Iniciar sessão ou registar-se
    • DAGA86
    • 3 dezembro 2016 editado

     # 1

    Olá,

    Instalei um móvel bar de parede, que vai ter as bebidas e a máquina de café. Na parede do móvel, por cima, tenho uma daquelas caixas brancas de plástico com fios elétricos lá dentro. Queria ligar um cabo a essa caixa de forma a ter electricidade no móvel. Descarnei a ponta de uma extensão e liguei directamente os fios na caixa, nas respectivas cores. Mas quando ligo algum aparelho na extensão, o quadro eléctrico desliga-se, no disjuntor geral. Estou a fazer alguma coisa mal, mas o quê? Preciso de algum aparelho no meio?

    Obrigado
  1.  # 2

    Boas DAGA86,

    Se a caixa está por cima à poderá ser uma comutação da iluminação, ou seja nessa divisória a iluminação que tem no tecto, pode ser ligada em dois sítios diferentes ou não?
    O disjuntor geral que refere é o diferencial (aquele que tem um botão) ou um disjuntor normal? Se conseguir colocar aqui uma foto da caixa com as ligações e outra do disjuntor que dispara ajudaria.

    Cump´s
  2.  # 3

    Arranje um busca-polos ou multimetro para ver onde tem tensao...
    Teste o que quer ligar com uma extensão numa tomada fiavel, para garantir que não tem ai gato...
  3.  # 4

    Aqui estão as imagens. O botão que se desliga no quadro (geral) é o que aparece à direita, o que está sozinho.

    Digam-me uma coisa, é suposto funcionar se eu descarnar uma extensão e ligar os 3 fios na caixa de derivação no respectivo sítio? Se sim, poderá ser algo mal com a extensão que usei, e tentarei com outra. Quero apenas ter a certeza para não estragar outra.
      IMG_20161203_102858.jpg
    • size
    • 4 dezembro 2016

     # 5

    Colocado por: DAGA86
    Mas quando ligo algum aparelho na extensão, o quadro eléctrico desliga-se, no disjuntor geral. Estou a fazer alguma coisa mal, mas o quê? Preciso de algum aparelho no meio?

    Obrigado



    Tenha atenção em identificar bem os fios na tomada terminal da tomada ; nomeadamente o fio terra.
    Concordam com este comentário: ricardo33020
  4.  # 6

    Colocado por: sizeTenha atenção em identificar bem os fios na tomada terminal da tomada ; nomeadamente o fio terra.
    Concordam com este comentário:ricardo33020


    Liguei verde com verde, castanho com castanho e azul com azul... É dificil falhar nessa parte. Quero apenas perceber, basta fazer essa ligação e devia funcionar? Não preciso de nada para reduzir a corrente ou algo do género? É que se não for preciso nada disso, significa que pode ser a extensão que usei que está estragada. Quero apenas ter a certeza antes de me pôr a descarnar outra extensão só para testar.

    Obrigado.
    • size
    • 4 dezembro 2016

     # 7

    Está a falar nas ligações na caixa de derivação, certo ?

    E na extremidade da extensão ? Aquele que é o fio terra está correctamente ligado na tomada ?

    Faça um teste: desligue o fio terra na caixa de derivação e experimente ligar um aparelho.

    Entretanto, se desconfia do cabo, será melhor utilizar outro.
  5.  # 8

    Colocado por: sizestá a falar nas ligações na caixa de derivação, certo ?

    E na extremidade da extensão ? Aquele que é o fio terra está correctamente ligado na tomada ?

    Faça um teste: desligue o fio terra na caixa de derivação e experimente ligar um aparelho.

    Entretanto, se desconfia do cabo, será melhor utilizar outro.


    A extensão é inteira, apenas descarnei a ponta onde estava a ligação (macho). Deduzo que o fio terra esteja bem ligado, a extensão sempre funcionou. Vou então fazer o teste com outra extensão.

