Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Adquiri recentemente uma moradia antiga, ainda ando a a conhecer os "cantos à casa". É para deitar abaixo e construir de novo e provavelmente tudo isto que mostro irá desaparecer mas estou curioso com uma série de situações (por exemplo ter 4 interruptores na sala e só uma lampada com os dois fios...!! qual a explicação?!)
    A casa está dividida em duas. Na imagem que mostro (abaixo), presumo que do lado esquerdo, um cabo vá para uma metade da casa e o outro para a outra metade.
    Do lado direito, os 3 cabos têm electricidade (verifiquei com busca polos). Já do lado esquerdo, o cabo 1 não recebe electricidade (provavelmente pq n tem o fusível).
    O cabo 2 TEM electricidade
    O cabo 3 NÃO TEM electricidade. Mas como? Se tem o fusível, não deveria haver passagem de luz?
    Depois, o cabo 1+2 estará a alimentar uma parte da casa e toda ela tem luz, mas para que servirá o cabo 1??
    Já o cabo 3 presumo que alimente outra parte da casa que não tem luz (apesar de ter o fusível- mas com busca polos já verifiquei que o cabo não recebe a electricidade). O fusível neste cabo estará avariado? Será daqueles que tem um fio de cobre e que quando o cobre parte tem que se substituir??
    De que ano acham que são estes "arranjos"?

    Obrigado por me satisfazerem a curiosidade :)
      20160917_181856.jpg
  2.  # 2

    Isso tem péssimo aspeto.... :) parece cabo 1 ou 1,5mm e as tantas tem tomadas agarradas a isso... cuidado com essas instalacoes velhas... a malta as vezes emocionasse com aquecedores e secadores de cabelo e aspiradores...

    Da ideia de ja ter tido instalacao trifasica...

    Bem no caso o busca polos normalmente deteta so a fase, o neutro como, normalmente, esta a 0v nao acende, mas é essencial para haver conducao...

    Se eu fosse a si chamava alguem para o ajudar nessa parte... pode-se arriscar a umas chispas feias se liga fase com neutro... e bote terra nisso tudo quee nem percebo se tem...
  3.  # 3

    Colocado por: GT_racing
    Da ideia de ja ter tido instalacao trifasica...


    Sim, é uma instalação trifásica, pelo menos para um dos anexos. Era uma carpintaria com maquinaria pesada.

    Terra sei que tem nesse anexo que tem trifásico, mas acho que não tem na casa. No anexo tem uma viga de ferro no chão e o cabo terra ligado. Mas dentro da casa as tomadas só têm dois cabos portanto n têm terra..
    O quadro da casa parece mais de uma fábrica que de uma casa, com muitos dijuntores e dois gerais, 1 para tudo e depois 3 gerais com 26Ah e umas luzes que acendem por cada um desses 3 gerais se tiverem ligados.

    - Então, eu posso ligar o fio ao fio 2? Inserindo o 3 na cavidade em que está o 2.
    - Qual será a carga que esses cabos têm? Ou seja, já apanhei choque de uma tomada algumas vezes. A carga que está nestes cabos é identica? Ou até mesmo, os cabos do lado direito terão mais carga que os do lado esquerdo (portanto, mais fortes antes de passarem pelo fusível). Se sim, é muito mais forte ao ponto de tipo, dar pra morrer se tocar? :)
  4.  # 4

    Se é trifasica ainda... cuidado com isso... epa chame um eletricista pela net é impossivel dizer o que esta ai... um choque eletrico pode matar claro... e o pior é que nem diferenciais nem terra... :/ fale com uma pessoa q perceba disso
    • tiyxu
    • 18 setembro 2016 editado

     # 5

    Colocado por: mysteriumBoa tarde,

    Adquiri recentemente uma moradia antiga, ainda ando a a conhecer os "cantos à casa". É para deitar abaixo e construir de novo e provavelmente tudo isto que mostro irá desaparecer mas estou curioso com uma série de situações (por exemplo ter 4 interruptores na sala e só uma lampada com os dois fios...!! qual a explicação?!)
    A casa está dividida em duas. Na imagem que mostro (abaixo), presumo que do lado esquerdo, um cabo vá para uma metade da casa e o outro para a outra metade.
    Do lado direito, os 3 cabos têm electricidade (verifiquei com busca polos). Já do lado esquerdo, o cabo 1 não recebe electricidade (provavelmente pq n tem o fusível).
    O cabo 2 TEM electricidade
    O cabo 3 NÃO TEM electricidade. Mas como? Se tem o fusível, não deveria haver passagem de luz?
    Depois, o cabo 1+2 estará a alimentar uma parte da casa e toda ela tem luz, mas para que servirá o cabo 1??
    Já o cabo 3 presumo que alimente outra parte da casa que não tem luz (apesar de ter o fusível- mas com busca polos já verifiquei que o cabo não recebe a electricidade). O fusível neste cabo estará avariado? Será daqueles que tem um fio de cobre e que quando o cobre parte tem que se substituir??
    De que ano acham que são estes "arranjos"?

