Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas. Já pesquisei diversos tópicos acerca de condensação nas janelas com vidros duplos e em todos mencionam que deve haver renovação do ar no interior para que isso não aconteça. Quando estamos em casa deixamos a janela da cozinha aberta com a persiana quase em baixo e a porta da divisão fechada (temos dois gatos). Sente-se uma corrente de ar a passar por baixo da porta porque existe o extrator das casas de banho. Mesmo com a janela fechada sente-se a corrente de ar porque a própria cozinha tem extrator. Depois de tomar banho de manhã também limpo a banheira e paredes de modo a não ficar água "a secar" o dia todo...

    A questão é que mesmo com esta "renovação" de ar, durante a noite o vidro do quarto principal condensa que é uma coisa estúpida ao ponto de as madeiras estarem a ficar afetadas.. Reparo que os pequenos respiros/evacuadores de água nos caixilhos estão um pouco "entupidos" com pó de quem lá vivia, embora passe ar por aí (sente-se uma coisa mínima).

    Será que usando ar comprimido para limpar esses respiros/buracos a coisa melhora? Que outra solução poderá haver? Até de noite já deixamos a janela da cozinha aberta (embora de porta fechada) mas não atenua o problema...

    Fotos do problema:
    https://dl.dropboxusercontent.com/u/4904757/IMG_20161128_073004.jpg
    https://dl.dropboxusercontent.com/u/4904757/IMG_20161128_073010.jpg

    Obrigado por toda a ajuda prestada.
    • FFAD
    • 29 novembro 2016

     # 2

    Parece-me problema de humidade...
  2.  # 3

    Humidade em que aspeto? Estou mesmo a ser sincero.. As paredes estão secas, os móveis não têm a superfície humedecida a construção é nova (2010)...

    Que solução existe se for humidade (e onde estará ela)?
  3.  # 4

    É muito provavelmente o vapor de água produzido pela respiração, que condensa no vidro que é a zona mais fria do quarto.
    Com certeza que se não utilizar esse quarto o nível de condensados desces substancialmente.
    A solução é trocar os vidros e eventualmente até as caixilharias.
    Como solução de recurso, experimente arranjar uma cortina de pano grosso e absorvente que proteja a janela durante a noite.
    Concordam com este comentário: Skinkx, mhpinto
  4.  # 5

    Mas ao trocar os vidros/caixilharias não iria acontecer novamente?
  5.  # 6

    Colocado por: testeMas ao trocar os vidros/caixilharias não iria acontecer novamente?

    Depende do material.
    Não basta dizer ao serralheiro que quer caixilharia de corte térmico e vidro duplo
  6.  # 7

    A questão dos buracos nos caixilhos é relevante para o que aqui estamos a falar?

    De qualquer forma agradeço todas as mensagens :)
  7.  # 8

    O seu problema é causado pela diferença de temperatura entre o vidro e o restante, caixilharia, paredes, etc e a quantidade de humidade no quarto.
    A humidade no quarto deve ser da respiração das pessoas e pouco pode fazer, a não ser que tenha outra fonte de humidade.
    A temperatura baixa do vidro pode ser contrariada ao mudar o tipo de caixilharia e de vidros mas pode ter sempre por ai pontes térmicas, dependendo de como a casa foi construída.
  8.  # 9

    A superfície do vidro, durante a noite, provavelmente atinge temperaturas muito mais frias que a restante envolvente, descendo a ponto de atingir o ponto de orvalho e condensar.

    A solução passa por baixar a humidade relativa do ar (ventilar) e aumentar o isolamento da janela (caixilho e vidros).
  9.  # 10

    Este é o problema das janelas modernas. Depois que veio o vidro duplo e a caixilaria moderna comecou isto.

    A recomendacao dada pelos tecnicos ´e a seguinte: Abrir todas as noites aantes de ir pra cama as janelas. Abrir completamente durante 10 minutos. Durante este tempo o ar cheio de vapor deve sair e deve entrar ar puro. Depois fechar. De manhazinha depois do levantar fazer o mesmo. Também se recomenda ligar o aquecimento depois de fechar a janela. Esrta deverá ser a solucao. Porem comigo nao resulta sempre satisfatoriamente. Todos os dias antes de sair limpo bem a janela com um pano seco. Isso de mudar de janelas nao dara certo a nao ser que coloque vidros simples e caixilhos de madeira como antigamente. Antigamente nao acontecia isto porque o ar era renovado sem nos apercebermos. As coisinhas modernas tambem tem inconvenientes. O pior de tudo é quando a humidade se coloca nas paredes e comeca o caruncho ou que outro nome tem essa coisinha horrível que dá tanta dor de cabeca. Acredite que nao há remédio. Deixe as janelas em paz. Trocar tera de trocar quando for necessário. Desejo que nao se esqueca de arejar. As vidracas de correr e simples serao a unica solucao.
  10.  # 11

    Essa janela não devia ter uma calha de recolha de condensados?
  11.  # 12

  12.  # 13

    E tem. Essa é a parte de cima. A calha de recolha é a da 2ª imagem (onde estão os tais buracos). ~De facto noto que no outro quarto nada faz (ou quando faz é muito pouco), mas no principal é o que se vê.

    Vou tentar renovar o ar como o Afonso sugere mas terei de ter cuidado com os gatinhos e a maria vai dar-me na cabeça porque vai ficar frio :D
  13.  # 14

    Experimente dormir com a porta do quarto aberta.
  14.  # 15

    Colocado por: testeE tem. Essa é a parte de cima. A calha de recolha é a da 2ª imagem (onde estão os tais buracos). ~De facto noto que no outro quarto nada faz (ou quando faz é muito pouco), mas no principal é o que se vê.


    Não consigo ver bem a foto, mas parece-me que a calha não é em U. Nunca vi uma calha de recolha de condensados com um furo no fundo (vi sim na aba do U com respetiva evacuação para o exterior). Esse furo tem ligação com o exterior?
  15.  # 16

    Sim, tem ligação para o exterior, daí ter dito que sinto uma pequena corrente de ar.

    Entretanto a solução apresentada pelo Afonso tem resultado com 0 de condensação de manhã e já dormiamos sempre com a porta aberta :)

    Vamos ver como é hoje com a chuva..
 
0.0188 seg. NEW