Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde a todos,

    Encontro-me num "conflito" com o construtor da minha moradia.
    A construção terminou em 22 de dezembro de 2011, o que por lei obriga o construtor a fornecer garantia até ao mesmo dia do ano 2016.
    Acontece que a casa se encontra com diversos problemas (rachadelas, humidades visiveis, soalho a levantar, salitre, etc) e já informei o construtor de todos os problemas.
    Há dois anos o construtor avançou com algumas reparações, deixando no entanto outras falhas por reparar.
    Entretanto em 2015 não estive em Portugal mas quando regressei (em janeiro de 2016) decidi avançar decisivamente para a reparação das deficiências. Acontece que a resposta que obtive do meu construtor foi que "isto está muito mau e teremos de repartir a meias os custos das reparações".
    Já enviei uma carta registada para o construtor a informar oficialmente da necessidade de reparação mas não obtive resposta. Também já não dá resposta a telefonemas. Está provavelmente à espera que termine o prazo da garantia.

    Já houve por aqui alguém que tenha passado por esta situação ou que conheça alguém que se tenha deparado com uma situação semelhante?

    Que soluções terei para fazer face a esta situação?

    Obrigado a todos.
  2.  # 2

    Colocado por: tiagopascoaJá houve por aqui alguém que tenha passado por esta situação ou que conheça alguém que se tenha deparado com uma situação semelhante?

    infelizmente é uma situação recorrente

    se continuar a não haver comunicação, infelizmente terá mesmo de recorrer judicialmente
    seguem-se advogados, peritagens, testemunhas, registos..um belo conto de fadas
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  3.  # 3

    Advogado. Tem de ser .
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 4

    Encontro-me na mesma situação. O meu pavimento flutuante afundou num corredor. Já mostrei ao empreiteiro que não deu importância. Face à minha insistência e exigência, ainda me chamou de picuinhas. Depois quis fugir, alegando que eu faça as reparações e apresente a fatura que depois logo se vê (claro que não aceitei e obriguei-o a ser ele a por lá alguém a reparar o defeito). Exigiu fotografias, enviei, mas estou sem resposta à dois meses. Vou enviar carta registada ver se assim me dá resposta, senão irei mesmo falar com advogado.

    Só gente séria e honesta!
  5.  # 5

    Colocado por: ANdiesel
    Só gente séria e honesta!

    Existe muita gente séria e honesta a trabalhar na construção. O problema é que para o serem (falo por mim e só por mim atenção) por e simplesmente não podem trabalhar com determinados preços para que não passem a ser iguais aos outros. Muitas das vezes os realmente sérios e honestos são aqueles que dizem aos DO exactamente o oposto daquilo que querem ouvir. Muitos não gostam e depois metem tudo no mesmo saco. Não estou a dizer que é o seu caso. Mas acontece muito!!

    Ainda ontem estive a discutir um exemplo real com um colega onde não fosse a minha dificuldade em me conformar com certas coisas que oiço, um DO teria entregue um soalho a um gajo que tinha agarrado na adjudicação e nunca mais ninguém o tinha visto!!
    PEÇAM REFERÊNCIAS, tentem ver trabalhos a decorrer e principalmente tentem perceber porque é que existem diferenças orçamentais significativas. Nem sempre (embora também aconteça, se calhar mais do que o expectável é um facto) o profissional do orçamento mais caro é o "chulo" ou o "trafulha"...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6.  # 6

    Colocado por: tiagopascoaBoa Tarde a todos,

    Encontro-me num "conflito" com o construtor da minha moradia.
    A construção terminou em 22 de dezembro de 2011, o que por lei obriga o construtor a fornecer garantia até ao mesmo dia do ano 2016.
    Acontece que a casa se encontra com diversos problemas (rachadelas, humidades visiveis, soalho a levantar, salitre, etc) e já informei o construtor de todos os problemas.
    Há dois anos o construtor avançou com algumas reparações, deixando no entanto outras falhas por reparar.
    Entretanto em 2015 não estive em Portugal mas quando regressei (em janeiro de 2016) decidi avançar decisivamente para a reparação das deficiências. Acontece que a resposta que obtive do meu construtor foi que "isto está muito mau e teremos de repartir a meias os custos das reparações".
    Já enviei uma carta registada para o construtor a informar oficialmente da necessidade de reparação mas não obtive resposta. Também já não dá resposta a telefonemas. Está provavelmente à espera que termine o prazo da garantia.

