Iniciar sessão ou registar-se
    • smdx
    • 23 março 2017

     # 21

    Ou então instalar um rack como deve ser e fazer a distribuição a partir daí..

    para ter wifi na casa toda pode usar repetidores, uma rede mesh, ou tendo rede fixa na maior parte dos sítios optar mesmo por uma rede distribuída tipo empresarial... (ordenado por ordem crescente de custos... :) )
    Concordam com este comentário: Jpires76
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  1.  # 22

    Colocado por: jccgoldsignifica você instala o ONT, o Router e fica sem mais ligações de electricidade.

    O ont e o router de hoje em dia não vem tudo num único equipamento?


    Colocado por: jccgoldTentar meter o router e a caixa ITED num local o mais central possivel (para o sinal wifi ter força suficiente em todas as divisoes, ou quando isso nao é possivel dar prioridade aos quartos e sala.

    Aqui, talvez possa deixar tubagem ligada desde a ati até a um ponto central da casa e colocar aí um acces point.



    Colocado por: jccgoldNa caixa ITED tem opção de pôr uma caixa vazia ao lado para meter os equipamentos, tal coisa facilita a vida mas tem de ver se a caixa ITED terá espaço suficiente.

    No ITED 2, penso que já é obrigatório a instalação da cati, pelo menos, como poderá verficar na imagem que postei em cima, o projeto já prevê essa caixa, agora não sei é se é suficientemente grande.

    Colocado por: jccgoldSe a opção for instalar switch para ter ligação em todos os pontos de rede, na caixa ITED instalar 3ª tomada de electricidade, ou então numa caixa à parte onde fique previsto instalar o equipamento.

    Penso que, ter uma rede montada e não poder usufruir dela é ridículo, como tal irei colocar o switch. Mas se o ont e o router é um único aparelho então penso que as duas tomadas servirão ou estou enganado.

    Colocado por: jccgoldAtenção ao tipo de cabos rede que instala se meter uma caixa ITED de 12cms profundidade. Os cabos rede poderão ficar a fazer força na porta e partir os trincos que são normalmente de plástico. Nesse caso é aconselhável cabos de rede com angulo de 90º

    Obrigado pelo aviso, vou pedir ao instalador para colocar uma caixa mais profunda.

    Colocado por: jccgold6 - Ter atenção ser quer ou não sinal parabólica. No meu caso fiz a sair do mesmo local mas independente da caixa ITED.

    Isto não percebi.
  2.  # 23

    Colocado por: smdxOu então instalar um rack como deve ser e fazer a distribuição a partir daí..

    Esse rack é a caixa ATI?
    • smdx
    • 23 março 2017

     # 24

    as caixas ATI que normalmente se colocam nas habitações servem para cumprir o ITED, mas não são a única solução.
    por isso falei em racks.
    por exemplo: http://quiterios.pt/docs/1473956288.pdf
  3.  # 25

    Colocado por: smdxas caixas ATI que normalmente se colocam nas habitações servem para cumprir o ITED, mas não são a única solução.
    por isso falei em racks.
    por exemplo:http://quiterios.pt/docs/1473956288.pdf

    E podem-se colocar estes racks sem ter de alterar o projeto ITED?
  4.  # 26

    Ja viu o que é um rack destes no seu hall de entrada ?

    Tem que falar com o arquitecto para engendrar um roupeiro a tapar essa obra de arte ;)
  5.  # 27

    Colocado por: sergio_pintas
    O ont e o router de hoje em dia não vem tudo num único equipamento?


    Na minha instalação não. Tenho dois equipamentos. Um ONT com apenas uma entrada de Fibra e uma saida de Rede, e depois um Router wireless com 4 portas, que ainda tem o RJ11 para telefone.
  6.  # 28

    Colocado por: shlakJa viu o que é um rack destes no seu hall de entrada ?

    Tem que falar com o arquitecto para engendrar um roupeiro a tapar essa obra de arte ;)

    Tenho um armário com 20 cm de profundidade previsto no hall de entrada precisamente para colocar lá quadro de eletricidade e de ITED.
    Reparei que estes racks têm no mínimo 40 cm de profundidade, como tenho paredes exteriores de 30 cm, posso encastrar 20 cm na parede.
  7.  # 29

    Colocado por: sergio_pintascomo tenho paredes exteriores de 30 cm, posso encastrar 20 cm na parede.

    eu não aocnselho isso, pois vai haver fenomenos de condensação ai.. e claro está, irá afectar negativamente os equipamentos instalados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  8.  # 30

    A minha caixa tb é de 20cm de profundidade, mas a frente da mesma tenho portadas de madeira afastadas +10cm da parece.

