Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: LuisPereiraJá há algum tempo deixei de os utilizar pois sempre tive muito mais sucesso com imobiliárias "locais". conhecem o mercado local, as pessoas, etc. Para além de comissões serem muito inferiores.

    Para além de que, não escondem o comprador ao vendedor (esta para mim é uma condição inaceitável), não utilizam os cheques para reservas, e quando aparece um interessado promovem a assinatura de um CPCV e do pagamento do sinal.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  2.  # 22

    Colocado por: lprologQue critérios/cuidados aconselha na escolha de uma imobiliária?

    Sempre uma imobiliária local, mas atenção que nem todas funcionam bem, .... é preciso conhecer as pessoas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lprolog
  3.  # 23

    Enquanto não tiver CPCV assinado não pode exigir nada porque na verdade não tem "nada", é só conversa e vale o que vale.

    Com a ERA tive a casa reservada várias vezes, onde disse que apenas reservava no máximo por 3 dias. Também houve dessas histórias que estava quase quase... só faltava vir o dinheiro de Angola, ou que se tinham separado, ...

    Rescinda o contrato e, caso esteja interessado que eles continuem a promover a sua casa, faça um novo mas sem exclusividade. Primeiro devem dizer que não podem, mas depois, se estiverem mesmo interessados aceitam.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 24

    A ERA depois de algum tempo com a tentativa d evenda da minha casa e sem uma única visita acabei por rescindir o contrato, apesar de não ser em exclusividade não vi vantage nenhuma.
    Mantive a casa á venda noutra imobiliária local que essa sim esporadicamente efetuava visitas com potenciais interessados.
    O agente da ERA passado uns meses de ter rescindido o contrato liga a dizer que tinha um interessado na casa, blablabla, queria ver a casa, blablabla, que era gente com dinheiro, blablabla mas que precisava de contrato assinado para lá poder ir mostrar a casa ao "certo" cliente.
    Lá assinei contrato por mais 6 meses sem exclusividade, obvio e imagine-se... o cliente "certo" desapareceu do mapa, nunca foram mostrar a casa e por amis uns meses visitas por parte da ERA foram zero.
    Felizmente não contava com eles para a venda e esta foi efectuada pela outra agencia local.
    • acj
    • 14 dezembro 2016 editado

     # 25

    Sei De um caso de alguém próximo que conheço, a Era pediu um cheque reserva/sinal ao possível comprador, e ambos assinaram o contrato de promessa de compra e venda, com a ressalva de que caso o credito habitação não fosse aprovado, o sinal seria devolvido ao comprador e o vendedor não teria direito ao sinal. Eu acho que tem lógica, mas pode haver quem ache que não tem...
  5.  # 26

    Os cheques de reserva não servem para proteger o vendedor. Protegem a imobiliária.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    •  
      mhpinto
    • 15 dezembro 2016 editado

     # 27

    Vou dar a perspetiva do comprador que já interagiu por duas vezes com uma "imobiliária de renome" que trabalha dessa forma com os cheques-sinal.

    No primeiro caso, há uma dúzia de anos, interessado que estava num apartamento promovido por essa imobiliária, quando confrontado com a "obrigatoriedade" de deixar cheque-sinal recusei terminantemente, pois não tinha crédito aprovado. Pediram-me então encarecidamente que lhes desse uma fotocópia do cheque, mesmo ficando o cheque na minha posse, para poderem mostrar ao vendedor que eu estava mesmo interessado. Como isso não me vinculava a nada, acedi. Que conste que o negócio não se deu.

    No segundo caso, bem mais recente (mesma rede, diferente agência), disseram-me que tinham deixado de fazer isso, que os cheques não tinham qualquer valor legal, algo que eu já estava farto de saber. Avançou-se logo para o CPCV. O negócio deu-se.

    A única coisa que verdadeiramente vincula o comprador é o CPCV. Não que seja obrigatório, nada impede que se avance logo para a escritura. Isso do sinal é uma treta. Eu como comprador nunca alinhei nem alinharei nisso, pois apenas protege o vendedor.

    Quanto a quem contesta a preferência pela imobiliárias de renome, adivinhem lá por onde começam sempre as minhas pesquisas imobiliárias, como comprador?
    Podem não gostar, mas da minha experiência são as que conseguem ter mais imóveis em carteira. Isso somado ao marketing que fazem, leva a que à partida o comprador comum tenda sempre a contactar essas agências.
    Se algum dia eu precisar de vender um imóvel, irei certamente fazer contrato com essas agências, ainda que NUNCA com exclusividade.
  6.  # 28

    Colocado por: mhpintoIsso do sinal é uma treta. Eu como comprador nunca alinhei nem alinharei nisso, pois apenas protege o vendedor.

    Não há sinal não, não há cpcv, não há reserva e a casa continua à venda. Se o pedido de financiamento demorar 2 meses pode perfeitamente perder o negócio....

    Colocado por: mhpintoQuanto a quem contesta a preferência pela imobiliárias de renome

    Tipo gajos como eu ;-)), prestam um péssimo serviço aos seus clientes, só que são as que tem mais clientes!!!! o povo gosta de ser enxovalhado. Como tem muitos clientes claro que tem muitos imóveis e isso é uma vantagem para quem quer comprar e vender.
  7.  # 29

    Eu consulto as imobiliárias de renome para comprar. Para vender uso outras imobiliárias. Até hoje tem funcionado bem!
 
0.0115 seg. NEW