Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Tenho uma casa na zona oeste (Lourinhã) que tem uma Salamandra na sala.
    Quando chove, dado que é uma zona ventosa, entra água pela chaminé, que escorre até pelos tubos de evacuação da salamadra e chega mesmo à salamandra.
    Esta já não é grande coisa e por isso estou a correr o risco de enferrujar ainda mais, pelo que preciso de uma solução urgente.

    Já pensei em algumas soluções:

    1) Fechar a chaminé e Instalar uma girandola (já tenho até uma comprada) com ligação direta da Salamandra à Girandola;

    2) Colocar uns defletores (ou algo parecido) na chaminé para diminuir a abertura e evitar a entrada de água;

    3) Baixar a altura da entrada da chaminé

    Em anexo uma foto com a chaminé.

    Alguém tem outra sugestão ou possa aconselhar melhores procedimentos?

    Obrigado.
      PS_1294 2016-10-31 12.18.jpg
  2.  # 2

    Isso acontece sempre que chove ou apenas quando a salamandra está ligada, se for apenas quando a salamandra está ligada essa situação provavelmente vem dos tubos da chaminé de ligação da salamandra à chaminé de alvenaria. Mostre lá fotos dos tubos de ligação da salamandra ao tecto, possivelmente devem estar montados ao contrário e isso provoca escorrência de condensados, essa tal água que fala.
    Caso apareça água sempre que chove mesmo com a salamandra desligada pode muito bem ser o chapéu da chaminé ter uma aba pouco larga.
  3.  # 3

    boa tarde!!

    Conselho a usar este sistema, veja imagem em anexo.
    e usar tambem este sistema
      adaptador_inox-500x579.jpg
      chamine-anti-retorno.jpg
  4.  # 4

    Lourinhã?
    Ui constrói-se tão mal nessa zona :))
    Não estrague a "estética" da casa, tente aplicar o 1º sistema proposto pelo lcarvalho, mas não use o segundo.
    Continue com a chaminé com o aspeto que tem
    Concordam com este comentário: motorider
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaLourinhã?
    Ui constrói-se tão mal nessa zona :))
    Não estrague a "estética" da casa, tente aplicar o 1º sistema proposto pelo lcarvalho, mas não use o segundo.
    Continue com a chaminé com o aspeto que tem


    como conseguira manter a chamine como esta usando a 1ª soluçao?
    Das duas uma, ou fica com o tubo muito junto a base da tampa de cimento ou o fumo nao saira e por sua vez a salamandra nao tem o mesmo rendimento.
  6.  # 6

    Tive o mesmo problema. Era obviamente a chaminé. No meu caso corrigiu-se com uma pequena reparação e limpeza (tinha carvão acumulado).
  7.  # 7

    Colocado por: Icarvalho
    como conseguira manter a chamine como esta usando a 1ª soluçao?

    Não dá para subir aquele "chapéu" um pouco?
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilva
    Não dá para subir aquele "chapéu" um pouco?


    entao nao vai ficar igual ;)
  9.  # 9

    Colocado por: Icarvalhoentao nao vai ficar igual ;)

    Ok, perecido.
    Ou então faça um "chapéu" diferente para disfarçar o tubo, não deixe é assim o tubo com aquele pinchabelho em cima, não tem nada a ver com a casa.
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilvaOu então faça um "chapéu" diferente para disfarçar o tubo, não deixe é assim o tubo com aquele pinchabelho em cima, não tem nada a ver com a cas


    concordo consigo.
  11.  # 11

    Já agora Lourinhã? Que zona?
    Acho que já vi essa casa
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilvaLourinhã?
    Ui constrói-se tão mal nessa zona :))
    Não estrague a "estética" da casa, tente aplicar o 1º sistema proposto pelo lcarvalho, mas não use o segundo.
    Continue com a chaminé com o aspeto que tem
    Concordam com este comentário:motorider


    Infelizmente sim, mas era algo que já tinha previsto dado que o vendedor teve de "baixar as calças" quando comprei a casa.
    Mas por caso este pequeno problema na chaminé não estava identificado :(
    A parte estética é uma das razões porque ainda não coloquei a Girandola.

    Não estou é a ver como é que é aquele sistema impeça a chuva de entrar.
  13.  # 13

    Colocado por: motorider

    Infelizmente sim, mas era algo que já tinha previsto dado que o vendedor teve de "baixar as calças" quando comprei a casa.
    Mas por caso este pequeno problema na chaminé não estava identificado :(
    A parte estética é uma das razões porque ainda não coloquei a Girandola.

    Não estou é a ver como é que é aquele sistema impeça a chuva de entrar.

    um tubo trabalha por dentro e o outro trabalha por fora.
    ou seja o que vem da salamandra entra naquele aplique da chapa, e depois por cima o outro trabalha por fora.
  14.  # 14

    Colocado por: motoriderNão estou é a ver como é que é aquele sistema impeça a chuva de entrar.

    O ideal era ter algo mais ou menos assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Icarvalho
      lixo3.JPG
  15.  # 15

    Colocado por: C. LoboIsso acontece sempre que chove ou apenas quando a salamandra está ligada, se for apenas quando a salamandra está ligada essa situação provavelmente vem dos tubos da chaminé de ligação da salamandra à chaminé de alvenaria. Mostre lá fotos dos tubos de ligação da salamandra ao tecto, possivelmente devem estar montados ao contrário e isso provoca escorrência de condensados, essa tal água que fala.
    Caso apareça água sempre que chove mesmo com a salamandra desligada pode muito bem ser o chapéu da chaminé ter uma aba pouco larga.


    Acontece sempre que chove e é "tocada" a vento...
    Quanto à aba... não é realmente muito larga, mas a mim parece-me que o principal problema é mesmo ser muito alta entre a aba e os apoios.
    Os tubos já fui eu que os mudei porque apodreceram e inverti, com colocação de tape de aluminio e pintada de preto.

    Os tubos da chaminé estão ligados diretamente à chaminé quase até ao topo, e dado que a casa não tem placa (tem madeira nos tetos) tem apenas uma chapa de ferro? onde o tubo passa que é, basicamente o que lhe dá sustentação.
 
0.0196 seg. NEW