Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Todos,
    Legal ou não, correcto ou não, mais ou menos miserável, os valores para trabalhos de construção civil variam e muito.
    Talvez os 5euros que se chegam a pagar à hora sejam compensados de outra forma numa obra, para que esta se torne rentável, e até cumpra os requisitos legais? Talvez haja razões sem ser as relativas a qualidade, que levem e permitam uma cobrança/pagamento de 5euros/hora.Talvez um desses casos seja o exemplo bem referido pelo AF Santos, em que o empreiteiro pague um valor menor aos seus trabalhadores, mas que à parte pague as taxas de segurança social, etc, e que vai buscar esse diferencial que falta ao cliente, sem ser na parcela de mão de obra. Compensações, talvez existam. Não sei mas estou a imaginar, um pouco com base na conversa que aqui se desenrola.
    Com base nesta mesma conversa, vou dizer que concordo convosco em muitas coisas,quase na maioria.
    O cliente tem quase sempre a "pulga atrás da orelha" de que vai ser enganado; não conhece nem sabe o trabalho que está por trás do que ele vê á superfície; o trabalho que levou a erguer uma parede, a aplicar o azulejo, enfim, a construir uma casa, e julga com base na aparência, naquilo que vê.
    O cliente desconfia precisamente por causa das grandes diferenças de preços para uma mesma obra, e o que ele não vê neste orçamento:
    - Uma empresa grande com um estrutura eficaz tem mais custos do que outra de menores dimensões, mas que muito provavelmente esta empresa vai-lhe garantir a qualidade do trabalho que lhe vai prestar (tal como disse o Paulo Correia)
    - As empresas têm que ter lucro, uma margem que ganham a fazer a obra, logo não vale a pena nós os clientes negociarmos para além de determinado montante, porque mesmo que o consigamos por esse valor, muito provavelmente a empresa será obrigada a ir buscar esta margem a outro sítio (vai usar mais areia no cimento, não sei, de qualquer forma não estarão a enganar-nos, (fomos nós que o pedimos, mais areia no cimento, indirectamente) e continuo a palpitar..) ...quem perde somos nós,
    - As obras, embora aqui foi dito que não têm um valor expectável, têm um valor razoável, que não pode ser muito pouco, (há razões para valores demasiado baixos (qualidade? legalidade da empresa?..), nem muito altos (por exemplo, entretanto eu informei-me pela razão do meu orçamento de 10.000euros e explicaram-me que a obra que pretendo não é especialidade da empresa, logo esta vai subcontratar uma outra empresa e o diferencial é resultado desta operação (ambas as empresas vão ganhar margem), logo, claro que vou conseguir preço mais competitivo se contractar um empresa que o faz directamente),
    - Nós os clientes temos a mania que se não estivermos de olhos abertos vamos ser enganados, mas no fundo, até obrigamos as empresas a enganarem-nos, quando exigimos o impossível; não o devemos fazer, a não ser que queiramos mesmo menor qualidade e não nos importamos com isso, mas isso é uma responsabilidade que nós temos que assumir, e de resto devemos ser razoáveis,( muitas vezes somos efectivamente enganados, porque corremos atrás dos preços made in china achando que estamos a ser muito inteligentes),
    - A obra que eu paguei ao preço de 25euros/hora, e como disse o Luis KW e o Vasco Tomé, por outras palavras eu não podia esperar pagar menos (a obrazita de pequenos arranjos) porque apenas demorou 4 horas, e o tempo e o trabalho feito tem que ser compensado (não podia esperar pagar 5 euros à hora,o que daria 20 euros por aquele trabalho, claro): o factor tempo, pelo que li neste forum, vai claramente influenciar o preço,
    - Mesmo assim, este pequeno trabalho de 4 horas não foi feito com qualidade e descobri depois que fui enganada efectivamente porque a pessoa que eu contractei ao abrigo de um grande empreiteiro fez a minha obra a título próprio, passou-me uma factura incorrecta (não verdadeira) em nome desse empreiteiro, coisa que descobri posteriormente quando precisei que ele voltasse para corrigir uns dos arranjos e telefonei para o nr. constante da factura, e fui informada que aquele empregado já não trabalhava para aquela empresa há muito tempo, e informaram-me de algumas ilegalidades, do género desta que se passou, praticadas em nome dessa empresa, que por causa disso estaria a decorrer um processo. Portanto, sim somos enganados mesmo quando pagamos razoavelmente (ou supostamente o valor correcto), à hora, porque, como disse o Luis KW e bem, não verificamos a legalidade e documentação de quem contratamos, confiamos que está tudo em ordem. Podemos não querer saber disto para nada, verificar legalidades, mas, mais uma vez assumimos esta responsabilidade que é nossa,
    - Quando compramos não podemos querer bom e barato. Isto é discutível, mas barato paga barato, e bom paga-se bem. É uma questão de lógica. O barato para nós pode servir perfeitamente os nossos propósitos mas como clientes não podemos reclamar qualidade superior a troco de pagamento inferior. Se queremos "gama média" como tanto aqui se fala, e geralmente é a nossa pretensão, vamos pedir (no mínimo) 3 orçamentos e teremos 3 valores: barato, médio e caro. Escolhemos um, com a consciência de que vamos receber precisamente o que vamos pagar (considerando que as empresas às quais nos dirigimos é idónea),
    - Como saber se uma empresa/construtor/pedreiro/empreiteiro é idóneo? Procurar saber (coisa que eu não fiz no trabalho de 4horas) - pedir referências de obras, trabalhos que tenha feito - isso é uma responsabilidade nossa, do cliente; e acreditem que a melhor publicidade relativamente aos construtores/empreiteiros, etc.- boa ou má- é precisamente o "passar palavra" dos seus clientes.
    - A competitividade de uma empresa de construção vai basear-se em muitos factores, para nós clientes desde que nos apresentem um preço aceitável em troca do que nós precisamos (barato ou médio ou caro), uma empresa idónea que nos ofereça garantia, devemos encarar isso positivamente e não torcermos logo o nariz porque, por defeito e à partida, queremos o bom e barato, e então supomos que estamos a ser enganados quando assim não o é,
    - Há obras que as empresas grandes e médias, simplesmente, não fazem, não lhes interessa, tal como disse o rjmsilva, e a nós também não interessará porque obras pequenas para uma empresa maior, para compensar o trabalho e os custos que são superiores, não nos vão apresentar preço competitivo; e aí, arranjemos alguem que nos dê um jeito e pronto, não há discussão.
    De resto, é um negócio, e faz-se o que se pode certamente para que seja lucrativo, como em todos os negócios. E nós os clientes fazemos os possíveis para sermos bem servidos, essa é a nossa opção.
    Da discussão toda que aqui se desenrolou, foi esta a ideia que me ficou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu, Paulo Correia, vasco tome, PatSil, Luis K. W., srma
  2.  # 62

