Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou novo neste forum e inscrevi-me para ver se consigo esclarecer uma questão.

    Como ando em busca de um apartamento, fui as agências imobiliárias que conhecia na minha cidade, sendo que umas das maiores a nível nacional, apresentou-me um apartamento que já estava praticamente vendido, mas ainda não estava consumado o negócio e propôs que fosse ver o apartamento. Então nessa tarde lá fui ver o apartamento e quando cheguei a porta do prédio em questão disse que até ao vendedor que conhecia moradores daquele prédio. Curiosamente, o apartamento que estava a venda era de um amigo meu, e perguntei se o apartamento n era de X pessoa, o vendedor em questão disse-me que não e inventou uma historia que não tinha nada a haver com a realidade.
    Quando sai, liguei ao meu amigo, que efectivamente tem o apartamento à venda, através dessa imobiliária (penso que não tem exclusividade).

    As minhas questões são, 1) Posso consumar o negócio sem o intermédio da imobiliária?? É que já me disseram que quando se visita casas, eles pedem para assinar um papel com o que gostou e não gostou para evitar que as pessoas o façam e eles recebam sempre a comissão caso o apartamento seja vendido a pessoa que conheceu o apartamento pela imobiliária.

    2) Que serviços a imobiliária faz? ou seja, caso não use a imobiliária, que procedimentos e gastos vou ter eu que fazer em vez da imobiliária?

    3) Para valores inferiores a 100 mil euros, que comições costumam as imobiliárias praticar??

    Obrigado!

    Rui Simões

    3) Que comissões costumam estas cobrar? O apartamento tem o valor inferior a 100 mil euros
  2.  # 2

    Todas essas informações constam no contrato celebrado entre o vendedor e a imobiliária.
    Os 5℅ mais iva é o valor comummente praticado.No entanto para imóveis abaixo de 100milEur já ouvi falar em 5mil Eur fixos.
    E há agências que na busca pela angariação negoceiam a comissão entre os 3% e os 5%.
    Se quer fazer o negócio directamente com o seu conhecido tem que esperar que o contrato de mediação chegue ao terminus.Caso contrário a imobiliária pode iniciar um processo em tribunal em relação ao vendedor.
  3.  # 3

    Colocado por: Alexandre SilvaSe quer fazer o negócio directamente com o seu conhecido tem que esperar que o contrato de mediação chegue ao terminus.Caso contrário a imobiliária pode iniciar um processo em tribunal em relação ao vendedor.

    Mesmo depois do contrato terminar a imobiliária tem direito a receber a comissão.
  4.  # 4

    O imobiliária não tem exclusividade
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Mesmo depois do contrato terminar a imobiliária tem direito a receber a comissão.


    Boa noite Picareta
    Poderias elucidar-me mais sobre essa questão? Onde está a legislação que o diz por exemplo?

    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: ruisimoes

    Boa noite Picareta
    Poderias elucidar-me mais sobre essa questão? Onde está a legislação que o diz por exemplo?

    Obrigado


    pois parece que é um contrato com o demo,não se pode voltar atrás ou anular...lol
    • mafs
    • 10 dezembro 2016

     # 7

    boa noite

    e se vistarmos com 2 imobiliarias o mesmo imovel e realizar mos o negocio com a 2º imobiliaria, recebem as duas imobiliarias comissao?
  7.  # 8

    Colocado por: mafse se vistarmos com 2 imobiliarias o mesmo imovel

    Parvoiçe, se quer fazer uma segunda visita faz com a primeira.

    Colocado por: mafsrecebem as duas imobiliarias comissao?

    Recebe a primeira. Por isso é que é uma parvoiçe a 2ª fazer a visita quando sabe perfeitamente que quem tem direito à comissão é a 1ª, ou então não sabe e é uma parvoiçe do cliente.
  8.  # 9

    Termina o contrato , não venderam o apartamento é depois o dono passado 2meses vende o apartamento e a imobiliária recebe comissão?
 
0.0139 seg. NEW