Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos

    Já tinha participado aqui no forum e levantado algumas questões pois tenho estado indecisa entre recuperar e ampliar a casa que comprei num terreno ou construir uma de raiz. Depois de saber que é possível e contactar com construtores e uma arquitecta, continuo com algumas dúvidas e passo a explicar para ter a vossa ajuda.
    Quanto aos custos ( o que é muito importante), concluí que não gasto mais a fazer de novo do que a recuperar, excepto em projectos, mas também não é por aí.
    A questão é a seguinte:
    A casa existente tem 50m2 aos quais posso acrescentar 30m2 perfazendo 80m2.
    Como necessito também de uma arrecadação teria que construír uma à parte
    A ideia é utilizar a casa existente como arrecadação, gastando o mínimo e fazer de novo os mesmos 80m2.
    Tentei esboçar uma planta para cada uma das situações e a conclusão a que chego é que fico com uma casa com mais área se decidir pela reconstrução/ampliacão do que fazendo de novo.
    Isto porque a arquitecta que contactei me disse que as paredes exteriores têm que ter 40cm de espessura e as interiores 20 cm, as zonas de circulação 1,10m e o WC tem que ter um espaço livre para rotação de uma cadeira de rodas de 1,5m de diâmetro.
    Ora, só em paredes , circulação e WC perco cerca de 18m2.
    Pedia a vossa confirmação destas questões técnicas, bem como a vossa opinião sobre como decidir.
    Agradeço
  2.  # 2

    Não lhe posso dizer muito... mas,
    Pode contar com o mínimo de 35cm para paredes exteriores, se em alvenaria dupla (30 se colocar alvenaria simples+ ETICS)
    No máximo 15cm para paredes divisórias interiores.
    O corredor poderá ter 1.10m ou 1.20m, depende da situação ( a cruzar com com o DL das acessibilidades)
  3.  # 3

    Sem que o meu exemplo seja tomado em conta para a duvida da Elsa, pois só o seu arquitecto é que a poderá ajudar...

    As minhas paredes exteriores tem 39 cms (já com revestimento), as interiores são em tijolo de 11, excepção as que são confinantes com as casas de banho onde coloquei tijolo de 15 (dá mais privacidade na altura das "descarga" :) e é melhor para a passagem das tubagens)... o meu corredor tem 1.5 m,

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com
  4.  # 4

    Obrigada a ambos pelos eclarecimentos, mas já agora aproveito para perguntar ao Pedro Barradas o que são ETICS?
    Quanto às paredes exteriores, no caso de serem duplas serão dois tijolos de 15 mais isolamento e revestimento, é isso?
    Pelas vossas respostas, nas paredes interiores poderá utilizar-se tijolo de 15 ou 11, o que nunca dará 20cms. Ou será que há paredes onde são exigidos os 20 cm?
    Li o DL das acessibilidades e fiquei com a ideia de que as portas têm que ter 80cm. Esta medida é para todas elas, incluindo despensas e WCs?
    E quanto ao tal espaço de rotação dentro dos WCs, ninguém consegue adiantar-me nada? É que, lendo o DL ,não vi nenhuma referência a um circulo com 1,50m de diâmetro...
    Mais uma vez obrigada
  5.  # 5

    Elsa.. essas receitas para as paredes exteriores.. hoje em dia calculam-se e são "receitadas" pelo Projecto de comportamento térmico (Vulgo RCCTE)
    ETIC´s... faça uma pesquisa no forum ... e vai ter muitos tópicos sobre o assunto.. mas resumidamente é um sistema de isolamento pelo exterior.
    ...
    Mas está voçê a fazer o Projecto.. ou a sua arquitecta?!? ;)
  6.  # 6

    pode ter paredes de betão de 20cms devidamente isoladas também, mas no geral em alvenaria de tijolo 30 a 35.
    40cms utiliza-se em paredes de alvenaria de tijolo viradas a norte.
    tudo depende do material e das compensações termicas e acusticas.
    em geral 40cms de parede de alvenaria de tijolo em todas as paredes parece demais.
    interiores no geral 15cms, mas pode baixar para 10 ou 20 geralmente para esconder pilares e vigas.
    cumps
    fernando gabriel arq
  7.  # 7

