a tenho interligada com uma sirene devido às limitações legais mas sim com um sistema de luzes através de IFTTT
    O facto de nao fazer gravação centralizada para mim é uma vantagem pois nao corro o risco da central ser destruída ou roubada
  11.  # 55

    Obrigada a todos pelos comentários.
    Nao sabia que existiam sensores que actuavam na quebra de vidro, pensei q só havia sensores magneticos de abertura de porta - q marcas? essa poderá ser uma alternativa já q me dizem q os PIR, infravermelhos nao toleram os gatos pois estes saltam e é dificil de controlar um disparo qd o gato anda mais irrequieto :)
    Entretanto estive a ver outro sistema Jablotron - nacionalidade checa e o sr foi determinantemente contra os sistemas de infravermelhos de movimento em casa por causa desta situacao dos gatos! diz q nem instala porque vai disparar sim! dispara a partir do 1m, 1,5m...e o gato inevitavelmente subirá a essa altura :/ como desfazer-me do bicho n é opcao discutimos uma solucao alternativa, embora mais cara, q sao os feixes de infravermelhos na fachada da casa ...já alguem instalou algo semelhante? claro q pode ser imobuilizado por vandalismo, mas n sem antes soar o alarme...e claro se n estiver rente à fachada pode sp passar um passaro ou algo assim e fazer soar o alarme ( a moradia tenho um muro perimetral pelo q s alguem passar é pq é alguem c más intencoes...)
    alguem q tenha algum sistema de infravermelhos dentro de casa com gatos e tenha conseguido circundar este problema?
    haverao sistemas que melhor respondem a este problema? ainda nao recebi orcamento da Joblotrom, mas qd tiver recebido informo.
    helderdls, sou da zona de Lisboa.

    Obrigada!
    Alexandra
  12.  # 56

    Bom dia
    Seria possível enviar por mensagem privada o vendedor / instalador da Jablotron ? é que quero avançar com a instalação do sistema de alarme e é a marca que gostaria de instalar. Até consigo comprar online (casaautomatica) mas depois na hora de instalar não tenho conhecimentos para isso e as casas de alarmes nunca se interessam por montar sistemas que não são comercializados por eles.
  13.  # 57

    Quase todas as empresas de alarmes de intrusão a sério tem detectores de quebra de vidro, a Jablotron também tem sensores de quebra de vidro (modelo sem fios: JA-85B Detetor de quebra de vidro sem fios (868Mhz); ou modelo por cabo: JA-110B Detetor de quebra de vidro por cabo; ou outro modelo por cabo: Detetor de vidros partidos GBS-210 VIVO).

    Outra hipótese para detectar movimento é colocar um sensor chamado "Detetor tipo cortina para exterior" (na Jablotron para o modelo sem fios chamam-lhe: JA-87P Detetor tipo cortina para exterior sem fios p/ série OÁSIS (868Mhz)).
    O detector tipo cortina para exterior pode ser colocado idealmente entre a persiana e a janela, se existir espaço físico para colocar o sensor, de forma a que se alguém tentar/ conseguir entrar por aí, ser detectado mais prematuramente. Por outro lado é preciso que os gatos não vão para o parapeito do lado de fora para não fazer o alarme disparar, o que é fácil, basta manter os gatos dentro da casa, ou então manter a persiana (e a janela) fechada.

    Fica ainda a sugestão para colocar detectores de incêndio, porque apesar de tudo ainda é mais provável ter um incêndio em casa que um furto/ roubo. Quanto mais cedo for detectado, mais depressa pode ser controlado, em especial se tiver câmaras de vigilância no interior e for capaz de confirmar que é um incêndio real (se tiver fora de casa).
    Normalmente mete-se no mínimo 1 sensor por andar, geralmente no corredor próximo dos quartos, e eventualmente na cozinha. Na cozinha convêm que seja um modelo que só dispare pelo aumento de temperatura abrupta, porque os fumos são uma constante nas cozinhas e os falsos alarmes devem ser evitados.
    Claro que pode ir mais além e colocar em todos os quartos, escritório, sala, sala de máquinas (se tiver), garagem, etc. fica é mais dispendioso.

    Ao contrário da crença popular, as crianças não tendem a acordar com o alarme de incêndio, e tendem a ignorá-lo mesmo que o ouçam enquanto dormem, pelo que convêm eventualmente adicionar sistema de sirene com flash no interior (na Jabletron tem o modelo por cabo "SA-913B") não só para o quarto das crianças como para o quarto dos adultos, para aumentar as probabilidades de acordarem e verificarem mesmo o que se passa.

    Os modelos sugeridos poderão eventualmente estar restritos a determinadas configurações de instalação e poderão não ser possíveis de instalar, é preciso falar com um instalador com formação na marca para saber o que é e o que não é possível.
  14.  # 58

    com as cameras da netatmo não corro esse risco pois diferencia humanos de animais
  15.  # 59

    Sim, a netatmo em teoria terá muito mais facilidade nesse aspecto pois é muito mais fácil destingir pessoas de animais com um sistema de vídeo e respectivo programa interno de análise de imagens que depois decide se é ou não um animal.

    Por outro lado não fico descansado pois essa empresa não aparenta levar a segurança a sério, e tal seria óbvio se eles tivessem por exemplo relatórios de empresas especializadas em análises de segurança tecnológica (tipo: Rapid7, Cure53, nccgroup, Veracode, Quarkslab, SektionEins GmbH, Kudelski Security, X41 D-SEC GmbH, Security Research Labs, etc.) onde indicassem claramente o tipo de análise realizada e os seus resultados.
    Assim, é difícil saber se a própria câmara é segura ou está a ser usada para o(a) expiar.
  16.  # 60

    Bom dia

    Mas a questao nao é a camara distinguir pessoas de animais, pois estas estao fora de casa, mas antes os sistemas de PIR, infravermelhos de movimento que seriam instalados dentro de casa, tanto a Jablotron, Crow, etc., os infravermelhos sinalizem alarme se detectam movimento acima do 1.5m de altura...com um gato a subir ao parapeito da janela ou mesa em casa, isto nao vai correr bem ...

    Josexy: curioso, o técnico da Jablotron nao me falou em sensores de quebra de vidro, falou sim em feixes de luz infravermelho para colocar no exterior e que no fundo varrem a zona da fachada da casa - mas também me disse que é um sistema muito mais caro mas também mais fiável ... eventualmente é o modelo que referiu "Detetor tipo cortina para exterior"...se alguem tiver este sistema ficava agradecida que desse feedback, entretanto vou tentar saber, obg pela dica.
 
0.0350 seg. NEW