    Já houve por aqui alguém que tenha passado por esta situação ou que conheça alguém que se tenha deparado com uma situação semelhante?

    Que soluções terei para fazer face a esta situação?

    Obrigado a todos.

    O soalho é maciço? Que tipo de soalho é e qual foi o método de assentamento - Colado á betonilha ou pregado em sarrafos?
  7.  # 7

    Colocado por: Joao Dias
    Existe muita gente séria e honesta a trabalhar na construção. O problema é que para o serem (falo por mim e só por mim atenção) por e simplesmente não podem trabalhar com determinados preços para que não passem a ser iguais aos outros. Muitas das vezes os realmente sérios e honestos são aqueles que dizem aos DO exactamente o oposto daquilo que querem ouvir. Muitos não gostam e depois metem tudo no mesmo saco. Não estou a dizer que é o seu caso. Mas acontece muito!!

    Ainda ontem estive a discutir um exemplo real com um colega onde não fosse a minha dificuldade em me conformar com certas coisas que oiço, um DO teria entregue um soalho a um gajo que tinha agarrado na adjudicação e nunca mais ninguém o tinha visto!!
    PEÇAM REFERÊNCIAS, tentem ver trabalhos a decorrer e principalmente tentem perceber porque é que existem diferenças orçamentais significativas. Nem sempre (embora também aconteça, se calhar mais do que o expectável é um facto) o profissional do orçamento mais caro é o "chulo" ou o "trafulha"...

    Caro João, não foi o meu caso com toda a certeza. O imóvel que comprei esta bem acima do valor referência para imóveis semelhantes, pois dou primazia à qualidade. Tal como em orçamentos, analiso o produto, optando geralmente pelo que melhor qualidade me oferece independentemente do preço: por isso, para mim os trafulhas e chulos não são os que levam caro, mas sim todos aqueles que não dão continuidade à assistência após venda (sobretudo os que vendem melhor produto a preço elevado).
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  8.  # 8

    Colocado por: ANdiesel
    Caro João, não foi o meu caso com toda a certeza. O imóvel que comprei esta bem acima do valor referência para imóveis semelhantes, pois dou primazia à qualidade. Tal como em orçamentos, analiso o produto, optando geralmente pelo que melhor qualidade me oferece independentemente do preço: por isso, para mim os trafulhas e chulos não são os que levam caro, mas sim todos aqueles que não dão continuidade à assistência após venda (sobretudo os que vendem melhor produto a preço elevado).
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    O seu caso é muito complicado de resolver pois invariavelmente terão de levantar o flutuante todo para regularizar a betonilha. É daquelas coisas que me deixa lixado pois é brutalmente simples de evitar. Basta trabalharem com réguas e níveis!!!!
    Para ajudar á festa chega o aplicador do flutuante e pimba toca de esticar réguas para cima e pronto. É um exemplo tipico de sapateiradas facilmente evitáveis. Mais não é do que o famoso meia bola e força!!
    Digo-lhe já que por tudo aquilo que já escreveu (até já chegamos a falar disto noutro tópico aqui á uns Meses) não me parece que se vá entender com o Empreiteiro...
  9.  # 9

    Colocado por: Joao Dias
    O seu caso é muito complicado de resolver pois invariavelmente terão de levantar o flutuante todo para regularizar a betonilha. É daquelas coisas que me deixa lixado pois é brutalmente simples de evitar. Basta trabalharem com réguas e níveis!!!!
    Para ajudar á festa chega o aplicador do flutuante e pimba toca de esticar réguas para cima e pronto. É um exemplo tipico de sapateiradas facilmente evitáveis. Mais não é do que o famoso meia bola e força!!
    Digo-lhe já que por tudo aquilo que já escreveu (até já chegamos a falar disto noutro tópico aqui á uns Meses) não me parece que se vá entender com o Empreiteiro...

