Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    gostaria de obter informação sobre como proceder contra um condómino que agora decidiu estacionar uma mota na garagem num local por ele achado como certo e não estorvando ninguém. Ora se assim fosse, penso que atá já haveriam outros condóminos que até teriam comprado há muito mota, só não o fizeram porque não há espaço junto dos carros de cada um e claro, também por uma questão de bom senso.
    Existe então alguma lei ou decreto que aclare este assunto? As autoridades policiais podem intervir dentro do espaço da garagem?

    Agradeço respostas, Obrigado.

    Pereirg
  2.  # 2

    Mas estorva ou não?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pereirg
  3.  # 3

    Se tem queixas a fazer, exponha ao assunto à administração do condomínio.
    O que estipula o regulamento do condomínio? Se não existe, façam um para regulamentar estas situações bem como outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pereirg
    • size
    • 22 novembro 2016

     # 4

    E a fração desse condómino tem, ou não, alguma afectação a essa garagem, nomeadamente, algum lugar de estacionamento ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pereirg
  4.  # 5

    ola amigos,
    Eu sou administrador do meu predio a cerca de 8 anos, e quanto a isso sei que ele nao deve nem tem direito a colocar nada, fora da sua garagem ou lugar de garagem ou arrumos , numa cave ou piso de garagens ou sotão, o resto do espaço é area comum,
    -mas se estiver a estorvar a alguem, devera e tera de tirar de imediato.
    No meu predio tambem se passa o mesmo de vez enquando, uns que tem motas outros que tem dois carros e tentam colocar nos espaços mais largos ou nos vizinhos que nao tem carro ,mas tem lugar vazio.e com isso á sempre os avelhudos que nao tem carro, nem mota, nem lugar, e estao sempre a pegar com tudo e todos so porque nao tem que fazer.
    eu como administrador dou sempre o conselho a nao deixar colocar nada nos espaços comuns,ou a pedirem a propriatarios que tem os espaços vazios a emprestarem os lugares, pois podem estorvar a manobras.
    Mas senão estiver a estorvar a ninguem , nao vejo porque nao podera colocar a mota nesse espaço, se voce arranjar problemas hoje, talvez amanha voce queira comprar uma mota ou uma bicicleta ou duas para si filhos e esposa e ele vai-lhe arranjar tambem problemas!!!
    Concordam com este comentário: isabelinha64
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pereirg
  5.  # 6

    Obrigado a todos pelas respostas. De forma a que consiga elucidar todos o mais possível, de acordo com cada um dos comentários deixados, aqui vai.
    É um condomino que só tem 1 lugar de garagem, é verdade seja dita não existe nenhum espaço onde seja possível colocar nenhuma moto, a não ser onde está, mas, que fica por baixo do quadro da eletricidade da garagem, o que claro estornar quando se tem que aceder à mesma. Por isso pergunto se para além dos estatutos, existe alguma lei ou decreto que defenda está situação, ou se as autoridades policiais podem intervir. Obrigado.
  6.  # 7

    Colocado por: pereirgas autoridades policiais podem intervir.

    Não.
  7.  # 8

    Uma das melhores coisas que se pode ter numa casa são....bons vizinhos.

    Será que a mota estorva assim tanto? pense nisso, se não estorvar faça o favor ao vizinho e deixe a mota onde está sem problemas, um dia poderá ser você a precisar de um favor.

    Se de facto ela estorvar assim tanto fale com o proprietário da mota e com o administrador de condomínio.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, DM
    • size
    • 23 novembro 2016

     # 9

    Colocado por: doisarquitectos

    Será que a mota estorva assim tanto? pense nisso, se não estorvar faça o favor ao vizinho e deixe a mota onde está sem problemas, um dia poderá ser você a precisar de um favor.



    À partida, tem que existir o bom senso...em que o condómino em causa não pode forçar a obtenção de um favor, sem que, previamente, o solicite ao Administrador/condomínio
    Concordam com este comentário: mhpinto
    •  
      mhpinto
    • 23 novembro 2016 editado

     # 10

    Colocado por: doisarquitectosSerá que a mota estorva assim tanto? pense nisso, se não estorvar faça o favor ao vizinho e deixe a mota onde está sem problemas, um dia poderá ser você a precisar de um favor.

    O problema disso é que é o início de uma coisa muito pouco simpática chamada "bandalheira".

    Pode até nem estorvar nada, mas está-se a criar o princípio de que qualquer condómino pode usar e abusar dos espaços comuns sem dar cavaco a ninguém.
    Este não estorva, o próximo já pode estorvar e depois se alguém disser alguma coisa a esse próximo é logo "ao outro não disseram nada", para além do (grande) risco de o usufruto do que é comum, quando não devidamente regulado, passar a longo prazo a ser considerado por quem ocupa o espaço como "menos comum".

