Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O tema não é novo e já está mais que debatido por aqui (já vi o tópico do user cimento), pretendo melhorar as condições térmicas no interior da habitação, tenho a ideia de começar primeiro por isolar o sótão, mas as opiniões dividem-se na escolha do tipo de isolamento a aplicar, e não há um consenso em comum, daí as minhas dúvidas, a situação é a seguinte:
    O sótão da minha pequena moradia tem cerca de 114m2 em que a placa/lage não tem qualquer tipo de isolamento, a tubagem da electricidade está à vista e coberta com massa sobre a lage, neste momento o sótão não é habitável, pois tá em tosco, tem 3 abas com telha cerâmica suportada por vigas e ripado de cimento, o pó e a humidade passam pelas telhas, tem um pé alto máximo de 2,90, no futuro o sótão poderá eventualmente ser aproveitado para arrumos ou para um quarto e um espaço de lazer; a moradia é constituída por R/C e cave ventilada, as paredes da habitação são duplas sem qualquer isolamento, as janelas são de correr em alumínio com vidro duplo muito fino, com caixa de estores.

    O problema aqui reside principalmente em escolher o tipo de isolamento que mais se adequa à situação, tenho um orçamento para isolar a lage do sótão de 9€ m2 +iva com espuma de poliuretano de alta densidade 53kg/m3 projectada com espessura de 3 cm, o medo aqui é, se com este tipo de isolamento estanque, depois as casas de banho bem como as restantes divisões não irão ter condenações nos tectos, é que até ao momento não existem condensações nos tectos exepto num dos quartos mas nada de especial, segundo o aplicador esta espuma permite aplicar uma betonilha de regularização por cima da espuma, podendo depois aplicar pavimento cerâmico por exemplo; dentro da mesma espuma existe uma outra de outro aplicador mas com densidade inferior, 36Kg/m3 a 7€ o m2+iva mas com uma espessura de 4 cm.
    Dentro da mesma solução tenho um orçamento para a "famosa" espuma "Icynene" com um custo de 2 € m2+iva por cm de espessura, sendo esta espuma de células abertas que permite a placa respirar, mas tem o inconveniente de não poder aplicar betonilha de regularização por cima.

    A outra solução passa por eu próprio aplicar placas de xps 4 ou 6cm no interior do sótão fixas às vigas, ficando está solução mais barata entre todas tendo a vantagem de impedir a entrada de pó pelas telhas; aplicar o xps por cima da placa é contra indicado pelo piso bastante irregular da lage do sótão.

    À bem pouco tempo falei com o amigo Anonimo16062021 que me aconselhou a estender lã mineral sobre a placa e estive decidido a ir comprar e a aplicar, mas a mulher ouviu falar das alergias que as lãs minerais provocam por estarem em contacto com o ar, e a partir desse momento ficaram fora de questão as lãs minerais pelo facto da muher não querer...

    Face a isto tudo não sei o que escolher, tendo em conta que o objectivo principal é obter conforto térmico no interior da habitação evitando condensações, e não desperdiçando dinheiro para uma futura obra do sótão.

    Embora tenha aquecimento central quando acaba a lenha perco 1,5 graus em 1 hora nos dias mais frios, e para aquecer a casa aquando estão 9 graus no interior demoro umas 4 horas ou mais até ter uns 20 , 21 graus.

    Opiniões aceitam-se
  2.  # 2

    Colocado por: C. LoboÀ bem pouco tempo falei com o amigo Anonimo16062021 que me aconselhou a estender lã mineral sobre a placa e estive decidido a ir comprar e a aplicar, mas a mulher ouviu falar das alergias que as lãs minerais provocam por estarem em contacto com o ar, e a partir desse momento ficaram fora de questão as lãs minerais pelo facto da muher não querer...

    A melhor solução.. sem dúvida.
    A sua esposa lê e ouve demasiadas noticias alarmistas!!!... no local em apreço não vai haver qq tipo de problemas ....
    E a mais económica...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  3.  # 3

    Colocado por: C. LoboÀ bem pouco tempo falei com o amigo Anonimo16062021 que me aconselhou a estender lã mineral sobre a placa e estive decidido a ir comprar e a aplicar, mas a mulher ouviu falar das alergias que as lãs minerais provocam por estarem em contacto com o ar, e a partir desse momento ficaram fora de questão as lãs minerais pelo facto da muher não querer...