    A zona tecnica ficou coberta por madeira (em vez de ficarem as tampas a ver-se) e posso colocar coisas mais fundas dentro. Não coloquei nenhum rack... ha muito switches low profile...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  9.  # 31

    Colocado por: smdxOu então instalar um rack como deve ser e fazer a distribuição a partir daí..


    Certo. E quanto custa mais? Isto contando que nao há limitações de espaço.

    Colocado por: sergio_pintasO ont e o router de hoje em dia não vem tudo num único equipamento?


    Tenho Meo e vodafone e tenho ONT e Router. E mesmo que viesse algum equipamento actualmente a fazer de ONT e Router ao mesmo tempo, que garantias tem que no futuro nao passavam a ser 2 novamente?

    Colocado por: jccgoldTentar meter o router e a caixa ITED num local o mais central possivel (para o sinal wifi ter força suficiente em todas as divisoes, ou quando isso nao é possivel dar prioridade aos quartos e sala.

    Colocado por: sergio_pintasAqui, talvez possa deixar tubagem ligada desde a ati até a um ponto central da casa e colocar aí um acces point.


    Quanto menos sub-divisoes na instalação melhor, fica mais bonito tudo num unico sitio.

    Colocado por: jccgold6 - Ter atenção ser quer ou não sinal parabólica. No meu caso fiz a sair do mesmo local mas independente da caixa ITED.

    Isto não percebi.


    Se instalar parabólica, o sinal injectado pela parabólica é outro, diferente do da rede internet e diferente do sinal coaxial de TV. Terá de saber se o instala como sinal independente do ITED ou não.
    • Zhora
    • 5 março 2018 editado

     # 32

    Boa tarde a todos!

    Já sigo este fórum há algum tempo, na qualidade de anónimo, mas como iniciei a construção da minha casa há pouco mais de 1 mês gostaria de aproveitar a sabedoria e a experiência de quem sabe... :)

    Como não percebo nada do assunto, será talvez mais fácil descrever o que pretendo para conseguir a vossa melhor ajuda.
    Tendo em conta que:
    - O wifi é mais cómodo, mas eu gostaria de reduzir ao máximo a utilização wireless e utilizar internet via cabo ethernet.
    - Tenho atualmente em casa um servidor privado (MyCloud da Western Digital) que está ligado ao router MEO, via cabo ethernet, e calculo que vá acontecer o mesmo na nova casa.
    - Vou também instalar um sistema de segurança também cablado.
    Gostaria de saber que cuidados devo ter na distribuição das tomadas, quer na sala, quer nos quartos (piso superior), quer na instalação do quadro ITED.

    A minha ideia, de quem não percebe muito do assunto, era pedir ao eletricista a instalação de tomadas de eletricidade, juntamente com tomadas ethernet, nos sítios onde previsivelmente vou ligar equipamentos que necessitem rede (TVs, PCs, central de segurança...). Assim, ligaria o router à "rede interna" da casa (no quadro ITED) e ficaria com internet disponível em todo o lado.
    Isto faz sentido? Desculpem a ignorância...

    PS: Já agora, uma outra questão: ainda vale a pena fazer a instalação para linha telefónica???
  10.  # 33

    Colocado por: Zhoraas como iniciei a construção da minha casa há pouco mais de 1 mês gostaria de aproveitar a sabedoria e a experiência de quem sabe... :)


    Colocado por: Zhora, era pedir ao eletricista a instalação de tomadas de eletricidade, juntamente com tomadas ethernet, nos sítios onde previsivelmente vou ligar equipamentos que necessitem rede (TVs, PCs, central de segurança...). Assim, ligaria o router à "rede interna" da casa (no quadro ITED) e ficaria com internet disponível em todo o lado.
    Isto faz sentido? Desculpem a ignorância...


    1º - Consulte o técnico que elaborou o projecto ITED... Não pode andar a fazer alterações a belo prazer.
    2ª porque não foi consultado quando da elaboração do projecto ITED?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  11.  # 34

    Olá Pedro. Obrigado pela resposta.

