Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Fiz no inicio deste ano um crédito habitação num banco com um spread de 2,5% para um financiamento de 80%. Olhando agora para as ofertas de spread's mais baixos no mercado de outros bancos, vejo que estou a perder dinheiro e queria transferir o meu crédito para outro banco que me cobrasse um spread mais baixo.

    Dúvidas:

    1 - É possível transferir o meu crédito habitacao para outro banco se assim o quiser, ou pode existir alguma cláusula no meu contrato que o impeça e que me obrigue a ficar preso a este crédito para sempre?

    2 - Tenho alguns custos com a mudança do crédito habitação para outro banco, ou os bancos resolvem isso entre eles e eu não me tenho de preocupar com nada?

    3 - Caso tenha custos, como é que eu sei se compensa por exemplo mudar para outro banco que me ofereça um spread de 2%? Será que 0,5% no spread compensa os custos que vou ter com a mudança? qual o valor a partir do qual pode compensar?


    Agradecia ajuda sff! obrigado
  2.  # 2

    1-Não.
    2-Sim. Há bancos que assumem esses custos, outros não.
    3-Só fazendo cálculos.

    Os custos não se resumem ao spread, mas sim à TAER.
  3.  # 3

    Há um tópico em que se diz que o Santander está a oferecer os custos de transferência de crédito. Confirme no banco.
  4.  # 4

    O que é preocupante é não saber responder a essas questões, o que demonstra que quando celebrou o contrato de crédito não estava devidamente informado sobre uma matéria que normalmente o acompanha durante toda a vida.

    Respondendo às questões, sim, pode transferir. Quanto aos valores, depende de vários elementos, só analisado no caso concreto.
    Concordam com este comentário: ANdiesel, nmex2
    • A.M
    • 30 agosto 2016 editado

     # 5

    Já lhe responderam, como também disse a Sabrina é verdade que o Santander está a suportar as custas com o processo.

    Para começar peça umas simulações aos bancos com o mesmo montante contratado e com o mesmo prazo e mesma taxa fixa ou variavel conforme o seu caso e logo dá para comparar o valor das prestações, mas tenha sempre em mente que são simulações, porque das simulação á aprovação muita coisa pode mudar.

    Assim por alto, sem contar com a indiminização do pagamento antecipado que deverá ser 0,5% do valor reembolsado, tem mais as custas de processo que devem rondar +-1500€, portanto como já disseram é fazer contas, ver quanto poupa por mês, e multiplar pelos meses totais e ficará a saber quando recupera o valor gasto com a transferência, e se compensa transferir.
    Também pode, logo que tenha simulações que sejam vantajosas apresenta-las no seu banco e pedir uma revisão de spread, ameaçando que vai transferir.

    No meu caso o meu banco já reviu o spread há 4 meses, apresentei simulações e fiz o pedido de revisao e eles fizeram-me uma proposta,aceitei(mais vale um pássaro na mão que 2 a voar!), estou desde essa altura em negociações com o Santander, por isso é que digo da simulação á aprovação vai uma diferença enorme, fiquei com um poder negocial maior entretanto, pois já estava mais atualizado após a revisao , apesar de não estar satisfeito, e assim o Santander baixou os spreads da sua simulação, como suportam as custas, já entreguei toda a papelada, já tive de abrir a conta e estou apenas pendente da avaliação que terá de atingir o valor x, ontem foi o avaliador lá a casa, agora é esperar, e caso se avance LER BEM a FIN e as cartas de aprovação, se está lá tudo como foi falado e fornecido na simulação.
    Mas aproveite a forte concorrência que está haver entre os bancos.
    Concordam com este comentário: JPN761
  5.  # 6

    Que spread lhe faz o Santander?
    • A.M
    • 31 agosto 2016 editado

     # 7

    Colocado por: rjmsilvaQue spread lhe faz o Santander?


    Tenho dois créditos o CH e MO, inicialmente feitos há 5 anos tinha 2,35% e 3,35%, o meu banco reviu, alterou a euribor a 12 meses e fez-me 1,75% e 2,25%, agora o Santander faz 1,55% e 1,65%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
    • jacf
    • 13 setembro 2016

     # 8

    Bom dia

    Como já foi referido há alguns bancos que estão neste momento a suportar os custos da transferência de CH.

    Além do Banco Popular e do Santander, têm conhecimento de mais algum banco que esteja a suportar os custos com a transferência do CH?

    Nestes casos, caso a avaliação não seja a esperada podemos sempre desistir do crédito sem termos qualquer custo correto?

    Obrigado
    • A.M
    • 14 setembro 2016 editado

     # 9

    Colocado por: jacfBom dia

    Como já foi referido há alguns bancos que estão neste momento a suportar os custos da transferência de CH.

    Além do Banco Popular e do Santander, têm conhecimento de mais algum banco que esteja a suportar os custos com a transferência do CH?

