Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    A minha dúvida é a seguinte: Como reconhecer a madeira de Riga velha?

    Estou a recuperar uma casa que comprei há uns anos e creio que alguns dos elementos são em Pinho de Riga. A questão é como ter a certeza disso, pois não encontrei nenhuma forma de identificação correcta, em que seja possível distinguir a Riga do pinho antigo nacional de cerne.

    Ao que creio saber, a madeira de Riga velha tem qualidades excepcionais, valendo a pena o processo de recuperação desses elementos, o qual não fica nem barato nem rápido....

    Abraço
  2.  # 2

    Eu já demoli alguns armazens antigos e todos eles tinham a estrutura em Riga, essa madeira é de uma optima qualidade, e ainda tenho algumas vigas guardadas.

    Tenho usado em telheiros para junto de piscinas, réguas, lareiras....

    Para recuperar leva a madeira a um carpinteiro para ele aparar a madeira e fica como nova...

    Tente tirar uma fotografia e coloque aqui...
  3.  # 3

    A madeira de Riga Velha tem tonalidade de Pinho escurecido, possui um veio bastante fechado, e possui cheiro caracteristico. Quanto à qualidade, sim, direi que é boa, contudo já tivemos um caso de um soalho que apodreceu numa reabilitação, devido ao exagerado uso materiais para isolamento. Quanto a preços, é sem dúvida das mais caras, não só pela raridade, mas também porque na maioria do casos é proveniente de habitações antigas, e nas quais servia de suporte a soalho e coberturas e portanto encontra-se com imensos pregos, tendo que ser utilizada nos equipamentos com muita atenção.
    Miguel Ramos
    [email protected]
  4.  # 4

    Aí seguem umas fotos:
      portadas-interiores.jpg
  5.  # 5

    e mais outra
      janela1.jpg
  6.  # 6

    Parece riga sim senhor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  7.  # 7

    Já agora, essas madeira têm, pelo menos, 130 anos!

    Eu gostava muito de poder deixar essas portas interiores em madeira à vista, com a aplicação de um bondex ou algum outro óleo natural com um leve tom escurecido. No entanto, como podem ver nas imagens, mesmo após a decapagem e uma lixagem, permanecem na madeira muitos vestígios das camadas de tinta aplicadas anteriormente. Será que a melhor ideia é mesmo a esmaltagem (num tom escuro, com esmalte casca-de-ovo) ou a ideia de o veio da madeira ficar visível é fazível e não me vai custar "anos de trabalho"? Estou a falar de 18 portas...
  8.  # 8

    Ninguém opina?????
  9.  # 9

    Paulms
    Na ilha das Flores Açores ,nomedamente na Fajã grande, Lagedo, mosteiro, fajãzinha, há muitas habitações com essa madeira ( tratada por pinho resinoso), eu pessoalmente tenho uma casa antiga com tetos e soalho em pinho resinoso.Estas madeiras eram provenientes de alguns Navios que deram á costa no Século 19 é meados de 20. tenho visto portas de navios , e armarios perfeitamente recuperados com grande paciencia( rapam com vidro, usão esfregão de arrame , enfim ,tudo que seja possivel para tirar os restos de tinta ,:Os carpinteiros antigos que eu conheci alguns com mais de 80 anos usavam,oleo de linhaça.Há algumas igreijas, se não quase todas em pinho resinoso( Pinho riga velha). Actualmente quem tem ,usa verniz sem brilho.
    Bom trabalho e muita paciencia não desista, não estrage com tintas essa jóia
    cump. Carlos Alberto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  10.  # 10

    Colocado por: pilavPaulms
    Na ilha das Flores Açores ,nomedamente na Fajã grande, Lagedo, mosteiro, fajãzinha, há muitas habitações com essa madeira ( tratada por pinho resinoso), eu pessoalmente tenho uma casa antiga com tetos e soalho em pinho resinoso.Estas madeiras eram provenientes de alguns Navios que deram á costa no Século 19 é meados de 20. tenho visto portas de navios , e armarios perfeitamente recuperados com grande paciencia( rapam com vidro, usão esfregão de arrame , enfim ,tudo que seja possivel para tirar os restos de tinta ,:Os carpinteiros antigos que eu conheci alguns com mais de 80 anos usavam,oleo de linhaça.Há algumas igreijas, se não quase todas em pinho resinoso( Pinho riga velha). Actualmente quem tem ,usa verniz sem brilho.
    Bom trabalho e muita paciencia não desista, não estrage com tintas essa jóia
    cump. Carlos Alberto



    Olá Pilav,

    A minha ideia seria aplicar algo como o Bondex aquoso. Isto porque o verniz deixa filme e também estala nas ligações da madeira.

    Sabe que produtos é que aplicam nos defeitos da madeira como pequenos buracos ou outros, de forma a que a cor fique uniforme e que absorva os óleos protectores?

    OBrigado
  11.  # 11

    Paulo, em minha opinião vc deveria lixar mais um pouco e depois passar cera de carnaúba algumas x, aqui em casa todas as portas (14) são de pinho de riga antigo e ficaram realmente muitos bonitas depois desta cera .
 
0.0133 seg. NEW