Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros colegas,

    Tenho andado aqui a tentar ajudar um casal amigo, a renovar a instalação electrica de uma habitação com dois andares, cuja potência contratada é de 13,80kVa, que neste momento, ficou inabitada e totalmente desativada a parte de baixo, de modo a evitar as constantes falhas de corrente electrica.

    Sou licenciado em Eng. Informática, tenho alguns conhecimentos de electricidade que tivemos que aprender na faculdade, mas nunca precisei de os aplicar em habitações. Contudo faço questão de os ajudar, pois como alguns de nós, já alguém fez por nós o que muita familia não fez, e como tal, peço a colaboração dos vossos conhecimentos e das vossas experiências.

    Já pedi ajuda a muita gente, e infelizmente só um Sr, se prontificou a ir dando umas dicas via e-mail, uma vez que é de longe, mas mesmo assim não está a ser suficiente.

    O que me propus a efetuar, foi a substituição do Quadro Geral Electrico, e respectiva correção dos cirtcuitos existentes. Contudo isto está a ser uma dor de cabeça e depois de duas semanas, ainda não sei por onde começar.

    A habitação na parte de cima tem 5 quartos, cada um deles com um aquecedor portátil de mica, com o consumo máximo de 1000w cada um. Existe uma cozinha com placa e forno, tudo electrico, um WC onde se encontra a máquina de lavar roupa, e uma sala com frigorifico e TV. Até aqui tudo normal se a parte de baixo não fosse igual, à excepção de apenas ter 2 quartos, com aquecimento identico, e cozinha identica.

    O problema desta habitação, é que ALEATÓRIAMENTE, o quadro desliga-se... mais quando realmente existe mais carga de consumo. Pelo que consegui verificar junto do contador digital todo XPTO, apenas uma das fases apresenta consumos dignos... as restantes fases práticamente não estão a fazer nada.

    Tenho ideia, e já fiz um esquema para a montagem de um quadro geral novo com respectivos diferenciais, que atualmente nem existem.

    O meu maior problema está em identificar os circuitos, como o fazer, por onde começar (tipo passo-a-passo), e se não será melhor colocar um quadro de distribuição com o respectivo diferencial, no andar de cima e como o fazer.

    Se alguém quiser dar dicas, ou explicar, ou até vir até cá para me indicar pessoalmente como o fazer, estou aberto a sugestões.

    Deixo aqui umas imagens e uns videos já realizados, de modo a perceberem o porquê de os querer ajudar.

    Obrigado por qualquer comentário, mesmo que seja deprecativo.

    LINKS:

    https://www.dropbox.com/sh/fw0pliagmyt3cvg/AADJkH8W_zfhT_Mi7UFtZaloa?dl=0
    • size
    • 18 novembro 2016

     # 2

    Habitação trifásica ?

    Identificar os circuitos, passo a passo, não será muito dificil...

    Como é perto, alguém irá passar por aÍ. :)

    Agora a sério; não se meta nisso, porque qualquer alteração do quadro tem quer efectuada por técnico credenciado. Isso é de uma grande responsabilidade.
  2.  # 3

    Primeira coisa: pode não ter necessidade de substituir o quadro, apenas de corrigir algumas coisas. Se o material (disjuntores) não está avariado, não há razão para trocar e andar a gastar dinheiro. Em todo o caso, vejo por lá algumas "invenções" e remendos que convém serem revistos.

    As fotografias não estão muito nítidas, pelo que depois quererei ver coisas fotografadas com mais pormenor.

    Diga-me:

    1) Quando diz que o quadro desliga, está a referir-se a qual disjuntor? O geral, aquele que tem o manípulo redondo? Ou outro?
    2) Quer-me parecer que à esquerda do contador tem lá outro disjuntor, da EDP, que você não fotografou. Esse dispara?
    3) Que aparelhos tem de grande consumo além dos aquecedores, placa e forno? Ar condicionado? Termoacumulador ("cilindro")? Micro-ondas?
    4) Quando a luz falha, que equipamentos estão ligados?
    5) Se desligar aquele disjuntor triplo do manípulo vermelho está a cortar a energia a que aparelho(s)?
    6) Apesar de a instalação ser trifásica, tem algum aparelho que verdadeiramente exija trifásico, como um ar condicionado gigantesco, bomba de calor, bomba de água ou um moinho de cereais?

    Você vai fotografar, com nitidez, de maneira que se consigam ler as letras:

    a) O disjuntor diferencial geral (o do manípulo redondo);
    b) O limitador de potência (o que você não fotografou;
    c) Aquelas barras de conexões no topo do quadro.
 
0.0097 seg. NEW