Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Caro srma,
    ESTÁ NA CARA QUE VOCÊ NÃO É DONO DE UMA EMPRESA! :-)

    1. subsídio de refeição
    Se não é «obrigatório», é o resultado do acordo entre as associações patronais e os sindicatos. Para mim vai dar ao mesmo, porque é um CONTRATO.
    Está na cláusula 38. do Contrato Colectivo de Trabalho para a indústria da construção. O valor aprovado em Março para 2009 é de 5,08euros/dia.

    Há pessoal que sai de casa às 6h e pouco da manhã e regressa depois das 20h. Não está à espera que 3,50euros dê para um operário da construção se alimentar durante esse período. Além disso, instituí que os meus operários param o trabalho às 9h15 para comer uma bucha (por causa dos espertos que saem de casa sem comer, e dos que mal comeram há mais de 3horas).

    E só essa pequenina diferença de 1,58eurosx220dias são -347,60euros/ano.

    2. 15 meses
    Férias, Subsídio de Férias, Subsídio de Natal,... e quando termina o contrato do trabalhador tem de o indemnizar NO MÍNIMO com 1 mês de salário por cada ano de trabalho.

    3. Seguro
    Posso ter metido água (que é, aliás, a minha especialidade), mas entre seguros de acidentes de trabalho, medicina no trabalho, e DIAS PERDIDOS que têm de ser pagos (por casamento, por parto/da esposa, por prestação de provas no ensino, por falecimento de familiares, para irem tratar de assuntos legais, etc.) são seguramente mais de 5%.

    4. Custo da Ferramenta
    É uma questão de perspectiva, e depende da obra.
    Só nas grandes empreitadas é que o dono de obra não fica escandalizado de lá ver uma parcela chamada CUSTO DE MONTAGEM, MANUTENÇÃO E DESMONTAGEM DE ESTALEIRO. Nestes casos o equipamento/ferramenta dos operários é/pode ser imputada a esta parcela.

    (Por vezes, o Dono de Obra reclama de uma parcela em que apenas incluí a «barraca» (contentor) e uma casa de banho, como se não tivesse de ser ele a pagar estas instalações)

    Mas como na maior parte das obrecas de que estamos a falar isto não acontece, o valor das ferramentas é imputado à MAO-DE-OBRA!
    (Além disso, as botas, capacetes, etc, e a ferramenta dos meus operários são compradas pela minha empresa e é-lhes entregue. Passa a ser propriedade deles. Por exemplo, para os pedreiros: martelos, macetas, ponteiros, escopros, níveis, linhas de bater, prumos, chaves, e ferramentas electricas, e sei lá o que mais).
    Em contrapartida, os consumíveis (brocas, discos, etc.), são custos de outras parcelas, claro.

    Caro srma, aprenda só mais uma coisa:
    O «objectivo» de uma empresa não é ter LUCRO (essa coisa horrííííível!)
    Não.
    O LUCRO é absolutamente necessário para uma empresa tal como, para si, o AR é necessário para viver.
    E você não tem como objectivo «ter ar» para respirar, pois não?
    Se lhe faltar o AR, você fina-se. O mesmo se passa com as empresas se deixarem de ter lucro.
    Por isso, têm obrigatóriamente de conhecer os CUSTOS, para cobrarem acima desse valor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, ANITA_ARM
  2.  # 42

    Para lançar a confusão, nos meus orçamentos, o preço da mão de obra é o seguinte:
    Serventes: 4,34€/hora
    Oficiais baixa qualificação: (Pedreiros, ladrilhadores, armadores de ferro, cofrageiros, etc) : 5,78€/hora
    Oficiais alta qualificação: (Electricistas, canalizadores, carpinteiros, etc): 7,22€/hora
    Chefias: (encarregados): 12,89€/hora
    Enquadramento (engenheiros): 9,47€/hora

    A técnica é simples: retire-se os impostos e o que sobrar é deles, se não gostarem, lamentamos. O Luis até me vai bater, já sei, mas mesmo com estes ordenados de miséria, os meus orçamentos são muitíssimo caros. Ainda pago um almoço a quem me mostrar como fazem moradias a 500€/m2, pagando todos o impostos.