    Nem sei o que dizer, Este post valeu bem os últimos dias aqui no fórum

    obrigado
  3.  # 63

  4.  # 64

    Colocado por: PauloCorreiaNem sei o que dizer, Este post valeu bem os últimos dias aqui no fórum

    obrigado

    Caro Paulo,
    Os clientes podem nem sempre ser os nabos irrascíveis que teimam em não perceber nada, que parecem ser.
    Cumprimentos,
  5.  # 65

    E já agora, eu é que agradeço os vossos esclarecimentos e informações.
    Obrigada.
  6.  # 66

    Colocado por: CMartinOs clientes podem nem sempre ser os nabos irrascíveis que teimam em não perceber nada, que parecem ser.

    Acredito que não, senão não andava aqui, mas ultimamente têm sido uma desgraça.

    Eu não lhes chamo nabos, eles agarraram-se é a uma ideia ou a um sonho e recusam tudo o que puser em causa esses sonho, só que a certa altura temos de acordar e na construção, quanto mais tarde, pior. Conheço pessoas que disseram exactamente o que têm sido aqui e hoje estão endividadas para o resto da vida, porque acordaram quando já era demasiado tarde. Simplesmente acreditam que vai tudo correr bem, e que no fim tudo se vai compor. E por mais alertas que recebam, não ouvem.