    Obrigada Fernando Gabriel e Pedro Barradas, mas já agora em resposta ao Pedro Barradas... é a minha arquitecta que irá fazer o projecto técnico da minha casa, mas sou eu quem o vai conceber e sabe porquê? Porque sou eu que a vou utilizar.
    Porque não quero ter que deitar paredes abaixo e erguê-las noutro sítio como fiz no meu apartamento, apenas porque o arquitecto e os técnicos que fizeram os projectos não acharam nada de mais uma pessoa estar a dormir no seu quarto e ter de ouvir a vizinha a lavar a loiça à meia noite ou às 6,30h da manhâ no outo lado da parede ou então entrar em casa e a primeira coisa em que os olhos se fixavam ser na sanita de um WC que ficava mesmo em frente e que só não se via se a porta estivesse sempre fechada, o que, convenhamos, nem sempre acontece. E garanto-lhe que não precisei de uma receita para isso, da mesma forma que também não vou pagar uma consulta para decidir se tomo um benuron de 8 em 8 horas em vez de uma aspirina de 6 em 6.
    É que, universidades a formar arquitectos há muitas, mas infelizmente 4 ou 5 anos (acho que agora já são só 3) não chegam para destruír o mau gosto com que alguns para lá entram e que infelizmente mantêm por muito tempo, a confirmar pelas tecnicamente perfeitas aberrações que se continuam a ver pelo nosso país fora.
    E depois há aqueles de reconhecido mérito internacional cujas obras admiramos estecticamemente, mas que se esquecem completamente do fim a que se destinam.
    Já experimentou esperar por um comboio num dia de vento e chuva na Gare do Oriente?
    O senhor Santiago Calatrva, a quem todos pagámos milhões, pura e simplesmente esqueceu-se que as estações de comboio se destinam a ser utilizadas por pessoas e não a ser fotografadas por turistas.
    Esse projecto, eu fui obrigada a pagá-lo, como todos nós e o da minha casa também serei, mas este será o projecto que eu quero, porque sou eu quem vai decidir o que quero ter à minha frente quando entrar em casa e se decido sair do meu quarto directamente para a rua por uma porta, em vez de ter que saltar por uma janela e depois, como sei ler decretos e calcular áreas, posso-me ir dedicando a esboçar a minha própria casa e pode ter a certeza que essa dedicação, esse gozo e esse empenho será muito maior do que o de qualquer arquitecto.
    Um abraço
    Concordam com este comentário: Verita, ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, nbastos, Danilux
  8.  # 8

    Colocado por: elsahotmail-...o arquitecto e os técnicos que fizeram os projectos não acharam nada de mais... entrar em casa e a primeira coisa em que os olhos se fixavam ser na sanita de um WC que ficava mesmo em frente e que só não se via se a porta estivesse sempre fechada, o que, convenhamos, nem sempre acontece.
    Hahaha! Estou a ver que isto é um clássico!
    No primeiro prédio em que fui Director de Obra (e técnico responsável), o projecto aprovado contemplava TODOS os 36 apartamentos com uma sanita virada para a porta principal. A outra casa de banho ficava num cantinho da sala. :-)
    Claro que os «iconoclastas» dos engenheiros da firma já tinham posto uma enorme cruz sobre esse projecto, refizeram-no, e levaram-no ao Arquitecto para ele a$$inar (ninguém me tira da cabeça que é para i$$to que $ervem o$ direito$ de autor dos arquitecto).