    A grande divergência entre mim e o construtor é que ele afirma que lhe basta levantar o chão desde a porta de entrada até ao corredor dos quartos (inclui metade da sala). Pelas opiniões aqui recolhidas e com um aplicador de pavimentos que chamei cá, só levantando o pavimento da casa toda (o que implica arrancar rodapé e como as paredes são Fermacell irá provocar "danos", obrigando à reparação e pintura). Quando o confrontei com esta exigência de levantar todo o flutuante e obriga-lo a pintar a casa bem como aplicar novo flutuante, diz que eu sou picuinhas e que ninguém que entre em casa nota que o chão está assim. O que é certo é que está, como tal vou exigir até à exaustão (leia-se tribunal) a correção do defeito (mesmo que inclua pavimento todo novo, pintura) bem como que ele suporte todas as despesas que eu vou ter por ter que deixar o apartamento uma semana para as obras (leia-de arrendamento de outra casa ou hotel).
  10.  # 10

    Colocado por: ANdiesel
    A grande divergência entre mim e o construtor é que ele afirma que lhe basta levantar o chão desde a porta de entrada até ao corredor dos quartos (inclui metade da sala). Pelas opiniões aqui recolhidas e com um aplicador de pavimentos que chamei cá, só levantando o pavimento da casa toda (o que implica arrancar rodapé e como as paredes são Fermacell irá provocar "danos", obrigando à reparação e pintura). Quando o confrontei com esta exigência de levantar todo o flutuante e obriga-lo a pintar a casa bem como aplicar novo flutuante, diz que eu sou picuinhas e que ninguém que entre em casa nota que o chão está assim. O que é certo é que está, como tal vou exigir até à exaustão (leia-se tribunal) a correção do defeito (mesmo que inclua pavimento todo novo, pintura) bem como que ele suporte todas as despesas que eu vou ter por ter que deixar o apartamento uma semana para as obras (leia-de arrendamento de outra casa ou hotel).

    Este seu relato só vem confirmar o que eu ando a alertar á muito tempo. A logística que envolve a reparação de um soalho ou de um pavimento é brutalmente exigente. Neste seu caso, o mais estupido é que tecnicamente falando, tudo isto era NATURALMENTE evitável desde que o serviço tivesse sido feito por profissionais competentes ou no minimo " interessados".
  11.  # 11

    Colocado por: Joao Dias
    Este seu relato só vem confirmar o que eu ando a alertar á muito tempo. A logística que envolve a reparação de um soalho ou de um pavimento é brutalmente exigente. Neste seu caso, o mais estupido é que tecnicamente falando, tudo isto era NATURALMENTE evitável desde que o serviço tivesse sido feito por profissionais competentes ou no minimo " interessados".

    Alerta e faz você muito bem. Porque em obra ou antes de habitado é relativamente fácil de resolver. Agora é muito complicado: envolve ter que sair de casa cerca de 1 semana, retirando todas as mobílias!!
    Ainda fiz a proposta ao construtor de encontrarmos um valor justo para ele me pagar e eu faria a intervenção por minha conta (um dia, mais tarde). Recusou, disse que o valor que teria que dar era o equivalente a um kg de cimento (que é o que falta por baixo do pavimento, segundo ele).
  12.  # 12

    Colocado por: ANdiesel
    Alerta e faz você muito bem. Porque em obra ou antes de habitado é relativamente fácil de resolver. Agora é muito complicado: envolve ter que sair de casa cerca de 1 semana, retirando todas as mobílias!!
    Ainda fiz a proposta ao construtor de encontrarmos um valor justo para ele me pagar e eu faria a intervenção por minha conta (um dia, mais tarde). Recusou, disse que o valor que teria que dar era o equivalente a um kg de cimento (que é o que falta por baixo do pavimento, segundo ele).

