Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: JFTP

    Insisto: o termoacumulador - como qualquer sistema de acumulação - é o que garante melhor conforto do utilizador.
    Por "conforto" entende-se estabilidade no caudal e temperatura. Nenhum sistema instanâneo chega lá....


    Em vez de insistir, será melhor justificar como é que uma reserva de água limitada e com temperatura que diminui à medida que vai sendo utilizada até no limite ficar fria quando esgotada pode ser sequer comparável a uma fonte de água quente sempre disponível, com temperatura constante e em quantidade ilimitada.
  2.  # 22

    Colocado por: ClioII

    Está-se a esquecer que, além do relógio, o termostato está lá sempre.


    Sim, mas ao preço da eletricidade continuo com dúvidas se realmente compensará, mas não sei se facto.
  3.  # 23

    Colocado por: ClioII

    Está-se a esquecer que, além do relógio, o termostato está lá sempre.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    A não esquecer....DO TERMOESTATO ( só liga a resistência se a agua dentro do deposito baixar de uma determinada temperatura, pode ser regulada - 50-55-60ºC... Outro upgrade, isto se ainda não se encontra instalado, é ter uma valvula termoestatica à saida da rede de agua quente do TS.... mais uma vez regulada para uma das temepraturas acima referidas... Vai gastar menos agua quente do deposito, fará a mistura logo à saida..
    Ainda para mais para somente duas pessoas, Qual a capacidade doTS?, 200l?


    O conforto de poder utilizar agua quente directa do deposito, é muito boa, consegue-se ter temperaturas estáveis, com baixíssimos caudais.. Num esquentador não consegue isso.
    Consegue-se poupar agua...
  4.  # 24

    Colocado por: lprolog

    Em vez de insistir, será melhor justificar como é que uma reserva de água limitada e com temperatura que diminui à medida que vai sendo utilizada até no limite ficar fria quando esgotada pode ser sequer comparável a uma fonte de água quente sempre disponível, com temperatura constante e em quantidade ilimitada.


    Num depósito de água acumulada consegue usar água quente com baixíssimo caudal, em fio, a temperatura constante. Num esquentador a gás precisa de um caudal mínimo grande. Se o caudal for muito pequeno ou o esquentador não arranca ou funciona com arranques e paragens (inútil, portanto). Com grandes caudais é ver a água a sumir-se no ralo. E não é só água - é "água com gás" (o gás foi para aquecê-la).

    Eu mudei de esquentador para termoacumulador (bomba de calor) e não quero outra coisa! E tenho poupado na conta da energia!
  5.  # 25

    Colocado por: ClioII

    Num depósito de água acumulada consegue usar água quente com baixíssimo caudal, em fio, a temperatura constante. Num esquentador a gás precisa de um caudal mínimo grande. Se o caudal for muito pequeno ou o esquentador não arranca ou funciona com arranques e paragens (inútil, portanto). Com grandes caudais é ver a água a sumir-se no ralo. E não é só água - é "água com gás" (o gás foi para aquecê-la).

    Eu mudei de esquentador para termoacumulador (bomba de calor) e não quero outra coisa! E tenho poupado na conta da energia!


    Era esta a ideia que tinha, mas como tb estou a considerar utilizar um sistema de AQS (paineis solares+termossifão), o que indicaram de ter um termoacumulador a apoiar um termossifão pode não fazer sentido. Ou seja, a água que poderia vir quente do termossifão, teria de passar sempre pelo termoacumulador, e seria misturada com a água já existente no mesmo? Antes de começar a usar a água que viria do termossifão, já tomamos os banhos todos com a água do termocumulador, e acabamos por desperdiçar o sistema ... ou estou a pensar mal?
  6.  # 26

    Colocado por: Hugo S.

    Era esta a ideia que tinha, mas como tb estou a considerar utilizar um sistema de AQS (paineis solares+termossifão), o que indicaram de ter um termoacumulador a apoiar um termossifão pode não fazer sentido. Ou seja, a água que poderia vir quente do termossifão, teria de passar sempre pelo termoacumulador, e seria misturada com a água já existente no mesmo? Antes de começar a usar a água que viria do termossifão, já tomamos os banhos todos com a água do termocumulador, e acabamos por desperdiçar o sistema ... ou estou a pensar mal?


    Isto é essencialmente reinventar a roda.

    O painel solar com termosifão já tem um termoacumulador - é aquele grande cilindro que se vê junto ao painel. Todos esses termoacumuladores podem ter montada uma resistência eléctrica para os dias em que o sol é insuficiente. Se a temperatura é demasiado baixa, a resistência eléctrica entra em acção, e só nesses casos. Há quem até coloque um relógio para que a resistência eléctrica só entre de noite (tarifa económica de electricidade).

    Meter um termoacumulador onde já existe um termoacumulador não faz sentido...
    Concordam com este comentário: Hugo S.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo S.
  7.  # 27

    Colocado por: ClioIIIsto é essencialmente reinventar a roda.

