Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Depois de ter lançado um post recentemente sobre estimativas de preços de remodela de casas, lanço esta nova discussão para poder ficar mais esclarecido sobre moveis de cozinha.

    Já li inúmeras discussões sobre cozinhas neste fórum e quase todas apontam para as cozinha IKEA como as grandes vencedoras da ideal relação qualidade/preço. Já fui ao IKEA muitas vezes ver as cozinhas, já brinquei com o planeador de cozinhas deles inclusivamente. Também já andei a pesquisar no mundo real algumas marcas de cozinhas que vou encontrando (ForLADY, LEIKEN, MIELE, etc).

    De facto confirmo que as cozinhas IKEA possuem um preço imbatível em relação às outras. Por um valor médio de 3500€-4000€ compramos uma cozinha IKEA enorme (inclusivamente com electrodomésticos)

    Mas há algo que me incomoda. Não há, em Portugal, marcas de cozinhas que não sejam Espanholas ou Italianas? Não existem cozinhas feitas por empresas nacionais, com design nacional, com um custo e qualidade que se aproximem das cozinhas IKEA?

    Era aqui que queria obter a contribuição dos ilustres utilizadores deste fórum, ou seja, que falem do seu conhecimento, das suas experiências, dos seus negócios, no sentido de perceber se de facto existem mais para além de IKEA e marcas estrangeiras inflacionadas.

    Obrigado,

    Cumprimentos.

    LT
  2.  # 2

    Claro que existem.
    Basta fazer um passeio até à zona de Paredes, Paços de Ferreira que encontra enumeras empresas que produzem, desenham cozinhas por medida.
    Mas sempre um bocadinho a cima do preço do Ikea.
  3.  # 3

    Colocado por: lterreiroNão há, em Portugal, marcas de cozinhas que não sejam Espanholas ou Italianas?

    Se deixar a net, e olhar para o Portugal "real", vai encontrar IMENSOS fabricantes. Pelo menos aqui pelo norte!
    E vai ficar espantado com a qualidade que encontra! E também com a rascaria... ;)
    Concordam com este comentário: JoaoARicardo
  4.  # 4

    Boas,

    Podem dar exemplos de empresas que conheçam?
    •  
      FD
    • 8 maio 2009

     # 5

    É este o defeito dos pequenos empresários portugueses: o cliente compra marcas e o português fabrica produtos.

    Um dia, talvez um dia as coisas mudem. Desculpe o desabafo... :)
    Concordam com este comentário: kostta, Lrusso
  5.  # 6

    Essa é um grande verdade. Daí eu querer tentar perceber o que é nacional ou não é. confesso que até ao momento ganham as marcas estrangeiras. Só encontrei duas empresas nacionais. É a Nicolau Lucas Duarte e a JDias. Alguém já ouviu falar delas ou foi cliente?

    Falta muita divulgação das nossas marcas.

    Outra coisa que me incomoda e que é transversal a todas as marcas é a falta de preços. Se eu vou ao IKEA consigo perceber quanto me custa uma cozinha. Se vou às outras marcas, nada.

    Eu compreendo logicamente que cada cozinha é um caso. Cada qual terá o seu preço.

    Mas será assim tão impossível ter uma estimativa, uma determinada lógica de preços associada aos modelos e aos catálogos que produzem, por exemplo na Internet? É que eu não tenho disponibilidade para andar de loja em loja a ver cozinha. Uso a internet porque acredito ser uma ferramenta de excelência para este tipo de pesquisa. Além de poupar tempo, poupo chatices.

    Uma vez fui a uma loja de cozinhas da marca forLady. Fui lá pedir ajuda, estimativas de preços, informação para poder aperceber-me da relação qualidade/preço das cozinhas. A pessoa que me atendeu basicamente não queria fazer nada. Tinha de arrancar respostas às minhas dúvidas a ferros e quando lhe peço para fazer um orçamento com a minha planta da cozinha, diz-me que tá cheio de trabalho e só por 15 dias é que podia fazer alguma coisa! O mercado das cozinhas não deve sentir a famosa crise! :-D.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MVale
    •  
      FD
    • 8 maio 2009

     # 7

    Uma liçãozinha simples de marketing para este tipo de profissionais que nos poderiam ler:

    Óptica de produção -> o fabricante faz o que lhe convém e coloca no mercado
    Óptica de mercado -> o fabricante consulta o mercado, vê as suas necessidades e desejos, concebe o produto com base nesse estudo e comunica convenientemente o produto (e a marca)

    Qual acham que terá mais sucesso? É muito simples, não tem qualquer ciência e os resultados são excelentes.

    Quanto à marca, existe um conceito que se chama "retenção". Como é que funciona? Pegam numa dúzia de pessoas e tentam que elas associem um produto a uma marca. Aquela que mais vezes for mencionada para o respectivo produto é a mais bem sucedida.
    O vosso trabalho é associarem o nome do vosso produto à vossa marca. Se o conseguirem, o sucesso é garantido.

    Aqui nesta mesma dicussão, vê-se o resultado: cozinhas? IKEA!