    Eu sei que faço. Mas olhe que é remar contra a maré. Aliás, se assim não fosse relatos destes seriam cada vez mais raros e na realidade é o contrário.
    Eu se por um lado agradeço pois farto-me de ganhar dinheiro á conta das sapateiradas dos outros, por outro acredite que há dias que se torna cansativo e triste ver tanta borrada junta.
    Não sou perfeito e com certeza que tambem terei defeitos e haverá sempre alguem, algures, melhor que eu mas vejo coisas que garantidamente nem sequer tinha coragem de equacionar fazer quanto mais fazer mesmo!!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  13.  # 13

    E essa da saca de cimento é só a confirmação de que vices jamais se vão entender. Digo eu...
  14.  # 14

    Colocado por: Joao DiasE essa da saca de cimento é só a confirmação de que vices jamais se vão entender. Digo eu...

    Pois provavelmente você terá outra vez razão. Agora de um coisa estou certo, ele terá despesa na mesma equivalente a uma reparação bem feita, de uma maneira ou de outra!!
  15.  # 15

    Colocado por: ANdiesel
    Pois provavelmente você terá outra vez razão. Agora de um coisa estou certo, ele terá despesa na mesma equivalente a uma reparação bem feita, de uma maneira ou de outra!!

    Embora não seja assim tão licito como isso, mesmo partindo do principio que ganha a causa, das chatices e das dores de cabeça já ninguém o livra. Por saber isso é que irei sempre manter a minha postura de alertar para o que acho que está mal independentemente de por vezes ser mal interpretado e ainda levar no toutiço por cima.
    Mas não desisto, no que a soalhos diz respeito vão levar sempre comigo!!
  16.  # 16

    Isto é o exemplo daquilo muito falado.
    Bem construir não tem de ser mais caro que construir mal. No seu caso tem um problema que é muito caro resolver que. Resultou de
    1. Desinteresse no nivelamento do pavimento. Foi sempre andar, jeira recebida e Betao espalhado. provavelmente nem precisa da saca de cimento, se calhar foi um alto e não uma poça... Ou um conjunto de duas coisas.
    2. Quem aplicou o pavimenro nem quis saber, espalhou o material, recebeu a jeira e foi à vida dele. Se se punha com muitas coisas, tinha de voltar outro dia e ninguém lhe paga o gasol das voltinhas.
    O típico, quem vem depois que feche a porta.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  17.  # 17

    João quanto tempo desde a execução de um pavimento em argamassa até aplicação de soalho colado?
  18.  # 18

    Colocado por: callinasJoão quanto tempo desde a execução de um pavimento em argamassa até aplicação de soalho colado?

    O necessário até a betonilha apresentar níveis de humidade entre os 2,50% | 3.00%.
    Em obras que não seja possivel respeitar os timings de secagem tem de se optar por outras formas de abordagem ao serviço utilizando nomeadamente barreiras anti-humidade e técnicas profissionais adequadas que garantam a eficácia do serviço de colagem.
  19.  # 19

    Colocado por: Joao DiasO necessário até a betonilha apresentar níveis de humidade entre os 2,50% | 3.00%.
    nesta semana que passou tive uma discussão com um empreiteiro que ía colocar betonilha de regularização no pavimento para eu colocar no dia seguinte as placas de piso radiante e ele poder 2 dias depois colocar a betonilha final, e isto tudo com paredes em gesso cartonado em contacto com a betonilha inferior,

    portanto um must, e quando puxou dos galões com o engenheiro sou eu, mandei-o dar uma volta.

    Colocado por: Joao DiasO necessário até a betonilha apresentar níveis de humidade entre os 2,50% | 3.00%.
    alguns fabricantes aconselham um máximo de 2%.
  20.  # 20

    Colocado por: jorgealves

    alguns fabricantes aconselham um máximo de 2%.

    Depende do tipo de cola a usar e do soalho que está preconizado.
    Se as colas forem á base de puliuretano é uma coisa, se forem á base de silano é outra.
    Posso-lhe dizer com uma elevadíssima dose de confiança, só por aquilo que fui lendo aqui e ali, que já foi feita asneira da grossa num estratificado aqui do forum. Será uma questão de tempo até aparecer ai um tópico com um titulo do gênero "o que são estas manchas??"...
    Isto tem muitoooooo que se lhe diga!!!!
 
0.0224 seg. NEW