Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho uma pequena vivenda e vou instalar aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias com a seguinte configuração:
    - Paineis solares 2m2 p/ AQS
    - Cilindro AQS 300L
    - Caldeira mural de condensação mista a gás propano p/ piso radiante e AQS

    Uma das configurações finais que contemplo considera que a caldeira mural de condensação irá aquecer directamente o piso radiante em circuito fechado, sem auxílio de depósito de inércia.

    Um comercial advertiu que a caldeira estaria permanentemente a aquecer e a parar de aquecer por o circuito de água ser relativamente curto (150m^2) e que deveria usar um depósito de inércial auxialiar com, por exemplo, 100L, para estabilizar a temperatura da água e assim a caldeira trabalhar de forma mais uniforme. Esta proposta faz sentido, ou posso perfeitamente ter o circuito do piso radiante com a caldeira sem auxílio de depósito de inércia?

    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  2.  # 2

    Colocado por: GodigoUma das configurações finais que contemplo considera que acaldeira mural de condensação irá aquecer directamente o piso radiante em circuito fechado, sem auxílio de depósito de inércia.

    Um comercial advertiu que a caldeira estaria permanentemente a aquecer e a parar de aquecer por o circuito de água ser relativamente curto (150m^2) e quedeveria usar um depósito de inércial auxialiarcom, por exemplo, 100L, para estabilizar a temperatura da água e assim a caldeira trabalhar de forma mais uniforme.Esta proposta faz sentido, ou posso perfeitamente ter o circuito do piso radiante com a caldeira sem auxílio de depósito de inércia?
    como é evidente depende da caldeira e do controle da mesma, pois tanto pode obrigar a ser essa configuração como não,

    eu acho mais eficiente não ter deposito de inercia.
  3.  # 3

    Obrigado pela contribuição.

    Estou a considerar a Neodens Plus ECO da Baxi. Mas posso considerar outras, principalmente da mesma marca. Não sei quais são as características relevantes para este caso para as por cá em vez de remeter à caldeira em questão.

    Em que circunstâncias um depósito de inércia é vantajoso ou obrigatório?
  4.  # 4

    Isso não será assim tão simples, as caldeiras de condensação têm um raio grande de modulação de potência, agora se o circuito de aquecimento for curto ou a de está a aquecer uma pequena parte o que pode acontecer é que mesmo a caldeira trabalhando na potência mínima pode estar a produzir em excesso o que faz com que a caldeira pare e arranque e pare e arranque e depois pare e arranque e nesses intervalos de tempo o aquecimento não vai funcionar correctamente ou até nem funcionar
  5.  # 5

    Não perde nada em colocar um pequeno depósito de inércia, para evitar esses problemas ou até para facilitar o equilíbrio de caudais
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesdepende da caldeira e do controle da mesma
    e do controle óbvio do piso radiante.
  7.  # 7

    Sempre optou pela caldeira mais piso radiante? Que tal se porta?
  8.  # 8

    Bom dia,


    Optei sim. Estou bem servido, sim. Gasto até 400€/ano para manter a casa a 18ºC e aquecer as AQS. Mas a minha casa não é muito grande.

    Tive um problema de a caldeira sobreaquecer e desligar por proteção. Após meses de despistes e visita de técnicos, concluiu-se que se devia ao circuito ser muito curto e a água retornar ainda quente à caldeira quando os mini circuitos das divisões fechavam todos por atingirem a temperatura certa. Neste cenário, a água circulava quente sem servir nenhuma divisão o que dava a impressão de sobreaquecimento. A solução foi manter o circuito da divisão mais fria permanentemente aberto. Não voltei a ter o problema.

    Hoje em dia provavelmente iria para bomba de calor em vez de caldeira a gás unicamente por questões ambientais. Apesar de o investimento ser mais caro, é um princípio A longo prazo também fica mais barato.
  9.  # 9

    Colocado por: GodigoBom dia,


    Optei sim. Estou bem servido, sim. Gasto até 400€/ano para manter a casa a 18ºC e aquecer as AQS. Mas a minha casa não é muito grande.

    Tive um problema de a caldeira sobreaquecer e desligar por proteção. Após meses de despistes e visita de técnicos, concluiu-se que se devia ao circuito ser muito curto e a água retornar ainda quente à caldeira quando os mini circuitos das divisões fechavam todos por atingirem a temperatura certa. Neste cenário, a água circulava quente sem servir nenhuma divisão o que dava a impressão de sobreaquecimento. A solução foi manter o circuito da divisão mais fria permanentemente aberto. Não voltei a ter o problema.

    Hoje em dia provavelmente iria para bomba de calor em vez de caldeira a gás unicamente por questões ambientais. Apesar de o investimento ser mais caro, é um princípio A longo prazo também fica mais barato.


    Quantos m2?
    Ligado 24h?
    Que isolamento tem a casa? e em que zona?

    Abraço
    • SrR
    • 20 dezembro 2020

     # 10

    Colocado por: GodigoTive um problema de a caldeira sobreaquecer e desligar por proteção. Após meses de despistes e visita de técnicos, concluiu-se que se devia ao circuito ser muito curto e a água retornar ainda quente à caldeira quando os mini circuitos das divisões fechavam todos por atingirem a temperatura certa.
    faltava ai um deposito de inercia
  10.  # 11

    Colocado por: paulos

    Quantos m2?
    Ligado 24h?
    Que isolamento tem a casa? e em que zona?

    Abraço
    "Godinho"?
  11.  # 12

    Oi?
    • eu
    • 2 março 2021

     # 13

    Colocado por: SrRfaltava ai um deposito de inercia

    Para quê complicar?

    Basta um circuito sempre aberto.

    Ou então, ligar os termostatos de forma a desligar a caldeira quando os circuitos estão todos fechados.
    • SrR
    • 2 março 2021

     # 14

    Colocado por: eu
    Para quê complicar?

    Basta um circuito sempre aberto.

    Ou então, ligar os termostatos de forma a desligar a caldeira quando os circuitos estão todos fechados.
    homem você leu o que o user escreveu?
 
0.0165 seg. NEW