    O painel solar com termosifão já tem um termoacumulador - é aquele grande cilindro que se vê junto ao painel. Todos esses termoacumuladores podem ter montada uma resistência eléctrica para os dias em que o sol é insuficiente. Se a temperatura é demasiado baixa, a resistência eléctrica entra em acção, e só nesses casos. Há quem até coloque um relógio para que a resistência eléctrica só entre de noite (tarifa económica de electricidade).

    Meter um termoacumulador onde já existe um termoacumulador não faz sentido...


    Pois ... não tinha pensado bem. É lógico e faz sentido.
    Mas tendo em conta esse acumulador (termossifão), faz sentido colocar então apenas uma resistência no depósito para quando a água está a uma temperatura mais baixa do normal a resistência a aquecer, juntando o tal relógio para se tiver bihorária, e deixaria de ter apoio ... cá em baixo :) ?
  8.  # 28

    Colocado por: Hugo S.Mas tendo em conta esse acumulador (termossifão), faz sentido colocar então apenas uma resistência no depósito para quando a água está a uma temperatura mais baixa do normal a resistência a aquecer, juntando o tal relógio para se tiver bihorária, e deixaria de ter apoio ... cá em baixo :) ?


    Isso faz sentido.
    Se gastar a água quente tem que esperar que a resistência a aqueça novamente... e tem que alinhavar bem quando a resistência está ligada, para ter um consumo inteligente.
  9.  # 29

    Colocado por: tozepalmaIsso faz sentido.
    Se gastar a água quente tem que esperar que a resistência a aqueça novamente... e tem que alinhavar bem quando a resistência está ligada, para ter um consumo inteligente.


    Pois, a única falha desse sistema, será quandpo se gastar a água toda do depósito, pois a resistência não tem capacidade para o aquecimento imediato da água, ou seja, banhos e outros assuntos que necessitem de água quente teriam de epserar o enchimento e aquecimento do acumulador.

    A única solução seria então um esquentador "cá em baixo" para as falhas ...
  10.  # 30

    Epá.. estamos a falar de DUAS pessoas, !!!! Com 200l, como é que esgota!!!?....
    Eu tenho em casa um TE, normalissimo de 80l. para 4. sim este ás vezes esgota.. mulheres no banho ;)

    Interruptor horaio a ligar a resistencia 2 horas antes da hora habitual de acordar/ banhos.... e se necessário 2 horas antes da hora de jantar( banhos da tarde... se a temperatura no deposito estiver abaixo, ela liga, senão não liga.
    No Verão, e não só desliga-se mesmo o disjuntor ... os meus pais, tem um TS, de 300l, com o colector voltado para poente, algarve,.. tomam banho de manhã e so o ligam ó disjuntor da resistência entre Novembro/ Dezembro ate Fevereiro/ Março.. depende...
  11.  # 31

    Colocado por: Pedro BarradasEpá.. estamos a falar de DUAS pessoas, !!!! Com 200l, como é que esgota!!!?....


    Pedro, nos últimos posts eu rouvbei o topico para esclarecer uma ideia na minha cabeça, e as minhas dúvidas não eram para 2 pessoas :)

    Um duche em média de 5 minutos gasta 25litros de água, se considerarmos que ainda se gastaria alguma água em lavatório, e alguma lavagem de loiça de manhã, ou outro, diria que uma manhã para 4 pessoas gastaria 120 litros (+-), De facto um termossifão de 200litros/300litros é mais do que suficiente para uma familia média tomar banhos de manhã e fazer mais algum desperdicio de água. para a nooite se quiserem repetir a dose, tem tempo de encher e aquecer :)
  12.  # 32

    Colocado por: Hugo S.

    Pedro, nos últimos posts eu rouvbei o topico para esclarecer uma ideia na minha cabeça, e as minhas dúvidas não eram para 2 pessoas :)

    Um duche em média de 5 minutos gasta 25litros de água, se considerarmos que ainda se gastaria alguma água em lavatório, e alguma lavagem de loiça de manhã, ou outro, diria que uma manhã para 4 pessoas gastaria 120 litros (+-), De facto um termossifão de 200litros/300litros é mais do que suficiente para uma familia média tomar banhos de manhã e fazer mais algum desperdicio de água. para a nooite se quiserem repetir a dose, tem tempo de encher e aquecer :)


    Não se esqueça que a temperatura no termoacumulador está bastante mais alta (55ºC pelo menos) que a temperatura do banho (37ºC) pelo que a esses 200 litros de água quente ainda vai misturar na torneira mais uma centena de litros de água fria, pelo que o depósito de água quente dura muito.

    Eu tenho em casa 110 litros a 55ºC e dá para 2 adultos e duas crianças sem falha de água quente mesmo com 4 duches de manhã.
  13.  # 33

    Colocado por: ClioIINão se esqueça que a temperatura no termoacumulador está bastante mais alta (55ºC pelo menos) que a temperatura do banho (37ºC) pelo que a esses 200 litros de água quente ainda vai misturar na torneira mais uma centena de litros de água fria, pelo que o depósito de água quente dura muito.

