Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Engraçado que o artigo que referiu de facto remete para o artigo que define os compartimentos de habitação minimos obrigatorios a ter. Como quer definir um compartimento sem ser por paredes? Uma sala subdividida por biombos ou moveis tecnicamente não faz dela duas salas e se a cozinha se insere dentro duma sala não é uma cozinha mas sim kitchenette o que só em casos particulares e dependendo de camara poderá ser autorizado.
  2.  # 42

    Não concordo, mas não vale a pena estar a bater no ceguinho, pois é como diz em algumas camaras tem o meu entendimento e outras não.
    e repare na quantidade de projectos actuais que ligam a sala e a cozinha.
  3.  # 43

    A cozinha pode ter comunicação directa com a sala por arcos e similares mas nunca tipo openspace. Depois existem a questão do gas.
  4.  # 44

    assim como eu pus os artigos, era bom bom que fundamentasse tambem com a legislação o que diz.
  5.  # 45

    Colocado por: marco1Não concordo, mas não vale a pena estar a bater no ceguinho, pois é como diz em algumas camaras tem o meu entendimento e outras não.
    e repare na quantidade de projectos actuais que ligam a sala e a cozinha.


    Actualmente não é bem como diz, por exemplo acabei de licenciar uma moradia no concelho de Silves que a cozinha tem 45m2 e a sala de estar 37m2. A cozinha é subdividida em cozinha (revestida a azulejos) e sala de comer (simples pintura das paredes) mas tecnicamente a denominação foi de cozinha para o conjunto cozinha/sala de comer. Isto porque o cliente e familia passa a maior tempo do tempo na cozinha e a sala de estar é regra geral para uso mais esporadico ou para as visitas.
  6.  # 46

    Boas

    Não concordo, mas não vale a pena estar a bater no ceguinho, pois é como diz em algumas camaras tem o meu entendimento e outras não.
    e repare na quantidade de projectos actuais que ligam a sala e a cozinha.


    A cozinha pode ter comunicação directa com a sala por arcos e similares mas nunca tipo openspace. Depois existem a questão do gas


    Não sei quem tem razão, mas posso dizer que estou a fazer actualmente as especialidades de um grupo de moradias em banda que foi objecto de PIP, aprovado, com cozinha /sala em open space sem qualquer tipo de delimitação, seja em materiais seja em arcos ou outro tipo qualquer (Câmara da Maia)

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 47

    Isso depende do entendimento de cada camara, em Lisboa em certos casos tambem permitem situações dessas mas outras camaras de facto não.
  8.  # 48

    Colocado por: marco1

    .... no meu entendimento do RGEU acho que um espaço de cozinha desde que tenha iluminação/ventilação própria (art.71)ah e a área exigida(art.66), sistema de evacuação de fumos(art.109), área de pavimento constituida por materiais impermeáveis (art.41), não consigo encontrar o sitio onde diz que essa cozinha tem de estar separada por parede em relação á sala.
  9.  # 49

    "Artigo 66.º (Redacção do Decreto-Lei nº650/75, de 18 de Novembro)
    1. Os compartimentos de habitação não poderão ser em número e área inferiores
    aos indicados no quadro seguinte:

    * quadro"


    No quadro surge explicitamente que existe SEMPRE o compartimento cozinha e o compartimento sala. Julgo que o que fica ao juízo das câmaras é o grau de separação, mas ela existe.

    É mais um sinal da desactualização do RGEU, que não vai de encontro ao que é possivel sem dano para a segurança e conforto, o que é certo é que as kitchenettes se vendem...
  10.  # 50

    em 6,42 metros de parede deve haver um pilar e ele deve prevalescer e se calhar fazer mais um reforço nele ,tipo um `t´ ou uma cruz ,depois o tecto falso esconde a parte de cima
  11.  # 51

    Obtive um esclarecimento de uma Camara do norte do país que afirmou que posso ter a cozinha em comunicação com a sala no projecto de raíz (tipo open space) desde que:

    -não tenha instalações de gás

    -respeite acessibilidades e ventilação

    -Exista no espaço a possibilidade de no futuro encerrar a cozinha em relação á sala sem prejuizo das áreas previstas no RGEU, das acessibilidades, etc.

    Cumps
  12.  # 52

    É mais simples chamar á sala/cozinha apenas cozinha e arranjar outro compartimento (quarto) com o mínimo de 12m2 e denomina-lo sala.
    O senão é que no caso de um T3 passa a T2
 
0.0217 seg. NEW