Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Fabio PiedadeHall
      P1340535.JPG


    Estou vendo uns lustres muito bonitos nestas fotos...se quiser vender...ponha umas fotos ai...
    :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
  2.  # 22

    Eu sou a favor da renovacao, mas nao no seu caso...nao existe nada de interessante para manter (a nao ser os azuleijos do chao da entrada e as portas).

    Neste caso e se o budget permitir acho que devia fazer uma nova construcao, E um investimento muito maior, mas pode ficar com uma casa bastante interessante em vez de algo para desenrascar onde mais tarde vai gastar mais dinheiro.

    Mas claro que tem tudo a ver com o que quer fazer com o imovel no futuro.
    Concordam com este comentário: Fabio Piedade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
  3.  # 23

    Colocado por: Eugenia Matos

    Estou vendo uns lustres muito bonitos nestas fotos...se quiser vender...ponha umas fotos ai...
    :)


    Os candeeiros da sala e quarto? Estou surpreendido pois já não é primeira pessoa que mostra interesse por ele :)
  4.  # 24

    Colocado por: smpvfEu sou a favor da renovacao, mas nao no seu caso...nao existe nada de interessante para manter (a nao ser os azuleijos do chao da entrada e as portas).

    Neste caso e se o budget permitir acho que devia fazer uma nova construcao, E um investimento muito maior, mas pode ficar com uma casa bastante interessante em vez de algo para desenrascar onde mais tarde vai gastar mais dinheiro.

    Mas claro que tem tudo a ver com o que quer fazer com o imovel no futuro.


    Pois compreendo e estou de acordo com o seu comentário, mas deitar tudo a baixo e reconstruir é muito dispendioso, até prefiria vender como está. Mas como bom Português o dinheiro não abunda por "estes lados"

    A ideia é não deixar degradar mais a habitação, é recupera-la manter a estrutura, deixa-la "um bocadinho mais moderna"(cozinha nova, WC novo, fachada) sem a "descaracterizar" (não sei se fiz-me entender)
    Depois de remodelada alugar/arrendar.
    Penso que o interior depois de uma obras fica bom, já o exterior é que vai ser um problema, é horrível, mas penso que retocar algumas linhas na arquitectura nada de muito moderno, pintar a parede de branco e com umas "barras" coloridas tipico das casas do algarve/alentejo fica gira.
  5.  # 25

    Antigo WC (na rua) no futuro vai ser uma lavandaria/arrecadação
    Tem um tanque de lavar a roupa ao lado
    Concordam com este comentário: Carol70
      P1340545.JPG
  6.  # 26

    "Anexo" no terraço
    Está a servir de arrecadação, mas estou a pensar fazer um escritorio/estudio
      P1340552.JPG
  7.  # 27

    Fabio

    vai-me desculpar a frontalidade, mas isso chama-se enterrar dinheiro, repare que por meia dúzia de patacos nunca vai conseguir por esse imóvel com os requisitos habitacionais atuais de forma a obter uma renda satisfatória, conseguirá alugar apenas por pouco, eu no seu caso se não precisasse da casa para viver, punha um cartaz a dizer vende-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
  8.  # 28

    Colocado por: marco1Fabio

    vai-me desculpar a frontalidade, mas isso chama-se enterrar dinheiro, repare que por meia dúzia de patacos nunca vai conseguir por esse imóvel com os requisitos habitacionais atuais de forma a obter uma renda satisfatória, conseguirá alugar apenas por pouco, eu no seu caso se não precisasse da casa para viver, punha um cartaz a dizer vende-se.


    Agradeço a sua frontalidade, e acredite que quando reentrei nesta casa e vi como está perdi a vontade toda que tinha de a recuperar. Se meter um cartaz não acredito que terei ofertas, se calhar 30/40mil e já estou a ser simpático. A minha sogra ainda é viva e vender não está nos seus planos...
    Como gosto de alojamentos rurais e casas antigas recuperadas/modernizadas (normalmente é onde costumo passar ferias) penso fazer algo do género.
    Mas também não tenho noção de quanto custará a brincadeira (30 mil????)
  9.  # 29

    mais uma
      P1340546.JPG
  10.  # 30

    Colocado por: Fabio PiedadeSe meter um cartaz não acredito que terei ofertas, se calhar 30/40mil e já estou a ser simpático. A minha sogra ainda é viva e vender não está nos seus planos...
    Como gosto de alojamentos rurais e casas antigas recuperadas/modernizadas (normalmente é onde costumo passar ferias) penso fazer algo do género.
    Mas também não tenho noção de quanto custará a brincadeira (30 mil????)