    Colocado por: CMartine não se dizer que o de 10euros não presta para nada, porque para alguém que quer gastar pouco pode prestar muito bem. E pode muito bem haver casos em que o preço seja a menor das preocupações, quer-se é efectivamente determinada obra/material e para isso paga-se.

    A questão não é exactamente essa, é outra: Garantias

    O problema que alguns empreiteiros têm em se meterem nessa aventuras de materiais hiper-baratos, não têm a ver com eles serem suficientemente bons ou não. Como eles terão e irão honrar as suas garantias, nem se metem nisso, porque sabem que aquilo não se vai aguentar. Quem não estiver com ideia de honrar essas garantias, mete lá qualquer treta.

    Eu divido os materiais em 3 grandes grupos:
    Estruturais: Betão e alvenarias (tosco)
    Revestimentos e isolamentos (rebocos, estuques, impermeabilizações, isolamentos e pinturas)
    Acabamentos (cerâmicos, carpintarias, sanitários, etc)

    O primeiro grupo, é daquelas coisas, sempre se disse que o betão é o melhor amigo do engenheiro, ou é como um cão, é preciso cortar-lhe 3 patas, para ele ir definitivamente ao chão, se lhe cortarem 1 ou 2, ele ainda se aguenta

    O terceiro grupo, para mim, é treta, metam lá o que quiserem, é o que fica à vista, se tiver de ser substituído, é simples. è apenas uma questão de gosto.

    A qualidade de construção, para mim, é definida no segundo grupo, no que fica escondido, isolamentos térmicos e acústicos, impermeabilizações, juntas de dilatação, tempo de secagem de argamassas e estuques, redes de pvc nas transições, acessórios de montagem, mastiques em juntas, inclinações bem feitas em terraços, remates das telhas, caleiras, drenagem de caves. Problemas aqui, são sempre graves e de difícil resolução, com custos pesados em garantias. A maioria das aldrabices acontece aqui, porque a diferença entre fazer bem feito, mal feito ou nem fazer, é grande em termos de mão de obra. Todos conhecem as histórias que por aqui aparecem de rachas, fissuras, infiltrações, condensações, desconforto térmico e afins. Qual acham que é a causa? azulejos de 5€/m2 ou de 50€/m2.

    A maioria dos clientes quer qualidade "média", seja lá o que isso for, com preços "made in China" e ainda exige que não ter problemas. Quando os tem, manda a culpa para cima do empreiteiro, esquecendo-se que na maioria das vezes, ele próprio aldrabou tudo, poupando onde não devia para gastar numa banheira de hidro-massagem que raramente usará.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vasco tome, CMartin, ANITA_ARM
  3.  # 43

    Concordo completamente com o amigo Paulo Correia...

    Os acabamentos são importantes e deveremos apostar neles, sendo as torneiras, louças, azulejos, etc, mas o que mais influencia uma boa construção é realmente as impermeabilizações, isolamentos, metodo construtivo, remates e tudo o que foi dito no post acima.
  4.  # 44

    Todos,
    Por acaso fiquei a pensar nisto, do preço/hora e tinha precisamente chegada a esta conclusão que vai de encontro a estes vossos comentários:

