Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou acompanhante do forum há algum tempo e venho colocar a primeira questão.

    Tenho uma duvida sobre o sistema a instalar na minha futura casa para as AQS e aquecimento. Possuo uma caldeira de chama invertida de 25KW e vou colocar piso radiante mais painéis solares. A minha dúvida é qual o acumulador:

    -Tanque de inercia 800l + tanque AQS de 300l com 2 serpentinas ou;
    -Tanque de inercia 1000l com serpentina para o apoio solar e serpentina com produção de água quente instantânea.

    -Qual vai ser a forma mais eficiente/simples de o sistema trabalhar?
    -O acumulador/serpentina de produção de água quente instantânea vai ter capacidade para 2 ou 3 pessoas tomarem banho?

    Obrigado desde já.
    Nuno Craveiro
  2.  # 2

    Eu acho que nenhum desses,
    500 litros de inércia com serpentinas quer para solar quer para AQS,

    Fundamental ter controle de combustão circulador anti-condensacao e arrefecimento da caldeira.
  3.  # 3

    Obrigado Jorge,

    Eu já possuo a valvula anti-condensação e a caldeira tem circuito de segurança.

    O Jorge refere um deposito de inercia de 500L com 1 serpentina para solar e uma serpentina para agua quente instantânea? 500lts nao será pouco para dissipar a potência da caldeira e para ter capacidade para banhos?
  4.  # 4

    Já pesquisou nos manuais da caldeira? Normalmente lá indica o volume recomendado
  5.  # 5

    Se não estou em erro no manual da caldeira fala em 50lts por kw. Daí a questão se 500lts se torna insuficiente. A maior duvida é se devo ter 1 tanque de inercia + 1 tanque de aqs ou um tanque de inercia com produção de agua quente instantanea.

    No caso do tanque com produçao de água quente instantânea, o PRH não vai baixar demasiado a temperatura e com isso ser mais dificil ter agua quente para os banhos? Com um tanque de 800lts ou 1000lts os paineis solares de verão vão ser suficientes para os banhos?

    Obrigado,
    Nuno Craveiro
  6.  # 6

    Ao dividir os depósitos pode dar prioridades ao solar, ou seja quer que o solar aqueça primeiro as aqs e depois vai pro depósito grande, de facto se tiver um único depósito grande pode ter problemas em o solar dar resposta às aqs isto se o depósito não tiver boa estratificação, pode minimizar isso com um único depósito e duas serpentinas pro solar uma em cima e outro em baixo, dessa forma tenta também garantir as prioridades e uma boa estratificação
    Concordam com este comentário: jorgealves
  7.  # 7

    Obrigado Sergio. Outra questão que tenho:

    Em vez de serpentina solar nao posso ligar directamente ao depósito como faço com a caldeira? Não iria promover uma melhor estratificação da água?
  8.  # 8

    Um bom depósito com boa estratificação não precisa de andar a ligar a caldeira as serpentinas, além disso ia multiplicar circuitos
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 9

    Colocado por: NunocraveiroEu já possuo a valvula anti-condensação e a caldeira tem circuito de segurança.
    não foi só isso que eu disse:

    Colocado por: jorgealvesFundamental ter controle de combustão circulador anti-condensacao e arrefecimento da caldeira.
  10.  # 10

    Colocado por: NunocraveiroNo caso do tanque com produçao de água quente instantânea, o PRH não vai baixar demasiado a temperatura e com isso ser mais dificil ter agua quente para os banhos?
    se não existir controle isso pode acontecer,

    Colocado por: NunocraveiroCom um tanque de 800lts ou 1000lts os paineis solares de verão vão ser suficientes para os banhos?
    é exactamente por esse motivo que eu referi ser melhor um deposito mais pequeno, tirando mais partido da cpatação solar sem obrigar a colocar uma enormidade de colectores solares.
  11.  # 11

    Colocado por: Sergio RodriguesUm bom depósito com boa estratificação não precisa de andar a ligar a caldeira as serpentinas, além disso ia multiplicar circuitos


    Nao foi isso que quis dizer. Pretendia fazer o oposto. Ligar os paineis e a caldeira directamente ao deposito. Nao iria melhorar à estratificação? Ou os paineis não podem trabalhar com a pressão da caldeira?
  12.  # 12

    Colocado por: jorgealvesse não existir controle isso pode acontecer,

    é exactamente por esse motivo que eu referi ser melhor um deposito mais pequeno, tirando mais partido da cpatação solar sem obrigar a colocar uma enormidade de colectores solares.


    Mas 500lts não serão insuficientes para PRH e banhos?
  13.  # 13

    Colocado por: Nunocraveiro

    Nao foi isso que quis dizer. Pretendia fazer o oposto. Ligar os paineis e a caldeira directamente ao deposito. Nao iria melhorar à estratificação? Ou os paineis não podem trabalhar com a pressão da caldeira?


    Colocado por: Nunocraveiro

    Nao foi isso que quis dizer. Pretendia fazer o oposto. Ligar os paineis e a caldeira directamente ao deposito. Nao iria melhorar à estratificação? Ou os paineis não podem trabalhar com a pressão da caldeira?
    vá não invente 😉 keep it simple
    Concordam com este comentário: jorgealves
  14.  # 14

    Colocado por: NunocraveiroMas 500lts não serão insuficientes para PRH e banhos?
    obrigatoriamente vai ter que colocar gestão podendo definir temperaturas mínimas em função do pretendido.
  15.  # 15

    Obrigado pelas respostas.

    E com 500lts vou conseguir satisfazer as necessidades de banhos e do PRH por 24horas?
  16.  # 16

    Colocado por: NunocraveiroE com 500lts vou conseguir satisfazer as necessidades de banhos e do PRH por 24horas?
    sabe que 500litros de inercia a 65ºC equivalem a +-700litros de agua quente a 45ºC.
  17.  # 17

    Obrigado Jorge,

    Como nunca trabalhei com PRH, não faço ideia dos consumos. Daí a minha duvida dos 500lts serem suficientes ou não.

    Algo deste género em anexo será o ideal? A capacidade é de 600lts que encontrei.
      Hygienespeicher-600-L-mit-1x-Solarwaermetauscher.jpg
  18.  # 18

    Nuno, por que depósito chegou a optar?
  19.  # 19

    Colocado por: ASSimoesNuno, por que depósito chegou a optar?

    ASSimoes, acabei por colocar um de 1000lts semelhante ao da foto. Coloquei a caldeira ligada direta,o abastecimento para o PRH um pouco a cima do meio e os painéis ligados à serpentina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  20.  # 20

    Nuno está satisfeito? Que marca?
 
0.0217 seg. NEW