Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Se alguém me pode informar de que forma posso resolver o seguinte problema: Comprei uma casa nova em 2007, ao fim de 1 semana começaram os maus cheiros e as infiltrações em todas as partes da casa , não existe nenhuma divisão sem infiltrações graves. Descobrimos que a fossa não está de acordo com o projecto, enche com as chuvas e se não chover enche de semana a semana. O construtor veio repara diz ele a casa em 2008, tudo o que mexeu ficou pior, começou a chover em casa , as águas residuais entram pelo "poliban", pela sala......para a via pública...terrenos da vizinhança,enfim! Como isto não chegava construiu um sumidoro ilegal em terreno camarário...agora temos epidemias de moscas!!!! A pergunta é a seguinte: A camâra tem conhecimento de toda a situação e diz não poder resolver, a Delegada de Saúde diz que não é da competência dela como posso resolver esta questão sem ser por meios judiciais (que estão a decorrer mas leva pelo menos 1 ano até nos chamar? Tenho duas crianças...uma delas tem 7 meses! Se poderem responder ...desde já o meu obrigado.
  2.  # 2

    Informe-se com o seu advogado, mas se esta a correr um processo judicial desde que se faça um requerimento de produção antecipada de prova (Basicamente é uma inspecção prévia aos defeitos de construção) pode efectuar as reparações e caso venha a ser dado provimento à acção (Ie o tribunal dar-lhe razão) é reembolsada dos custos em comprovadamente incorreu sem prejuizo da indemnizaçao que sempre pode pedir. Desconheço outra forma de resolver o problema. E já agora tenha cuidado com o patrimonio do promotor e do construtor, isto porque muitas vezes essas sociedades, mesmo quando os donos das casas com defeitos têm sentenças favoraveis, recusam-se pagar e quando vai para a fase de os obrigar (recorrendo a uma execução) não têm patrimonio em nome proprio para pagar o que deve ser pago (isto claro está se nao o quiserem fazer voluntariamente). Resta-me desejar-lhe boa sorte
  3.  # 3

    Já foi feito pela camâra 2 vistorias, uma delas aprópria camâra admitiu a culpa mas acção concretamente nada feito! O construtor que também é o promotor tem casas para vender , uma delas sem licenciamento para habitação pois a camâra deve de tar a ver o que vai acontecer à minha casa (devem tar à espera do que acontece depois em tribunal). A Quercus aconselhou-nos a escrever um pedido de resolução para o Governador Civil pois nestas situações a camâra é obrigada a fazer as obras imediatamente pois tá afectar a saúde pública. Anossa sorte é que o engenheiro da obra é o que está mais à rasca pois vai perder as licenças....quanto a fazer obras é impossível pois as paredes estão podres, só deitando tudo a baixo...a fossa está debaixo de um quarto, não está legal e não há terreno disponível para afazer. Por outras palavras nunca podia ter sido construída neste terreno! Isto vai dar pano para mangas...eu sei disso...pensei é que alguém aqui pudesse sugerir mais qualquer coisa...para pressionar todos os responsáveis. De qualquer forma obrigada na mesma!
  4.  # 4

    O cenario é verdadeiramente negro ... há sempre outra possibilidade que é recorrer a meios de comunicação para pressionar ... pode ser que caso algum responsavel camarario em ano de eleiçoes se lembre de fazer boa figura. Mais uma vez boa sorte!
    •  
      FD
    • 9 maio 2009

     # 5

    Faça publicidade negativa: http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/nos+por+ca/

    As casas que estão à venda são vizinhas da sua?
  5.  # 6

    bem essa situação é mesmo arrepiante""
    pois penso haver duas maneiras ou conversar novamente com o empreiteiro e fazer novas obras chegar acordo com ele, ou então vai ter mesmo que ir para tribunal,
    do terreno penso que tem mesmo de pedir responsabilidades à camâra foi ela que deixou construir nesse sitio, mas mais uma vez é o que diz devem estar à espera que vá para tribunal.
    que situação, mais uma acrescentar...
    boa sorte!

    fernando gabriel arq.
  6.  # 7

    Preciso de ajuda... Passado 4 meses ter adquirido um T1 novo acumulam-se as seguintes situações:
    1. Humidade / Salitre nas paredes e rodapé;
    2. Problema desconhecido nas paredes (ver fotos), exclusivamente nas paredes pintadas de branco;
    3. Rodapés a empolar;
    4. Maus acabamentos nas junções das paredes;
    5. Moldura de armário a descolar (o carpinteiro já visitou o apartamento, e supostamente arranjou. Embora isto, passadas duas semanas já esteja num estado inaceitável);
    6. Banheira com hidromassagem avariada.
    7. Estore da sala avariado.