    Colocado por: srmaCMartim - Preços minimos obrigatorios na construção que eu saiba nao existem.
    Em relação ao preço hora de que tanto se fala por aqui, a conta é fácil de fazer, 5€ h, considerando-se uma taxa de ocupação de 8 H/dia, 5 dias/semana, 4 semanas/mês, chega-se a um valor de 800 € mês, ora pagando-se 450 € (SMN) e 3,5 €/dia de Subsidio de alimentação (que são mais 70 €) e já agora por acaso nao é obrigatorio, acrescenta-se 118,75 € de Taxa Social unica a cargo da entidade empregadora, mais 2% de Seguro de acidentes de trabalho são 9 €, o total de custos é de 647,75 € a margem de "lucro" da mao de obra é de 19,03 % .. diria que é uma boa margem e cumprindo-se todas as obrigações legais! Pode dizer-se que 5 € é o preço de um servente ... pois é quase verdade ... nas grandes empresas de construção é exactamente isto que se paga quer a pedreiros de trabalho temporario quer a pedreiros do quadro... da qualidade nunca ouvi falar mal... enfim é só mais uma prespectiva!




    Colocado por: PauloCorreiaPara lançar a confusão, nos meus orçamentos, o preço da mão de obra é o seguinte:
    Serventes: 4,34€/hora
    Oficiais baixa qualificação: (Pedreiros, ladrilhadores, armadores de ferro, cofrageiros, etc) : 5,78€/hora
    Oficiais alta qualificação: (Electricistas, canalizadores, carpinteiros, etc): 7,22€/hora
    Chefias: (encarregados): 12,89€/hora
    Enquadramento (engenheiros): 9,47€/hora

    A técnica é simples: retire-se os impostos e o que sobrar é deles, se não gostarem, lamentamos. O Luis até me vai bater, já sei, mas mesmo com estes ordenados de miséria, os meus orçamentos são muitíssimo caros. Ainda pago um almoço a quem me mostrar como fazem moradias a 500€/m2, pagando todos o impostos.



    Sem querer dispersar muito do assunto, reparem que e apenas como exemplo, um projecto de engenharia de informática começa com um valor mínimo de a 5euros/homem/hora, que dá precisamente os 880euros mensais que aqui, Luis KW, o Luis diz que é ilegal. Num projecto desta forma, numa base de consultoria, é isto que é pago, Luis. (Falo engenharia de informática apenas porque sou mais entendida neste assunto do que no da construção).
    Agora voltando ao facto de (o meu familiar) pagar 5 euros/hora ao homem que lhe está a fazer a obra lá de casa, que demorará uns 4 meses, não me parece de todo que nesta perspectiva seja ilegal, Luis.
    Apenas serve de exemplo, e este valor de 880euros inclui subsídio e tudo o que é legal, tal como exemplifica precisamente srma para o caso da construção, que é a vossa especialidade.

    Por outro lado, e ainda seguindo o mesmo raciocínio, cheguei à conclusão que afinal, na obra do chão da casa-de-banho pela qual eu paguei 300euros, não poupei nada (os 200 euros de poupança que supostamente teria tido,Luis), porque e mesmo considerando um valor, digamos máximo, de 25 euros/homem/hora para 8 horas de trabalho dá 200euros, Luis, o que quer dizer que eu paguei 100euros a mais. Não importa claramente, porque na minha perspectiva o trabalho feito foi de qualidade equivalente ao que eu paguei, apenas para dizer Luis, que não poupei.

    Com base nisto vou ainda concluir que
    - Considerando a obra do meu familiar que durará 4 meses (paga a 5euros hora/homem/hora a 8 horas diárias),
    - Considerando a minha obra que durou 8 horas (paga a 25euros/hora),
    Uma não pode ser paga ao valor da outra, porque o factor - quanto tempo dura a obra - entra para o cálculo do valor que se vai pagar, ou seja:
    - Se o meu familiar pagasse um valor de 25 euros/homem/hora pagaria 4400euros/mes,
    - Eu por outro lado pagando os 5euros/homem/hora por um trabalho de 8 horas pagaria 40euros Total pela minha obra de colocação de cerâmica no chão da casa-de-banho;

    Logo, e tal como tinha dito,se não me engano, o Vasco por aqui nesta discussão, o factor tempo - quanto tempo dura a obra - vai ditar também o preço. (Não podemos "apenas" colocar o valor máximo para mão de obra, em todos os casos, Luis.)
    Cumprimentos,
  5.  # 45