    É que sabe, nos meus primeiros anos, fui treinado para enganar os clientes e esses eram gente das obras, que supostamente sabiam o que estavam a fazer e mesmo assim, era o que se via. chegávamos a treinar, em que uns faziam de clientes e os outros de empreiteiros e em reuniões cada um dos lados defendia o seu, de forma a melhorar-mos a argumentação, depois trocava-mos. Quando íamos para as discussões levávamos 3 blocos.
    O que tínhamos a certeza, e íamos receber esses trabalhos a mais
    o que era dúbio e dependia da argumentação
    o que era cortina de fumo e servia para perder na discussão. assim o dono de obra dizia sempre satisfeito: Eles pediram 200.000 e só levaram 150.000. Pois, mas o que nós tínhamos direito eram apenas 100.000€.
    Se as coisas corressem mal, um de nós servia de bode expiatório e levava na cabeça em público, pelo mau trabalho que tinha feito

    Os clientes particulares, se quisermos, nem dão luta, é simples demais e os mais fáceis, são aqueles que têm a mania que percebem à brava, disto. É só descobrir-lhes os tiques, deixá-lhos ganhar as primeiras e depois embalá-los nas suas convicções.
  7.  # 67

    Paulo,
    Sim, imagino que seja assim, todos nós aprendemos algumas habilidades nas nossas profissões, e saber interpretar os tais "tiques" (que demonstram as vontades dos clientes) é realmente importante, mas não se entusiasme e não revele tudo - o segredo continua a ser a alma do negócio (!)..e esse segredo é o que vos permite embalar os sonhos dos vossos clientes!
    Até valeu a pena esta discussão, acabou por se revelar franca e transparente.
  8.  # 68

    Cara CMartin,
    QUE GRANDE resumo da "discussão" que aqui tivemos!
  9.  # 69

    Optimo resume...
  10.  # 70

    Colocado por: Luis K. W.
    Recapitulando e repetindo:
    5euros/horax8horas/diax20dias/mesx11meses/ano=8.800euros.
    Subsidio de refeição: 5,08euros/diax20dias/mesx11meses/anos=1.117,60euros
    Ficam 8.800-1117,60=7.682,40euros/ano para vencimentos.
    Como uma empresa paga no mínimo QUINZE meses por ano (férias, subsídio de férias, subsídio de Natal e indemnização), 23,75% de segurança social, etc. etc. isto dá cerca de375,00 euros por mês.
    Se este valor estiver errado, corrija-me.
    Se este valor é legal, esclareça-me.



    Ah pois é.. .. Fora seguros de acidentes de trabalho, responsabilidade civil; carrinha, manutenção, desgaste e seguro da mesma.. e por ai fora.. ..
  11.  # 71

    Bem esta discussão prolongou se bastante e o comentário inicial não obteve esclarecimento nenhum, o que eu vejo por aqui, é só escrita critica, ela é necessária está certo..., mas só este tipo de escrita, desculpem, mas mais vale não comentarem, eu próprio estou a fazer uma critica... sim, mas se fosse administrador deste site começava a passar multas aos senhores do costume, sim senhores do costume que têm empresas, possuem conhecimentos dos orçamentos e valores do mercado, sabem que existem determinados tipos de material que até eu desconheço, ou seja detêm a informação, mas nunca trazem nada construtivo, e basta ir a vários tópicos e são sempre os mesmos, e se vem aqui alguém á boa maneira portuguesa dizer que se "desenrascou", cai um chorrilho de supostos intelectuais, que estão ou no poleiro, ou são as galinhas da capoeira que alguns galos tratam de as poiar nos seus locais e vêm aqui se tentar passar de galos, não abrm mão de nada,, nada.... E infelizmente a maioria dos consumidores vem aqui para ter acesso á informação e ficar esclarecido como eu, se eu quiser alguem a 5 euros a hora, porque é que eu não devo ter essa informação? Se eu conseguir encontrar cerámica a 5 euros o metro quadrado, nem que seja num leilão de uma empresa falida, porque não posso eu por esse material, agora expliquem lá a qualidade... das várias coisas, qual será a bitola que usam, o mal está ai é que em muitos casos não há a bitola, e depois estes senhores que aqui andam so tendem a piorar, ainda esta semana numa area de 20 m2, numa empresa certificada, vão rebentar paredes que teem azulejo, mais tapar um buraco que se encontra lá rebocar e arear, e pintar essa zona, são duas paredes não 4, 200 euros... isto é so um exemplo do que se pode fazer, agora eles provavelmente, não vão ter os oculos, não vão usar luvas, não vão por uma placa na parte de fora a fazer publicidade e a mencionar os sinais de obras, e o estaleiro quanto mais será na parte de traz da carrinha, mas portugal e muitas das suas casas que vemos por este pais fora, foram feitas sabem porquem? pelos proprios donos, por familiares que os ajudaram, e muitos de vocês hoje em dia passam por elas e as elogiam... Portugal era feito em tempos de entre ajudas de confiança e de honestidade, hoje em dia como não se produz nada e estamos num pais de serviços, os valores mudaram e é feito das conspirações segredos até nas coisas mais banais... enfim... se fosse moderador, sancionava com uma marca o utilizador estilo carta de condução, o mais provavel era que ate o administrador leva se com as sanções, por por vezes querer ser tão isento ás várias discussões no forum... mas depois se sentir atingido quando diz que muitos se têm queixado, e ele próprio confirma que existem várias pessoas a mencionar, ora se há varias pessoas algum fundamento poderá ter, ou estamos perante uma cabala, de alguns ou de muitos... resta saber..
  12.  # 72