    A minha opinião é que as mulheres têm sempre razão mesmo quando não têm, temos de dizer que têm lol, e a sua neste caso não tem. Sem duvida que se for um sótão sem utilização lâ de rocha, uma camada com boa espessura e densidade, ou duas com menos espessura e densidade cruzadas. Se necessitar frequentemente de ir ao sótão, xps...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasA melhor solução.. sem dúvida.


    Mas é para mais tarde aproveitar o sotão, não me parece que a lã de rocha/mineral/vidro seja a melhor opção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  5.  # 5

    Colocado por: C. Lobotenho um orçamento para isolar a lage do sótão de 9€ m2 +iva com espuma de poliuretano de alta densidade 53kg/m3 projectada com espessura de 3 cm


    C. Lobo isso està muito caro!!! Eu para tenho um orçamento do mesmo material com 6 cm de espessura a 9.75€ + IVA !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  6.  # 6

    Esporadicamente tenho de ir ao sótão buscar tralhas que por lá arrumo devidamente colocadas em malas ou sacos por causa do pó; o sótão é o local onde mais tenho espaço disponível para arrumos, e só não o utilizo mais por estar como está, com o xps fixado por baixo da cobertura o sótão ficaria mais limpo e termicamente melhor tendo vantagens significativas no interior da habitação, por aquilo que me dizem tenho um melhor isolamento térmico no interior da habitaçãocom a espuma projectada sobre a lage do sótão do que com o xps na cobertura.
  7.  # 7

    Colocado por: santosvieira

    C. Lobo isso està muito caro!!! Eu para tenho um orçamento do mesmo material com 6 cm de espessura a 9.75€ + IVA !
    pois está caro lá isso está, daí excluir à partida este aplicador... qual a marca da espuma do seu orçamento?
  8.  # 8

    Colocado por: C. Lobopois lá isso está, daí excluir à partida este aplicador... qual a marca da espuma em orçamento?

    O PU projectado que me foi proposto é da marca BASF com as seguintes caracteristicas :
    Coef. condutibilidade térmica = 0,028 W/mK
    Densidade = 36 Kg/m3

    Segue ficha técnica
  9.  # 9

    Colocado por: santosvieira
    O PU projectado que me foi proposto é da marca BASF com as seguintes caracteristicas :
    Coef. condutibilidade térmica = 0,028 W/mK
    Densidade = 36 Kg/m3

    Segue ficha técnica
    Exato é mesma proposta que eu tenho para segundo aplicador mas com espessura de 4cm.
    O amigo Santos Vieira já está decidido a adjudicar a obra ou ainda se encontra indeciso? A aplicação também é para o mesmo fim?
  10.  # 10

    Colocado por: C. LoboExato é mesma proposta que eu tenho para segundo aplicador mas com espessura de 4cm.
    O amigo Santos Vieira já está decidido a adjudicar a obra ou ainda se encontra indeciso? A aplicação também é para o mesmo fim?


    Eu jà apliquei esse material sobre a laje do pavimento do R/C e fiquei impressionado. Realmente ficou um trabalho muito bom.
    No entanto fica bastante caro, pelo que também ando à procura de alternativas para a laje do sotão. Como tenho todo o sistema de ventilação da casa instalado no sotão e também como poderà servir para alguns arrumos, tenho de colocar uma solução que me permita transitar sobre o isolamento térmico.