    Cara CMartin
    Pela forma como escreve, suponho que seja uma pessoa extremamente cordata e simpática, mas muito persistente! Por isso, por me merecer o maior respeito, peço desculpa pela maneira expedita como lhe vou responder:

    GARANTO-LHE que o seu familiar, ao contratar um pedreiro e pagar-lhe 5 euros à hora está a cometer uma ilegalidade de todo o tamanho. Se tem dúvidas, dê-me a morada da obra que eu próprio trato de lá mandar ainda hoje a ACT. SE NÃO MA DER, É PORQUE TEM DÚVIDAS.
    O que pode fazer é contratar uma empresa de cedência de pessoal, e pagar a essa empresa um valor qualquer à hora. Claro que o que você pensa é que, se essa empresa não tiver alvará para ceder pessoal à hora, se não estiver a pagar os ordenados mínimos legais, se contratar imigrantes ilegais, etc., isso não é nada consigo (ou com o seu familiar), não é? Pois...

    REPITO: 5euros/hora não chega para uma empresa pagar 400Euros/mês de ordenado!. O que é ilegal.
    Se não acredita, CRIE uma empresa e pague ordenados mínimos aos seus empregados para ver se 5Eur/hora chegam.

    Quanto aos 200euros de diferença, não faça mais confusões: já lhe disse que era entre a Cerâmica Bicesse (500) e o profissional especializado (300). Quem falou em 25Euros/hora? Não se pode comparar uma obra de UM DIA, com uma obra de vários meses! Não se pode comparar o custo do assentamente de UM TIJOLO, com o de 1.000 tijolos! Ou melhor: PODE. E fica a saber que não tem nada a ver uma coisa com outra.

    Desculpe a falta de cordialidade, mas estou mesmo cheio de trabalho.
  6.  # 46

    As tabelas salariais da construção civil nada têm a ver com o dito ordenado mínimo! Se fossemos a pagar o "ordenado mínimo" tínhamos logo a fiscalização
    a perna e uma multa jeitosa.. ..
  7.  # 47

    Colocado por: DynamicAs tabelas salariais da construção civil nada têm a ver com o dito ordenado mínimo! Se fossemos a pagar o "ordenado mínimo" tínhamos logo a fiscalização
    a perna e uma multa jeitosa.. ..


    Dynamic,
    Em lado nenhum em me baseio no ordenado mínimo, leia os meus posts anteriores, e falo nestes valores anteriormente como exemplificativos, e o valor mínimo a que me refiro e como suporte à minha discussão são 880euros/mensais.
    Cumprimentos,
  8.  # 48

    Este tópico está a dar pano para mangas...

    Vou "bufar" aquilo que sei relacionado com o meu empreiteiro... também ele paga os 5 euros à hora aos serventes 7 euros salvo erro a um pedreiro de 2ª e a um pedreiro de 1ª os 9 euros por hora.

    Só que os encargos com a segurança social e o seguro são por conta deste... isto é o que eu sei em conversas que tive com a malta que lá anda a trabalhar...

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, ANITA_ARM
  9.  # 49

    Colocado por: Luis K. W.Cara CMartin
    Pela forma como escreve, suponho que seja uma pessoa extremamente cordata e simpática, mas muito persistente! Por isso, por me merecer o maior respeito, peço desculpa pela maneira expedita como lhe vou responder:

    GARANTO-LHE que o seu familiar, ao contratar um pedreiro e pagar-lhe 5 euros à hora está a cometer uma ilegalidade de todo o tamanho. Se tem dúvidas, dê-me a morada da obra que eu próprio trato de lá mandar ainda hoje a ACT.SE NÃO MA DER, É PORQUE TEM DÚVIDAS.
    O que pode fazer é contratar uma empresa de cedência de pessoal, e pagar a essa empresa um valor qualquer à hora. Claro que o que você pensa é que, se essa empresa não tiver alvará para ceder pessoal à hora, se não estiver a pagar os ordenados mínimos legais, se contratar imigrantes ilegais, etc., isso não é nada consigo (ou com o seu familiar), não é? Pois...

