Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      marco1
    • 14 maio 2009 editado

     # 1

  1.  # 2

    Finalmente o lobi venceu

    : ))))
  2.  # 3

    ui....
  3.  # 4

    Eu por acaso sou eng, estive a ler o projecto de lei e parece-me bem. Cada macaco no seu galho.
    Arquitectos -> Projecto de Arquitectura
    Engenheiros -> Restantes especialidades incluido estruturas.

    A dúvida é a seguinte, será que os projectos vão ficar mais caros? E a qualidade final (incluindo preço final) irá melhorar?

    Apenas deixa muito em aberto a questão do acompanhamento, fiscalização e direcção de obra, mas isso é outra discussão....
  4.  # 5

    Colocado por: PBarataEu por acaso sou eng, estive a ler o projecto de lei e parece-me bem. Cada macaco no seu galho.
    Arquitectos -> Projecto de Arquitectura
    Engenheiros -> Restantes especialidades incluido estruturas.

    A dúvida é a seguinte, será que os projectos vão ficar mais caros? E a qualidade final (incluindo preço final) irá melhorar?

    Apenas deixa muito em aberto a questão do acompanhamento, fiscalização e direcção de obra, mas isso é outra discussão....


    Sem perceber muito do assunto... isto não vai invalidar que os projectos continuem a ser efectuados, por desenhadores, engenheiros, filipe santos e depois entregues e assinados por um arquitecto né?

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  5.  # 6

    Colocado por: afsantos
    Colocado por: PBarataEu por acaso sou eng, estive a ler o projecto de lei e parece-me bem. Cada macaco no seu galho.
    Arquitectos -> Projecto de Arquitectura
    Engenheiros -> Restantes especialidades incluido estruturas.

    A dúvida é a seguinte, será que os projectos vão ficar mais caros? E a qualidade final (incluindo preço final) irá melhorar?

    Apenas deixa muito em aberto a questão do acompanhamento, fiscalização e direcção de obra, mas isso é outra discussão....


    Sem perceber muito do assunto... isto não vai invalidar que os projectos continuem a ser efectuados, por desenhadores, engenheiros, filipe santos e depois entregues e assinados por um arquitecto né?

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/



    :)
    Que falta de fé nos portugueses, mas sim é mesmo isso. Agora os desenhadores e restantes jeitosos pagarão a um arq em vez dum eng. Claro que como também precisam do proj de estruturas, terão de pagar aos 2.
    Para não pagar aos 3 (incluindo o desenhador), o melhor é o dono de obra procurar logo uma equipa (arq + eng).
  6.  # 7

    Colocado por: afsantosSem perceber muito do assunto... isto não vai invalidar que os projectos continuem a ser efectuados, por desenhadores, engenheiros, filipe santos e depois entregues e assinados por um arquitecto né?

    Nã, isto é tudo malta cumpridora da leis, não é verdade?

    Colocado por: PBarataE a qualidade final (incluindo preço final) irá melhorar?
    Piorar é quase impossível, mas nunca devemos dizer que algo é impossível

    Colocado por: PBarataCada macaco no seu galho.
    Arquitectos -> Projecto de Arquitectura
    Engenheiros -> Restantes especialidades incluido estruturas.

    Pois
    Reconhece, por exemplo, o trabalho dos arquitectos nas áreas de urbanismo, fiscalização de obra e direcção de obra.
  7.  # 8

  8.  # 9

    só para meter um pouquinho de veneno!!!!

    E será que os arquitectos também vão poder deixar de fazer de designers?? do tipo tdesigner gráfico, multimédia e coisas do género???

    Fica em aberto!!
  9.  # 10

    Sergio
    Um arquitecto é um ser á parte.
    Então na área do design estão mais que habilitados...

    jfsilva
    (licenciado em design)
  10.  # 11

    Pá, deviam ler melhor. O decreto diz que os únicos que podem assinar são os arquitectos, nada diz sobre quem os pode ou não fazer.
  11.  # 12

    As profissões regulamentadas por lei são aquelas que acarretam RESPONSABILIDADES CRIMINAIS em caso de má prática. (Arq, Eng, Med, Adv, Téc de gás, etc...).
    Existem actividades em que um acidente ou o não cumprimento de determinadas regras, originam problemas graves (dos que dão cadeia), assim é preciso regular o acesso à profissão, está correcto.

