Iniciar sessão ou registar-se
    • Vmpr
    • 14 outubro 2016 editado

     # 1

    Boa noite

    Adquiri uma casa antiga (1952) e ando às voltas com a decisão do isolamento. A questão é o custo/benefício de fazer o isolamento exterior (capotto) ou interior tendo em conta que quero manter as cantarias.

    O empreiteiro sugeriu que se fizesse por dentro para não ter de mexer nas cantarias e agora tenho um engenheiro a dizer que deveria optar pelo capotto.

    A minha questão é: se fizer o isolamento no interior terei problemas de ineficácia (infiltrações, humidades, etc) no futuro? Com o capotto isso não acontecerá?

    Obrigada pela ajuda!
  1.  # 2

    o meu voto é no capoto. Menos pontes térmicas = menos gradientes de temperatura interior = melhor conforto interior = menos problemas de condensação , etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vmpr
  2.  # 3

    1º que tudo.. qual a constituição da parede?, espessura?
    A melhor solução é a que conseguir equilibrar uma serie de constrangimentos... ( tecnicos, esteticos e orçamentais)

    Metendo ETICS, que reprecussões terá na questão de beirados , cimalhas e/ ou sub-beirados? Além do problema das cantarias.
    Meta uma foto da casa.

    Por dentro vai funcionar, mas roubara´bastante espaço interior. Dependendo da casa, mas nos anos 50' as mesmas não eram dotadas de compartimentos muito grandes...

    Qual a zona do pais?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vmpr
  3.  # 4

    A questão nr. 1, acerca das humidades é que só é possível resolver as mesmas, definitivamente, pelo exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vmpr
  4.  # 5

    Ora humidade, é porque o revestimento exterior está comprometido, não é preciso ETICS, para resolver esse problema.
    Concordam com este comentário: riscos, XR2i
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vmpr
  5.  # 6

    Ainda não sabemos qual a constituição das paredes, quais os problemas em concreto..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vmpr
    • Vmpr
    • 15 outubro 2016

     # 7

    Colocado por: Pedro Barradas1º que tudo.. qual a constituição da parede?, espessura?
    A melhor solução é a que conseguir equilibrar uma serie de constrangimentos... ( tecnicos, esteticos e orçamentais)

    Metendo ETICS, que reprecussões terá na questão de beirados , cimalhas e/ ou sub-beirados? Além do problema das cantarias.
    Meta uma foto da casa.

    Por dentro vai funcionar, mas roubara´bastante espaço interior. Dependendo da casa, mas nos anos 50' as mesmas não eram dotadas de compartimentos muito grandes...

    Qual a zona do pais?
    • Vmpr
    • 15 outubro 2016

     # 8

    Boa noite,

    Não sei qual a constituição das paredes, apenas que têm 45 cm de espessura.

    Os constrangimentos com as cimalhas e os beirados devem ser os mesmos que com as cantarias...

    Vou tentar pôr foto. Perdoem-me alguma questão técnica mas não domino aqui o fórum...
    • Vmpr
    • 15 outubro 2016

     # 9

    Acho que não estou a fazer algo corretamente... as fotos não podem ser .jpg?
  6.  # 10

    Podem, mas penso que há limitações no tamanho. Se necessário tera que reduzir o ficheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vmpr
  7.  # 11

    Opção.
    Picagem de rebocos e aplicação pelo exterior de solução em ISODUR e esquema de pintura recomendado. ( O ISODUR, vai permitir melhorar o desempenho termico da parede) - Mas não queira milagres.
    http://www.secilargamassas.pt/pt/solucoes-de-renovacao-20121220-181518/solucoes-de-renovacao/renovacao-de-fachadas-com-isolamento-termico-pelo-exterior/sistema-isodur-20130103-171644

    Pelo interior, se tiver patologias derivadas de eflorescências de sais, seja por capilaridade , ou outras, faz a picagem dos rebocos até a altura necessária para o respectivo sanemento e mete um reboco macroporoso, e depois revestimento de acabamento para uniformização de acabamento com o restante ( estuque?) e a pintura.
    http://www.secilargamassas.pt/pt/solucoes-de-renovacao-20121220-181518/fachadas/reabilitacao-de-paredes-com-salitre


    O diagnóstico adequado das patologias existentes e a prescrição da solução mais adequada, em compromisso com as condicionantes existentes e custo é sempre a melhor opção.
    Parece-me que nem o empreiteiro, nem o Eng.º tem conhecimentos suficientes para lhe assistirem na apresentação e recomendação adequados.


    PS: A nível termico vais ser muito importante para essa construção , garantir as taxas de ventilação mínimas, bem como não esquecer de isolar devidamente a laje de esteira ( tecto dos compartimentos de habitação confinantes com sotão/ desvão de telhado)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vmpr
    • Vmpr
    • 15 outubro 2016

     # 12

    Não é uma questão de tamanho porque as que tentei colocar têm metade do permitido... vou pesquisar para ver se descubro...