    Nestes casos, caso a avaliação não seja a esperada podemos sempre desistir do crédito sem termos qualquer custo correto?

    Obrigado


    Não desiste de nada, porque caso a avaliação não seja a necessária, o processo de transferência não se realizará, o banco não concede o crédito e por consequência não haverá transferência. Nos bancos que assumem as despesas, inclusive o da avaliação, não terá nenhuns custos, apenas não consegue transferir o credito.
  6.  # 10

    Alguém sabe quais os bancos que estão actualmente a suportar os custos com a transferência do CH?
  7.  # 11

    Colocado por: MatiasaAlguém sabe quais os bancos que estão actualmente a suportar os custos com a transferência do CH?


    Sei que o Bankinter está a fazê-lo.
  8.  # 12

    Eu sou da opinião que só deve mudar se estiver descontente. Caso esteja satisfeito, deve pedir renegociação das condições. Normalmente são aceites
  9.  # 13

    Eu tenho spread de 1.75 no Crédito Agrícola. Fui ao Bankinter e consigo 1.25, o que faz baixar a prestação em 27€. O problema são os seguros de vida no Bankinter. São mais do dobro do que pago atualmente. Contratar fora não compensa. O spread aumenta e lá se vai a poupança.
  10.  # 14

    Boa tarde

    Eu tinha CH no Montepio com um spread de 3.1% pedi revisão ao spread e "ofereceram" 2.25% não aceitei, o Banco Popular ofereceu me 1.50% com as despesas de transf. pagas, acho que valeu apena a mudança , embora os seguros do BPopular sejam uma pouco mais caros. No Montepio disserem que não conseguiam baixar tanto o spread.
  11.  # 15

    Colocado por: joaomanuelfernandeso que faz baixar a prestação em 27€. O problema são os seguros de vida no Bankinter. São mais do dobro do que pago atualmente. Contratar fora não compensa. O spread aumenta e lá se vai a poupança.


    Colocado por: A3bruno"ofereceram" 2.25% não aceitei, o Banco Popular ofereceu me 1.50% com as despesas de transf. pagas, acho que valeu apena a mudança , embora os seguros do BPopular sejam uma pouco mais caros.


    se em termos de orçamento familiar for possível, tentem fazer uma poupança exclusiva para o credito habitacao, com esse valor que pouparam mensalmente - pode não ser muito, mas cumulativamente ao longo do tempo vai crescer - para quando atingir um valor aceitável e/ou os indexantes começarem a subir, amortizar na divida.
    Concordam com este comentário: A3bruno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A3bruno
    • *cc
    • 17 fevereiro 2017

     # 16

    Alguem que tenha feito a transferência para o santander?
  12.  # 17

    Boa tarde, estou com um problema, comprei casa em 2011 com crédito habitação no Barclays spread 2,25 %, sempre deduzi os juros no IRS, no final de 2015 transferi para o Santander com spread 1,75 %, reduzi um pouco a prestação e os anos de duração, este ano para preencher IRS não aparece os juros do CH. Tenho questionado o Santander e dizem-me que se trata de um novo contrato de 2015 e já não declara os juros à AT, nas finanças dizem que se não receberem informação do banco não posso deduzir os juros. Dado que se trata de uma transferência do crédito não deveria manter o direito de deduzir os juros em IRS? Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre isto, o código do IRS não tem esta situação prevista.
  13.  # 18

    apesar de achar que fez uma "transferência", na prática o que fez foi um novo crédito, para pagar o crédito antigo e sendo um novo crédito perde o direito de deduzir os juros.
  14.  # 19

    Colocado por: Faria4Boa tarde, estou com um problema, comprei casa em 2011 com crédito habitação no Barclays spread 2,25 %, sempre deduzi os juros no IRS, no final de 2015 transferi para o Santander com spread 1,75 %, reduzi um pouco a prestação e os anos de duração, este ano para preencher IRS não aparece os juros do CH. Tenho questionado o Santander e dizem-me que se trata de um novo contrato de 2015 e já não declara os juros à AT, nas finanças dizem que se não receberem informação do banco não posso deduzir os juros. Dado que se trata de uma transferência do crédito não deveria manter o direito de deduzir os juros em IRS? Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre isto, o código do IRS não tem esta situação prevista.


    Para efeitos das finanças é um crédito novo, e para efeitos dos bancos também. Na prática o seu banco novo, pagou ao seu banco antigo o valor do crédito, portanto não há "transferência" propriamente dita, é só uma maneira mais simples de explicar a operação.

    Infelizmente nesta situação não tem direito a continuar a deduzir os juros em IRS.
    • *cc
    • 5 setembro 2017

     # 20

    Alguém que tenha transferido o crédito para o millennium bcp recentemente? Fiz a escritura a semana passada e os custos de transferência são todos suportados por ele, tive que avançar e depois devolvam. O gestor disse que demorava uns dias mas ainda nada. Alguém?
 
0.0217 seg. NEW