    Bom Dia adminlvieira,
    Por acaso é verdade o que diz relativamente ao, ao querer-se um informação concreta, se descamba numa conversa espécie pseudo-intelectual! Eu até tinha sugerido discutir-se este tema sobre as variantes e se são ou não justificáveis, por exemplo, os preços da construção, à parte, para efectivamente pode responder-se à pergunta que era o valor realista de remodelação de uma casa. Mas, aconteceu divagarmos um pouco, eu própria fui responsável por isso, levar a discussão nesse sentido, mas olhe que por mim fiquei bastante esclarecida sobre realmente os valores díspares que por vezes são propostos para uma mesma obra. Acho que chegado a este ponto, é um bom ponto-de-partida para nos debruçarmos um pouco melhor sobre as informações mais factuais, tal como diz - qualidade de materiais, etc. e sim, porque não vagamente sobre preços..porque os preços variam e muito. Eu também "batalhei" nessa questão, como leu nesta discussão, dos preços e depois cheguei às minhas próprias conclusões, como também leu nesta discussão. Algo concreto que aprendemos com esta discussão que leu, foi o preço de mão-de-obra para cada especialidade de construção! Eu pessoalmente achei isto fantástico! Agora sei mais ou menos (porque os preços variam sim) o esforço financeiro que representa para uma empresa cobrar-lhe e a mim 5 euros à hora. E foi também muito útil na minha perspectiva de cliente porque agora sei quais os preços razoáveis para mão-de-obra, que me podem apresentar para a próxima obra lá de casa, e em vez de eu estar a apanhar "bonés", com estes preços referência já me sinto mais esclarecida. Sou cliente e privada, mas estou disponível para tentar entender o que por vezes me pode estar a escapar, para além, claro de "acusar" e de "apontar dedos duros" quando se fala de preços! Acho sinceramente que a dificuldade que tem que ser ultrapassada entre esta conversa fornecedores - clientes é precisamente sairmos um bocadinho do nosso "mindset" e tentarmos colaborar positivamente, e pelo o que se vê, nós os clientes saltamos logo convencidos que estamos cheios de razão e recorremos á crítica fácil sobre os preços e sobre os que nos fornecem os preços, e depois, mesmo assim queremos que nos digam os preços; depois de termos "massacrado" com o nosso ponto de vista que é sempre negativo!
    Não lhe parece um bocado contraproducente esta atitude?
    Digo isto, e repito, porque eu também fui um pouco por aí, mas depois "fez-se luz" e optei por ser mais razoável porque realmente o que me estavam esclarecer estas pessoas da construção fazia e faz todo o sentido. Não há cabalas, (vê mais uma crítica fácil?!) há opiniões que divergem e neste tema divergem se formos clientes ou se formos construtores. Ou então até podíamos dizer que existe uma cabala dos clientes, porque como clientes todos batemos na mesma tecla mais que gasta. Há limites, sabe, e teimar em não querer saber e "mantermos" sempre a nossa, não ouvir os outros, bom, é uma atitude que a nós não nos beneficia nada, e ficamos sem ter aprendido nada, apenas "ventilamos" as nossa frustrações.
    Podemos sempre tentar fazer as perguntas de outra forma, sem ser sob forma de suspeita e de acusação, as conversas evoluem e acho que nesta, que leu, já ultrapassamos essa fase.
    Cumprimentos,
    PS. Repito, eu sou cliente, privada, e estou aberta a entender tudo o que aqui neste fórum é tão prestavelmente falado, porque todos temos a ganhar com ele desde que estejamos dispostos a isso.
    PS 2. De resto não consigo ver aqui qualquer tipo de "organização" de interesses, apenas como já disse, um agrupamento de pontos-de-vista; de um lado os clientes e de outro os fornecedores. E posso dizer desde já, o pouco tempo que aqui estou, neste forum, tem gente de peso na construção que não precisa da nossa crítica constante para nada, mas nós, os clientes, gostariamos e temos muito a aprender com o que eles nos podem dizer. Por mim falo, vou manter-me mais atenta!
    PS3. Devo até dizer-lhe desde já, que não fui "comprada" na minha opinião (!), como disse, eu apresentei a minha crítica e li a de outros clientes e ouvi as opiniões diversas, e evoluí na minha conversa e na minha opinião. Se calhar era bom agora tentarmos fazer todos o mesmo... se não não vamos passar disto, como deve imaginar.
  13.  # 73

