Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Queria ser informado sobre uma situação que se passou comigo hoje. Antes de mais, tenho 18 anos, pouco percebo sobre isto, então é assim: hoje a minha mãe pediu-me o cartão de cidadão e por estar distraído não lhe perguntei para que é que precisava antes de emprestá-lo, de qualquer das formas precisou dele para ir ter com um advogado sobre um carro penhorado do meu pai, mas que já não existe (foi desmontado e enviado para a sucata), e a utilidade do meu CC foi para passar esse carro para meu nome. Quero saber que implicações fiscais tenho com isto já que os meus pais se recusam a explicar-me coisa alguma sobre isto.

    Obrigado desde já!

    Peço desculpa pelo tópico duplicado criado por mim.
    • size
    • 24 novembro 2016

     # 2

    Se o carro foi desmantelado para a sucata, deviam ter dado baixa do mesmo.

    Foi penhorado por quem ?

    Possivelmente, pelo Fisco ?

    Será que os seus pais terão a coragem de transferir para si esse grande problema ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dre.kocf
  2.  # 3

    Olá size,

    O carro estava parado, mas teve um problema com a vela do motor, era um Rover, e ou era uma vela nova ou um motor novo, o que não conseguíamos encontrar em parte alguma portanto foi mesmo desmantelado.

    Sim, o carro foi penhorado pelo fisco.

    Não tenho dúvidas que teriam coragem, aliás a minha mãe chegou a casa com uma fotocópia do meu CC com apontamentos de outra pessoa, provavelmente do advogado, porque a letra não era de nenhum dos meus pais.

    Em relação às implicações fiscais, com o que é que tenho de me preocupar? Provavelmente fico com alguma dívida não? De certo que será paga pelos meus pais, seria uma evasão fiscal de certo modo(?) ? Eu realmente não sei do que falo, podia esclarecer-me?
    • size
    • 24 novembro 2016 editado

     # 4

    A divida não será transferida, mas se for conseguida a transferência do carro para o seu nome, fica automaticamente obrigado a ter que pagar, anualmente, o imposto de circulação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dre.kocf
  3.  # 5

    Muito obrigado, size! Estou esclarecido e extremamente agradecido por ter respondido.
  4.  # 6

    Como se faz uma transferência de propriedade sem ir ao Registo Automóvel?!? Não terá de ser assinado pelo novo proprietário?!? Estou a ficar muito leigo na matéria.
    Se foi transferida a propriedade basta ir ao portal das finanças e ver os veículos que tem em seu nome....mas acho que isso não é possível (acho)! A única dúvida que tenho é que são os seus pais mas mesmo assim você já tem 18 anos e tem plena capacidade de exercício.
  5.  # 7

    Não consigo perceber como será possível passar o carro para seu nome, se ele está penhorado. A não ser que me esteja a escapar algo, o registo da penhora impede automaticamente qualquer transacção daquele veículo.
    O advogado tem acesso online à Conservatória do Registo Automóvel, mas não consigo perceber como contornaria a penhora.
    Concordam com este comentário: smst
 
0.0130 seg. NEW