    Ora bem... chegados aqui estamos a entrar na área do estudo do investimento.
    É preciso fazer contas!

    Para fazer contas, tendo em conta a recuperação para rentabilização, é preciso fazer um "estudo de mercado".
    Isto è:
    1. Há mercado, e POR QUANTO se arrenda essa casa se estiver abonecada para férias (quantos meses por ano)?
    Suponhamos que sim, e que por 1.000 euros/mês x 4 meses por ano.
    2. HÁ MERCADO para arrendamento de longa duração? Por quanto?
    Suponhamos que sim, e por 350 euros/mês x 12 meses por ano.

    Desta forma poderá decidir que o melhor é ter a casa arrendada de forma mais "permanente" (4.200euros contra 4.000 - e com a chatice de mudar de inquilino todos os meses).

    Com estes dados, pode ver qual o valor máximo que pretende investir na renovação.

    Por exemplo, se quiser ter um retorno em 5 anos. Fazendo contas sem considerar o IRS, isto significa que não deve investir mais do que (cerca de) 21.000 euros.
    Creio que é um bocado à justa... De qualquer maneira, tem de considerá ficará com uma casa renovada (um património que valerá 70 mil euros?) e que lhe rende 4.200/ano (6%!).

    Outra hipótese: Vender a um construtor por 30 ou 40 mil euros que construirá uma moradia de dois pisos (ver viabilidade na Câmara) por uns 150 mil euros, e venderá tudo por 250 (ou 300) mil. O construtor terá um rendimento de 25% (ou 50%), e você (/a sua sogra) ficará com 30 ou 40 mil euros para gozar no resto da vida.

    Agora, é só pegar numa folhinha de Excel e rever as várias possibilidades.

    PS/EDIT: repare que os 30 ou 40 mil euros equivalem a uns 8 anos de rendas (líquidas de obras).
    Ora, os investimentos no imobiliário devem ser vistos num prazo de VINTE ANOS (no meu caso, já os vejo a 20 ... e a 40!).
    Concordam com este comentário: Carol70
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
  11.  # 31

    Colocado por: Luis K. W.
    Ora bem... chegados aqui estamos a entrar na área do estudo do investimento.
    É preciso fazer contas!

    Para fazer contas, tendo em conta a recuperação para rentabilização, é preciso fazer um "estudo de mercado".
    Isto è:
    1. Há mercado, e POR QUANTO se arrenda essa casa se estiver abonecada para férias (quantos meses por ano)?
    Suponhamos que sim, e que por 1.000 euros/mês x 4 meses por ano.
    2. HÁ MERCADO para arrendamento de longa duração? Por quanto?
    Suponhamos que sim, e por 350 euros/mês x 12 meses por ano.

    Desta forma poderá decidir que o melhor é ter a casa arrendada de forma mais "permanente" (4.200euros contra 4.000 - e com a chatice de mudar de inquilino todos os meses).

    Com estes dados, pode ver qual o valor máximo que pretende investir na renovação.

    Por exemplo, se quiser ter um retorno em 5 anos. Fazendo contas sem considerar o IRS, isto significa que não deve investir mais do que (cerca de) 21.000 euros.
    Creio que é um bocado à justa... De qualquer maneira, tem de considerá ficará com uma casa renovada (um património que valerá 70 mil euros?) e que lhe rende 4.200/ano (6%!).

    Outra hipótese: Vender a um construtor por 30 ou 40 mil euros que construirá uma moradia de dois pisos (ver viabilidade na Câmara) por uns 150 mil euros, e venderá tudo por 250 (ou 300) mil. O construtor terá um rendimento de 25% (ou 50%), e você (/a sua sogra) ficará com 30 ou 40 mil euros para gozar no resto da vida.