    E para todos saberem a minha casa, que é muito antiga, ou velha, se preferirem, foi construída, muito provavelmente, a troco de um almoço, ou de um garrafão, ou de entreajuda, por familiares e amigos em que "hoje ajudo-te eu a construir a tua casa, amanhã ajudas tu a construir a minha".
    Isto foi há mais de cem anos.
    A partir de certa altura, isto tornou-se ilegal, não sei precisamente em que ano, e a construção tem que ser projectada por arquitecto, se não me engano, mas faz sentido.
    Hoje em dia, adminlvieira, a entreajuda que não existe na construção de casas (compra-se e vende-se, é negócio) existe entre as pessoas em forums como este!
  14.  # 74

    Boas

    se fosse administrador deste site começava a passar multas aos senhores do costume, sim senhores do costume que têm empresas, possuem conhecimentos dos orçamentos e valores do mercado, sabem que existem determinados tipos de material que até eu desconheço, ou seja detêm a informação, mas nunca trazem nada construtivo

    Não podia estar mais em desacordo. Embora nem sempre esteja de acordo com alguns dos "senhores do costume", como lhes cama, se alguma coisa tenho a dizer-lhes é o meu obrigado pelos contributos. Espero que mantenham a atitude e digam o que pensam e o que sabem,embora saiba que alguns talvez preferissem ouvir não a realidade mas algo que lhes permita acalentar os sonhos. Já se sabe que quando se acorda alguém para a realidade não se obtém gratidão. O que não me passava pela cabeça era que fosse capaz de multar alguém por dar o seu contributo gratuitamente e sem a isso ser obrigado. Como se diz na minha zona, era ser "pobre e mal agradecido".

    cumps
    José Cardoso
    •  
      FD
    • 13 maio 2009

     # 75

    Colocado por: adminlvieirasim, mas se fosse administrador deste site começava a passar multas aos senhores do costume

    Já lhe respondi (e a todos os que têm a mesma opinião) aqui:
    https://forumdacasa.com/?CommentID=35831
    https://forumdacasa.com/?CommentID=36717
    https://forumdacasa.com/?CommentID=36228

    Como administrador tenho que me conter, mas sou-lhe muito sincero: fala muito mas de barriga cheia. ;)
  15.  # 76

    Colocado por: FD
    Colocado por: adminlvieirasim, mas se fosse administrador deste site começava a passar multas aos senhores do costume

    Já lhe respondi (e a todos os que têm a mesma opinião) aqui:
    https://forumdacasa.com/?CommentID=35831
    https://forumdacasa.com/?CommentID=36717
    https://forumdacasa.com/?CommentID=36228

    Como administrador tenho que me conter, mas sou-lhe muito sincero: fala muito mas de barriga cheia. ;)


    Já li esses comentários todos em outra altura, assim como referi que li imensas opiniões algumas elucidativas, e concretas de inúmeros assuntos, eu não quis de alguma forma fazer algum deita abaixo, mas é facil constatar que o "susurro", metáfora até bem usada, funciona bem demais para a maioria dos profissionais, e nota se sempre que os dados são expostos esgrimem se todas as armas dos mesmos do costume, sendo que se um leigo tenta dizer que gastou 5 euros á hora fazendo ele, talvez dando uma nova perspectiva, porque possivelmente a pessoa não tinha pensado nisso, chovem criticas de como deveria, da ilegalidade etc.. mas não alongo mais este assunto e de futuro sempre que possa, até irei aconselhar, sites de como fazer por si, desde a escolha do material á sua montagem bem ao estilo de alguns exemplos do ikea por ex no chão flutuante, este forum realmente podia ajudar muita gente.... so que olham demasiado para as suas barrigas, e a minha nem está cheia que nem almocei... Independentemente da resposta e ou respostas não quero monopolizar e criticar mais seja o que for, tentarei mais dar novos caminhos e soluções possiveis, porque penso que este será o melhor contributo apesar de me entristecer que tanto aqui como na realidade, são 7 cães a um osso, e quem come nem se engasga... um bem aja!
  16.  # 77