    No caso do design não me parece ser o caso. Quando muito ninguem gosta do produto e o gajo é despedido, ninguem morre nem vai preso. Se um tipo tiver "queda" para o design e lhe for reconhecido o mérito, não percebo porque não há-de exercer...

    Se um tipo quiser ser gestor, não percebo porque não há-de ser. Já se quiser ser TOC ou ROC a coisa pia mais fino!
  12.  # 13

    Concordo consigo PBarata
    e um tipo tiver queda para o designer porque raio não hade projectar um parque infantil ou um banco de jardim onde depois as criançinhas vão partir a cabeça e os velhinhos não se conseguem sentar.
    Ou até mesmo uma batedeira toda bonitinha onde depois eu corto os dedos.
    Desde que eu tenha queda que mal é que isto faz?
  13.  # 14

    A responsabilidade continua a não ser dos designers... É da empresa para a qual trabalham
    Se a criancinha partir a cabeça ou morrer, não posso ir a tribunal e meter o designer na prisão....
    Se cortar os dedos na máquina, não posso ir a tribunal e meter o designer na prisão....

    A responsabilidade não é directa e pessoal, não assinam termos de responsabilidade!

    No caso das outras profissões a responsabilidade é directa e pessoal, se um prédio cai e eu provo em tribunal que a estrutura estava mal dimensionada, posso acusar o autor do projecto de HOMICIDIO INVOLUNTÁRIO ou por NEGLIGÊNCIA.





    Ainda quanto aos parques infantis (DL 379/97 - se já foi revogado peço desculpa), um designer não projecta parques infantis.... eles são efectuados sob responsabilidade do promotor e vistoriados por uma comissão composta por:
    "O adjunto do delegado regional de saúde do distrito respectivo ou a autoridade de saúde por ele designada e
    Um arquitecto ou engenheiro com competência técnica em matéria de segurança de equipamentos e de instalações."
    Não estou a ver o designer em lado nenhum ;)
  14.  # 15

    Para quem não está muito por dentro desta nova alteração á lei que entrará em vigor creio que já em Novembro em traços gerais é o seguinte:
    Até agora poderiam subcrever projectos de arquitectura, Arquitectos, engenheiros civis, engenheiros técnicos civis e agentes técnicos de arquitectura e engenharia.
    Estes ultimos são profissionais com cursos técnicos e habilitação de nivel IV feita em escolas portuguesas e devidamente reconhecidos pelo estado.
    Estes profissionais estavam igualmente habilitados a serem responsaveis por uma empresa de construção com alvará até classe 4.
    Aconteçe que o lobi das ordens dos arquitectos e dos engenheiros se reuniu e decidui distribuir o mercado de trabalho.
    Com esta nova lei só o arquitectos podem fazer projectos de arquitectura e só os engenheiros podem calcular.
    Como existiam os engenheiros técnicos que parecia mal deixar de fora pois sempre tem um titulo de engenheiro foi-lhe reservado a possibilidade de tb poder calcular umas obritas mais pequenas.
    Os agentes técnicos que são uns milhares em portugal passam por decreto a ser considerados uns burros e por tal não podem fazer mais projectos com excepação de muros e reformulações inetriores.
    Porque agoram são burros só podem ser responsaveis por uma empresa com alvará até classe 2
    Mas nem tudo é mau.
    È-lhes dada a possibilidade de fecharem os seus gabinetes, despedirem os seus empregados, porem aos filhos a trabalhar nas obras, pedirem um emprestimo ao banco e irem para a faculdade durante os proximos 5 anos para poderem sair de lá arquitectos...