    Colocado por: elsahotmailEsse projecto, eu fui obrigada a pagá-lo, como todos nós e o da minha casa também serei, mas este será o projecto que eu quero, porque sou eu quem vai decidir o que quero ter à minha frente quando entrar em casa e se decido sair do meu quarto directamente para a rua por uma porta, em vez de ter que saltar por uma janela e depois, como sei ler decretos e calcular áreas, posso-me ir dedicando a esboçar a minha própria casa e pode ter a certeza que essa dedicação, esse gozo e esse empenho será muito maior do que o de qualquer arquitecto.
    Ah, valente!!!!. Tem o meu apoio e admiração.
    Mas deixe-me que lhe diga que há arquitectos/as com quem se consegue manter um diálogo, não entre «autor da obra» e «financiador», mas entre técnico e Dono de Obra.
  9.  # 9

    Também eu digo ah, valente!!!
    Eu também gosto de contolar aquilo que é meu e não entregar tudo aos técnicos para serem eles a fazer, tipo é tanto, tome lá, faça como achar melhor.
    Claro que há coisas que só mesmo eles é que sabem e agora com tantos projectos de especialidades....
    Mas também já andei a ler legislação sobre construção e a tentar fazer um projecto da casa que vou reconstruir. Acho que neste caso nem vou mesmo recorrer a nenhum arquitecto porque e reconstrução não exige projecto só informação prévia à Câmara. A minha dúvida está em que a casa não tem esgotos. Terei que ligar à rede para fazer um WC e cozinha e aqui não sei se será preciso um projecto de profissional, nem qual, pois eles são tantos!?
    É que o construtor que vai fazer a obra sabe muito bem como há-de fazer o WC e como ligar ao esgoto e não me parece necessário haver um arquitecto para desenhar um WC num espaço que a casa já tem ( era um quartito interior)onde decidi que era o melhor sítio para a fazer, pois fica paredes meias com a divisão onde vai ser a cozinha.
    Aceitam-se opiniões e comentários
    esantos
  10.  # 10

    Conversa da treta alimentada por odiozinhos de estimação etc etc, SÓ não se esqueçam de uma coisa, os arquitectos estão deotologicamente obrigados a satisfazer os clientes com os seus serviços e acordo com os preceitos legais vigentes, tudo o resto são meras situações circunstanciais e vulgares na relação entre um cliente e um qualquer prestador de serviços de qualquer profissão.
    Sr Luis K.W. começo a perder o respeito por si com essa insistência em meter nas conversas que referem arquitectos com o simbolo $$$$$
    a sua arquitecta deve ter mesmo muita paciência.
  11.  # 11

    Boas

    e reconstrução não exige projecto só informação prévia à Câmara

    Acho que não é bem assim. Já consultou a Câmara?

    Terei que ligar à rede para fazer um WC e cozinha e aqui não sei se será preciso um projecto de profissional?

    Tem de ligar à rede e apresentar projecto subscrito por técnico.


    também já andei a ler legislação sobre construção e a tentar fazer um projecto da casa que vou reconstruir

    Aconselho entre outros, o Dec.-Lei 23/95 de 23 de Agosto (águas e esgotos) e o Dec.-Lei 80/2006 de 4 de Abril (comportamento térmico).
    Espero que se divirta :-)

    cumps
    José Cardoso
  12.  # 12

    Caro Marco
    Não interprete assim.
    É que há quem dê tudo a fazer e pague para isso e há aqueles que gostam de meter as mãos na massa.
    O caso que a elsahotmail referiu nem me parece ser um caso de $$$ , mas sim de gostar de se implicar naquilo que faz e depois concordo com ela quando diz que há muita falta de bom gosto por aí.
    O facto de os arquitectos estarem obrigados a satisfazer os seus clientes tendo em atenção os preceitos legais em vigor, não implica que os sirvam estectica e funcionalmente da forma que eles querem. Um exemplo: quando puz a hipotese de recorrer a um arquitecto para remodelar a casa que vou reconstruir, começou a falar-me de cozinhas abertas para a sala (que eu detesto) e de arquinhos de ligação para a zona dos quatos(que eu detesto ainda mais).
    Desisti e vou remodelar sozinho porque tenho a cetreza que farei muito melhor.
    Desculpe a sinceridade
    Concordam com este comentário: ricat
  13.  # 13

    .. Eu só quis ajudar.. mas por favor não me considerem qualquer tipo de Arquitecto-Ditador...
    como o Marco1 disse e muito bem.. O arquitcto não existe para colocar obstáculos ditatoriais sem o mínimo de base legal ou por embirração...