    Colocado por: CMartinE para todos saberem a minha casa, que é muito antiga, ou velha, se preferirem, foi construída, muito provavelmente, a troco de um almoço, ou de um garrafão, ou de entreajuda, por familiares e amigos em que "hoje ajudo-te eu a construir a tua casa, amanhã ajudas tu a construir a minha".
    Isto foi há mais de cem anos.
    A partir de certa altura, isto tornou-se ilegal, não sei precisamente em que ano, e a construção tem que ser projectada por arquitecto, se não me engano, mas faz sentido.
    Hoje em dia, adminlvieira, a entreajuda que não existe na construção de casas (compra-se e vende-se, é negócio) existe entre as pessoas em forums como este!


    Ilegal não, ninguém me impede de ir a sua casa partir as suas paredes, comprar o material e tentar fazer algo, nem que seja a troco de almoço e jantar, ou por exemplo o banco de horas que se não me engano uma associação leva a cabo onde cada um contribui com o que sabe fazer, e em troca das horas do seu oficio recebem horas onde utilizam como moeda de troca em outros necessários, é deste tipo de lembretes que precisamos muitas vezes de apontar como soluções, e alternativas mesmo a de 5 euros, para que a pessoa tenha todas as hipoteses em mente.... um aparte..já nem licença da camera necessita com a lei que saiu recentemente, para fazer remodelações...
  17.  # 78

    Olá adminlvieira,
    Eu disse que hoje em dia, com base num artigo que li nas Casas de Portugal, as casas têm que ser "produto" de arquitecto, ao contrário da minha, concebida há cerca de cem anos, nas condições de entreajuda. E que bonita que ela é (a entreajuda e a casa!). Entretanto ela foi remodelada em 92, aí sim por um arquitecto, mas a originalidade da casa felizmente, manteve-se, é de arquitectura popular, que eu aprecio muito.
    Eu por acaso acho muito bem que não tenha que pedir licença à câmara para remodelação de interiores, já tinha lido esta novidade.
    Sabe, eu tenho sempre todas as hipóteses em mente, e coloco sempre as minhas questões e gosto quando recebo respostas porque vou aprendendo e juntando informação que para mim é bastante útil, gosto deste assunto, das casas, remodelações, construções e toda a ajuda e informação eu agradeço!
    Sou fã do do-it-yourself, acho um óptimo passatempo, e se eu souber fazê-lo, nao tenha duvidas que para além de poupar ainda me divirto!
    De resto, acho também que tenho uma boa noção das "capacidades" lá de casa, minhas e do meu marido, e quando é preciso, que são ainda algumas vezes, recorro a profissionais que façam os restauros/melhoramentos, enfim, as obras lá em casa.
    Estou convencida também que temos alguma noçao dos preços, pelo que tenho lido aqui no forum, e de resto, olhe, vou estando atenta a novas aprendizagens!
    O que de forma alguma quer dizer que não tenho discernimento!
  18.  # 79

    Essa do banco de horas acho fantástica!
    Isso existe hoje em dia?
  19.  # 80

    Colocado por: CMartinEssa do banco de horas acho fantástica!
    Isso existe hoje em dia?


    Penso que sim, mas isso partiu inicialmente de uma associação de pessoas que não tinham nada que fazer com o deu tempo, e algo rudimentar, onde umas faziam cortinas, as outras os bolos, outras limpezas... sendo a moeda de troca o "tempo", acho que se alguem com a crise que está se criar algo mais visível, estando tantas pessoas com tanto tempo disponível... era óptimo...., eu por exemplo participava..., infelizmente não encontro informação sobre o assunto na internet... se bem que isto foi noticiado á cerca de dois anos por vários canais de televisão!!!
 
0.0307 seg. NEW