    A única solução lógica para esta situação é falar com a administração do condomínio para marcar uma reunião e regularizar a situação. Se estorva, tira de lá a mota e mais nada, temos pena, tivesse falado com os vizinhos antes de a comprar. E assim a responsabilidade pela decisão fica distribuída por todos os condóminos que se opuserem, pelo que o dono da mota se ficar chateado fica com mais de meio prédio, mais lhe vale mudar de casa.
    Se não estorva, fica o dito ciente de que pode lá pôr a mota sim, mas só porque e enquanto e nas condições em que os restantes condóminos o autorizarem.
    Concordam com este comentário: size, A. Madeira, NewNick, Carlos Peixoto
  8.  # 11

    se marcassem uma reunião de condomínio no meu prédio para discutir o lugar de uma mota, acreditem que eu não punha lá os pés....

    quando achar que alguém está a abusar falo com o condomínio, de resto vou acreditar no bom senso dos restantes proprietarios para que não haja abusos.

    mas isso sou eu que enquanto não me chatearem nao chateio ninguem...
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 12

    Colocado por: doisarquitectosse marcassem uma reunião de condomínio no meu prédio para discutir o lugar de uma mota, acreditem que eu não punha lá os pés....

    E se o ponto de discussão da reunião fosse "regulamentação da utilização dos espaços comuns", também não ia? ;)
  10.  # 13

    epá...deveria ir...mas conhecendo-me, se calhar nao ia..

    mas não me tomem por exemplo, se é do interesse..devem ir
  11.  # 14

    No meu prédio estão há vários carros estacionados nessas zonas comuns. A garagem é enorme, não estorva ninguém...não vejo o porquê de reclamar e implicar com isso
    • size
    • 26 novembro 2016

     # 15

    Colocado por: isabelinha64No meu prédio estão há vários carros estacionados nessas zonas comuns. A garagem é enorme, não estorva ninguém...não vejo o porquê de reclamar e implicar com isso


    A reclamação pode depender de vários fatores ;

    -Pediram autorização ?
    -Utilizam, por isso, mais equipamentos comuns (portões, energia etc ) à custa dos outros condóminos ?
  12.  # 16

    Colocado por: doisarquitectosUma das melhores coisas que se pode ter numa casa são....bons vizinhos.

    Será que a mota estorva assim tanto? pense nisso, se não estorvar faça o favor ao vizinho e deixe a mota onde está sem problemas, um dia poderá ser você a precisar de um favor.

    Se de facto ela estorvar assim tanto fale com o proprietário da mota e com o administrador de condomínio.
    Concordam com este comentário:LuisPereira,DM


    POis é... ponham isto bem visivel para todos lerem!


    Hoje em dia é um salve quem se puder... mas quando precisarem de ajuda voces levam um não redondo!!!

    Se a mota nao incomoda muito OU ninguem ****-te nisso!

    Tive um caso que estacionavam no meu lugar de garagem... falei com o condominio e la passaram a mensagem, deixou de acontecer... até chamei a policia mas eles Nem quiseram entrar no predio (cave) LOL
  13.  # 17

    são todos muito bons samaritanos!!deixar estar a pobre mota no meio da sala!
    eu tambem o era,a dois anos a vizinha como so tinha um lugar de garagem decidiu por o carro do pai falecido num espaço e "nos" todos mesmo que ela não tivesse pedido deixamos andar,nisto eu sai do predio e aluguei!no mes passado fui la e ainda estava o carro com ervas e ao abandono parece uma sucata sem contar que o prédio virou a lei da selva que como deixamos o tal carro agora a nova vizinha que não tem carro também diz que tem direito a por a bicicleta mal cheirosa no meio das escadas na entrada e como deixamos por o carro ,a vizinha do terceiro decidiu que como estava no ultimo andar também podia por a máquina de lavar roupa na escada a fazer ruido e como deixamos andar o vizinho em frente dela decidiu que o terraço de 2 metros quadrados com acesso ao telhado era dele pois pendura a roupa,fuma o seu cigarrinho e tem la o barbecue!!!facilitem e depois queixem-se que parece uma selva!
    Concordam com este comentário: Carlos Peixoto, mhpinto
    • size
    • 26 novembro 2016

     # 18

    Colocado por: master_chief
    .. até chamei a policia mas eles Nem quiseram entrar no predio (cave) LOL


    Não é o não terem querido entrar, não tem legitimidade para o fazerem...
    Concordam com este comentário: mhpinto
    •  
      mhpinto
    • 28 novembro 2016 editado

     # 19

    Colocado por: ramos1999são todos muito bons samaritanos!!deixar estar a pobre mota no meio da sala!
    eu tambem o era,a dois anos a vizinha como so tinha um lugar de garagem decidiu por o carro do pai falecido num espaço e "nos" todos mesmo que ela não tivesse pedido deixamos andar,nisto eu sai do predio e aluguei!no mes passado fui la e ainda estava o carro com ervas e ao abandono parece uma sucata sem contar que o prédio virou a lei da selva que como deixamos o tal carro agora a nova vizinha que não tem carro também diz que tem direito a por a bicicleta mal cheirosa no meio das escadas na entrada e como deixamos por o carro ,a vizinha do terceiro decidiu que como estava no ultimo andar também podia por a máquina de lavar roupa na escada a fazer ruido e como deixamos andar o vizinho em frente dela decidiu que o terraço de 2 metros quadrados com acesso ao telhado era dele pois pendura a roupa,fuma o seu cigarrinho e tem la o barbecue!!!facilitem e depois queixem-se que parece uma selva!
    Concordam com este comentário:mhpinto

    Exatamente o que eu dizia: não há nada pior que deixar a bandalheira instalar-se.
 
0.0215 seg. NEW