Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Boa tarde

    Passado vários meses de ausência, venho agora com novidades dando continuidade à minha aventura.

    Já foi feito o levantamento topográfico e já tenho o primeiro esboço do Arq.
    Deixo aqui o antes(existente) e o depois(projecto)
    O Wc vou altera-lo para duche em vez da banheira e provavelmente vou meter a porta a abrir contra a parede e vou trocar a sanita/bidé com o lavatorio.
    O Jardim não sei bem ainda o que fazer, tenho pensado em por plantas à volta dos muro(frente e lado direito) com uns projectores a iluminar de baixo para cima e no centro deck com umas espreguiçadeira... mas muito vago, preciso de opiniões.

    Aceito e agradeço todas as sugestões/opiniões.
      aass.jpg
  2.  # 202

    Pessoalmente, não gosto das porporções das janelas do alçado para a via publica. Estreitava-as mais e baixaria o peito....( tal como seriam antes da intervenção dos anos 60) em complemento ao inves de meter janelas de batente duas folhas, assumiria a modernidade do vão e meteria folha unica, oscilo batente e aproveitava para centrar os vãos nos compartimentos/ fachada. Outra questão que fica em aberto, a proteção solar é efectuada por portadas interiores?

    No anexo, a aplicação de um chapelinhao de 4 agiuas em telha... não me parece a melhor solução ainda para mais com uma das aguas que tera´de levar uma caleira de recepção de pluviais ali encostada ao vizinho. Eu talvez assumisse o paralelpipedo na cobertura e com os elementos de pergola arrajaraia uma solução mais integrada. Bem sei que tem em tavira a memoria dos telhados em tesouro... mas aqui não me parece bem. ainda por cima com as edifciaçãoes adjacentes...

    Gostei da resolução das escada com o arco.
    a casa por fora é mais um clichê... pseudo alentejano, em tavira. mas enendo que a contenção de custos leve a isso. Estas casa com terraço e platibandas tinham tradicionalmente cantarias nas janelas... e a platibanda era mais trabalhada. Hoje a imagem está muito deturpada.
    Também está omisso e como seria usual as barras verticais no limite ( nos cunhais)

    Para mim o problema assim maior é mesmo esse. (bold).. veja isso com o arquitecto.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
      Corel023.jpg
  3.  # 203

    Uma observação, a cota do logradouro ( 7.32m) está 28cm acima da cota do piso da casa ( 7.04m)
    Esta alguma coisa menos bem.
    Concordam com este comentário: Fabio Piedade
  4.  # 204

    Vou mandar um bitaite, embora não esteja muito certa dele, e não sei se o assunto já não terá sido abordado antes... mas precisa mesmo dessas 3 portas no conjunto cozinha/sala? Não poderia eliminar a do meio? Num espaço relativamente pequeno 3 portas dificultam mais a organização interior e talvez 2 sejam suficientes à muito importante relação com o exterior..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
  5.  # 205

    Colocado por: rmarinhoas precisa mesmo dessas 3 portas no conjunto cozinha/sala? Não poderia eliminar a do meio

    Isso não faz sentido... ;)
  6.  # 206

    Obrigado pelos comentários

    Pedro obrigado pela sua opinião, li com bastante atenção, mas gostos são gosto, e os das mulheres uuuiiiii...

    As janelas eu entendo a sua opinião, mas eu gosto de ver 2 folhas oscilo batente e com portada interior, no inicio tinha a ideia de as por a abrir para fora(portadas)... umas floreiras por baixo da janela, mas depois mudei de ideias.

    Tenho que aproveitar ao máximo o que a casa "oferece", o orçamento não é muito, o ideal era fazer tudo de raiz mas não é possível.
    Um pormenor a Câmera de Tavira "obriga" as janelas serem de madeira assim como a porta de entrada, outra curiosidade também não posso fazer sala/cozinha open space, a solução foi por umas portas de correr.
    O anexo gostei do telhado sugerido pelo arqt., dá um ar engraçado embora as casa ao lado serem diferente, mas as outras ao redor são com esses telhados. Não estou a ver outra alternativa...

    A pergola já foi uma alteração minha ao desenho, penso que dá ali um "toque no vazio", subi também a chaminé
    Tudo que seja para dar um ar giro à fachada eu agradeço.
    No interior talvez no WC, por duche tipo "italiano" (que se falou por aqui num post) e penso se trocar a sanita/bidé com o lavatório fica melhor composto o espaço para a porta abrir contra a parede e o acesso ao duche. É ainda uma ideia


    Colocado por: Pedro BarradasUma observação, a cota do logradouro ( 7.32m) está 28cm acima da cota do piso da casa ( 7.04m)
    Esta alguma coisa menos bem.

    O lado exterior tem essa diferença em relação ao interior da casa, lá terei que ter talvez 2 degraus para o acesso ao jardim.

    Colocado por: rmarinho...mas precisa mesmo dessas 3 portas no conjunto cozinha/sala? Não poderia eliminar a do meio? Num espaço relativamente pequeno 3 portas dificultam mais a organização interior e talvez 2 sejam suficientes à muito importante relação com o exterior..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fabio Piedade

    Tudo para obter a máxima iluminação natural, a casa é muito sombria, por isso foi também eliminado a arrecadação debaixo da escada e feito o arco.

