Iniciar sessão ou registar-se
    • JVP
    • 17 outubro 2016 editado

     # 41

    Tenho precisamente a mesma questão do user emad, tenho entradas/saídas de ventilação a arejar o "desvão" do R/C na vertical. Há quem diga que isso é mais do que suficiente e outros nem por isso...

    Colocado por: zedasilvaPonha entradas e saídas o máximo possível junto ao "teto" do desvão, assim existe corrente de ar e evita que os condensados de fixem ai`.
    Juntinho juntinho ao "teto" não deve ser possível com uma laje tipo aligeirada (por causa das vigas de R/C, penso eu de que...)

    Colocado por: zedasilvaSe tiver um sistema qualquer que force a entrada ou a sução do ar, creio que pode funcionar melhor
    Mas o que é que se pode colocar, com as saídas na vertical junto à casa, na zona de jardim /pátios/terraços?

    A entrada de ar vertical para o desvão parece criar uma proteção natural ao vento, de facto o arejamento por corrente de ar parece-me ser, intuitivamente, reduzido...

    Obrigado.
  1.  # 42

    Colocado por: JVPMas o que é que se pode colocar, com as saídas na vertical junto à casa, na zona de jardim /pátios/terraços?

    Uma coisa destas, mas "em lindo"
      lixo13.jpg
    • JVP
    • 17 outubro 2016

     # 43

    Colocado por: zedasilva
    Uma coisa destas, mas "em lindo"
    Num R/C com alpendre, terraço, jardim, fica no mínimo esquisito...
  2.  # 44

    Nota prévia: Para quem é técnico peço que não ligue a este post para não se baralhar. O meu objectivo é apenas deixar uma questão no ar aos técnicos para situações no regulamento e na realidade onde pode ser necessário uma visão diferente do regulamento.

    Colocado por: Skinkx

    Não. Não é considerada sequer uma ventilação regulável manualmente.

    No entanto, as grelhas de admissão de ar reguláveis manualmente podem ser consideradas, até porque há grelhas de admissão de ar auto-reguláveis com abertura e fecho manual.

    De certeza que não posso considerar as janelas como aberturas para ventilação em edifício novos ??

    Ora o que o regulamento diz na parte da ventilação é que o rph pode ser determinado (além da possibilidade da NP 1037):
    a) Pela EN 15242 considerando a permeabilidade da envolvente, dispositivos de admissão de ar nas fachadas, condutas de ventilação, sistemas mecânicos e a impulsão térmica.
    b) De acordo com outros dados como alternativa ao previsto na alínea interior, desde que tecnicamente adequados e justificados num projecto de ventilação.

    Ora eu posso efectuar um projecto de ventilação para a construção em causa. Poderei igualmente utilizar a EN 15242 para isso. Acontece que o capítulo 6 da EN 15242 é todo sobre o cálculo da ventilação tendo em consideração a abertura manual das janelas.
    Nesta situação o que me impede de considerar as janelas no contributo para a ventilação ?? (note-se que o que está em causa não é a opinião sobre se é um bom ou mau sistema, é uma questão legal sobre a consideração ou não)
  3.  # 45

    Para mim, a alínea b) permite quase tudo, e pode, claro, considerar a abertura manual.
    • Skinkx
    • 19 outubro 2016 editado

     # 46

    Não, não podem ser consideradas as janelas com abertura manual, pois isso não é garante do nível de ventilação mínima, bastando para tal que as janelas estejam fechadas. Se as janelas fechadas pudessem ser consideradas, nem faria sentido ter um nível de ventilação mínima obrigatória, bastando para tal que se abrissem as janelas...

    Aliás, nem nos serviços de porta aberta, como comércios e alguns serviços, podem ser considerados os vãos abertos para determinação dos caudais mínimos para efeito de verificação do RECS. Isto de acordo com as instruções da ADENE.

    Mais, já tive certificados de edifícios novos com PCE em que foi considerada a abertura de janelas do banho para efeitos de verificação do RPHmínimo, as tais aberturas de até 250cm2/janela, e a ADENE disse que esse pressuposto estava claramente errado e que não era tecnicamente admissível.