    REPITO:5euros/hora não chega para uma empresa pagar 400Euros/mês de ordenado!. O que é ilegal.
    Se não acredita,CRIE uma empresa e pague ordenados mínimosaos seus empregados para ver se 5Eur/hora chegam.

    Quanto aos 200euros de diferença, não faça mais confusões: já lhe disse que era entre a Cerâmica Bicesse (500) e o profissional especializado (300). Quem falou em 25Euros/hora? Não se pode comparar uma obra de UM DIA, com uma obra de vários meses! Não se pode comparar o custo do assentamente de UM TIJOLO, com o de 1.000 tijolos! Ou melhor: PODE. E fica a saber que não tem nada a ver uma coisa com outra.

    Desculpe a falta de cordialidade, mas estou mesmo cheio de trabalho.


    Luis KW,
    Sim, sou persistente em tentar perceber o "racional" dos preços, mas como disse antes não sou de ir ao "tostão" mas já que se levantaram estes valores eu estava a prosseguir com a discussão.Expliquei-lhe e usei como exemplo um valor de 5euros hora e outro de 25euros hora, e a que conclusões chego com base nesses valores.
    Usei até como exemplo a área de engenharia informática, a 5 euros hora como (valor inicial para projecto), que é o meu ramo, falei nele sem complexos e nestes valores sem me sentir intimidada.
    Como deve imaginar não tenho que lhe identificar nenhum familar meu, nem aceito que me dê como resposta que se não identificar é porque não tenho a certeza do que estou a dizer. Lamento, mas não o conheço pessoalmente logo parece-me um pouco absurdo fazer-me a sugestão de identificar a uma pessoa estranha um familar meu para, para que por seu intermeio (de uma pessoa que me é estranha) se proceda a uma fiscalização;
    Esta sua resposta a uma conversa franca e aberta e de puro esclarecimento meu, que se quer saudável entre participantes de um forum não me parece nada adequada.
    A conversa dos valores até ia ter um sequência interessante, porque eu ia perguntar se aos valores depois somariamos os materiais; mas claro isto seria interessante para mim na minha perspectiva de cliente, para si claramente não estavamos a ter uma conversa interesse, só posso concluir dada a sua reacção.
    Se não lhe agradam as minhas perguntas que foram feitas apenas para adquirir informação, não vejo propósito sequer em fazer perguntas nesta discussão, ou haver sequer discussão em ambiente de forum.
    E dá tanto trabalho responder com respeito às pessoas, como levou a responder sobre forma de ameaça.
    Muito obrigada pela discussão, que vejo não ser do agrado de todos e assim não há discussão possível, em que se recebe ameaças por se fazer perguntas que não interessam.
  10.  # 50

    Ainda vamos chegar à conclusão que os empreiteiros andam nisto por lucro, que horror, onde é que já se viu?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, ANITA_ARM
  11.  # 51

    Por outro lado, peço desculpa, ..mas como sou persistente (!), se se debruçar sobre a realidade, a verdade que dizem algumas pessoas aqui até no próprio forum, e na sua insistência e a de outros, talvez chegue à conclusão que a realidade pode não ser aquela que refere, e não é por causa disso que vamos todos fingir uma coisa que é não corresponde à realidade para o conhecimento de todos do forum, daí eu ter dito há uns bons posts atrás que esta conversa só tem interesse e só é didáctica e útil se for transparente.
    Repare que nem sequer estou a dizer que a realidade é a ideal, certamente estariamos todos melhor pagos pelo trabalho que executamos, seja em que área for, porque certamente todos merecemos ganhar mais, mas a realidade não se presta ao que nós achamos que é o nosso preço e não vejo porquê apregoar preços para conhecimento público diferentes dos que são muitas vezes praticados na realidade.
    De resto, pode perfeitamente usar-me como "cliente" exemplo de quem discute preço e "crucificar-me" (!) por isso, e realmente se se considera isto uma "bufice" então eu sou "bufa".. porque não me sinto minimamente "envergonhada" em falar em preços que comparativamente aos seus possam ser "miseráveis"; até porque, como sabe e como foi dito, caro e barato para cada um é diferente e para quem paga então ainda mais diferente pode ser!
    Cumprimentos,
  12.  # 52

