Iniciar sessão ou registar-se
    • ift
    • 6 outubro 2016 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Decidi iniciar esta discussão para partilhar a construção da minha moradia, com detalhes e custos.
    O projeto de construção e o projeto de especialidades já estão aprovados e a próxima fase é o projeto de execução.
    Anexo estudo de implementação (cores apenas ilustrativas).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eei35229
      Detalhes.jpg
  1.  # 2

    Colocado por: ifta próxima fase é o projeto de execução.

    E bem que precisa de uma pormenorização feita com pés e cabeça essa casa.
    Está tb na fase de contratar a equipa de fiscalização e envolve-la já no processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ift
    • ift
    • 6 outubro 2016 editado

     # 3

    Custos até este momento:
    - terreno com 1500m2
    - IMT + IS + Escritura
    - projeto de construção + especialidades + execução
      Detalhes2.jpg
    • ift
    • 6 outubro 2016

     # 4

    Colocado por: zedasilva
    E bem que precisa de uma pormenorização feita com pés e cabeça essa casa.
    Está tb na fase de contratar a equipa de fiscalização e envolve-la já no processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ift


    Obrigado. Em princípio a equipa de fiscalização será da mesma empresa que efetuou o projeto.
    Após o projeto de execução estar terminado iniciarei os pedidos de orçamento. Já tenho o crédito pré-aprovado por isso depois de escolher o construtor iniciarei logo a construção... Mas até lá, há ainda muita coisa para escolher para incluir no projeto de execução.
  2.  # 5

    Colocado por: iftEm princípio a equipa de fiscalização será da mesma empresa que efetuou o projeto.


    Regulamento de deontologia da Ordem dos arquitetos

    Artigo 5.° Conflitos de interesses

    5. O arquitecto deve evitar situações em que é julgador e parte, não podendo designadamente, numa mesma tarefa, ser responsável pela concepção arquitectónica e assistência técnica à obra e pela apreciação ou fiscalização da mesma.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Picareta, larkhe
  3.  # 6

    Colocado por: iftEm princípio a equipa de fiscalização será da mesma empresa que efetuou o projeto.

    Olha outro !!!
    Você vai contratar o autor do projecto para fiscalizar a execução da obra, é como colocar um lobo a guardar as ovelhas.
    Concordam com este comentário: zedasilva, larkhe, S. GOUVEIA BRAGA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ift
  4.  # 7

    O zé acho que isso que diz ai na Ordem dos ARQ , não é bem a mesma coisa.
    Ou seja o arquitecto projecta a obra.
    O arquitecto não pode apreciar o projecto, licenciamento camarário, nem fiscalizar a obra a nível camarário ou por outra empresa. Um pouco à semelhança de que uma empresa ou pessoa que faça um projecto não pode concorrer publicamente por outra empresa à execução da mesma.
  5.  # 8

    Essa casa em particular, necessita de um bom e cuidado projeto de drenagem de águas pluviais. Só esta particularidade, implica uma eficiente coordenação de pelo menos 3 especialidades.
    Em obra, só para cumprir este pequeno “pormaior” é necessário acautelar diversos momentos construtivos.
    Acha que se houver uma falha no inicio da cadeia o “fiscal” vai alertá-lo para isso?
  6.  # 9

    Colocado por: callinasOu seja o arquitecto projecta a obra.
    O arquitecto não pode apreciar o projecto, licenciamento camarário, nem fiscalizar a obra a nível camarário ou por outra empresa

    Se o arquiteto projeta a obra e é funcionário publico, tem obrigatoriamente que possuir uma autorização expressa para isso.
    Um dos requisitos dessa autorização é que não pode projetar para o seu município.
    O que a Ordem e muito bem quer com isto é que existe o máximo de isenção possível nas diversas fases do projeto, ou seja eu faço me... no projeto mas não há problema que sou eu o fiscal e nunca ninguém vai saber
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  7.  # 10

    Já agora também

    Artigo 143.º
    Deveres do engenheiro no exercício da profissão

    8 — O engenheiro deve recusar a sua colaboração em trabalhos sobre os quais tenha de se pronunciar no exercício de diferentes funções ou que impliquem situações ambíguas.
  8.  # 11

