Iniciar sessão ou registar-se
    • ZP
    • 22 maio 2009 editado

     # 1

    Partindo de uma filosofia de "desaceleração energética" estou a pensar equipar uma casa rural com um sistema eléctrico de 12 Volts.
    O princípio de funcionamento é idêntico ao dos sistemas dos automóveis e, por isso, espero que seja fácil encontrar as peças certas.
    No entanto, como sempre, os planos de pormenor acabam por colocar dúvidas nas particularidades de cada componente.
    É nesse sentido que peço ajuda aos electricistas aqui presentes (profissionais ou amadores) para que proponham um sistema com componentes compatíveis.
    Consistiria no seguinte:

    1 Armazenamento: Bateria de camião (quanto maior, melhor)

    2 Produção:
    2.1. Painel Solar.
    2.2. dínamo acoplado aos tubos de rega com uma bomba-de-água de automóvel.

    3 Consumo:
    3.1. Frigorífico: lancheira de campismo com arrefecimento a 12 Volts.
    3.2. Iluminação: Leds de 12 Volts.
    3.3. Telecomunicações: carregamento directo de telemóvel e portátil, necessitando compatibilidade entre 12 e 9 Volts.
    3.4. Lazer: pequeno equipamento audio ligado directamente ou com adaptador de 12 para 9 Volts.

    4. Instalação:
    Fios e interruptores de 12 Volts.
    • Mac
    • 23 maio 2009

     # 2

    Se tem água e terreno inclinado pode ser suficiente. Explique com o que pode contar em termos hidricos.
    cumpriments
  1.  # 3

    Não deconsidere a possibilidade de 24 volts , tipo iate, há grandes baterias para o fim,
    Materias de facil aquisição na zona de Santos.
    Cumps Carlos Alberto
    • ZP
    • 23 maio 2009

     # 4

    Respondendo aos dois:
    Recursos hídricos: um tubo de cerca de 1,25 polegadas com um declive de 100 metros numa extensão de 500 metros pelo menos.
    Não conheço o caudal, mas imagino que seja suficiente para fazer rodar um dínamo ou alternador de um automóvel.
    Falo do dínamo porque sei que exige menos esforço mecânico e assim, de certeza que o caudal o faz funcionar.
    Neste momento, também estou à procura de uma peça tipo bomba de água, que possa captar o movimento da água e passá-lo para uma polie.
    Preciso de uma peça que tenha pelo menos 1,25 polegadas de diâmetro para não estrangular a passagem da água.
    Já vi uma bomba de água de uma Renault 4 que tem cerca de 0,5 polegadas. Acho que vou precisar de uma peça de camião.

    Quanto aos 24 Volts, de facto, há alguns camiões que funcionam a 24 Volts, normalmente com duas baterias de 12V.
    Mas penso que elevar o circuito para esta tensão tornaria mais difícil encontrar os componentes que, para a generalidade das viaturas,
    funcionam a 12 Volts, e ainda de compatibilizar o sistema com um pequeno painel solar de 12V (também os mais comuns, acho eu).
 
0.0104 seg. NEW