Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite caros,

    Gostaria de saber como posso ligar uma tomada monofásica (neutro, fase e terra) se só tenho um cabo trifásico a ligar uma bomba de um furo. Será que tenho que instalar um quadro e como ligo os fios?
    Obrigado
    António
    • zeto
    • 11 outubro 2016

     # 2

    Colocado por: ajassuncaoBoa noite caros,

    Gostaria de saber como posso ligar uma tomada monofásica (neutro, fase e terra) se só tenho um cabo trifásico a ligar uma bomba de um furo. Será que tenho que instalar um quadro e como ligo os fios?
    Obrigado
    António

    Tire uma foto ao cabo( tomada trifásica) e coloque aqui "já ajudamos"
  2.  # 3

    Nao dá para tirar monofásica porque os motores não usam neutro.
    • zeto
    • 11 outubro 2016

     # 4

    Colocado por: jorgealvesNao dá para tirar monofásica porque os motores não usam neutro.

    Por isso mesmo gostava de ver a foto, se ele fala em cabo trifásico, por norma traz neutro...
  3.  # 5

    Obrigado pelas respostas.
    O cabo tem fio preto, fio castanho, fio cinza e fio de terra. A bomba é trifásica e funciona muito bem. O que pretendo é, dentro de uma garagem onde está a bomba do furo, poder colocar uma tomada monofásica. Não sei se me consigo explicar bem.

    Obrigado
    • zeto
    • 11 outubro 2016

     # 6

    Colocado por: ajassuncaoObrigado pelas respostas.
    O cabo tem fio preto, fio castanho, fio cinza e fio de terra. A bomba é trifásica e funciona muito bem. O que pretendo é, dentro de uma garagem onde está a bomba do furo, poder colocar uma tomada monofásica. Não sei se me consigo explicar bem.

    Obrigado

    Então esqueça, neste caso não pode tirar mono, visto que não tem acesso ao neutro,,,,
    E não me diga que na sua garagem, não passa mono. Nem existe uma caixa de destruibição??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajassuncao
  4.  # 7

    Colocado por: zetose ele fala em cabo trifásico, por norma traz neutro
    os motores e demais cargas equilibradas trifásicas por norma NÃO TÊM NEUTRO.
  5.  # 8

    Colocado por: ajassuncaoObrigado pelas respostas.
    O cabo tem fio preto, fio castanho, fio cinza e fio de terra. A bomba é trifásica e funciona muito bem. O que pretendo é, dentro de uma garagem onde está a bomba do furo, poder colocar uma tomada monofásica. Não sei se me consigo explicar bem.

    Obrigado


    que pretende ligar nessa tomada?

    Pode comprar um transformador 400/230 , dará sempre para ligar equipamentos electrónicos, ou de baixo consumo tipo até 1000 W (dependendo do transformador claro)

    Se pretende ligar rebarbadoras e aparelhos de soldar e coisa assim pesadas esqueça esta solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajassuncao
  6.  # 9

    Esqueça. Se só te as 3 fases mais terra não consegue fazer nada de jeito para ligar monofásico.

    Alternativa a desenrascar... às 3 pancadas é desligar a terra do motor, servindo de neutro. Liga-la ao neutro no barramento do quadro. Assim sendo aproveita uma das fases do motor para servir de fase.
    Não sei se me fiz entender. Mas é claramente uma ligação às 3 pancadas. O motor não devia ficar sem terra, apesar de funcionar bem se o sistema estiver equilibrado. A sua ligação também não terá terra, o que também não é aconselhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajassuncao
  7.  # 10

    Pode sempre colocar um eléctrodo de terra enterrado junto ao próprio motor, fazendo a terra deste, e usando o condutor de terra como neutro (assinalando-o inequivocamente com manga retráctil azul, por exemplo);

    Ou então trocar o cabo de 4 condutores por um de 5 condutores.

    Um transformador 400V/230V também é possível para pequenas potências, começa a ser muito grande e caro para potências elevadas.

    Exemplo: topo da página 6 do seguinte documento:
    http://www.jfandrade.com/cliente/catalog/JFAndrade_Transformadores/files/assets/common/downloads/publication.pdf
    Concordam com este comentário: ajassuncao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajassuncao
  8.  # 11

    Colocado por: larkhePode comprar um transformador 400/230 , dará sempre para ligar equipamentos electrónicos,
    sabe que assim fica com bifasico e nao com monofasico? E sao coisas muito diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajassuncao
  9.  # 12

    Colocado por: jorgealvessabe que assim fica com bifasico e nao com monofasico? E sao coisas muito diferentes.