    Colocado por: iftBoa tarde.
    Decidi iniciar esta discussão para partilhar a construção da minha moradia, com detalhes e custos.
    O projeto de construção e o projeto de especialidades já estão aprovados e a próxima fase é o projeto de execução.
    Anexo estudo de implementação (cores apenas ilustrativas).
      Detalhes.jpg


    boa tarde, gostaria de lhe fazer uma pergunta a ver se me sabe ajudar...fez o crédito habitação+aquisição de terreno?
    • ift
    • 6 outubro 2016

     # 12

    Colocado por: zedasilva

    Regulamento de deontologia da Ordem dos arquitetos

    Artigo 5.° Conflitos de interesses

    5. O arquitecto deve evitar situações em que é julgador e parte, não podendo designadamente, numa mesma tarefa, ser responsável pela concepção arquitectónica e assistência técnica à obra e pela apreciação ou fiscalização da mesma.
    Concordam com este comentário:Picareta,larkhe



    Podem explicar melhor esse artigo 5ª.
    Quando falo em "fiscalização da obra" referia-me a acompanhamento da obra.
    Estão a dizer que nenhum Eng. Civil que faça parte da empresa que efetuou o projeto de arquitetura pode efetuar a fiscalização da execução da obra?
  9.  # 13

    Colocado por: iftEstão a dizer que nenhum Eng. Civil que faça parte da empresa que efetuou o projeto de arquitetura pode efetuar a fiscalização da execução da obra?

    Por uma questão de isenção e imparcialidade, não!
    Nem técnicos afetos à empresa que efetuou o projeto de arquitetura nem nenhum dos técnicos externos que fizeram alguma especialidade
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  10.  # 14

    Colocado por: iftQuando falo em "fiscalização da obra" referia-me a acompanhamento da obra.

    Não confunda-mos as coisas, qualquer técnico autor de qualquer projeto, está obrigado a prestar todos os esclarecimentos necessários à boa execução da obra.
    Para acompanhar a obra existe o Diretor técnico, profissional da responsabilidade do empreiteiro
    Para fiscalizar o Diretor de fiscalização que deve ser alguém externo a todo o processo
    Concordam com este comentário: Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ift
    • ift
    • 6 outubro 2016

     # 15

    Colocado por: SARA1234

    boa tarde, gostaria de lhe fazer uma pergunta a ver se me sabe ajudar...fez o crédito habitação+aquisição de terreno?


    Boa tarde.
    Não, já tinha adquirido o terreno.
    • ift
    • 6 outubro 2016

     # 16

    Colocado por: zedasilva
    Não confunda-mos as coisas, qualquer técnico autor de qualquer projeto, está obrigado a prestar todos os esclarecimentos necessários à boa execução da obra.
    Para acompanhar a obra existe o Diretor técnico, profissional da responsabilidade do empreiteiro
    Para fiscalizar o Diretor de fiscalização que deve ser alguém externo a todo o processo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ift


    Obrigado pela informação que prestaram.
    Seja como for, ainda não contratei com ninguém essa parte.
  11.  # 17

    Colocado por: iftCustos até este momento:
    - terreno com 1500m2 - 20.000€
    - IMT + IS + Escritura - 790€
    - projeto de construção + especialidades + execução - 7.749€
      Detalhes2.jpg


    Está interessante a planta. Se não for indescrição, por quanto ficará a sua construção?

    Obrigada
  12.  # 18

    Colocado por: iftSeja como for, ainda não contratei com ninguém essa parte.

    Independentemente de quem quer que contrate, peça sempre uma descrição detalhada dos serviços que prestam, em que momentos e de que forma.
    Se possível adjudique ao mesmo técnico a coordenação de segurança, são atividades compatíveis e que desta forma lhe permite poupar alguma coisa em honorários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ift
    • box
    • 6 outubro 2016

     # 19

    Colocado por: S. GOUVEIA BRAGApor quanto ficará a sua construção?

    pergunte antes qual foi a estimativa feita para custo total da obra. o "quanto ficará" só depois de terminada... e mesmo assim!

    Colocado por: iftDecidi iniciar esta discussão para partilhar a construção da minha moradia, com detalhes e custos.

    boa sorte e obrigado pela partilha!!!
  13.  # 20

    Primeiro que tudo desejar-lhe boa sorte nesta fase!

    Vou acompanhar.

    Obrigado.
 
0.0242 seg. NEW