    A ideia não é mudar as coisas à medida que a obra evolui. Eu fui consultado e remeti uma planta com a indicação dos pontos na casa onde gostaria de ter as tais tomadas. A minha questão principal é mesmo se o meu raciocínio, tendo em conta o que quero, faz sentido, ou qual a melhor forma de o fazer.
    Só coloquei este comentário/pedido, para ter a certeza de que estou a fazer o melhor que posso... :)
  12.  # 35

    o router nao liga simplesmente á rede interna da casa, os routers dos operadores costumam ter 4 portas, onde só alimentas 4 tomadas, caso queiras ter rede em todas, tens depois de comprar um switch onde ligas o router ao switch e por sua vez o switch liga ás tomadas, a ideia é sempre 1 tomada-1 porta nao consegues colocar 1 porta - 2 tomadas, a relacao é sempre 1 para 1 e nao 1 para muitos.

    tens e' de perceber onde irás ter varios equipamentos e depois ver se vale a pena instalar varias tomadas de rede ou simplesmente colocar um switch á posterior, porque imagina o seguinte, tens o teu escritorio com o teu computador e o teu Western e tens o router no ATI, terias de ter 2 tomadas porque uma leva o sinal de rede para o teu computador e a outra traz a ligação do Western para o router, entendes o que quero dizer?


    tens de entender tambem que tipo de servico o operador te garante na nova casa, se tens fibra e' uma coisa, se tens adsl é outra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  13.  # 36

    Colocado por: putefabio a ideia é sempre 1 tomada-1 porta nao consegues colocar 1 porta - 2 tomadas, a relacao é sempre 1 para 1 e nao 1 para muitos.


    Dá para utilizar 1 ponta para fazer 2 tomadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  14.  # 37

    viva,
    venho dar o meu testemunho, na construçao da minha casa o electricista disse mil e uma coisa, mas eu fiz como queria e assumi a responsabilidade. a minha casa tem tres pisos e tinha cerca de 16 tomadas de rede e outras tantas de tv, como queria algumas mais ( cerca de tres por quarto, duas ou tres na cozinha e duas ou tres na sala , outras tantas no escritorio e queria uma sala de cinema na cave com tomadas no tecto para um projector e varias na parede para uma grande tv ,senao tivesse o projector , ligaçao a campainha, ligaçao para o alarme, possivel domotica.) isso deixou o electricista tolo dizia que tinha de alterar projeto e teria de por mais que duas caixas para ited e ati e iria gastar uma pipa de massa.
    o que fiz foi passar tubo de tomadas para tomadas e deixar a caixa escondida na parede e colocar tomadas como projeto inicial para as mediçoes, depois foi so retirar tomadas e recuar os cabos e passar novamente ja com as tomadas seguintes, .
    a placa de ited retirei logo a seguir , deve ser o dinheiro mais mal gasto nas especialidades obrigatorias, coloquei um switch com 24 portas de rede la dentro e na outra caixa um multiswitch de 9 entradas(8 entrads sat e 1 tv) e 16 saidas de tv .
    acho que foi a melhor soluçao (ou para mim foi)
    caso queiram tenho para venda a placa de ited (sem a caixa) 16 portas rede, 16 saidas tv.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xtrilho, Zhora
  15.  # 38

    Colocado por: putefabioo router nao liga simplesmente á rede interna da casa, os routers dos operadores costumam ter 4 portas, onde só alimentas 4 tomadas, (...)

    tens e' de perceber onde irás ter varios equipamentos e depois ver se vale a pena instalar varias tomadas de rede ou simplesmente colocar um switch á posterior, porque imagina o seguinte, tens o teu escritorio com o teu computador e o teu Western e tens o router no ATI, terias de ter 2 tomadas porque uma leva o sinal de rede para o teu computador e a outra traz a ligação do Western para o router, entendes o que quero dizer?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zhora



    Tinha ideia de que as tomadas ethernet espalhadas pela casa formariam um circuito interno... E que desta forma bastava o sinal do router ser ligado ao tal circuito para que houvesse rede em todas as tomadas. Se não é esse o caso, tenho que usar os tais switches no quadro ITED para multiplicar as saídas do router pelo número necessário de tomadas espalhadas pela casa, é isso?
    Isso quer dizer que cada tomada espalhada pela casa vai originar uma tomada no quadro principal?
  16.  # 39

    Colocado por: sercorviva,
    a minha casa tem tres pisos e tinha cerca de 16 tomadas de rede e outras tantas de tv, como queria algumas mais ( cerca de tres por quarto, duas ou tres na cozinha e duas ou tres na sala , outras tantas no escritorio e queria uma sala de cinema na cave com tomadas no tecto para um projector e varias na parede para uma grande tv ,senao tivesse o projector , ligaçao a campainha, ligaçao para o alarme, possivel domotica.)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Xtrilho,Zhora


    É EXATAMENTE este o meu caso! :)
    Agora isso de passar tubos e tomadas de um lado para o outro... não percebo nada disso!
  17.  # 40

    Correcto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
 
0.0276 seg. NEW