    Eu concordo e defendo esta lei só não concordo com os seus efeitos retroactivos ou seja por decreto passarem atestados de burriçe ás pessoas que até aqui tinham habilitação para trabalhar.
    Recordo que estamos a falar de pessoas que na sua maioria hoje tem 40 e muitos anos e já tem mais de 20 anos de obras.
  15.  # 16

    zedasilva

    Compreendo e respeito a sua posição.. De facto existem bons profissionais nas áreas que referiu.

    Com esta nova lei só o arquitectos podem fazer projectos de arquitectura e só os engenheiros podem calcular.

    Parece-me lógico.

    Como existiam os engenheiros técnicos que parecia mal deixar de fora pois sempre tem um titulo de engenheiro foi-lhe reservado a possibilidade de tb poder calcular umas obritas mais pequenas.

    Não são pequenas e representam 80% do mercado de trabalho (esta % foi ao calhas, mas deve ser :) ).


    Porque agoram são burros só podem ser responsaveis por uma empresa com alvará até classe 2


    Parece-me lógico, a classe dois vai até 332.000,00€ o que é um valor bastante razoável.


    Eu concordo e defendo esta lei só não concordo com os seus efeitos retroactivos ou seja por decreto passarem atestados de burriçe ás pessoas que até aqui tinham habilitação para trabalhar.


    Afinal sempre concorda :), então deve convir que se não tivesse efeitos retroactivos era prolongar as coisas tal como estão durante mais 20 ou 30 anos. Valia mais não fazer a lei. Estas leis são sempre assim, também existiam pessoas que sempre fizeram a contabilidade das empresas e de repente tinham de passar a ser TOC.
  16.  # 17

    Caro engenheiro
    Hade convir que se agora um lobi qualquer reumisse e fizesse aprovar uma lei que disse-se:
    Sr. engenheiro a partir de agora o seu curso de nada vale.
    Se quizer continuar a trabalhar vai ter que fazer um doutoramento em engenharia durante 5 anos ás suas custas.
    Mas como somos uns tipos porreiros damos-lhe a possibilidade de ir servir massa apara uma obra qualquer.

    Não sou agente técnico de engenharia e arquitectura nem tenho interesses nessa área mas faz-me confusão a descriminação profissional daqueles que porque tem uma licenciatura se julgam mais iluminados que os outros.
  17.  # 18

    zedasilva

    era interessante saber a posição/ reação dos ATEA em relação a isto já li algures que o seu numero ronda os 6000 profissionais.
    Penso que se poderia ter arranjado uma solução para os que já existem.
    Mas no fundamental esta lei vai regular e acabar é com os desenhadores a fazer projectos de arquitectura e os engenheiros e talvez alguns arquitectos a assinar de cruz.
  18.  # 19

    Concordo consigo marco1
    De facto o numero de atae deve rondar esses valores alguns deles em fim de carreira.
    Concerteza que com um bocadinho de bom senso haveria uma solução a contento de todos.
    Na antiga proposta de lei havia a possibilidade dos designers tb poderem intervir em algumas obras, apesar de lic em design nunca defendi essa possibilidade pois não conheço nenhum curso em portugal que prepare profissionais devidamente capazes para isso.
    Não sei se esta lei acabará com os desenhadores.
    Sei de muitos colegas seus que não teram escrupulos nenhuns de assinar de cruz como faziam antes os engenheiros.
    Acho que esta lei apenas irá inflaccionar o preço dos projectos não se refletindo isso na sua qualidade.
  19.  # 20

    Colocado por: sergyiosó para meter um pouquinho de veneno!!!!

    E será que os arquitectos também vão poder deixar de fazer de designers?? do tipo tdesigner gráfico, multimédia e coisas do género???

    Fica em aberto!!


    é uma boa questão!
    como anda este país a passo de caracol serão "mais uns 35 anos"...

    já agora o decreto irá ser o 116/(x)qualquer coisa, espero que amanha se decida o qualquer coisa.
    https://forumdacasa.com/discussion/4558/decretolei-116x-sexta-feira-em-aprovacao/#Item_1

    fernando gabriel arq.
 
0.0251 seg. NEW