    Obrigado.
    • ik
    • 4 dezembro 2016

     # 9

    Eu colocava uns ligadores mais recentes com fio rígido e metia aí uma tomada

    Já que é para inventar, invente com o mínimo de segurança

    Esse aperto com fio muktifilar não deve ficar bonito e existem sempre pontas a saltar
  6.  # 10

    Meta fotos.
    Mas se o disjuntor dispara, pode também ser devido ao facto da potencia da maquina de café ser superior à Amperagem da protecção.... Pois deve ter ligado a um circuito de iluminação....
    • DAGA86
    • 4 dezembro 2016 editado

     # 11

    Colocado por: Pedro BarradasMeta fotos.
    Mas se o disjuntor dispara, pode também ser devido ao facto da potencia da maquina de café ser superior à Amperagem da protecção.... Pois deve ter ligado a um circuito de iluminação....


    Já pus fotos anteriormente, está numa resposta mais abaixo. Sim, parece-me ser um circuito de iluminação. A amperagem da máquina não encontro, mas tem 1200W. Para referência, é uma nespresso. Poderá ser isso? A tomada eléctrica mais perto fica a cerca de 3 metros, numa parede bastante exposta, queria evitar passar cabo à vista. Daí estar a tentar aproveitar esta caixa com esse circuito que penso que seja o circuido de iluminação da sala, que tem deriva para 2 circuitos independentes.

    Qual a melhor solução?
  7.  # 12

    Colocado por: ikEu colocava uns ligadores mais recentes com fio rígido e metia aí uma tomada

    Já que é para inventar, invente com o mínimo de segurança

    Esse aperto com fio muktifilar não deve ficar bonito e existem sempre pontas a saltar


    Queria evitar ter uma tomada quase no tecto, mas se não houver solução faço isso... Posso fazer isso caso o circuito em questão seja o de iluminação?
  8.  # 13

    Colocado por: DAGA86Posso fazer isso caso o circuito em questão seja o de iluminação?


    Não deve....
  9.  # 14

    Ligar uma máquina de café no circuito de iluminação não é normalmente a melhor coisa... tipicamente é fio 1,5, e o disjuntor é 10A, normalmente até aguenta... mas, não é a melhor coisinha...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 15

    Agora vi a foto... O que me admira mais, é face a antiguidade aparente da instalação haver terra no circuito de iluminação....
    Veja qual dos disjuntores do quadro corta a energia desse circuito. Já o identificou?, qual a Amperagem do mesmo?
    Quando liga a maquina o que vai abaixo é o diferencial EDP?
    • size
    • 4 dezembro 2016

     # 16

    Colocado por: DAGA86
    Sim, parece-me ser um circuito de iluminação. A amperagem da máquina não encontro, mas tem 1200W. Para referência, é uma nespresso. Poderá ser isso?


    Não, porque é o disjuntor geral que se desliga, o qual também se desligaria quando ligasse a máquina numa alimentação das tomadas.
  11.  # 17

    Já que está a mexer na caixa de derivação, compre uns connectores WELGO. e refaça as ligações. Isso assim conectado com os parafusos na placa é perigoso....
  12.  # 18

    By th way cuidado a mexer nesses fios da caixa, tou a ver o isolamento estalado ali em alguns condutores, devem estar ressequidos... se ficam fios a tocar uns nos outros kaput...

    Há se é o "disjuntor" da edp que está a disparar, então provavelmente é uma passagem á massa que está a fazer disparar a parte diferencial... porque se fosse por potencia devia disparar o disjuntor de iluminação que é mais pequeno....

    Ou seja, o que quer que você esteja a fazer está a fazer mal... ou não está a ligar as fases da extensão no respetivo sitio, ou está mesmo a deixar condutores a tocarem-se...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • size
    • 4 dezembro 2016

     # 19

    Colocado por: DAGA86
    Queria evitar ter uma tomada quase no tecto, mas se não houver solução faço isso... Posso fazer isso caso o circuito em questão seja o de iluminação?


    Vá por partes., passo a passo. É que ainda não descobriu porque o disjuntor geral vaia abaixo.

    Que cor de fio da extensão ligou ao ponto de terra na caixa de derivação ?
  13.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradasconnectores WELGO
    ?? Wago, certo? mas existem outras marcas com os mesmo tipo de ligadores de mola que servem para os 2 tipos de fio (rigido e flexivel).
 
0.0211 seg. NEW