    Colocado por: PapoilaVerdePodem, mas penso que há limitações no tamanho. Se necessário tera que reduzir o ficheiro.
    • Vmpr
    • 15 outubro 2016 editado

     # 13

    Colocado por: Pedro BarradasOpção.
    Picagem de rebocos e aplicação pelo exterior de solução em ISODUR e esquema de pintura recomendado. ( O ISODUR, vai permitir melhorar o desempenho termico da parede) - Mas não queira milagres.
    http://www.secilargamassas.pt/pt/solucoes-de-renovacao-20121220-181518/solucoes-de-renovacao/renovacao-de-fachadas-com-isolamento-termico-pelo-exterior/sistema-isodur-20130103-171644

    Pelo interior, se tiver patologias derivadas de eflorescências de sais, seja por capilaridade , ou outras, faz a picagem dos rebocos até a altura necessária para o respectivo sanemento e mete um reboco macroporoso, e depois revestimento de acabamento para uniformização de acabamento com o restante ( estuque?) e a pintura.
    http://www.secilargamassas.pt/pt/solucoes-de-renovacao-20121220-181518/fachadas/reabilitacao-de-paredes-com-salitre


    O diagnóstico adequado das patologias existentes e a prescrição da solução mais adequada, em compromisso com as condicionantes existentes e custo é sempre a melhor opção.
    Parece-me que nem o empreiteiro, nem o Eng.º tem conhecimentos suficientes para lhe assistirem na apresentação e recomendação adequados.


    PS: A nível termico vais ser muito importante para essa construção , garantir as taxas de ventilação mínimas, bem como não esquecer de isolar devidamente a laje de esteira ( tecto dos compartimentos de habitação confinantes com sotão/ desvão de telhado)


    Já marquei reunião no local com o engenheiro. Vamos ver se ele me explica as soluções e, sobretudo, se eu as percebo!
    • Vmpr
    • 18 janeiro 2017

     # 14

    Boa tarde,

    Queria pedir desculpa às pessoas que tão amavelmente se dispuseram a responder à questão que aqui coloquei e que, injustamente, não receberam mais nenhum comentário ou resposta da minha parte. O que aconteceu é que perdi os dados de acesso à conta e não consegui resolver logo para poder entrar no fórum. Entretanto, trabalho puxa trabalho e lá se foi o tempo para dedicar à casa. O que arranjei foi para dar continuidade ao projeto e entregá-lo na câmara, senão nem em 2018 se começa a obra.

    Neste momento está o projeto de arquitetura na câmara e ando às voltas com pedidos de orçamento para a obra... outra confusão...

    Entretanto queria agradecer imenso a vossa simpatia e disponibilidade imediata quando criei a discussão.

    Até breve
    • Vmpr
    • 18 janeiro 2017

     # 15

    Desculpem, esqueci-me de dizer que após visita do engenheiro e de um empreiteiro, ambos concordaram (embora o engenheiro antes de vir ver a casa pensasse o contrário) que capotto não é uma boa solução, quer pela questão das cantarias que vos falei inicialmente, quer pelo tipo de parede. O senhor explicou-me tudo, mas confesso que não consigo reproduzir porque já foi há algum tempo e não consigo reter grande coisa uma vez que não percebo profundamente do assunto. Acho que vou ter de começar a gravar as conversas para ouvir e ouvir! :-) A solução proposta pelo engenheiro é isolamento interior com caixa de ar entre a parede existente e a nova parede que será em pladur com wallmate e a do empreiteiro é basicamente igual mas a nova a ser colada diretamente na antiga. Por nada que perceba, a questão da caixa de ar pareceu-me fazer algum sentido...
    • AMCP
    • 19 janeiro 2017

     # 16

    Vmpr em que zona se encontra o imóvel?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vmpr
    • Vmpr
    • 19 janeiro 2017

     # 17

    Colocado por: AMCPVmpr em que zona se encontra o imóvel?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vmpr


    Em Leiria.
    • Vmpr
    • 19 janeiro 2017

     # 18

    Disseram-lhe pq?

    Dizer disseram, o pior é eu agora conseguir explicar-lhe o que me disseram... peço desculpa, mas já não vou lá...

    Eu pessoalmente esquecia essa solução....ao criar uma caixa de ar entre a parede exterior e a nova parede existem probabilidades de condensações e não estou a ver como é que o "Engenheiro" vai criar condições para prever uma drenagem dessas condensações.
    Por outro lado parece-me que essa solução lhe irá "roubar" imenso espaço.

    Pelo que percebi, a casa já tem uns ventiladores, quer dizer, umas grelhas de ventilação... penso que é por aí que se faz a drenagem das condensações... não?

    Não se esqueça de prever entre o isolamento e o revestimento final (i.e.gesso cartonado!!) uma barreira pára-vapor ou senão mais dia menos dia está com condensações no novo revestimento interior.

    O que é uma barreira pára-vapor? Pensei que agora o isolamento e o gesso cartonado já vinham colados... céus, tanta ignorância até assusta! (a minha, obviamente!)
 
0.0205 seg. NEW