    a Elsa se vai fazer o Projecto.. nem precisa da sua Arquitecta, poi está a prescindir de concepção e de soluções técnicas... neste contexto, precisa de um desenhador para lhe passar o desenho a limpo e pedir orçamentos.
  14.  # 14

    esantos

    olhe que desistiu depressa, logo ao 1º e se calhar logo ás 1ª ideias do mesmo.
    escolha outro ou então diga o que quer e que não quer e depois poderia fazer-se "luz". Tem que haver empatia entre os clientes e os profissionais, sem isso é um mau principio.
    por exemplo, eu nos meus projectos considero que há uma forma de vivência dentro de casa que funciona numa ligação aberta entre a cozinha e a sala e outra forma em que a cozinha é quase como que um "metier" que precisa do isolamento necessário ao seu funcionamento fazendo então todo o sentido respeitar as ideias dos clientes pois a casa é deles.
  15.  # 15

    Acho que ainda não perceberam
    É evidente que não posso prescindir das soluções técnicas e nessas nem me atrevo a meter o bedelho.
    Tenho a noção que não posso esboçar (e não fazer um projecto) sem ter em conta que existem paredes que suportam determinados pesos que se calhar têm que ter maior espessura, isso eu não faço a menor ideia, apenas imagino que deva ser assim.
    Agora, conceber do ponto de vista da distribuição dos compartimentos (Isto e só isto) penso que o posso fazer e apresentar uma proposta à arquitecta que depois desenvolverá as questões técnicas.
    E, foi aqui que esta discussão começou (tem por título- dúvidas sobre espessura das paredes) obviamente que, mesmo só num esboço, terei áreas diferentes se colocar nesse esboço paredes interiores com 20cm ou com 11, bem como exteriores de 40 ou de 30 e isso faz toda a diferença, mas não quero de forma alguma substituir arquitectos e técnicos envolvidos numa construção. Apenas quero envolver-me no projecto da minha casa e retirar daí o gozo que isso proporciona.
  16.  # 16

    E é assim que deve ser, e se lhe apresentam espessuras de 40 cm deve questionar pois as soluções técnicas permitem reduzir essa medida como é evidente.
  17.  # 17

    Quanto mais não seja, este forum ajuda a fazer as perguntas certas aos profissionais.
  18.  # 18

    Colocado por: esantosmas não quero de forma alguma substituir arquitectos e técnicos envolvidos numa construção. Apenas quero envolver-me no projecto da minha casa e retirar daí o gozo que isso proporciona.

    Concordo plenamente. Mas acho que está a fazê-lo um pouco ao contrário, ao entregar desenhos e "esboços" de onde e como quer as coisas. Deixe que lhe apresentem propostas e trabalhem EM CONJUNTO sobre elas! Ninguém diz que o arquitecto desenha e idealiza e o dono da obra não é tido nem achado! Isso era ridículo!
    É que por vezes quando nos falta "bagagem" técnica sobre um assunto, idealizamos soluções que não são de todo as melhores (apesar de nos parecerem!), e trabalhar sobre más ideias é complicado...
  19.  # 19

    Boa tarde,

    Em vez de criar um novo tópico, sobre a mesma questão, vou experimentar e validar se me conseguem esclarecer.

    Qual deve ser a espessura e constituição de uma parede exterior de uma habitação com bom isolamento térmico (principalmente) e isolamento acústico.
    A habitação é para construir em santarém onde os verões são super quentes e secos, e os inversos frios e húmidos.
    no site artebel há uma variedade de blocos construção tal como no site preceram.
    O arquitecto vai indicar a sua recomendação, gostava de poder argumentar com alguma informação.

    Desde já um obrigado.

    Luis.
  20.  # 20

    Colocado por: LuisGil133(principalmente) e isolamento acústico.

    Se não for uma zona muito problemática, ao nível das paredes não precisa de grandes preocupações.
    O acústico é mais preocupante ao nível das janelas e eventuais ventilações
 
0.0292 seg. NEW