Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

  2.  # 22

    o esquema que apresenta é contraproducente e prejudicial.
    como diz, o mais provável é que fique com o gesso cartonado deteriorado pela humidade criada na barreira para-vapor.
    se a impregnação já acontece em alvenaria de tijolo e maciços de betão imagine em gesso cartonado e lã de rocha.

    se quer aplicar uma barreira pára-vapor, deve aplica-la logo após a parede existente e com uma caixa de ar a separar de acabamentos finais.

    fica a minha visão
  3.  # 23

    Está a referir-se à possibilidade do vapor do ar exterior condensar do lado exterior da barreira pára-vapor no meu esquema? Mas isso só acontece caso haja ar-condicionado na casa (o que não é o caso).

    De outro modo, e falando agora do caso normal de condensações de vapor vindo do interior, por que razão haveria o vapor de condensar após o gesso cartonado e não antes, e não no ar da divisão , considerando que a temperatuda dos três é a mesma?
    O vapor condensa, grosso modo, onde a temperatura e a humidade relativa criem condições para isso (não falo de pressão atmosférica porque não vamos considerar diferenças de pressão significativas dos dois lados da placa de gesso). Se não tivermos BVP corremos o risco de, durante o inverno, termos condensações acumuladas na parte externa da lã-de-rocha, molhando-a e reduzindo ainda o seu efeito isolador. Certo?
  4.  # 24

    Colocado por: nunogouveiaSe não tivermos BVP corremos o risco de, durante o inverno, termos condensações acumuladas na parte externa da lã-de-rocha, molhando-a e reduzindo ainda o seu efeito isolador. Certo?


    no meu entender o gesso cartonado não deve receber um barreira estanque colada ao mesmo.
    os acabamentos devem respirar. a humidade pode ser criada interiormente.

    a barreira de vapor deve ser colada a montante e com ventilação , nem que seja pontual, em último recurso.

    quanto à lã de rocha, parede exterior, para vapor, caixa de ar e lã de rocha acoplada ao gesso cartonado
    mais uma vez é como eu faria

    veja o funcionamento da parede dupla
  5.  # 25

    Na altura o utilizador ALV, recomendava nos sistemas de gesso cartonado a LPV, voltada para o local aquecido...
  6.  # 26

    ponho dúvidas sobre isso, e se houver mudanças bruscas não controladas e minimamente constantes de climatização...
    mesmo em climas temperados nunca se sabe o que o habitante pode engendrar.

    se houver controlo na climatização tudo bem, mas parece-me entrar num risco futuro
  7.  # 27

    Atenção que no local da obra, no distrito do porto, a temperatura chega frequentemente abaixo dos 10 graus. Vejam aqui o gráfico da zona em causa:
      temperature-graph.png
  8.  # 28

    Colocado por: nunogouveiaNuma obra em curso, especifiquei a colocação de uma barreira pára-vapor , tal como aparece na imagem anexa.
    O aplicador de gesso cartonado diz que já colocou assim e que passado algum tempo teve de tirar as placas de gesso cartonado porque tinham humidade.
    O aplicador pretende aplicar sem o plástico.
    O que vos parece? É o aplicador a tentar poupar uns trocos ou há algo mais a saber sobre este método?



    A barreira para-vapor nao deve colocada imediatamente antes da placa de gesso cartonado, mas sim entre o suporte e o isolamento e ser devidamente selada e vedada.

    A barreira para-vapor normalmente é apenas utilizada em construções de madeira, para construções em betão ou alvenaria é utilizada uma membrana de isolamento do ar, mas que permite a saída de vapor de agua, o que nao permite condensações no interior do isolamento. como por exemplo o Isover Optair.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 29

    Colocado por: Pedro BarradasNa altura o utilizador ALV, recomendava nos sistemas de gesso cartonado a LPV, voltada para o local aquecido...


    O que significa LPV? obg
  10.  # 30

    Lamina Para vapor.
  11.  # 31

    Nuno, qual foi a conclusão a que chegaste em relação a esta questão da BPV?
  12.  # 32

    Que deve ser utilizada sempre que possível. Quanto ao material que a compõe, todas as folhas metálicas, a maioria da mantas plásticas e o papel kraft são BVP quanto baste.
  13.  # 33

    Colocado por: nunogouveiaQue deve ser utilizada sempre que possível. Quanto ao material que a compõe, todas as folhas metálicas, a maioria da mantas plásticas e o papel kraft são BVP quanto baste.
    m obrigado, tens algumas fotos de exemplos da aplicação? usaste em situações de reabilitação/alvenaria em pedra? em q situação aplicaste isso?

    é um tema que acho muito interessante e hoje existe uma panóplia de mantas e telas impermeáveis mas permeáveis ao vapor por exemplo..
  14.  # 34

    Colocado por: antonylemos
    é um tema que acho muito interessante e hoje existe uma panóplia de mantas e telas impermeáveis mas permeáveis ao vapor por exemplo..

    è um tema que é pouco compreendido... em Particularmente em Portugal.. E não existem muitos dados, sobre quais barreiras ( caracteristicas face o uso previsto), como ( aplicação) e quando( em que situações)....
    Concordam com este comentário: antonylemos, zinna, zedasilva
  15.  # 35

    Por acaso numa reabilitação numa casa em pedra não vou usar barreira nenhuma, faz pouco sentido pelo tipo de construção que é, apenas uma boa camada de reboco. mas o tema é interessante. certamente noutros casos fará sentido usar. como diz o pedro, é um tema sobre o qual existe pouca informação e knowhow.
  16.  # 36

    Estou a fazer uma brincadeira com um contentor marítimo. Vou aplicar la de rocha e gesso cartonado. Colocariam barreira para vapor (filme de PEBD), la com papel kraft (defeito de não serBPV continua ou não colocariam nada, tendo Em conta que o pladur já é retardante de vapor?

    Já agora, há alguma solução acessível (em custo e disponibilidade pra aquisição) para revestir um WC sem ser pladur hidrófugo?
    • SrR
    • 6 maio 2020

     # 37

    Eu acho k o contentor ja é retardante o suficiente
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  17.  # 38

    Sim, o isolamento é pelo interior. Parece-me que no nosso clima o ambiente interior será aquele que mais facilmente estará saturado, e sujeito a condensar na chapa do contentor no Inverno.. ao colocar BPV pro interior da la de rocha vou impedir que o ar saturado chegue à zona fria. Posto uso não percebo muito bem qual a ideia da câmara de ar entre o isolamento e a chapa exterior... é secar a la de rocha senão chegar alguma humidade? É para não ter isolamento “ molhavel” entre 2 panos impermeáveis?
  18.  # 39

    lã com papel kraft (defeito de não serBPV contínua


    Isso é fácil de resolver com fitas autocolantes específicas (há imensas fotos disso por aqui, e também se vê sempre nas construções passivas para contribuirem para a estanquecidade).
  19.  # 40

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Isso é fácil de resolver com fitas autocolantes específicas (há imensas fotos disso por aqui, e também se vê sempre nas construções passivas para contribuirem para a estanquecidade).


    Não é de fácil execução, pois normalmente as lãs com papel kraft são pouco densas, logo não tem muita estrutura.
    A fita para selagem, normalmente também não é de grande adesão.
    Tentar fazer com que fique 100% é bastante dificil.

    O mais fácil é aplicar uma barreira para vapor independente do isolamento.
    Mais rápido, mais fácil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
 
0.0236 seg. NEW