Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou a finalizar a compra de uma casa e deparei-me com uma dúvida.
    Como falta pouco tempo para o final do ano tenho mais vantagens em escriturar a casa em Dezembro 2016 ou em Janeiro 2017.
    Relativamente por exemplo ao pagamento de Imi será melhor escriturar em Janeiro 2017, no entanto também ouvi algo de que vai haver mudanças na legislação de compra / venda de casas para 2017, e que seria melhor fazer a escritura ainda este ano. Alguém me pode esclarecer sobre o assunto?


    Cumprimentos,
    António
  2.  # 2

    Bom dia,

    Agradecia alguma ajuda, sff...
  3.  # 3

    No meio das suas dúvidas existe uma certeza, o IMI em 2017 é pago por quem for o proprietário em 31/12/2016, sendo assim faça a escritura apenas em Janeiro.
    Concordam com este comentário: Hugo S., Supporter
  4.  # 4

    Exatamente, ou então, comprando agora negoceie com o vendedor baixar o valor do IMI.
    Por vezes os vendedores podem ter preferência em antecipar a venda (por exemplo, questão de alisamento de resultados da empresa) e poderá não ter vantagens em fazer a escritura apenas em 2017.
    Fale com o vendedor e ele que baixe o valor da casa para a adquirir já, caso contrário, compre só em 2017.
    Concordam com este comentário: Hugo S.
  5.  # 5

    Aproveitando este assunto gostava de esclarecer uma duvida. Então e quem estiver a concluir a construção no fim do ano, é melhor registar o prédio em Janeiro ou em Dezembro? Pergunto isto em termos de cobrança de IMI em 2017
  6.  # 6

    Colocado por: santosvieiraé melhor registar o prédio em Janeiro ou em Dezembro?

    É registado até 60 dias após a data da conclusão da obra, e esta data é que conta. Se a licença de construção terminar em 2016, não sei se no preenchimento do modelo 1 poderá dizer que o obra foi concluída em 2017, não estou a ver forma de as finanças toparem isso.
  7.  # 7

    Colocado por: PicaretaÉ registado até 60 dias após a data da conclusão da obra, e esta data é que conta. Se a licença de construção terminar em 2016, não sei se no preenchimento do modelo 1 poderá dizer que o obra foi concluída em 2017, não estou a ver forma de as finanças toparem isso.


    A minha licença de construção acaba em Setembro de 2017, mas pretendo pedir a licença de utilização em Dezembro ou Janeiro. Por isso coloquei esta questão se valia a pena esperar pelo mês de Janeiro para registar o imovel nas finanças.
  8.  # 8

    Peça em janeiro de 2017 ;)
    Concordam com este comentário: Picareta, lmcscarpediem
  9.  # 9

    Veja bem o valor patrimonial. Comprei casa há um ano e nem reparei que tinha o valor patrimonial sobrevalorizado (acima dos 125 000).
    Levei uma batelada no Imposto de Selo e no IMT, além de que não há possibilidades de isenção de IMI.
    Claro que adiei a escritura para Janeiro, mas como já lhe disseram acima, se lhe descontar o valor do IMI de um ano, faça já
 
0.0131 seg. NEW