Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Estou pronto a escriturar uma casa nova mas modesta.
    Tenho a documentação quase pronta. No entanto, as finanças avaliaram a casa (que está na posse da empresa do construtor) por 125.920,00€. Como sabem a isenção de IMI é até aos 125 mil euros. A casa teve como majorativo a garagem e o facto de ser moradia unifamiliar. No entanto, julgo que a casa está próxima a uma zona industrial com muitos componentes químicos e derivados de petróleo (muito debatido nas assembleias municipais) problema muito conhecido dos residentes da cidade. Ora, com esse minorativo o VPT descia abaixo dos 125 mil euros. Acham que devo reclamar? Como devo proceder estando ainda a casa na titularidade da sociedade construtora?

    Obrigado desde já pela ajuda.. 3 anos de isenção representaria mais de 1500 euros de imposto.
  2.  # 2

    Mostre o cálculo do VPT que está na caderneta predial.
  3.  # 3

    Ainda não tive acesso à caderneta o construtor vai entregar cópia amanhã. O cálculo esta certo porque também eu o simule no SIGIMI e cheguei ao valor exacto. No modelo do IMI dizia que tinha como majorativo garagem e moradia unifamiliar e não tinha minorativo. Foi através desse (provisório) que simulei. Julgo que amanhã já tenho a caderneta e posto o cálculo. Obrigado!
  4.  # 4

    Colocado por: SupporterNo entanto, julgo que a casa está próxima a uma zona industrial com muitos componentes químicos e derivados de petróleo

    Por aqui não vai lá, só mesmo com outro tipo de erro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Supporter
  5.  # 5

    Por ser difícil justificar ou pela AT não aceitar este tipo de pedido? Vou ser mais objectivo. .. petcoke a 1km de casa com o município e partidos políticos a pedirem medidas mitigadoras do problema.
  6.  # 6

    Colocado por: SupporterPor ser difícil justificar ou pela AT não aceitar este tipo de pedido?

    Os minorativos são estes, veja se isso se enquadra em algum:
      minorativos.JPG
  7.  # 7

    Localização e operacionalidade relativas. É aí, mas sem certezas.
  8.  # 8

    Colocado por: SupporterLocalização e operacionalidade relativas. É aí, mas sem certezas.

    Muito subjectivo!!!
    Concordam com este comentário: Supporter
      localização.JPG
  9.  # 9

    "Isto porque o decreto-lei define agora que o coeficiente de 'localização e operacionalidade relativas' possa ser aumentado até 20% ou diminuído até 10%, caso factores como a exposição solar, o piso ou a qualidade ambiental sejam considerados positivos ou negativos."

    Sim é subjectivo... não sei como proceder.
  10.  # 10

    Alguém saberá se vale a pena e o procedimento a seguir? É o construtor que tem de efetuar reclamação?
  11.  # 11

    Colocado por: SupporterAlguém saberá se vale a pena e o procedimento a seguir?

    Pode sempre pedir, caso a reclamação não seja aceite tem que pagar a avaliação, mas eu não sei quanto é que isso custa.
    Eu não acredito que tenha sucesso, mas se não reclamar nunca vai saber se eu tenho razão.

    Colocado por: SupporterÉ o construtor que tem de efetuar reclamação?

    Tem que ser o construtor a pedir a reavaliação antes da data da escritura.
    Se pedir hoje a reavaliação, pode fazer a escritura amanhã.
  12.  # 12

    salvo erro 204€ e se a casa for reavaliada por baixo nao paga nada.

    acho que agora com o tema do imposto do SOLinho a casa já não será avaliada no mesmo valor que anteriormente.
  13.  # 13

    Caro Paulo, o Sol já existia anteriormente, apenas mudou a ponderação e a casa foi avaliada há um mês (casa nova).
    Esse critério não apareceu nos majorativos, logo presumo que agora também não influencie (apesar de estar virada a nascente, com traseiras a poente e lateral a sul (já que a norte gemina), sei que aqui também seria um ponto contra mim.

    Picareta, obrigado pela ajuda, mas com os seus largos conhecimentos fico com a sensação que o risco não compensará... também, verdade seja dita, são 3 anos de isenção que perco, é dinheiro, mas com tanta chatice que já passei com as papeladas começa a fazer com que qualquer coisa mínima já sature (bancos, avaliações antes de tempo, andar em cima da subcontratação, acabamentos mal feitos etc...).
  14.  # 14

    nao é so ser avaliada por baixo..... existe uma margem que tem que ser ultrapassada, e isso nao lhe sei confirmar valores concretos....


    sei que tambem ja estive numa situação identica e o que me explicaram (nas finanças) foi que nao bastava vir avaliada por baixo para nao pagar a reavaliação e ser aceite..... a diferença tinha que ser acima de uma margem..... ja nao me recordo.

    Com isto quero dizer o que, pode pedir a reaviliação e ate pode vir por um valor mais baixo, mas por exemplo se vier por 124.500 pode nao ser aceite, caso a diferença nao seja superior a essa margem, e desta forma tem que pagar a mesma a reavaliação e a mesma nao é aceite....


    informe-se nas finanças!
  15.  # 15

    o sol já existia mas não brilhava da mesma maneira, antes o sol iluminava a 5% e agora brilha a 20% por isso neste aspecto se pedisse a reavaliação da casa agora a casa estava avaliada como um diamante, dado que a lei produz efeitos à menos de 1 mês
  16.  # 16

    Paulo, para produzir efeitos deveria estar indicada nos majorativos no modelo 1 do IMI apenas tem Garagem e Moradia Unifamiliar.
  17.  # 17

    Apenas um refresh... Após contestar o VPT (afinal vim a descobrir que não tinha rede de gas) o valor da nova avaliação chegou num valor aproximado de 124 mil euros. Acho que assim já sou isento de IMI nos primeiros 3 anos, apesar do VPT na data da escritura ser de superior a 125 mil (o certo é que estava mal calculado). Alguém já passou pelo mesmo?
    • 8421
    • 5 novembro 2016

     # 18

    Uma boa parte das avaliações não foram inicialmente bem feitas. No meu caso num apartamento que comprei e não existindo rede de gás não foi esta situação considerada, só depois de pedir uma avaliação, depois da compra é que foi considerado o facto de não ter rede de gás.
    No caso do apartamento do meu filho tinha um agravamento relacionado com a existência de elevadores num prédio de 3º andar. De facto depois de ler um manual de avaliações que descobri algures na net, referia que este agravamento se devia ao facto de existirem elevadores em prédios com três pisos acima do solo, deste modo o r/c não é considerado. No entanto quando foi pedida a avaliação também depois da compra, referi expressamente que para chegar ao r/c era necessário subir 6 degraus. O avaliador aceitou este argumento e foi retirada a penalização referente aos elevadores.
    Concordam com este comentário: Supporter
  18.  # 19

    E a isenção de IMI considera o primeiro VPT ou depois de revisto?
 
0.0206 seg. NEW