Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    A ideia será meter a zona a amarelo toda abaixo, nivelar todo o chão:

    Aérea 1


    Em seguida vai-se remodelar a adega e fazer um apoio à habitação tal como está na foto abaixo a laranja, vai servir para garagem de 3 carros, uma zona de arrumos e uma zona de lavandaria:

    Aérea 2
  2.  # 42

    Zédasilva, é provável.
    Os meus avós foram emigrantes na venezuela, se calhar é isso.
    Mas eu vou perguntar e depois se houver um significado venho cá colocar :D

    Colocado por: zedasilva
    Não!
    Por isso perguntei, sempre me intriguei sobre a origem daquela escultura.
    Creio que ouvi uma vez alguém dizer que teria algo a ver com a Venezuela, mas não sei se é verdade
  3.  # 43

    Colocado por: cadu87Em seguida vai-se remodelar a adega e fazer um apoio à habitação tal como está na foto abaixo a laranja, vai servir para garagem de 3 carros, uma zona de arrumos e uma zona de lavandaria:


    Ou estou a ver mal ou não gosto da ideia.
    A entrada (carros) é feita pela frente e a garagem está lá atrás de tudo?
    Tem a casa principal à frente e separado de tudo tem a adega, e a garagem com arrumos. Vai andar sempre na rua quando quiser ir à lavandaria?

    E que tal transformar a adega na garagem (melhor acesso de carro) e fazer um anexo colado à casa com lavandaria e arrumos?
    Atrás da casa de forma a não se notar muito?
  4.  # 44

    Pois, se quiser ir a lavandaria terei que ir à rua.
    Realmente um inconveniente :S

    A adega está MESMO fora de questão modificar, vai manter-se como está apenas remodelando.

    A entrada dos carros é feita conforme a linha que mostro na foto:

    Carros
  5.  # 45

    Colocado por: cadu87A entrada dos carros é feita conforme a linha que mostro


    Era o que eu pensava.
    Não gosto e não é muito prático, tem que ter o piso preparado para carros.
    E que tal fazer a garagem/arrumos/lavandaria no sítio do barracão... mais enquadrada, claro!
    Fica junto à casa e fica com as traseiras livres para fazer o que quiser. Jardim, horta, explanada, etc...
    Ganha logo outra privacidade...
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cadu87
  6.  # 46

    Também não está mal pensado e não tinha posto essa opção.

    Só existe um senão. É que pela zona onde está a linha dos "carros", tem que passar tractores para a horta, e por norma são dos "GRANDES". Ao fazer a garagem no sitio do barracão teria que fazer um portão muito alto, ou então arranjar uma solução para os tractores passarem.

    Eu quando tiver uns minutos livres vou tirar umas fotos à zona em questão para terem melhor percepção do espaço em causa.
  7.  # 47

    Colocado por: cadu87Também não está mal pensado e não tinha posto essa opção.

    Só existe um senão. É que pela zona onde está a linha dos "carros", tem que passar tractores para a horta, e por norma são dos "GRANDES". Ao fazer a garagem no sitio do barracão teria que fazer um portão muito alto, ou então arranjar uma solução para os tractores passarem.

    Eu quando tiver uns minutos livres vou tirar umas fotos à zona em questão para terem melhor percepção do espaço em causa.


    Então quer dizer que para baixo é terreno agrícola seu... em último caso tem que deixar uma passagem de 3m...?
    Assim tão grande que precise dessas máquinas grandes?

    O pessoal aqui manda umas bocas mas não sabe a totalidade das limitações. Tem que analisar isso e fazer as suas escolhas...
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cadu87
  8.  # 48

    Colocado por: cadu87Mas o que não gosta da casa? As cores?

    Mas quando se faz uma abordagem como a sua, devia ao menos dizer o que leva a dizer que gosta de mais de um "barracão" do que de uma casa que o "único" defeito exterior que vê nas fotos são as cores.


    As cores, como disse o Cadu87 e bem, podem ser mudades com facilidade. Eu gosto mais do volume do armazém, isto porque o volume da casa apresenta demasiados elementos complexos e que teriam mais lógica numa estética pós-moderna pensada (ver obras de Robert Venturi, Philip Johnson, etc), guardas de ferro fundido/forjado de diferentes geometrias e estéticas, marcação de padieiras e parapeitos numa reminiscência de cantaria que não a é, a laje em consola da varanda, o coroamento da chaminé, etc.
    É uma casa eclética e eu gosto pouco disso, são gostos. Como não gosto muito da arquitetura dos arquitetos que mencionei acima.
    Já o "barracão" tem, para mim, mais potencial, sobretudo por partir de uma lógica mais "form follows function", o que permite uma abordagem mais interesante, para mim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cadu87
      telhado_curvo.jpg
  9.  # 49

    Com uma intervenção dessas ( afina tem mais coisas atrás e quer efectuar ainda demolições avultadas), arranje já um arquitecto e comece com este a delinear as diversas opções de programa.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  10.  # 50

    Colocado por: cadu87Em seguida vai-se remodelar a adega e fazer um apoio à habitação tal como está na foto abaixo a laranja, vai servir para garagem de 3 carros, uma zona de arrumos e uma zona de lavandaria

    Com a solução que apresenta, todo o terreno livre que tem vai passar a ser simplesmente caminho para carros e tratores, o que, a meu ver, estraga toda a vivência do espaço ao ar livre que de outra forma poderia aí ter.
    Se tem mesmo de ter acesso para os tratores, o que faria sentido era mesmo mandar a adega abaixo e fazer o acesso junto a essa estrema, o mais longe possível da casa e fazia a garagem de forma a que a entrada ficasse nesse acesso. É giro ter uma adega, mas pondere bem aquilo que sacrifica para a manter versus o real uso que lhe vai dar.

