Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a realizar a compra de um imóvel através de uma imobiliária.

    Parte da proposta que fiz, foi que a comissão imobiliária (5%) seria suportada por mim.

    A imobiliária propõe pagar os 5 % com ou sem IVA, ou seja, as 5% acrescem 20% sobre este valor de IVA. Normalmente gosto das situações claras, mas este apelo é "a minha carteira", gostava de saber a v/ opinião.

    Outra situação prende-se com o reconhecimento das assinaturas no CPCV, o actual proprietário encontra-se no estrangeiro impossibilitado de reconhecer o CPCV.

    Estive na conservatória e aparentemente nunca foi feito o registo, além disso o proprietário perdeu a escritura, não consegui saber se existe algum ónus.
  2.  # 2

    Um negócio com a visibilidade e envergadura de uma aquisição de uma casa NÃO PODE ter buracos tão grandes.
    1. uma mediadora imobiliária que propõe, às claras, cobrar uma comissão sem I.V.A., não é uma entidade séria (não se esqueça que esse IVA vai para o Estado, isto é, uma para todos nós... para si),
    2. uma mediadora imobiliária que se propõe vender uma casa sem ter a documentação necessária que comprove que o proprietário o é, não é uma entidade séria.
    3. Se o proprietário está no estrangeiro e quer realmente vender a casa, deveria ter deixado uma procuração a alguém para assinar o CPCV por ele.
    4. A mediadora imobiliária tem obrigação de saber que é fácilímo conseguir uma cópia da escritura de compra e venda. O original está no Cartório Notarial...
    5. Quem TEM DE pagar a comissão de mediação é o proprietário. Essa de você pagar metade é absurdo (é como se você pagasse metade dos 200gramas de carne ao talho fornecedor do restaurante onde vai comer um bife).

    (6. Mas... o que diz a Certidão da Conservatória do Registo Predial? É uma casa que não existe no terreno? Um apartamento que continua em nome da empresa que construiu o edifício?).

    Em resumo: não sente este cheiro que paira no ar? A mim cheira-me a burla.
    CONSULTE UM ADVOGADO.
  3.  # 3

    Não assine nada, e principalmente não de dinheiro nenhum a niguém sem ter toda a documentação na sua mão, e devidamente verificada por alguém que perceba do assunto.

    Na minha zona os advogados levam á volta dos 250, ou 300€ para verificar a documentação e elaborar o contrato de promessa.

    O proprietário embora no estrangeiro, pode sempre ir ao Consulado Português da área onde reside e passar procuração a alguém que possa vir representa-lo.

    Mesmo sem a cópia da escritura, só com o contribuinte do proprietário pode identificar a propriedade nas finanças e com o nº do artigo dirigir-se á conservatória pedir a Certidão.

    Boa sorte
    •  
      FD
    • 8 maio 2009 editado

     # 4

    Colocado por: Luis K. W.Essa de você pagar metade é absurdo

    Não é metade, é tudo. :)

    Reforço tudo o que foi dito.

    Pode até nem ser burla intencional mas que as coisas podem correr muito mal podem...
    Nunca foi feito o registo? Estará ilegal?
    Leia isto, para lhe abrir os olhos sobre o que se poderá estar a passar: https://forumdacasa.com/discussion/4181/solucao-para-casa-registada-nas-financas-mas-nao-na-camara/
  4.  # 5

    Colocado por: FD
    Colocado por: Luis K. W.Essa de você pagar metade é absurdo

    Não é metade, é tudo. :)
    Tem toda a razão, FD. É A TOTALIDADE da comissão. :-)
    Associei a outro caso, semelhante, que me contaram recentemente.
  5.  # 6

    Boas,
    Não é uma casa, é um terreno de construção.

    Em relação ão valor da comissão o mesmo foi acordado por mim, uma vez que foi um proposta que fiz á qual o proprietário aceitou. Ao valor da minha proposta acrescento 5 % que pago directamente á imobiliária ou entrego ao comprador e este paga como entender. daí a questão dos 5% já deverem incluir IVA na minha opinião, pois preços + IVA é um convite para a fuga ao fisco. Quando vamos ao supermercado, á farmácia ou outro local o preço não é mais IVA, já inclui IVA.

    A questão do registo, estive na conservatória e a mesma não consegue encontrar, pode estar em formato de papel no arquivo ou segundo me disseram o proprietário não ter chegado a fazer os registos.

    Dai a necessidade de ter a escritura. É a parte que a imobiliária está a tentar uma segunda via.

    Tenho a cópia da caderneta predial, mas a não consigo saber se existe algum ónus sobre o terreno e queria usar o serviço casa pronta, bem como quero uma certidão da conservatória em como não há nenhum ónus sob este artigo.

    Existe alguma possibilidade de ser eu a obter uma copia da escritura?
  6.  # 7

    A escrituras são «públicas» precisamente porque qualquer pessoa as pode consultar.
 
0.0122 seg. NEW