Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    A casa que vou reconstruír tem uma lareira alentejana daquelas onde se fazia lume no chão mas que é pequena e está tapada.
    Como gosto muito destas lareiras queria construír uma maior (2,80m de largo e 0,80m de fundo e com o chamado pano da lareira a cerca de 1,5m do chão. Depois a abertura para a saída de fumo seria a medida necessária
    O que me têm dito é que não é muito eficaz porque o calor se perde porque é muito larga e há o risco de não fumar bem.
    Pergunto aos entendidos se também são da mesma opinião?
    Em alternativa pensei em contruír o mesmo pano da lareira com os, 2,80m e 0,80 de fundo que seriam só elemento decorativo e construír no centro uma lareira tipo cubo em tijolo rebocado dos lados e por cima e com tijolo refractário por dentro com um tubo do género do das salamandras para a saída de fumo, a contrastar com a lareira alentejana "fingida" ou seja uma lareira, dentro de outra lareira.Esta ficaria quase no chão(a altura de um tijolo refractário deitado)
    O que não sei é quais são as medidas aconselháveis principalmente a profundidade, pois isso vai implicar com o tubo que também não sei se fica encostado à parede ou se corre por dentro da parede do fundo.
    Qual a vossa opinião sobre as duas situações e no caso de acharem melhor a segunda, que medidas deve ter uma lareira para funcionar bem em termos de aquecimento e não haver fumo no interior?
    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Pode utilizar este quadro com as medidas/ porporções de referência.

    Quanto à sua questão.. sim é preferível simular uma lareira alentejana.... ou vai fazer fumeiro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: esantos
  3.  # 3

    Bom Dia

    Sem dúvida que o calor acaba por se perder pela chaminé. Em lareiras com dimensões mais pequenas também se regista a mesma situação.
    Tendo em consideração a medida da lareira versus chaminé poderá mesmo ter grandes problemas de fumos.

    Abraços
  4.  # 4

    Boa tarde.

    Pode dar uma vista de olhos em http://www.centrodelareiras.com. Site com alguns catálogos de várias marcas que pode visualizar. Sempre lhe pode dar algumas ideias daquilo que poderá querer fazer.

    Abraços.
 
0.0102 seg. NEW