    Eu sou contra garagens, mas para quem acha impreterível fazê-las, defendo que devem ser feitas o mais próximo possível da estrada/rua, de preferência com o portão na estrema, para desperdiçar o mínimo possível de terreno em acesso para os carros (permitam-me o desabafo: quando andei a ver moradias o que mais confusão me fez foi ver terrenos já de si pequenos e que, por terem as garagens nas traseiras, tinham 50% ou mais do terreno livre inutilizado em caminho para os carros. Ou seja, as pessoas pagam pipas de massa para terem mais terreno que depois é só para ser calcado por um objeto inanimado que em rigor, bem podia ficar na via pública, como tantos ficam).

    No seu caso como tem de garantir acesso à horta fica tudo mais complicado, mas ao mesmo tempo já está a desperdiçar terreno pelo que não perde tanto em mandar a garagem para as traseiras. O que eu sugiro, se isso for importante para si, é que estruture a coisa de forma a reduzir ao mínimo aquilo que é acesso para carros/tratores para poder ter um espaço exterior agradável. Talvez fazendo a entrada da garagem virada para a adega, no topo do L?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cadu87
  11.  # 51

    Boas mhpinto,

    a ideia geral que eu tinha é como na imagem abaixo.
    Como verifica, não vai haver muito espaço "desocupado", continua a haver passagem direta la para trás pra horta, e os espaços mortos acabam por ser compensados com jardim, flores, etc...

    Inicialmente estava com receio por causa da privacidade, a solução passará por altear um pouco os muros até ao limite permitido pela CM e depois colocar uma vedação em cima do muro.

    Claro que todas as ideias são bem vindas e mais tarde com a ajuda do arquitecto vai-se chegar a uma solução final, mas até lá já quero ir com ideias e não esperar só pelo que ele me tem a dizer.

    Será que a ideia como está em baixo é muito descabida?



    geral
  12.  # 52

    O ponto essencial daquilo que disse atrás é que, para mim (para si não sei) seria essencial ter um espaço exterior de lazer colado à casa. Fazendo aquilo que pretende o único espaço que vejo onde pode fazer isso é entre a casa e a garagem. Mas para isso não pode, ou pelo menos não me parece ideal, ter a entrada para a garagem a dar para esse espaço.
    A minha sugestão é, já que vai deitar abaixo o que está agora a vermelho nesta última foto, refaça de maneira a que os carros não tenham de entrar na garagem pelo norte, que entrem antes por oeste ou até pelo sul (esse jardim aí para trás vai servir para pouco assim como assim). Depois ponha uma porta de serventia para norte então.

    De resto, a ideia não me parece descabida. Não me parece é ser a melhor maneira de tirar proveito do terreno, mas se quer manter a adega e fazer garagem, sem mandar a garagem ainda para mais longe de casa (caso contrário metê-la nas traseiras da adega para mim seria o ideal, se deixasse toda a zona a vermelho sem construção ficava espetacular, ainda por cima virado a sul), então como leigo não vejo grandes alternativas.

    Mas um arquiteto poderá ter opinião diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cadu87
  13.  # 53

    Faça da adega uma garagem...

    Penso que tem aí demasiados percursos automoveis a invadir a zona de lazer/ intima da casa....

    Mas isto é uma opinião avulso.... so vendo e sentido o terreno in loco, é que se pode tirar uma conclusão, ou pelo menos uma ideia mais coerente.
  14.  # 54

    A ideia do Cadu87 parece-me algo confusa
    Eis uma outra sugestão:
      nsg.arq-1.jpg
    • cadu87
    • 29 novembro 2016 editado

     # 55

    Boa tarde a todos.

    Vou voltar a este tópico porque já tem levado alguns avanços, pelo menos a nível burocrático.

    Entretanto vou aqui deixar a planta da casa (não liguem à forma como está cotada, é um print do certificado energético)

  15.  # 56

    Para já anda na fase de Orçamentos.

    Parece que não existe crise para estes lados, pois todos os "remodeladores" estão ocupados e bem ocupados.

    Mas vou colocando aqui novidades.

    No que toca a alterações, num proximo post vou colocar tudo o que está a ser orçamentado.
  16.  # 57

    esse roupeiro no meio do corredor não dá com nada, encoste-o à parede da sala
    tb é pena fazer apenas um wc, pondere pelo menos um wc de serviço
  17.  # 58

    esse roupeiro no meio do corredor não dá com nada, encoste-o à parede da sala
    tb é pena fazer apenas um wc, pondere pelo menos um wc de serviço
  18.  # 59

    Boas Paulogsantos, a casa não vai ser feita, neste momento ela está feita, eu vou é fazer obras de remodelação.

    Esse roupeiro é para sair fora, nem pensei nisso duas vezes.

    As alterações totais eu vou descrever dentro em breve, assim já podem dar ideias e opinioes.
  19.  # 60

    Colocado por: cadu87Esse roupeiro é para sair fora, nem pensei nisso duas vezes.

    Quer isso dizer que aquela planta ainda não é a planta final, é isso? Que é a planta da casa como está antes das obras?
 
0.0259 seg. NEW