Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: maria rodriguesBasta que deixe o terreno ( depois de livre dos eucaliptos e respectivos cepos ) em estado selvagem, para que as autóctones se desenvolvam; depois é só proceder ao desbaste e limpar as árvores para que não seja pior a emenda do que o soneto: não quer a sombra dos eucaliptos e fica com a sombra das autóctones.
    Conte-nos novidades. Isso já todos sabemos.
  2.  # 22

    Colocado por: jorgealvescorrecto,bastava ter sido cumprida a lei na construção da casa, como não foi agora o proprietário do eucaliptal é que é o maú.
    Concordam com este comentário:Diogo Lima


    Deve imperar o bom senso: se o dono do eucaliptal o mantiver limpo, sem combustível junto ao solo, deveria haver entendimento entre ambos, ainda por cima quando as árvores são do outro lado da estrada e não na estrema.
    • ptuga
    • 22 dezembro 2016 editado

     # 23

    Colocado por: SkinkxArtigo 16.º
    Condicionalismos à edificação

    3 —As novas edificações no espaço florestal ou rural fora das áreas edificadas consolidadas têm de salvaguardar, na sua implantação no terreno, as regras definidas no PMDFCI respectivo ou, se este não existir,a garantia de distância à estrema da propriedade de uma faixa de protecção nunca inferior a 50 me a adopção de medidas especiais relativas à resistência do edifício à passagem do fogo e à contenção de possíveis fontes de ignição de incêndios no edifício e respectivos acessos.

    Ou seja, o ónus não é exclusivo sobre a propriedade rústica/florestal.
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Esse foi o problema...
    Á data do diploma ainda não havia PMDFCI aprovados em Portugal. Os primeiros começaram a surgir como consequência do Diploma.
    Mais, os municípios "assobiaram" para o lado até recentemente no que concerne a permitir edificações quando inseridos em espaço florestal. Olhava-se para o PDM e para normas urbanísticas e não para este tipo de legislação quando era altura de aprovar os projetos de construção. Resultado as casas foram aparecendo e aos "olhos" da lei, legais.
    Passado uns anos o proprietário não gosta dos eucaliptos que entretanto cresceram mais uns metros e depois e é um molho de brócolos q perante a lei ele tem o direito a "exigir" essa gestão de combustível.
  3.  # 24

    O seu caso fez-me recordar uma casa perto do local onde vivia que sempre que lá passava pensava "como é possível querer se construir num local destes e como é possível deixar fazer tal construção"

    Notar o buraco que se escavou para implantar a casa e que a "traseira da casa" está para sudoeste ou seja a casa pouco sol apanha.

    Na altura do google maps andar por lá até que não está mal porque os eucaliptos foram cortados, esta casa esteve anos rodeada de eucaliptos.
      casa1.JPG
  4.  # 25

    Atualmente muita gente ainda se preocupa muito pouco com o fator exposição solar na conceção das casas e mesmo com a envolvência. das mesmas.
  5.  # 26

    Imagine que o terreno é dado por os pais e da para construir muitas pessoas vão aproveitar a ajuda mesmo o sitio não sendo dos melhores
    Concordam com este comentário: eu, damned
  6.  # 27

    Boas tardes,

    No meu caso o vizinho "amigo" no final da construção da minha moradia, resolveu plantar uma linha de cebes em toda a dimensão da casa... é para não olhar para ele quando está a fazer as suas hortas. Já recorri à câmara para ver se era legal e todos me disseram que sim... a única coisa que posso tentar exigir é que ele corte os ramos que passam para o meu lado do terreno (mas nem isto é obrigatório ele fazer).

    Estes os cebes estão a menos de 2 metros da casa e retirar sol às paredes que ficam desse lado... mas quando não se pode fazer nada.... temos de tentar viver com a vizinhança que nos sai em sorte!!!!
  7.  # 28

    Colocado por: enf.magalhaesImagine que o terreno é dado por os pais e da para construir muitas pessoas vão aproveitar a ajuda mesmo o sitio não sendo dos melhores


    Mais vale vender o terreno e comprar alguma coisa mais bem localizada.

    Aquela casa na encosta é o protótipo do que não se deve fazer: isolada, no meio do mato, sujeita a incêndios e, diria eu, enxurradas também. Está dependente do automóvel para tudo. Depois reclama-se que não há um hospital num raio de 30 km nem nenhuma escola num raio de 20 km, e que os acessos são maus (pudera, foram-se plantar num monte), que o vizinho tem eucaliptos e não limpa, etc...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  8.  # 29

    Mas também ninguém o chateia .
    Nao existem sítios ideais . Tudo tem prós e contras .
  9.  # 30

    Fazer um buraco para colocar a casa... há gostos para tudo!
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 31

    Ao contrario dos pinheiros, os eucaliptos depois de cortados voltam a rebentar, para os eliminar tem que arrancar as cepas que é tecnicamente possivel mas dispendioso, sobretudo se os mesmos já tiverem uns aninhos.
 
0.0170 seg. NEW