    Agora, é só pegar numa folhinha de Excel e rever as várias possibilidades.

    PS/EDIT: repare que os 30 ou 40 mil euros equivalem a uns 8 anos de rendas (líquidas de obras).
    Ora, os investimentos no imobiliário devem ser vistos num prazo de VINTE ANOS (no meu caso, já os vejo a 20 ... e a 40!).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fabio Piedade


    Agradeço muito as suas contas e ideais, eu por acaso ainda nao tinha feito as contas no retorno do investimento. Pegando no seu raciocínio e no valor que penso investir, em 8 anos (se correr bem) tenho o retorno do investimento.

    Vender nao se tem mais chatices, mas o valor de venda sao meia dúzia de tostoes e lá se foi o imóvel.

    A solução é mesmo recuperar, e o terreno que a casa tem a trás é uma mais valia.

    Acho que o maior obstáculo é deixar a fachada "interessante". A casa encontra.se a 5 minutos a pé do centro da cidade, está numa zona calma(assim como toda a cidade)...

    Vou pedir opinião a um arquiteto e depois a uma construtora para ser feito um orçamento. Acho que com 30 mil consigo fazer alguma coisas, mas nao tenho a certeza, nem quanto vai custar o projecto do arquiteto.
  12.  # 32

    Colocado por: Fabio PiedadeVender nao se tem mais chatices, mas o valor de venda sao meia dúzia de tostoes e lá se foi o imóvel.
    Exactamente como eu penso.
    (Mas pode haver situações em que é obrigatório vender)

    Colocado por: Fabio PiedadeVou pedir opinião a um arquiteto e depois a uma construtora para ser feito um orçamento

    As perguntas são:
    1. AO ARQUITECTO
    1.1 Qual ao valor dos honorários dele para fazer uma planta, listagem de trabalhos, e medições (para entregar aos empreiteiros, para orçamentarem a obra).
    2. A PELO MENOS TRES EMPREITEIROS
    2..1 O valor de cada uma das parcelas prevista no documento (de preferência em Excel) feito pelo Arquitecto.
    Concordam com este comentário: Fabio Piedade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
  13.  # 33


    As perguntas são:
    1. AO ARQUITECTO
    1.1 Qual ao valor doshonorários delepara fazer uma planta, listagem de trabalhos, e medições (para entregar aos empreiteiros, para orçamentarem a obra).
    2. A PELO MENOS TRES EMPREITEIROS
    2..1 O valor decada uma das parcelasprevista no documento (de preferência em Excel) feito pelo Arquitecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fabio Piedade


    Sim pelo menos a 3 empreiteiros...
    "O valor de cada uma das parcelas..." Nao percebo pode ser mais explicito?
  14.  # 34

    Os trabalhos a executar serão divididos em capítulos, que por sua vez se divide em artigos/parcelas. Por exemplo terá um capitulo de Demolições, onde terá a parcela de remover revestimento das paredes, outra para remover loiças sanitárias, etc. Cada uma dessas parcelas tem um custo. É a unica forma que você tem de ter a certeza que os orçamentos dos empreiteiros são para as mesmas coisas e como tal comparáveis.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
  15.  # 35

    Muito obrigado a todos os comentários, e como já disse noutro post aqui no forum: "...Ninguem nasce ensinado, e todos os dias estamos a aprender.
    É preciso calma, pesquisar muito e ter varias opiniões...."
    Irei contactar 2 ou 3 arquitectos aqui da zona para darem-me valores, e depois será feito o projecto.
    Concordam com este comentário: Carol70
  16.  # 36

    Restaurar as portas de madeira não será mais dispendioso do que aplicar umas novas?
    Não gosto muito de ver portas de 2 folhas, mas compreendo a sua aplicação e utilidade, devido ás dimensões das divisões serem pequenas, quanto mais pequena a porta melhor.
    Estava pensando em portas lacadas a branco e dár cor ás paredes ou em faia e paredes brancas.