    Colocado por: rjmsilvaAinda vamos chegar à conclusão que os empreiteiros andam nisto por lucro, que horror, onde é que já se viu?


    rjmsilva,
    Também não estou a por isso em discussão, tive um tio (é verdade tenho familares em muitos ramos!), já falecido (se não colocaria estas questões a ele), tinha óptimo nome na área da construção em termos de qualidade de construção e fazia lucro obviamente.

    O que eu pergunto é, tendo, por exemplo uma mesma obra com dois orçamentos:200euros e 10000euros - o que me pode ajudar a compreender estas diferenças abismais?
    Por senso comum, imagino e como já disseram aqui - preços de mão-de-obra diferentes, para empresas que trabalham também de formas diferentes, e que demoram mais ou menos a concluir essa mesma obra, etc, e outras razões. Posso-vos dizer, na minha perspectiva de cliente não estou interessada minimamente na de 2000euros (preço"made in china" do Paulo) mas também não me interessa a de 10.000 que me parece também estranha dada a diferença entre preço máximo e mínimo.
    Mas, se uma empresa apresenta 2000euros, é porque com esses 2000euros já está a lucrar (de que foma não sei). Eu não sou gestora de empresas, eu sou cliente e a minha perspectiva é como cliente.
  13.  # 53

    Muitas vezes as empresas apresentam orçamentos super-inflacionados porque não têm interesse na obra, mas também não dizem directamente que não querem fazer o trabalho, são orçamentos para não ganhar a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  14.  # 54

    Bom, e penso que agradeci a todos o que continuam nesta discussão, até ao LuisKW! Não sou de grandes rancores!
    No fundo, mesmo como cliente e sem ser gestora, eu tenho uma vaga ideia de como se podem apresentar preços tão diferentes para uma mesma obra. Compreendo perfeitamente que uma empresa tem que ser rentável, e imagino o esforço que se faz para que assim seja: rentável.
    Não vale a pena estar a insistir mais nesta questão. E talvez podemos voltar mais descansadamente ao tópico da discussão: "Valor realista para remodelação de uma casa" (está a ver Luis, afinal esta tinha dado mesma para uma discussão à parte!) sabendo que, por uma razão ou outra, uma obra envolve custos para uns e mais custos para outros, e haverá preços para os clientes que nos agradem mais do que outros (e nem sempre são os mais baratos como se pode julgar, mas gostamos de sabê-los - os preços).
    Obrigada.
  15.  # 55

    Colocado por: rjmsilvaMuitas vezes as empresas apresentam orçamentos super-inflacionados porque não têm interesse na obra, mas também não dizem directamente que não querem fazer o trabalho, são orçamentos para não ganhar a obra.


