Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: nunogouveiaEu sempre imagino este esquema como lógico, mas seria interessante ler as vossas reações:
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,jorgealves
      fdc-recup-02.jpg

    podia ser assim mas não a 100%,,então com uma abertura direta no carter em baixo junto a chama so poderia ser uma entrada excessiva de ar,era como se o recuperador estivesse sempre aberto ,,as entradas de ar frontais ja são as vezes demais pois a lenha desaparece! Essa entrada deveria era ser prolongada por exemplo por baixo do recuperador e sair por fora mesmo por baixo da parte da frente do recuperador,por debaixo do respiro pois é por onde o recuperador vai buscar ar,assim a chama pode continuar a ser controlada
  2.  # 122

    Pois, imagino que a entrada de ar tenha de ser regulada.
    Mas parece-me lógico fazer admissão de ar exterior apenas para o carter, e não para a caixa de aquecimento do ar.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 123

    Boa noite amigos,

    Tenho um recuperador de calor. Meu problema é que quando o motor liga não mais para.(excepto quando a lareira vai fica sem calor. Será roblema do termostato? Qdo era nova ia ligando e desligando.
    Alguém pode ajudar?
  4.  # 124

    Colocado por: asgarridoBoa noite amigos,

    Tenho um recuperador de calor. Meu problema é que quando o motor liga não mais para.(excepto quando a lareira vai fica sem calor. Será roblema do termostato? Qdo era nova ia ligando e desligando.
    Alguém pode ajudar?


    não vejo problema nenhum,
    acende a lareira o calor chega ao termostato e liga o ventilador,
    quando a lareira apaga deixa de ter calor e desliga
    Concordam com este comentário: ramos1999
  5.  # 125

    Então Sheila já acendeu o recuperador??
  6.  # 126

    Bom dia,

    Peço desculpa por só agora vir aqui, mas o trabalho não tem dado margem para mais. Acendi este fim de semana o recuperador e senti uma melhoria com o calor a sair pelas grelhas.
      IMG_20161126_152746.jpg
  7.  # 127

    Procurei se havia alguma fuga de fumo no interior da hotte, (agora com as grelhas é possível ver), mas não detetei nada anómalo. A próxima etapa é aplicar o filtro de poeiras ao ventilador que esta no sótão e ver como o sistema se comporta. Tenho algumas duvidas pois a distancia do recuperador à ultima saída é superior a 20m.....Assim que chegar o filtro testo o sistema :)
    Obrigado a todos
  8.  # 128

    Eu sou muito céptico com esse ventilador a puxar ar do recuperador, deixando a cavidade em depressão. Alguma coisa me diz que vai puxar fumo pelas entradas do ar de queima.
    Concordam com este comentário: nandogonca
  9.  # 129

    Colocado por: ClioIIEu sou muito céptico com esse ventilador a puxar ar do recuperador, deixando a cavidade em depressão. Alguma coisa me diz que vai puxar fumo pelas entradas do ar de queima.


    se puxar o ar que vem do carter é quase de certo que vai puxar fumo, porque não vejo por onde possa entrar o ar para dento do carter.

    se puxar o ar directamente da hotte em principio não puxa fumos por causa da entrada de ar exterior, eu tenho um ventilador a puxar ar directamente da hotte e não puxa fumos (tenho entrada de ar exterior e 2 entradas de dentro da habitação)
    • Sheila
    • 29 novembro 2016 editado

     # 130

    Boas,



    Fsilva esse também é o meu receio.... Após ver novamente as fotos que consegui obter do carter, descobri uns orifícios que devem ser entradas de ar, mas parecem-me muito pequenas. Só há uma forma de saber: experimentar. Também já pensei em extrair da hotte, mas como esta não esta isolada parte do calor fica no tijolo:(

    Colocado por: fsilva106

    se puxar o ar que vem do carter é quase de certo que vai puxar fumo, porque não vejo por onde possa entrar o ar para dento do carter.

    se puxar o ar directamente da hotte em principio não puxa fumos por causa da entrada de ar exterior, eu tenho um ventilador a puxar ar directamente da hotte e não puxa fumos (tenho entrada de ar exterior e 2 entradas de dentro da habitação)


    Por outro lado os tubos que estão no sótão não estão sujos por dentro.

    Assim que chegar o filtro testo.Uma foto das aberturas
      116.jpg
  10.  # 131

    Neste momento já começo a pensar em isolar a lage de esteira do sótão. Inicialmente pensei em xps, mas após começar a limpar verifiquei que o chão esta em bruto com desníveis muito grandes.... Embora não sendo fã vou aplicar lã de rocha. A minha ideia é colocar lã de 80mm com o papel kraft virado para baixo e forrar por cima com cartão canelado para proteger do pó e ao mesmo tempo permitir que se vá ao sótão esporadicamente para verificação. O que acham?

    Uma vez mais obrigado
  11.  # 132

    Colocado por: Sheila. O que acham?


    acho que faz muito bem !!!
    força nisso e vá colocando aqui novidades
  12.  # 133

    Cara Sheila acho que faz muito bem em isolar a lage pois é por lá que normalmente existem as maiores perdas térmicas, eu também ando no mesmo dilema na escolha do isolamento a aplicar na lage do sótão, mas estou na dúvida entre a espuma de PU projectada na lage e o xps aplicado no interior da cobertura.
    Referente ao ventilador acho que pode aplicar um potenciometro adequado a fim de aumentar ou diminuir o fluxo de ar conforme a necessidade.
  13.  # 134

    Sheila, ja aqui lhe tinha dito que colocar um ventilador a chupar ar da hotte é quase impossivel não puxar fumo, fumo esse que será encaminhado para área habitável, o que torna esse sistema muito perigoso... Aconselho vivamente a não ligar isso dessa forma...
  14.  # 135

    Bom dia a todos,

    O dia de ontem foi um feriado de limpeza :), limpamos o tubo de saída e fumos do recuperador e aspiramos as poeiras e restos que tinham caído para cima do carter após o isolamento da saída de fumos com gesso e sisal. No entanto algo não correu bem, um dos tubos de aspiração (são dois) ligado ao carter saiu do sitio :(.
      1.jpg
  15.  # 136

    Após reler alguns post tive uma ideia: como continuo sem encontrar a entrada de ar do carter que tal deixar um dos tubos ligado ao carter e o outro a aspirar da hotte? Eles unem num só tubo dentro da hotte. Assim reduzia o risco de aspirar fumo e provia a circulação de ar dentro do carter.

    É muito disparatado?

    Obrigado
      2.jpg
  16.  # 137

    Foto do tubo fora do sitio
      11.jpg
  17.  # 138

    Novidades: ´conseguimos que a sala chegasse aos 18,5ºC no sábado....uma vitoria !
    Obrigado pela ajuda
  18.  # 139

    acho pouco!!!
    normalmente a sala está com que temperatura (sem o recuperador ligado)?
    pela abertura superior que fez na hotte sai bastante calor certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sheila
    • eu
    • 5 dezembro 2016

     # 140

    Colocado por: Sheila18,5ºC no sábado....uma vitoria !

    A sério? Isso devia chegar aos 26 graus sem grande esforço...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sheila
 
0.0398 seg. NEW