    A grande incógnita é o jardim.

    Obrigado pelas opiniões.
  7.  # 207

    Boa tarde

    Fiz umas pequenas alterações ao projecto:

    Aumentei as janelas para baixo para ficarem mais rectangulares,

    E fiz umas alterações no jardim,

    Quem quiser deixar opiniões/sugestões, agradeço
      jardim A.jpg
      Casa A.jpg
    •  
      CMartin
    • 13 setembro 2017 editado

     # 208

    Olà Fábio.
    Ontem lembrei-me de si ao passar por esta casa no meu bairro. A linguagem é diferente da da sua, mas ainda assim, fez-me lembrar. Talvez pelas janelas que estão em discussão.
    Hei-de tirar de outra perspectiva, a casa tem um prolongamento rectangular. Isto para ver nessa outra perspectiva, que algumas janelas são de 2 folhas, outras de 1. Dependendo do tamanho do vão original que não foi alterado com a recuperação.
    Seja como for, a casa é gira!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
      20170912_090318.jpg
  8.  # 209

    Olá CMartin

    Os gostos tem muito que se diga, e cada um tem o seu. Eu prefiro de 2 folhas a não ser uma janela de 50 cm! As janelas em questão salvo erro tem 120 cm (existentes).
    Pedi a arquitecta para deixar as janela mais rectangulares e menos quadradas estreitando um pouco e aumentar em baixo. Vai ser lindo é serem em madeira!
    A Carla está em "todas" e lembra-se sempre de todos!
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  9.  # 210

    Obrigada Fábio é bom ouvir isso :o)
    Queria mostrar-lhe a tal outra perspectiva (na outra foto que vou tirar) precisamente porque tem janelas de 2 folhas. E ficam muito bem.
    E isto é em pvc revestido a efeito madeira.
    Em madeira; vai ficar-lhe lindamente ;o)
    •  
      CMartin
    • 19 setembro 2017 editado

     # 211

    Colocado por: CMartinQueria mostrar-lhe a tal outra perspectiva (na outra foto que vou tirar) precisamente porque tem janelas de 2 folhas. E ficam muito bem.


    Esta casa ficou muito bonita com a remodelação. Ou antes restauro, porque manteve-se tudo o que se pôde.
      20170918_081742.jpg
  10.  # 212

    Fábio,
    Que piscina é esta no seu pátio ?
      jardim A2.jpg
  11.  # 213

    Colocado por: CMartinEsta casa ficou muito bonita com a remodelação. Ou antes restauro, porque manteve-se tudo o que se pôde.

    Pena terem aldrabado no acabamento do beirado.. Encheram as telhas com massa e depois assentaram, ao inves de montarem as telhas de beirado e encherem com massa à colher para executar o beirado de chanfro ou tradicional.

    Já se vê tanto destas deturpações.. que daqui a pouco se toma esta prática como um acabamento "tradicional".
    É pena....
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 19 setembro 2017 editado

     # 214

    Colocado por: Pedro BarradasPena terem aldrabado no acabamento do beirado.. Encheram as telhas com massa e depois assentaram, ao inves de montarem as telhas de beirado e encherem com massa à colher para executar obeirado de chanfro ou tradicional.

    Embora não soubesse identificar o quê precisamente estava diferente, sim, é isso precisamente que diz o Pedro. Passo por esta casa todos os dias no passeio matinal do cão aqui pela aldeia. Porque o terão feito assim desta forma, alguma razão técnica em concreto ou terá sido opção apenas ? É usual fazerem assim agora ? E sim, é pena.
  12.  # 215

    Colocado por: CMartinorque o terão feito assim desta forma, alguma razão técnica em concreto ou terá sido opção apenas ? É usual fazerem assim agora ?

    Mais rápido , menos trabalhos... maior lucro... e o dono de obra, normalmente nem se apercebe.... eu já mandei rectificar um beirado inteiro...
    esqueci-me de um pormenor.. e as telhas vão lá para cima já pintadas e tudo!!!
  13.  # 216

    Colocado por: Pedro Barradase o dono de obra, normalmente nem se apercebe.

    Provavelmente terá sido o caso, e nem vejo o dono de obra por lá. Por curiosidade vou ver com está outra que foi recuperada também um pouco mais à frente, para ver se se fez igual.
    Colocado por: Pedro BarradasMais rápido , menos trabalhos... maior lucro..

    Nunca encaixei (percebi) bem como nas obras uma coisa aparentemente tão insignificante possa fazer uma "tal" diferença de lucro, que justifique fazer as coisas assim. Devo ser eu que não sei fazer as contas como deve ser.
  14.  # 217

    qualquer coisa, é sempre qq coisa..
    -menos trabalho, menos tempo de mão de obra, menos tempo de andaime, mais pratico para quem executa
  15.  # 218

    Ficamos curiosos de saber como corre a sua "situação"?
    Por aqui (https://forumdacasa.com/discussion/47504/remodelar-uma-casa-velha-da-minha-sogra/#Item_11) desistimos da ideia meio "louca"...devido aos nossos trabalhos, decidimos não avançar mais, era uma mudança enorme. Andamos com outras ideias, mas por agora nada em concreto nem nada tão "louco".
    Cumprimentos
 
0.0446 seg. NEW