    E não é que tem razão no que diz? Eu sei.
  16.  # 56

    Todos,

    Depois de tudo isto fiquei com um grande curiosidade ... Luis KW diga lá quanto é que paga aos seus colaboradores! Já agora volto a insistir que com as contas de "merceeiro" que aqui apresentei, nao tinha como objectivo demonstrar que é possivel contratar colaboradores jeitosos (pelo menos daqueles que são espertos, coisa que como se sabe rareia na CC) a 5 €/h, eu bem sei que isso é preço de servente e daqueles que pouco mais sabem fazer do que pegar em carrinhos de mão e limpar a obra (e mesmo isso supervisionados) mas a verdade é que se houver quem aceite, é possivel cobrar 5 €/H pagar todos os impostos e ainda sobra dinheiro.
    A qualidade de construção, para mim, é definida no segundo grupo, no que fica escondido, isolamentos térmicos e acústicos, impermeabilizações, juntas de dilatação, tempo de secagem de argamassas e estuques, redes de pvc nas transições, acessórios de montagem, mastiques em juntas, inclinações bem feitas em terraços, remates das telhas, caleiras, drenagem de caves. Problemas aqui, são sempre graves e de difícil resolução, com custos pesados em garantias. A maioria das aldrabices acontece aqui, porque a diferença entre fazer bem feito, mal feito ou nem fazer, é grande em termos de mão de obra. Todos conhecem as histórias que por aqui aparecem de rachas, fissuras, infiltrações, condensações, desconforto térmico e afins. Qual acham que é a causa? azulejos de 5€/m2 ou de 50€/m2.


    Ora aí está, é aqui que justifica pagar mais ou menos e o cerne da questão está exactamente aqui, como é que um individuo (entenda-se cliente) que percebe zero de construção (ou de métodos construtivos) consegue atribuir valor ao que 1º não vê e 2º não percebe, como não sabe e a maioria do povo acha que os empreiteiros ganham rios de dinheiro à custa dos clientes, sem esquecer que toda a gente e sem excepção conhece alguem que tem ou teve problemas sérios em casas que comprou (em gama baixa, média, alta e luxo) é fácil, adjudica-se barato, porque o risco corre-se sempre. Por mim falo, que trabalhei sete anos na construção e que quando tenho que contratar alguem fico sempre na duvida se os preços que me dão têm ou não justificação para o trabalho que estou a pedir e acima de tudo se no final as coisas ficam executadas com qualidade (e não é o que está à vista é mesmo se os metodos de execução foram os adequados).
  17.  # 57

    Colocado por: CMartin

    Dynamic,
    Em lado nenhum em me baseio no ordenado mínimo, leia os meus posts anteriores, e falo nestes valores anteriormente como exemplificativos, e o valor mínimo a que me refiro e como suporte à minha discussão são 880euros/mensais.
    Cumprimentos,



    Não foi dirigido a sim! Estava apenas a constatar um facto real.
  18.  # 58

    Colocado por: srmaOra aí está, é aqui que justifica pagar mais ou menos e o cerne da questão está exactamente aqui, como é que um individuo (entenda-se cliente) que percebe zero de construção (ou de métodos construtivos) consegue atribuir valor ao que 1º não vê e 2º não percebe, como não sabe e a maioria do povo acha que os empreiteiros ganham rios de dinheiro à custa dos clientes, sem esquecer que toda a gente e sem excepção conhece alguem que tem ou teve problemas sérios em casas que comprou (em gama baixa, média, alta e luxo)

    Mas não é para isso que existem as fiscalizações, os projectos, os projectistas? A função de um dono de obra, não é perceber, é pagar para ter alguém que perceba e fiscalize. Se esses também falham, a culpa também é deles. Um empreiteiro só faz o que lhe mandam e que lhe deixam fazer, se ninguém diz o que quer exactamente e o deixam à solta, querem o quê?

    Quando os donos de obra se armam em aprendizes de feiticeiro (desculpem lá, mas é assim mesmo), metem-se com gente que já fez algumas dezenas de empreitadas e já têm calo, já enganaram e já foram enganados, enquanto eles são quase virgens. Parece-me sempre uma receita para o desastre, mas esta é apenas uma opinião pessoal.

    Para se fazer uma excelente obra, precisamos de 4 coisas:

    Um bom projectista
    Um bom empreiteiro
    Um bom fiscal
    Um bom dono de obra

    Se 1 falhar, temos uma boa obra,
    Se 2 falharem temos uma obra razoável
    se 3 falharem, temos uma obra portuguesa
    se 4 falharem temos um desastre
  19.  # 59

    Mas não é para isso que existem as fiscalizações, os projectos, os projectistas? A função de um dono de obra, não é perceber, é pagar para ter alguém que perceba e fiscalize. Se esses também falham, a culpa também é deles. Um empreiteiro só faz o que lhe mandam e que lhe deixam fazer, se ninguém diz o que quer exactamente e o deixam à solta, querem o quê?