    E com isto não estou a discutir se concordo ou discordo, mas sim aquilo que é o entendimento da ADENE nestas situações. Todavia, percebo a pertinência da questão mas, como disse lá atrás, se pudermos considerar a abertura manual de janelas, deixa de fazer sentido contabilizar-se uma renovação de ar mínima a verificar em qualquer caso, pois se as pessoas abrissem minimamente as janelas deixávamos de ter problemas de escassez de ventilação.
  4.  # 47

    Colocado por: SkinkxAliás,nem nos serviços de porta aberta, como comércios e alguns serviços, podem ser considerados os vãos abertos para determinação dos caudais mínimos para efeito de verificação do RECS.Isto de acordo com as instruções da ADENE.

    Não esquecer que o que é instrução da Adene hoje pode não ser amanhã ou mesmo daqui a 5 minutos se falarmos com outra pessoa :)

    Eu concordo com a não utilização das janelas mas já vi peritos a desesperarem para tentar cumprir o rph no final de obra pois o projecto de ventilação não foi cumprido.

    Como nota, no tempo do RCCTE, a Adene fazia muitas fiscalizações e tinha algumas instruções que não estavam no regulamento e que alguns peritos não concordavam. Todos os processos que conheço que foram para tribunal a Adene perdeu. Muitos deles nem passaram da própria DGGE. Desta vez a atitude está diferente relativamente a estas situações.
  5.  # 48

    Colocado por: Nuno Nunes
    Não esquecer que o que é instrução da Adene hoje pode não ser amanhã ou mesmo daqui a 5 minutos se falarmos com outra pessoa :)

    Eu concordo com a não utilização das janelas mas já vi peritos a desesperarem para tentar cumprir o rph no final de obra pois o projecto de ventilação não foi cumprido.

    Como nota, no tempo do RCCTE, a Adene fazia muitas fiscalizações e tinha algumas instruções que não estavam no regulamento e que alguns peritos não concordavam. Todos os processos que conheço que foram para tribunal a Adene perdeu. Muitos deles nem passaram da própria DGGE. Desta vez a atitude está diferente relativamente a estas situações.


    Concordo com as 3 situações e também sinto essas dificuldades. Aliás, se por um lado acabei de dizer que não se pode considerar a abertura manual de janelas, já aqui recomendei a instalação de grelhas de admissão de ar reguláveis manualmente, que é exactamente a mesma coisa... julgo que aqui talvez devesse haver alguma harmonização da parte da ADENE - se as grelhas manuais são aceites, pelo menos as janelas com posição de microventilação (já não digo todas as oscilo-batentes, mas pelo menos as de oscilo-batente com microventilação) também deviam ser consideradas do mesmo modo. Ou isso ou nada do que é manual pode ser aceite.

    O problema regulamentar, aqui, é a garantia da ventilação mínima e a sua sujeição aos hábitos comportamentais dos utentes, que como sabemos não são os indicados, pois se fossem nem sequer teríamos problemas de ventilação - afinal, quem tem o cuidado de arejar as casas, pode ter problemas de equilíbrio térmico e falta de conforto, mas não de ventilação ou de falta dela.

    Quanto à dificuldade em cumprir a ventilação mínima obrigatória em obra, bem, para mim é o grande desafio deste regulamento, mais até do que os painéis solares do RCCTE, em 2006. Esses, os painéis solares, ao menos viam-se da rua, era fácil demonstrar o cumprimento/incumprimento.
  6.  # 49

    Costumo trabalhar com um técnico que, não tendo possibilidade de fazer cumprir de outra forma, considera os extractores de casa de banho no cálculo como de funcionamento contínuo e dessa forma já fica garantida a renovação de ar mínima.
  7.  # 50

    Colocado por: ghost12Costumo trabalhar com um técnico que, não tendo possibilidade de fazer cumprir de outra forma, considera os extractores de casa de banho no cálculo como de funcionamento contínuo e dessa forma já fica garantida a renovação de ar mínima.


    E por onde é que entra o ar em todas as divisões?
  8.  # 51

    Colocado por: Bricoleiro

    E por onde é que entra o ar em todas as divisões?


    Entra pelas janelas e portas, caixas de estores, etc. Uma casa não é estanque!
  9.  # 52

    Colocado por: ghost12Costumo trabalhar com um técnico que, não tendo possibilidade de fazer cumprir de outra forma, considera os extractores de casa de banho no cálculo como de funcionamento contínuo e dessa forma já fica garantida a renovação de ar mínima.


    O que também não é correcto, diga-se. Teria que trabalhar, de forma contínua, pelo menos um determinado número de horas por dia. Novamente, de acordo com as indicações da ADENE.

