Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para quem me poder ajudar:

    Tenho um imóvel rural na zona do Gerês para venda, e fui contactado por um suposto sul-africano, interessado, com questões pertinentes sobre construção em meios rurais e agrícolas, etc.

    Pediu para visitar o imóvel nos próximos dias (situação pendente) e no final da conversa falou-me em pagar em "cash".

    Suspeito de algum tipo de burla, que acham?! Não sei se deva avançar com a visita.
  2.  # 2

    se no dia da escritura ele aparecer com uma mala cheia de dinheiro, não estou a ver qual será o problema.

    desde que pague em euros e não em rands sul-africanos eu fazia o negócio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandesmachado
  3.  # 3

    mas o senhor sul africano pediu-lhe dinheiro ou dados? ou apenas fez questões e diz que paga em Cash?

    a questão da visita é logo meio caminho andado para perceber se é burla se nao! insista na visita e veja o que dá....se ele aparecer nao deve ser burla!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandesmachado
  4.  # 4

    Diga-lhe que não quer cash, que só quer dinheiro que deixe rasto: cheque obrigatoriamente visado ou transferência.

    Se for burla o homem desiste logo aqui (e deve ser burla com probabilidade de 98%).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, 21papaleguas, pcarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandesmachado
  5.  # 5

    Colocado por: pauloagsantosse no dia da escritura ele aparecer com uma mala cheia de dinheiro, não estou a ver qual será o problema.

    desde que pague em euros e não em rands sul-africanos eu fazia o negócio.



    Qual o problema de receber em rands? o cambio esta na casa dos 15 rands para um euro e troca se com facilidade.....

    desde que nenhum deles seja falso.....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandesmachado
  6.  # 6

    Só é burlado se quiser....
    Nunca adiante dinheiro... para supostamente desbloquer qq verba vinda do estrangeiro.

    O pagamento é feito no acto da escritura (supostamente antes)...
    Na visita,se esta se concretizar, leve acompanhante, mas faça para se encontrar num local publico com pessoas.
    Concordam com este comentário: larkhe, C. Lobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandesmachado
  7.  # 7

    Corrijam-me se estiver enganado mas, para já, nada nesta situação indicia burla.
    Na pior das hipóteses, poderemos estar perante uma tentativa de lavagem de dinheiro. Por isso, a menos que haja alguma legislação (desconheço) que obrigue a que o pagamento de imóveis seja feito por meios rastreáveis, não vejo impedimento para avançar com o negócio.
    Mas mantenha-se atento. Se está desconfiado faça-se acompanhar por alguém conhecido e com um bom arcaboiço na visita.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, pcarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandesmachado
  8.  # 8

    Eu entendo o tema dos "dados bancários" e acredito na burla. Já fui contactado por e-mail muitas vezes por não residentes e afins com histórias e promessas.

    Neste caso não me pede dados bancários mas mostrou-se demasiado interessado. Pode ser lavagem de dinheiro.

    Se avançar na visita e o fulano quiser fazer negócio também lhe faço exigências, peço-lhe logo o NIF Português / VAT Nr. para comprovação de idoneidade.

    Se quiser pagar em notas, poderia pagar... junto do banco!!!

    "(e deve ser burla com probabilidade de 98%)" Nem mais...
  9.  # 9

    Colocado por: mhpintoNa pior das hipóteses, poderemos estar perante uma tentativa de lavagem de dinheiro.


    Para mim, o suficiente para não avançar com o negócio. Ia lá eu agora servir de "máquina de lavar" a dinheiro de tráfico de diamantes, droga ou prostituição?
    Concordam com este comentário: fernandesmachado
  10.  # 10

    Colocado por: ClioIIIa lá eu agora servir de "máquina de lavar" a dinheiro de tráfico de diamantes, droga ou prostituição?

    O problema é que muito dificilmente poderá saber se é disso que se trata. Pode ser simplesmente um caso, de muitos, de alguém que não confia em bancos.
  11.  # 11

    Eu desconfiava do negócio.

    Mas acho que não perde nada em agendar a visita ao local, devidamente acompanhado de mais alguem, e indicava que o negócio só se faria por transferência bancária ou cheque bancário visado.
  12.  # 12

    não há problema algum pagar em cash, desde que ele o acompanhe ao banco deposite na sua conta os Rands ou Euros, justifiquem essa quantia de dinheiro como sendo o resultado da venda do imóvel e o sr. pode ir tranquilo fazer a escritura do imovel.
    Concordam com este comentário: Hugo S., lmcscarpediem, mhpinto
  13.  # 13

    grande filme que estão aqui a fazer........enfim!
    Concordam com este comentário: jorgealves, larkhe, RCF, mhpinto
    • RCF
    • 8 novembro 2016

     # 14

    Colocado por: fernandesmachadoNeste caso não me pede dados bancários mas mostrou-se demasiado interessado. Pode ser lavagem de dinheiro.

    Se avançar na visita e o fulano quiser fazer negócio também lhe faço exigências, peço-lhe logo o NIF Português / VAT Nr. para comprovação de idoneidade.


    E qual é o problema, para si, se for para lavagem de dinheiro? E o que ganha com essas exigências?
    Se for lavagem de dinheiro é um problema dele, que compra, mas não um problema seu, que vende. Só poderia, eventualmente, ser um problema para si, se vender por um valor acima do real valor da propriedade. Ser em cash ou por cheque ou transferência bancária, nenhuma forma de pagamento garante ser ou não ser dinheiro proveniente de lavagem de dinheiro. Tanto podem ser falsas as notas como o cheque...
    Se quer vender, mostre a casa, com os devidos cuidados, agende a escritura e faça o negócio - os cuidados são válidos para todo o tipo de pessoas, portugueses, sul africanos, chineses... é necessário ter, sempre, cuidado.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, mhpinto
    • eu
    • 8 novembro 2016

     # 15

    Colocado por: fernandesmachadocom questões pertinentes sobre construção em meios rurais e agrícolas, etc.

    Pediu para visitar o imóvel nos próximos dias

    As burlas normalmente não envolvem isto...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Joao Dias
  14.  # 16

    Só um pequeno reparo, o termo "CASH" não significa necessariamente que o pagamento é em numerário. Pode existir um erro de interpretação.
    Tente clarificar com o potencial cliente que a forma do pagamento é mesmo em numerário.
    Concordam com este comentário: RCF
    • RCF
    • 8 novembro 2016

     # 17

    Colocado por: Vítor MagalhãesSó um pequeno reparo, o termo "CASH" não significa necessariamente que o pagamento é em numerário. Pode existir um erro de interpretação.
    Tente clarificar com o potencial cliente que a forma do pagamento é mesmo em numerário.
    Concordam com este comentário:RCF


    "Cash" pode significar "a pronto", sem recurso a crédito...
  15.  # 18

    É correcto.

    O termo "CASH", em transacções internacionais, tem como significado o pagamento a pronto/na hora.
    • Carvai
    • 8 novembro 2016 editado

     # 19

    E além disso existe legislação que obriga a comunicar ás autoridades pagamentos em dinheiro acima de 3.000€
    https://www.dinheirovivo.pt/economia/parlamento-aprova-restricoes-pagamentos-dinheiro/
  16.  # 20

    o Sócrates pagava com notas, porque não confiava nos bancos, pode ser que seja alguém parecido !!
    Concordam com este comentário: eu, eei35229, JJMoreira
 
0.0211 seg. NEW