    Obrigado por me satisfazerem a curiosidade :)
    ali o azul nunca na vida devia ter luz so se foi mal ligado o trifazico devianter faze em 1,2,cinzento e neutro azul troca o fuzivel do 2 no 3 para ver se esta quimada se esta aranja fio de 0.5mm diametro para reparar o fuzivel ...problema e sempre com outro uzer dise os cabos depois de fuzivei sao de 1.5mm quer dizer fracos com um cosumidor de 2kw.
    Pode cuemençar a arder muit facil isto aconteça normalente nos potos onde fazem mal contacto porque aumenta rezistencia ate na aqule sitio faz rezistencia e derete porque o cobre dereta as 1000 tal graos... por isso atençao nao uza consumidores maiores de 1.5kwatts se nao quer pegar fogo ao local...
  5.  # 6

    Agradeço as recomendações, gostaria contudo de obter confirmação à questão, se ligar o cabo 3 ao 2 é uma simples operação como quando realizo uma extensão de uma tomada de electricidade para outra.
    E se, retirando o cartucho do cabo 3 e unindo as duas pontas do cartucho por fio de cobre, o deixa assim reparado. Era assim que fazia numa habitação em que com frequência o fio cobre se quebrava e lá tinha que ir repetir o processo para o dijuntor voltar a ter corrente.
  6.  # 7

    Normalmente usam-se filamentos de um cabo multifilar.
    Quantos, ? Uns 4, mas depende da secção, etc... Não invente se não sabe.
    Pode ter o neutro a fazer de fase ou até o terra...
  7.  # 8

    Colocado por: callinasNormalmente usam-se filamentos de um cabo multifilar.


    Exacto, era isso que eu fazia quando a luz ia abaixo numa casa em que estava e o quadro geral estava cheio desses fusíveis. Tinha que colocar uns fios de cobre desses multifilar.

    Mas aqui é diferente (ou talvez a mesma coisa?), aqui é um fusível de 30 amperes e a segurar uma corrente de 500V (segundo o que está escrito no fusível). Pelo que, não sei se o tirar e meter é igual ao que eu fazia no quadro geral : cortar quadro e dijuntor edp, tirar fusível, reparar, colocar fusível, ligar quadros. Mas neste caso os cabos não têm dijuntor, não se desligam, ou seja, o fusível sai e entra existindo corrente nos cabos.
  8.  # 9

    Que chanateiros fusiveis de fios :/ o fusivel é das coisas mais baratas e deve haver sempre suplentes perto... no caso de nao se querer mete-se um dijuntor que da sempre para rearmar... estao a recomendar coisas que para mim faz se em paises de terceiro mundo... em africa nao se espera 1 mes por um fusivel claro... ca as coisas estao mais evoluidas.... e pode correr bem mas tb esta numa sociedade em que se faz mal e tem o azar de alguem ficar la agarrado ainda pode ser incriminado... basta um fiozito a mais e a protecao do cabo ja nao fica a adequada permitindo aquecimentos e quedas de tensao maiores no cabo. Por meia duzia de trocos!? Mande alguem meter lhe isso mais atual... tudo protegido a diferencial e disjuntor e com terras :)
    Concordam com este comentário: pedromdf
  9.  # 10

    ....ainda sou do tempo em que me lembro de ver meter tiras de folha de aluminio enroladas para refazer o circuitos dos fusiveis, da entrada de ramal da habitação num predio.
  10.  # 11

    Colocado por: GT_racingQue chanateiros fusiveis de fios :/ o fusivel é das coisas mais baratas e deve haver sempre suplentes perto...
    Concordam com este comentário:pedromdf


    Recomenda algum lugar onde comprar? Na rua do almada encontrei uma loja mas o fusível é igual, ou seja, não funciona, necessita que se coloquem os cabos de cobre a unir.
  11.  # 12

    Colocado por: mysterium

    Recomenda algum lugar onde comprar? Na rua do almada encontrei uma loja mas o fusível é igual, ou seja, não funciona, necessita que se coloquem os cabos de cobre a unir.


    a parte que fundo esta dentro da porcelana normalmente circundado por areia de silica . não a consegue ver do lado de for a não ser que retire aquele pequeno selo onde a areia vai cair. e podera ver no interior o filamento fusivel.
  12.  # 13

    Colocado por: larkheRecomenda algum lugar onde comprar? Na rua do almada encontrei uma loja mas o fusível é igual, ou seja, não funciona, necessita que se coloquem os cabos de cobre a unir.