    Tanto haveria a dizer, mas fica para outro dia. :)
    Não se queixem é da crise, da falta de apoio do governo, dos impostos e de outras coisas, queixem-se de vocês! ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nbastos
  6.  # 8

    Caro lterreiro.
    Se quer uma estimativa rápida, uma cozinha de fabricante nacional, com portas lacadas (considerei portas de boa qualidade, que ficam mais caras do que as de madeira envernizada), com armários superiores e inferiores, com bancada e rodatampo em granito nacional, pode custar uns 1.000,00euros/metro linear (iva incluído).
  7.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.Caro lterreiro.
    Se quer uma estimativa rápida, uma cozinha de fabricante nacional, com portas lacadas (considerei portas de boa qualidade, que ficam mais caras do que as de madeira envernizada), com armários superiores e inferiores, com bancada e rodatampo em granito nacional, pode custar uns 1.000,00euros/metro linear (iva incluído).


    Luis, esse preço é a contar com os electrodomésticos? lol

    Arranja-se bem por uns 750€ (IVA incluido).
  8.  # 10

    Nacional tem a Jopimar. Desculpem a PUB, mas é do meu tio. Lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lterreiro, MVale
  9.  # 11

    Bom dia
    Esta é uma discusão que reflete a facilidade que algumas actividades ,tem em ganhar dinheiro sem preocupações de maior ,pois nem vontade tem de divulgar os seus produtos nem de ajudar os clientes,como comentou o Iterreiro !
    Eu pessoalmente já fui ao IKEA para encontrar uma solução para um armario dispenseiro para a cozinha,a solução, dois moveis de 60cm ,pois o espaço era 120cm mais um rodapé que tinha 200cm e pedi para cortar para facilitar o transporte ,disseram para partir que não faziam cortes montagem( eu )valor 450€.
    Sera esta uma boa solução ou apenas funciona em alguns casos!
  10.  # 12

    Então não aconselham comprar no Ikea a cozinha? Não queria nada de astronómico e até são mais acessíveis monetariamente. Pedi a outras empresas e rondou os 14 000 euros! Ou acham que o barato sai caro? Alguém tem experiência e que possa vir aqui contar?
    •  
      FD
    • 10 maio 2009

     # 13

    Eu aconselho desde que as medidas disponíveis funcionem na cozinha, isto é, desde que os móveis encaixem convenientemente.
    Os remates e aquelas pequenas coisas que servem para "encaixar" é que são de resolução mais difícil...

    Alguém da minha família comprou uma por 500€ e está lá para as voltas, sem qualquer tipo de problemas. Em termos estéticos/funcionais tem esse problema, as medidas disponíveis não encaixaram no final da parede e ficou parede a mais, o forno não encaixou muito bem e teve que se inventar, com a bancada a mesma coisa... por isso, com o que conheço, ou compra lá tudo ou tem que se preocupar mais com medidas e remendos/remates.
    • bch
    • 15 maio 2009

     # 14

    Qualidade e nacional tens a Comovar,visita o website ou vai a loja em telhiras que e de ficar de boca aberta,tambem tens a fabricozinhas
    • bch
    • 15 maio 2009

     # 15

    o Ikea é um engano, porque?eles dizem no catologo (explo) cozinha 500.00 eur,chegas ao ikea aos 500.00eur levas inda com o preço de dobradiças,rodapé(que só tem em aglomerado,o que é muito mau),puxadores;tampo; depois vem o pior instalação 69eur o metro linear, ou seja sais de la praticamente sem 1000.00 quando pensavas 500.00,tenho clientes que vieram pedir que instalasse a cozinha que compraram no ikea pois a instalação e um abuso,compraram pois pensavam que era mais barato do que se fosse eu a faze-la e afinal ficava mais caro ou a diferença na era muita.trabalho com uma empresa a interfer compro os kits,portas,sendo que a qualidade dos kits e das portas e superior e muito em relação ao ikea e o preço nao oscila muito. dai eu tambem mudar um bocado a minha vertente profissional da minha empresa e instalar cozinhas ikea,pois o preço praticado para instalação por parte da empresa parceira do ikea e um abuso,.e há cada vez mais procura..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ripff
      cozinha.jpg
  11.  # 16

    Existem algumas carpintarias que fabricam móveis de cozinha por medida a preços bastante acessíveis e com qualidade. Faça uma visita à zona industrial da zona onde reside, encontrará fábricas que desconhecia por completo. Peça sempre um orçamento, o mais descriminado possível.
    • bch
    • 15 maio 2009 editado

     # 17

    [pub]para quem estiver interessado na realização de trabalhos nessa área [email protected]
    bichinho_madeira.blogs.sapo.pt/ -[/pub]
      cozinhas.jpg
  12.  # 18

    Finalmente começam a aparecer algumas empresas :-D

    Obrigado a todos pelas informações
  13.  # 19

    No Porto só conheço uma loja de Cozinhas que se associa a marca. Decozim.
    Conheçem o edifício Lake Towers a seguir à ponte de arrábida, pois são eles que estão a fornecer, forneceram também a Quinta da Avenida do Arquitecto Souto Moura.
    Tem soluções para tudo e a relação preço/qualidade justifica-se
    • pilav
    • 29 maio 2009 editado

     # 20

    Conheço a Firma Nicolau Lucas Duarte,Em Foros de Benfica do Ribatejo, trabalham com uns acabamentos irreprienciveis.
 
0.0207 seg. NEW