    Gosto do pavimento do hall, e até estava a pensar em mante-lo, mas as tubagens devem estar a passar mesmo por baixo. Retira-lo sem o partir deve ser uma missão impossível, e passar a tubagem por outro lado não sei se é viável.
  17.  # 37

    Colocado por: Fabio PiedadeGosto do pavimento do hall, e até estava a pensar em mante-lo, mas as tubagens devem estar a passar mesmo por baixo. Retira-lo sem o partir deve ser uma missão impossível, e passar a tubagem por outro lado não sei se é viável.
    Para colocar tubagens novas não precisa de remover as antigas.

    Colocado por: Fabio PiedadeRestaurar as portas de madeira não será mais dispendioso do que aplicar umas novas?
    Se remover as portas antigas, também precisa de tirar o aro/aduela e guarnições.
    Isto envolve trabalho (extra) de pedreiro e estucador, a aquisição de conjuntos de portas+aduelas+guarnições+ferragens+transporte, e trabalho de carpinteiro e de pintor.
    Se reparar e pintar as portas existentes terá apenas trabalho de carpinteiro e de pintor.

    Colocado por: Fabio PiedadeEstava pensando em portas lacadas a branco e dár cor ás paredes ou em faia e paredes brancas.
    Se é para arrendar, porque não TUDO a branco?
    Concordam com este comentário: Carol70
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
  18.  # 38

    Colocado por: Fabio PiedadeRestaurar as portas de madeira não será mais dispendioso do que aplicar umas novas?

    Ui, não. Na minha tirei tudo, mesmo a correr o risco do dinheiro acabar e não ter portas interiores quando for para lá viver... mas se fosse para alugar tinha pintado e aplicado puxadores novos. No caso de ser possível, é sempre uma "cara nova" por muito menos dinheiro e até é um diy muito simples :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
  19.  # 39

    Ui 30k chega e sobra para por aquilo um palacio agora tem de ver quanto custa tudo ao metro e peça assim consegue um preç baixinho mas vai perder muito tempo quanto mais intermediarios e licenças projectos mais dinhero que nao vai ser gasto em material e mandobra por issi ja vi que tem iniciativa...sera que nao tem imaginaçao de aquilo que quer ...tem de pagar alguem para imaginar no seu lugar... aqui encontra de tudo so basta fazer as perguntas que o pessoal responde e ajuda claro so teorico ,pratico vai ter de por o osu dos amigos como ta afazer ai a Diana Gandurinho.ate popas bastante...
    Ai no outro topico há quem faz uma casa por completo por 50 tal k aqui estamos a falar só de remodelaçao só entao pode pensar em menos de 30k para refazer uma coisa nova bunita e para alugar ...
    Quanto mais chic ou novo fica melhor as turistas pensam que sao recebidos ...para depois ganhar dinhero depois de recuperar o investimento....e nao abuzar de dinhero... por nao vem do ceu...ou sera que vem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio Piedade
  20.  # 40

    Colocado por: Luis K. W.Para colocar tubagens novas não precisa de remover as antigas.


    As tubagens devem ter mais de 40/50 anos, devem ser ferro e imagino que deve estar cheio de ferrugem. O esgoto deve ter um tubo de 40 mm grossura... (Eu na minha casa tive problemas de canos, o empreiteiro poupadinho meteu um tubo que mal cabia 2 dedos e cheio de curvas a 90 graus, tentei com guia com produtos...teve mesmo que vir cá um homem do desentupimento, nada barato e ainda encheu me a cozinha de agua com "cheirinho a...")

    Se remover as portas antigas, também precisa de tirar o aro/aduela e guarnições.
    Isto envolve trabalho (extra) de pedreiro e estucador, a aquisição de conjuntos de portas+aduelas+guarnições+ferragens+transporte, e trabalho de carpinteiro e de pintor.
    Se reparar e pintar as portas existentes terá apenas trabalho de carpinteiro e de pintor


    Tirar e montar não tem problema, faço eu mesmo (trabalho nessa area, mas nao sou carpinteiro) mas é uma questão de pensar no assunto, preço de portas novas nao sei bem, é uma questão de pesquisar e fazer contas.
    Concordam com este comentário: Carol70
 
0.0323 seg. NEW