Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    .... Epá tenho uma casa de familia finalizada em 1989, e foi sem essas mariquices ( da estrutura 1º), nem uma rachadela tem... Essa historia tem muito que se lhe diga....

    PS: também é verdade que demorou quase 3 anos a ser acabada... e isso também faz diferença
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, pires1, Ricardo Al, Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Al
  2.  # 42

    Colocado por: Pedro Barradasé verdade que demorou quase 3 anos a ser acabada...


    Colocado por: Pedro Barradasisso também faz diferença


    Estes arquitetos, ás vezes lá vão acertando uma aqui e outra acolá.
    :)))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pires1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 43

    Colocado por: Pedro Barradas.... Epá tenho uma casa de familia finalizada em 1989, e foi sem essas mariquices ( da estrutura 1º), nem uma rachadela tem... Essa historia tem muito que se lhe diga....

    PS: também é verdade que demorou quase 3 anos a ser acabada... e isso também faz diferença


    Eu já vi alvenaria confinada em que quando vão a escorar para fazer os pilares naquelas paredes mais pequenas até as partem.
  4.  # 44

    Colocado por: Picareta
    Cá está a prova de que as pessoas gostam de ser enganadas....compram cherne e depois trazem carapau...além de que se tivesse dito aos outros peixeiros que podia ser carapau, eles teriam baixado o preço!
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Picareta, não foi seguramente o orçamento mais baixo que tive!!
  5.  # 45

    Colocado por: zedasilva



    Estes arquitetos, ás vezes lá vão acertando uma aqui e outra acolá.
    :)))
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas


    A minha casa também não irá ser feita em 5/6 meses!!!Tenho licença de 24 meses!
  6.  # 46

    Colocado por: Ricardo AlA minha casa também não irá ser feita em 5/6 meses!!!Tenho licença de 24 meses!

    Sim mas "intigamente" as casas eram arvoradas e ficavam 1 ou 2 anos "a assentar"
    Diziam eles que as casas rachavam sempre, e assim tinham tempo para rachar tudo e depois o reboco já tapava
    Concordam com este comentário: Skinkx
  7.  # 47

    Ao menos as rachadelas não ficam à vista ...=)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 48

    Fazer a estrutura primeiro é sempre melhor, mas aqui pela minha zona ainda se usa muito levantar as paredes 1º.

    Por vezes também faço as paredes 1º, quando tenho que colocar aquela "pedrinhas" de 300kg nos enquadramentos... Coloca-las quando a estrutura já está feita é cabo dos trabalhos. Mas nunca faço os pilares confinados.

    Tive um cliente que me "exigiu" que fizesse as paredes antes da estrutura, uma moradia que era só betão incluindo as lajes... Dizia que era assim que faziam no Luxemburgo...
      aaa.jpg
  9.  # 49

    Colocado por: zedasilva
    Sim mas "intigamente" as casas eram arvoradas e ficavam 1 ou 2 anos "a assentar"
    Diziam eles que as casas rachavam sempre, e assim tinham tempo para rachar tudo e depois o reboco já tapava
    Concordam com este comentário:Skinkx


    Mas aos poucos, se os vão forem decentes, todas elas acabam por pelo menos ganhar rachadelas no tecto, as lajes aligeiradas que se usavam muito (e ainda usam na minha zona) nunca eram dimensionadas e aquilo eram abobadilhas de 12 ou 16, nunca mais que isso, fosse qual fosse o vão.
  10.  # 50

    O problema não é só fazer as paredes 1º, é não serem feitas as vigas detalhadas no projecto e substituirem por uma viga cinta com 4 "barritas" e com menos altura. Nesse caso o peso da estrutura vai transferir para as paredes de tijolo cerâmico...
  11.  # 51

    A casa dos meus pais também foi feira assim, e não tem rachas.
  12.  # 52

    Colocado por: callinasA casa dos meus pais também foi feira assim, e não tem rachas.

    Quanto tempo demorou entre o arvoramento e os rebocos?
    Quantos pisos tem?
    Que tipo de lajes e vigas possui?
  13.  # 53

    Tem 30 anos
    Demorou dois anos
    Tem dois pisos
    Tem Lajes alijeiradas de vigotas, tem vigas com betão e ferro em varão
  14.  # 54

    Colocado por: callinasDemorou dois anos

    Arvoramento em 1/2 ano e 1 ano até aos rebocos certo? :)

    Colocado por: callinastem vigas com betão e ferro em varão

    30x30 com 4 ferros de 12.
    :))
    Concordam com este comentário: Mk Pt, callinas, ghost12
  15.  # 55

    Para os DO
    Quando se diz que há 30 anos se construía sem estas mariquices todas, e as casas estão de pé sem rachadelas e humidades, é a mais pura verdade.
    Contudo não nos podemos esquecer de uma série de variáveis que contribuem para isso mesmo.
    Há 30 anos:
    Quer a estrutura das casas quer o todo o conjunto em si, tinha metade do peso
    A estrutura era toda ela muito mais plástica
    As casas eram arvoradas e ficavam "a assentar"
    A temperatura dentro e fora de casa era quase constante
    A ventilação, quer natural quer forçada (frinchas de janelas e portas) era uma realidade
    ...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Luis K. W., Mk Pt, ghost12, XR2i, JoaoPina, Duarte&Mena
  16.  # 56

    Estrutura de betão em primeiro lugar e paredes assentes sobre uma lâmina de corticite para poder absorver os pequenos deslocamentos das vigas. É assim que faço e não tenho tido problemas de fissuração.
  17.  # 57

    Retomando este tema. Tenho visto que continuam muitas empresas a construir a alvenaria e a utilizar a mesma como auxiliar de cofragem. Já vi inclusive cadernos de encargos a proporem esta solução de construção. No que aprendi e em todos os projetos que realizei, é preferível definir a estrutura de betão isolada das paredes de alvenaria para evitar a transferência excessiva de tensões para as mesmas.
    Sabendo que na generalidade, principalmente os blocos de tijolo cerâmico fabricados em Portugal, apresentam uma resistência estrutural quase desprezável, não é "criminoso" que se continue e adotar esta solução seja por empreiteiros como por alguns projetistas?
  18.  # 58

    Colocado por: diogorapresentam uma resistência estrutural quase desprezável,

    Isso nada tem a haver com o metodo de construção. Até porque as alvenarias não estão contabilizadas como elemento estrutural.
    Num amoradia, não vem ma ao mundo aproveitar a alvenaria para "cofragem"...
  19.  # 59

    Colocado por: Pedro Barradas
    Isso nada tem a haver com o metodo de construção. Até porque as alvenarias não estão contabilizadas como elemento estrutural.
    Num amoradia, não vem ma ao mundo aproveitar a alvenaria para "cofragem"...


    Ao betonar os pilares, no casos em que se usam alvenarias com tijolo furado, este vai sofrer mais influencia dos esforços aplicados ao Pilar, em comparação com uma estrutura em que foram feitos os pilares isolados. O mesmo acontece nas vigas. Ao betonar em cima das paredes de alvenaria, estas vão suportar cargas para as quais não formam previstas.
  20.  # 60

    por falar nestas coisas ontem vi uma coisa que nunca tinha visto....

    ao prepararem a cofragem dos pilares, na face externa junto com a cofragem puseram logo uma placa de walmate. Quando betonarem fazem-no ja com walmate la dentro da cofragem.

    isto é uma boa pratica ou é invenção?
 
0.0254 seg. NEW