    Então é possível abrir o fusível e repor?
    Porque na loja disseram-me que j n se vende e que o que me mostraram (e que custa 7,5eur) foi aproveitado mas só funciona com os tais fios de cobre a unir um pino ao outro..mas isso n me inspira confiança nenhuma até porque, tal como eles disseram, se a quantidade de fios for superior ao ideal, pode originar em rebentamento e incendio. E eles disseram que se eu tentar restaurar o interior, ele se vai desfazer pq é porcelana ou areia...

    Mas então acha que consigo restaurar?
  13.  # 14

    Colocado por: mysterium

    Então é possível abrir o fusível e repor?
    Porque na loja disseram-me que j n se vende e que o que me mostraram (e que custa 7,5eur) foi aproveitado mas só funciona com os tais fios de cobre a unir um pino ao outro..mas isso n me inspira confiança nenhuma até porque, tal como eles disseram, se a quantidade de fios for superior ao ideal, pode originar em rebentamento e incendio. E eles disseram que se eu tentar restaurar o interior, ele se vai desfazer pq é porcelana ou areia...

    Mas então acha que consigo restaurar?



    Vá a uma loja como deve ser ou contacte quem perceba do assunto

    www.caiado.pt

    por exemplo

    Os fusiveis vem calibrados de fabrica para os amperes que mencionam, acha que alguma vez ao colocar fios de cobre conseguia calibrar para os amperes correctamente.

    Deixe se de invençoes, se por acaso já não houver fusiveis desse tipo tem de substituir o suporte ou colocar disjuntores, que provavelmente ficam mais baratos que esses fusiveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  14.  # 15

  15.  # 16

    Colocado por: larkhe


    Vá a uma loja como deve ser ou contacte quem perceba do assunto

    www.caiado.pt

    por exemplo

    Os fusiveis vem calibrados de fabrica para os amperes que mencionam, acha que alguma vez ao colocar fios de cobre conseguia calibrar para os amperes correctamente.

    Deixe se de invençoes, se por acaso já não houver fusiveis desse tipo tem de substituir o suporte ou colocar disjuntores, que provavelmente ficam mais baratos que esses fusiveis.




    Por acaso, há uns valentes anos vendiam-se fios de cobre já calibrados (i.e., de diâmetro adequado) para "reparar" fusíveis: a ideia era pôr o fio entre os terminais e pôr o fusível de novo operacional.

    O problema é que depois a malta inventa, e mete fios de calibre superior, ou um fio completamente à sorte, e depois dá asneira.

    Por isso é que há muitos anos a esta parte os fusíveis são proibidos em instalações eléctricas nos quadros acessíveis a qualquer pessoa.
    Concordam com este comentário: larkhe
  16.  # 17

    Obrigado pelas respostas.
    Creio ter encontrado o fusível na loja RODEL.
    O fusível que vêm na imagem, é o fusível 1420? Mas existe 1420/10 e 1420/15. Esse número será os Amperes? E se sim, devo procurar o 1420/30 ? (Tendo em conta que o da imagem é de 30A

    Também, é errado colocar um de 10 A em vez de 30 A?
    É que, antigamente talvez fosse necessário 30A porque era uma instalação para maquinaria pesada.
    Actualmente é doméstico, um fogão eléctrico será o máximo que estará ligado...

    Se for possível 10A ou 15A, pelo que vejo nas pesquisas será mais fácil encontrar.
  17.  # 18

    Se a instalação foi projectada para 30 A e agora acha que lhe chega 10 A não vejo problema algum, se fosse o contrario arriscaria se a queimar toda a instalaçao. e provocar danos enormes.
  18.  # 19

    Colocado por: larkheSe a instalação foi projectada para 30 A e agora acha que lhe chega 10 A não vejo problema algum, se fosse o contrario arriscaria se a queimar toda a instalaçao. e provocar danos enormes.


    Obrigado, e já agora, a seguir a esse fusível tem um dijuntor de uns 10A. Então, antes de esse fusível queimar, já o dijuntor disparou, e aí, tudo bem, certo? Nada acontece ao fusível.
  19.  # 20

    Colocado por: mysterium

    Obrigado, e já agora, a seguir a esse fusível tem um dijuntor de uns 10A. Então, antes de esse fusível queimar, já o dijuntor disparou, e aí, tudo bem, certo? Nada acontece ao fusível.


    Em principio sim
 
0.0241 seg. NEW