    Eu tenho em casa 110 litros a 55ºC e dá para 2 adultos e duas crianças sem falha de água quente mesmo com 4 duches de manhã.


    True! 200 Litros transformam-se em 300 ou mais ... verdade! bem visto.
    Bom, resumo, esquecer apoio "cá em baixo" :)
  14.  # 34

    Colocado por: Hugo S.Um duche em média de 5 minutos gasta 25litros de água, se considerarmos que ainda se gastaria alguma água em lavatório, e alguma lavagem de loiça de manhã, ou outro, diria que uma manhã para 4 pessoas gastaria 120 litros (+-), De facto um termossifão de 200litros/300litros é mais do que suficiente para uma familia média tomar banhos de manhã e fazer mais algum desperdicio de água. para a nooite se quiserem repetir a dose, tem tempo de encher e aquecer :)


    Sou um bicho mesmo raríssimo... termocumulador de 50 litros numa casa de fim-de-semana: 2 pessoas. Dá para banhos (até 3 pessoas), louça, etc.

    Vocês não tomam banho, cozem....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 35

    Colocado por: Obras em casaSou um bicho mesmo raríssimo... termocumulador de 50 litros numa casa de fim-de-semana: 2 pessoas. Dá para banhos (até 3 pessoas), louça, etc.

    Vocês não tomam banho, cozem....


    Tenho que admitir que não sou o exemplo da ecologia no que toca a banho! Eu faço a barba com água quente... Sorry!
    Quanto aos 25 litros que menciono de média, não é pela minha experiência. Sempre tive apenas esquentador e por isso não sei dizer quanto gasto. Foi uma pesquisa que fiz na Net e deu isso ... um banho de duche médio consome 25 litros.
  16.  # 36

    Colocado por: Hugo S.

    Tenho que admitir que não sou o exemplo da ecologia no que toca a banho! Eu faço a barba com água quente... Sorry!
    Quanto aos 25 litros que menciono de média, não é pela minha experiência. Sempre tive apenas esquentador e por isso não sei dizer quanto gasto. Foi uma pesquisa que fiz na Net e deu isso ... um banho de duche médio consome 25 litros.


    Duvido, um chuveiro em media são 9 litros por minuto ora 5 minutos 45 litros:)
  17.  # 37

    Colocado por: larkheDuvido, um chuveiro em media são 9 litros por minuto ora 5 minutos 45 litros:)


    Colocado por: Obras em casaSou um bicho mesmo raríssimo... termocumulador de 50 litros numa casa de fim-de-semana: 2 pessoas. Dá para banhos (até 3 pessoas), louça, etc.


    Hmmm ... então algo está mal ... 50 Litros dá para 3 pessoas e louça, etc... isso dá 1,5 minutos por pessoa a tomar banho e 1 minuto para a louça e os etc ... :) Vc não coze, nem toma banho ... passa por água :)

    Im kidding (não leve a mal)
  18.  # 38

    Eu sou capaz de tomar duche com bem menos do que 25 litros de água quente. Primeiro, porque leva água fria misturada na torneira. Segundo, porque uso caudais baixos. Terceiro, porque paro a água durante o ensaboamento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 39

    Colocado por: ClioIIEu sou capaz de tomar duche com bem menos do que 25 litros de água quente. Primeiro, porque leva água fria misturada na torneira. Segundo, porque uso caudais baixos. Terceiro, porque paro a água durante o ensaboamento.


    Agora num registo mais sério (estava a brincar no anterior), sim, o Acumulador de 50 littros, como já falado ainda levará com água fria no misturador e por isso quando se fala em 50 litros são mais do que 50 litros no banho, mas apenas 50 de água a altas temperaturas. Quanto ao desligar a água, eu não o faço porque é via esquentador, mas acredito que com um caudal sempre quente, quando se liga a torneira, poderia poupar muita água com estes gestos.
    •  
      larkhe
    • 13 dezembro 2016 editado

     # 40

    Colocado por: Hugo S.



    Hmmm ... então algo está mal ... 50 Litros dá para 3 pessoas e louça, etc... isso dá 1,5 minutos por pessoa a tomar banho e 1 minuto para a louça e os etc ... :) Vc não coze, nem toma banho ... passa por água :)

    Im kidding (não leve a mal)


    50 litros a 65 ou 70ºC quando desmultiplica com agua fria vai ter o dobro da agua dependendo da zona ate pode chegar ao triplo. por isso até é bastante agua


    O meu esquentador a GN numa casa para tres pessoas gasta em media 11 euros por mes, duvido que um termoacumulador gaste menos, e tenho toda a agua quente que quiser não preciso de estar a cronometrar nada.....
 
0.0253 seg. NEW