    Como assim? Um transformador simples com um único enrolamento primário ligado entre duas fases e um único enrolamento secundário com a razão de espiras correcta dará uma tensão monofásica no secundário. Fica é levantado da terra (funciona também como transformador de isolamento) a menos que se coloque eléctrodo se desejar.
  10.  # 13

    Fica com 230v mas bifasico e nao monofasico,
  11.  # 14

    Obrigado a todos em 1º lugar.
    Vou esclarecer melhor. Trata-se de uma instalação agrícola que tem uma casinha onde entra a energia trifásica e onde tem o contador e o respectivo quadro tudo legalizado pela EDP.
    Depois existe uma arrecadação/garagem a 40 m e ao lado fica o furo que tem uma bomba de 1,5CV. Dentro da arrecadação tem o quadro da bomba submersível do furo. O cabo que falei está subterrâneo desde a casinha até à arrecadação. A água do furo vai para um poço que fica a mais 25m, através de tubo de 1". Tudo funciona bem.
    No entanto preciso instalar uma bomba de extração de água com balão no poço para tirar a água então para a rega. Penso que a bomba a instalar seria monofásica pelo que teria que levar um cabo da arrecadação até ao poço.
    Além disso preciso de ficar com energia monofásica na arrecadação para luz e tomada para ligar qualquer berbequim ou aparelho que precise.

    Penso que a solução do Clioll de enterrar um electrodo a fazer de terra tem lógica mas tenho dúvidas em como fazer tudo que seja mais seguro e económico.

    Obrigado
  12.  # 15

    Colocado por: ClioII

    Ou então trocar o cabo de 4 condutores por um de 5 condutores.


    Concordam com este comentário:ajassuncao
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ajassuncao


    Esta será a melhor opção...
  13.  # 16

    Colocado por: jorgealvesFica com 230v mas bifasico e nao monofasico,


    Como assim, bifásico? Onde está o ponto comum a que convencionalmente se chama de neutro num transformador sem ponto central? Que relação de fase tem entre as duas putativas fases?
  14.  # 17

    Colocado por: ClioIIComo assim, bifásico?
    faça o diagrama vectorial das tensões sinozoidais e depois diga-me com consegue converter 2 sinozoides perfeitas com desfazamento de 120ª num ciclo e 240º no outro numa tensão simples de uma unica onda sinosoidal sem adicionar um ponto nulo.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  15.  # 18

    Que duas sinusoides perfeitas, jorge? Você está com o pensamento "agarrado" ao ponto neutro do trifásico, pensando em estrela, mas no caso em apreço pode esquecê-lo completamente: está a tirar uma única tensão de 400 Vrms de um dos lados do triângulo, portanto, uma única sinusóide.

    Que você me diga que assim desiquilibra o sistema trifásico e não é uma grande solução, aceito. Mas retirar bifásico do secundário? Só se estivermos a falar de coisas muito diferentes...
    •  
      larkhe
    • 13 outubro 2016 editado

     # 19

    Colocado por: jorgealvessabe que assim fica com bifasico e nao com monofasico? E sao coisas muito diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ajassuncao


    Sim eu sei, não é bem bifasico mas o neutro nunca será um neutro puro havendo tensão entre este neutro do transformador e a terra mas os aparelhos funciona do mesmo modo....

    Usamos muito isso em Automaçao Industrial :) e nunca tivemos problemas...

    Como disse somente para pequenas cargas.



    Penso que a soluçaõ do Clioll será a melhor, neste caso a propria agua ( se o tubo estiver sempre cheio) está a fazer terra ao sistema e se todos os tubos fossem de ferro então nem seria necessario o electrodo de terra:):):)
  16.  # 20

    Colocado por: ClioIIQue duas sinusoides perfeitas, jorge? Você está com o pensamento "agarrado" ao ponto neutro do trifásico, pensando em estrela, mas no caso em apreço pode esquecê-lo completamente
    ligue lá um motor assincrono que descobre logo a diferença.
 
0.0200 seg. NEW