    Além disso, raramente se conseguem encontrar dados dos ventiladores que por aí andam... :-)
  10.  # 53

    Colocado por: Skinkx

    O que também não é correcto, diga-se. Teria que trabalhar, de forma contínua, pelo menos um determinado número de horas por dia. Novamente, de acordo com as indicações da ADENE.

    Além disso, raramente se conseguem encontrar dados dos ventiladores que por aí andam... :-)



    Claro! Isso é apenas um "truque" para fintar o regulamento...
    Concordam com este comentário: Skinkx
  11.  # 54

    Colocado por: SkinkxO que também não é correcto, diga-se.

    Certo



    Colocado por: SkinkxTeria que trabalhar, de forma contínua, pelo menos um determinado número de horas por dia.

    Errado, pois nas horas que está parado não cumpre o RPH minimo



    Colocado por: SkinkxAlém disso, raramente se conseguem encontrar dados dos ventiladores que por aí andam... :-)

    e não se consegue quantificar quanto ar está a ser extraído. só medindo nas saídas do extractor com um caudalimetro (anemómetro)....
    mas se a casa está estanque o extractor não consegue extrair Ar, logo RPH minimo não é cumprido! apesar das Folhas de Cálculo do LNEC indicarem o contrário...

    Só fazendo um "Blower Door Test" para quantificar o caudal de infiltrações, mas tem um custo que não é compatível.
  12.  # 55

    Fernando,

    O RPH mínimo é um valor médio horário, mesmo com VMC não é necessário que a mesma esteja a funcionar a todo e cada instante. Se uma VMC funcionar 12 horas por dia garantindo um RPH=1.0 quando trabalha, podemos considerar, na prática, um RPH=0.50 numa base diária e não estaremos em incumprimento.

    Por exemplo, quando temos VMC controladas por sensores de CO2 e higrostatos, acho (o Jorge poderá ajudar) que a VMC também só é activada quando um destes sensores a faz trabalhar e como tal não temos a RPH mínima de 0.40 a todo e cada instante ou em todas as horas.

    Quanto ao resto, nunca me deparei com essa situação de usar caudalímetros para avaliar os ventiladores, é uma situação nova para mim, mas admito que também me aparecem situações diferentes/novas todos os dias... como disse, a ventilação é a principal dificuldade neste momento...
  13.  # 56

    Colocado por: SkinkxO RPH mínimo é um valor médio horário, mesmo com VMC não é necessário que a mesma esteja a funcionar a todo e cada instante. Se uma VMC funcionar 12 horas por dia garantindo um RPH=1.0 quando trabalha, podemos considerar, na prática, um RPH=0.50 numa base diária e não estaremos em incumprimento.


    essa parte não tenho a certeza... mas se for assim parece-me bem.

    agora o que não acho correcto, é sendo a habitação completamente estanque, resolver o problema com extractores, que na realidade não extraem nada, ou quase nada, porque o ar não tem por onde entrar.

    depois surge outra questão, que é a do "chico espertismo" de alguns técnicos que prejudica os que trabalham dentro da lei
    Concordam com este comentário: Skinkx
  14.  # 57

    Colocado por: fernandoFerreirahabitação completamente estanque

    Isso não existe ... talvez as passive house !!!
    Mesmo que uma casa seja completamente estanque, se colocarem os extratores do WC sempre a funcionar, o ar entra pelo exaustor do fogão!
  15.  # 58

    Colocado por: PicaretaIsso não existe ... talvez as passive house !!!
    Mesmo que uma casa seja completamente estanque, se colocarem os extratores do WC sempre a funcionar, o ar entra pelo exaustor do fogão!

    eu sei que não existe. mas algumas estão lá perto!
    quanto ao exaustor do fogão, pode ter válvula anti-retorno :)
  16.  # 59

    Colocado por: ghost12

    Entra pelas janelas e portas, caixas de estores, etc. Uma casa não é estanque!


    Só e apenas com um extrator na WC? Não acredito que isso cumpra os requisitos mínimos de renovação de ar por divisão.
  17.  # 60

    Colocado por: Picareta
    Isso não existe ... talvez as passive house !!!
    Mesmo que uma casa seja completamente estanque, se colocarem os extratores do WC sempre a funcionar, o ar entra pelo exaustor do fogão!


    E nos quartos entra por onde? Só renova na cozinha e WC?
 
0.0423 seg. NEW