    Certissimo! Mas julgo que aqui se fala essencialmente de obras particulares de pequena dimensão e nesse tipo de obras como nós sabemos a maioria das vezes o projectista é um amigo que dá o jeito (sem querer ofender nenhum grupo profissional a maioria das vezes até são directores de obra a fazer o projecto), do empreiteiro não falo porque é desse grupo que aqui se refere. Fiscal? Em moradias e remodelações de apartamentos, hummm, desconheço os donos de obra que os contratam (a esta escala obviamente, não me refiro a grandes empreendimentos), dono de obra pois é a tal questão, avalia-se qualidade de construção pela colocação e aparência dos acabamentos (que como disse e bem é o que fica à vista e mais simples de resolver, mas tambem é o mais facilmente avaliável, ainda me recordo do proprietário de um apartamento que escreveu uma reclamação -com dez páginas - reclamando por exemplo que as tomadas de electricidade não estavam todas à cota porque uma estava a 10 cm do rodapé e outra em parede oposta a 10,1 com!!!!!), O pequeno cliente particular que quer remodelar um apartamento ou construir uma moradia, a maioria das vezes não tem recursos para contratar fiscais, não conhece o que lhe estão vender nem faz a mais pequena do que ideia do que está a pagar, limita-se a confiar e julgar que está a fazer um bom negócio!
  20.  # 60

    Colocado por: srmaDepois de tudo isto fiquei com um grande curiosidade ... Luis KW diga lá quanto é que paga aos seus colaboradores!
    Pago BEM ACIMA do CCT.
    Tenho uma série de empregados (uma espécie de núcleo duro da empresa) que está comigo há quase 20 anos - começámos a trabalhar juntos em miúdos.
    Mas também lhe digo que, em 25 anos, já dei emprego a largas dezenas de operários (e empregados de escritório), talvez uns 120, e já despedi quase outros tantos. E... agora reparo que de há 3 anos para cá ainda não demiti ninguém (só tenho admitido pessoal) - deve ser por causa da crise...

    Colocado por: srma...a verdade é que se houver quem aceite, é possivel cobrar 5 €/H pagar todos os impostos e ainda sobra dinheiro.
    «SE HOUVER QUEM ACEITE?!?». Isso é coisa que se diga? Haverá SEMPRE quem aceite. Não é esse, segundo os marxistas, um dos princípios do Capitalismo? Cria-se uma situação insustentável aos que só vivem do seu trabalho (desemprego permanente, etc.) para que estes aceitem salários abaixo do que seria justo. (E é o princípio da prostituição!)

    E não, não é verdade a não ser que cometa uma série de ilegalidades, ou a empresa cobre abaixo do preço de custo.
    Primeiro, você NÃO PODE (legalmente) contratar uma pessoa, com horário das 8h às 17h, de 2ª a 6ª feira, e fazer um contrato de trabalho em que se propõe pagar-lhe 5,00euros/hora.
    Segundo, para uma empresa, um custo de 5euros/hora corresponde a um ordenado de 375,00euros/mês, o que é também é ilegal.

    Recapitulando e repetindo:
    5euros/horax8horas/diax20dias/mesx11meses/ano=8.800euros.
    Subsidio de refeição: 5,08euros/diax20dias/mesx11meses/anos=1.117,60euros
    Ficam 8.800-1117,60=7.682,40euros/ano para vencimentos.
    Como uma empresa paga no mínimo QUINZE meses por ano (férias, subsídio de férias, subsídio de Natal e indemnização), 23,75% de segurança social, etc. etc. isto dá cerca de 375,00 euros por mês.
    Se este valor estiver errado, corrija-me.
    Se este valor é legal, esclareça-me.
 
0.0308 seg. NEW