    Se não encontrar nenhuma solução, irei optar pelo PU projectado (muito provavelmente 6 cm de espessura).
  11.  # 11

    Colocado por: santosvieiraDensidade = 36 Kg/m3

    Acha suficiente para se poder andar sobre a espuma? eu já apliquei dessa, mas em paredes.
    Pergunto porque tenho aplicado com 45kg/m3, mas se puder poupar uns trocos melhor :-))
  12.  # 12

    Colocado por: PicaretaAcha suficiente para se poder andar sobre a espuma? eu já apliquei dessa, mas em paredes.
    Pergunto porque tenho aplicado com 45kg/m3, mas se puder poupar uns trocos melhor :-))


    Eu andei là em cima e pareceu-me adequado.
    Picareta jà sobe onde pode ganhar mais uns trocos :)) Fica-me a dever uma mini :p
    Concordam com este comentário: Picareta
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    A melhor solução.. sem dúvida.
    A sua esposa lê e ouve demasiadas noticias alarmistas!!!... no local em apreço não vai haver qq tipo de problemas ....
    E a mais económica...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:C. Lobo


    Pelo que percebi o user tem o telhado a vista certo? Nesses casos não é aconselhável colocar lã mineral ou é?
  14.  # 14

    Colocado por: coisasdacasa
    Pelo que percebi o user tem o telhado a vista certo?

    Certo. Como o sotão não sera aproveitado, não foi feita laje no telhado.

    Colocado por: coisasdacasaNesses casos não é aconselhável colocar lã mineral ou é?

    Se eu não tivesse o sistema de ventilação instalado no sotão, teria optado por lã mineral.
    Mas como o sotão deverà ser transitàvel para poder efectuar as devidas manutenções ao sistema de ventilação, vou optar por PU projectado.
  15.  # 15

    Colocado por: santosvieira
    Certo. Como o sotão não sera aproveitado, não foi feita laje no telhado.


    Se eu não tivesse o sistema de ventilação instalado no sotão, teria optado por lã mineral.
    Mas como o sotão deverà ser transitàvel para poder efectuar as devidas manutenções ao sistema de ventilação, vou optar por PU projectado.


    E não tinha receio se por alguma razão se partisse uma telha e não se apercebesse disso e o a lã mineral depois ficar encharcada? Esse é o meu receio em aplicar lã mineral num sotão em que as telhas estão à vista.
  16.  # 16

    Colocado por: coisasdacasaE não tinha receio se por alguma razão se partisse uma telha e não se apercebesse disso e o a lã mineral depois ficar encharcada? Esse é o meu receio em aplicar lã mineral num sotão em que as telhas estão à vista.


    Existe esse risco, mas penso que haverão soluções para evitar que isso aconteça.
    Mas se o seu sotão é não habitavel, não deixe de colocar lã mineral por causa desse receio.
  17.  # 17

    Colocado por: santosvieira

    Existe esse risco, mas penso que haverão soluções para evitar que isso aconteça.
    Mas se o seu sotão é não habitavel, não deixe de colocar lã mineral por causa desse receio.


    Pois, estou a ver se encontro essas soluções de impermeabilizar o telhado, mas só encontro soluções caras.
    Uma das soluções mais baratas e que até ajudaria como isolante termico seria aplicar placas EPS que são impermeáveis mas o problema seria nas juntas dessas placas.
  18.  # 18

    Aproveito este topico para pedir um opnião!
    Ando a pedir orçamentos para colocar teto falso e um dos aplicadores disse-me que em vez de colocar a lã de rocha por cima do teto falso, colocasse por cima da placa do sotão uma vez que o mesmo não é para utilizar. Disse me que tinha a vantagem de a placa de betão servir de ponte termica e de ficar muito mais barato porque poupava na mão de obra, uma vez que até podia ser eu a colocar, bastava desenrolar os rolos e que nem precisava de comprar lá de rocha com qualquer papel numa da faces!
    O que acham desta sugestão?
    Cumprimentos
  19.  # 19

    Tudo bem, excepto a não necessidade do papel kraft.
  20.  # 20

    Não é ponte térmica é inércia,
    a inércia é um controlador da temperatura da casa, absorve e depois liberta.
    ponte térmica é uma fuga para o exterior e onde pode provocar condensações.

    O srº disse o correto, mas se fosse eu colocava 2 camadas cruzadas de 6/8cm cada no mínimo, mas com papel, lã de rocha /vidro primeira camada com papel virado para a placa, 2 camada com papel virado para cima .

    Se for o srº a colocar pode ganhar uns trocos, mas não se esqueça de virar nas paredes cerca de 20cm .

    Boa sorte
 
0.0231 seg. NEW