    Após seguir alguns dos vossos conselhos (pressão por escrito ao construtor e promotor), informaram-me que "Conforme conversa telefonica, serve o presente para informar que as intervenções no apartamento, serao iniciadas conforme a vossa disponibilidade. A empresa já tem uma equipa preparada para iniciar as rectificações no apartamento." Até parece positivo, não fosse o pormenor de acordo com os técnicos esta ser uma intervenção de fundo, em que é necessário 3/4 semanas dependendo do factor clima. E principalmente se tratar de um t1 com 55 m2, e o construtor não me querer oferecer nenhuma solução para habitar durante esse mês. é normal?? devo mesmo aceitar o argumento que danos morais aqui não são aceites? é expectável que se alguem habite num apartamento em completa reestruturação? as tintas e afins não são tóxicas?

    preciso mesmo de uma opinião... hoje vou enviar um e-mail e gostava de sustentar melhor a minha argumentação.

    obrigadaaaaa
  7.  # 8

    Preciso mesmo de ajudaaaaaaaaaaaaaaaaa urgente .... de alguem que ja tenha passado por isto ou tenha conhecimento legal... novamente... obrigadaaa
  8.  # 9

    Então é assim, antes de mais peça por escrito a descrição da actividades a efectuar, depois da resposta pergunte quanto tempo irá demorar cada uma dessas actividades e qual o periodo de tempo necessário a efectuar as reparações, depois de obter resposta, pergunte de que forma é que o responsavel pela obra propoe resolver a sua estadia durante o periodo das obras, pode sugerir alguma solução e indicar o custo estimado, se ele nao assumir o custo, pode ir para tribunal resolver a questão (entretanto as reparaçoes continuam à espera) mas honestamente nao me parece solução (custo + tempo) portanto se estivesse no seu lugar presionava para resolverem essa questao do alojamento mas nao deixaria de fazer as reparações por causa disso. O único argumento legal que aqui pode usar nao é propriamente de danos morais, porque nao é disso que se trata, trata-se tão somente de assumir a responsabilidade pelos danos causados (art.1225º do codigo civil) deste modo se por causa dos defeitos tem que sair de sua casa para que se procedam às reparações está a sofrer um prejuizo que deverá ser suportado por quem lhe deu causa, neste caso por quem construiu. PS - Tintas tóxicas acho que não!
  9.  # 10

    ok, menos mal as tintas ;) a maior desses passos ja dei, agora aguardo resposta para duas opções de estadia que coloquei. também consultei e vi que a lei não é especifica... mas intrinsecamente isto irrita-me.. porque quando falo em danos, é mesmo ter comprado algo, que pelos vistos é defeituoso por culpa de que me vendeu e eu ainda ter que sair prejudicada. estar um mes numa casa pequenina em obras ainda por cima com um gato imagino que nao seja facil... sim porque tem que ser tudo rebocado até ao tijolo... e o isolamento da casa'? não percebo... e provavelmente se eles não cederem vou seguir alguns dos exemplos que vi por aqui: cartazes nas janelas: vende-se apartamento novinho cheio de problemas - humidade, salitre!! eles tem o predio todo para vender vamos ver se vendem mais algum!!! não percebo como é possível tratarem-me melhor quando compro uma peça de roupa de 25 euros com defeito, do que uma casa de 100 mil....???
  10.  # 11

    Colocado por: Pitxaubanão percebo como é possível tratarem-me melhor quando compro uma peça de roupa de 25 euros com defeito, do que uma casa de 100 mil....???
    Por acaso, creio que sei a resposta.
    É porque, em geral, os portugueses (todos os portugueses) são muito mal formados, e é à indústria da construção que vai parar a ralé da classe operária.
    Lamento dizê-lo porque há muitas e honrosas excepções (tanto entre os cidadãos portugueses, como entre os operários da construção civil), mas esta é a verdade na grande maioria dos casos.
    E quem assina isto é português, e é sócio, accionista, gerente e administrador de empresas de vários ramos da construção civil.
  11.  # 12

    Ainda assim nós, cidadãos, muitas vezes aceitamos, rezingnamo-nos, porque não vale a pena perder o nosso tempo e o nosso dinheiro? Talvez também seja por atitudes contínuas de passividade que eles pensam que podem ficar impunes.. e andar nos seus maravilhosos séries 6.... Acredito que para quem é correcto isto se torne ingrato..
 
0.0108 seg. NEW