Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais, agradecer a quem se predispõe a ajudar quem tem decisões difíceis de tomar.
    A primeira decisão urgente a tomar é:

    Piso radiante ou ventiloconvectores?
    O piso radiante é 1000€ mais barato. Os ventiloconvectores têm mais potencialidades.
    Definitivamente, o que faço?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Já agora pode partilhar o preço do piso radiante que lhe foi orçamentado, e vai funcionar com bomba de calor ou caldeira a pellets.
  3.  # 3

    Preços sem bomba de calor, caldeiras ou recuperadores. O preço inclui tudo o resto: 2 paineis solares 30 tubos de vácuo, Termoacumulador 600 lts, Estação Solar + Centralina, instalação e acessórios. A casa tem cerca de 225 m2.
    Piso radiante - 17000€
    Ventiloconvectores - 18000€

    Que tal?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
  4.  # 4

    Passei por aqui porque também estou a precisar de tomar decisões. Estou a construir uma vivenda com cerca de 150m2 com piso radiante a água (já instalado) na costa Vicentina, com boa orientação entre sul e nascente. Queria usar aquecimento solar que, nos meses em que a temperatura interior não precise de aquecimento possa ser usado na piscina, prolongando a epoca de utilização. Para o sistema auxiliar estava a pensar numa bomba de calor. Penso que seria de toda a conveniência usar um acumulador bem dimensionado, na ordem dos 1200 litros. Agradecia ajuda. Penso que a resposta a jpppinho me poderá também ajudar. Embora tenha lido umas coisas estou a zero nos cálculos.
  5.  # 5

    Colocado por: jppinhoPreços sem bomba de calor, caldeiras ou recuperadores. O preço inclui tudo o resto: 2 paineis solares 30 tubos de vácuo, Termoacumulador 600 lts, Estação Solar + Centralina, instalação e acessórios. A casa tem cerca de 225 m2.
    Piso radiante - 17000€
    Ventiloconvectores - 18000€

    Que tal?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Viegas


    Estas cenas custam sempre para caraças... definitivamente não tinha orçamento para estas brincadeiras :( ... vá um AQS e uma pré de AC e vá lá vá lá...

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana1973
  6.  # 6

    olá a todos os membros do fórum
    tb eu estou em fase de projecto de moradia e uma das dúvidas existências tem a ver com a opção piso irradiante versus ventiloconvectores, pelo que agradeço a partilha de experiências de todos no sentido de esclarecer quais as vantagens e inconvenienentes de cada um destes sistemas quando em comparação
    • lbvp
    • 23 setembro 2009

     # 7

    Colocado por: jppinhoPreços sem bomba de calor, caldeiras ou recuperadores. O preço inclui tudo o resto: 2 paineis solares 30 tubos de vácuo, Termoacumulador 600 lts, Estação Solar + Centralina, instalação e acessórios. A casa tem cerca de 225 m2.
    Piso radiante - 17000€
    Ventiloconvectores - 18000€

    Que tal?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Viegas



    esses preços estão um pouco altos. sem fonte de calor incluida
    • Ed-l
    • 24 novembro 2009

     # 8

    Não sei que tipo de ventiloconvectores estão a falar mas o preço parece-me dentro do normal ainda por cima inclui o sistema solar de circulação forçada que custa mais ou menos 4000€, Pode-me dizer qual é o tipo de ventiloconvectores (marca)
    • eu
    • 24 novembro 2009

     # 9

    A única vantagem que vejo nos ventiloconvectores relativamente ao piso radiante é a possibilidade de arrefecimento. Nos restantes aspectos é quase só desvantagens:
    -estética
    -ocupam espaço
    -fazem barulho
    -fazem correntes de ar

    A grande desvantagem do piso radiante é a inércia (demora muito tempo a aquecer a casa. claro que também mantém o calor por mais tempo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogerio Goncalves, naar, aprendiz2
 
0.0139 seg. NEW